quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dominando o indomável - parte I


Durante os próximos quatro cultos nos lares vamos estudar um assunto um pouco polêmico: Para alguns é gostoso para outros é desgostoso... Para uns é uma tentação para outros não...

Tiago vai dizer que esse assunto é um assunto complicado devido ao fato de ser “Quase que indomável”.

É uma série de quatro lições. Cujo tema é “Dominando o indomável”.

É um estudo baseado numa necessidade básica para purificação da igreja. Nossos relacionamentos devem ser nutridos não somente por uma linguagem correta e sadia. Mas também por uma postura correta diante dos perigos do mau uso da língua.

Acho muito interessante essa fala de Tiago no capítulo 1.26. “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.”

Tiago está dizendo que uma das maneiras de identificar: Um cristão carnal... Um crente que está se enganando... É pela falta de domínio na língua.

Desse modo: Como sabemos que estamos adoecidos espiritualmente? É pelo modo como nós nos comportamos através das nossas “Palavras”.

Spurgeon colocou uma nota muito interessante sobre o mau uso da língua dizendo seguinte:  "A língua de alguns homens morde mais do que seus dentes”.

Desse modo vamos interrompermos nossos estudos sobre as “Facetas do amor”.  E depois que formos exortados a corrigir esse tipo de comportamento que inaceitável no meio do povo de Deus, vamos retomar e vamos falar sobre “Amar”.

Porque a bem da verdade é uma incoerência “Falar soabre amor” sendo que temos assumido uma postura de: Falar mal do outro... Falar pelas costas... Fazer piadas...Fazer gracejos... Fazer fofocas...Fazer chocarrices...

Coisas que são estranhas, duvidosas e não são saudáveis para o crescimento da igreja. Jesus disse com muita propriedade:  “A boca fala do que está cheio o coração”

E infelizmente o nosso coração pode estar cheio de demônios, rapina, desejos maus. Coisas terrenas, diabólicas, animalescas como o próprio Tiago falou noutra ocasião.

Por que pode ser que você pense que estamos vivenciando uma igreja que reflete o modo da igreja primitiva. Mas, no fundo, lá fundo não está acontecendo isso...

A Palavra de Deus não está acatada. A Palavra de Deus está sendo escarnecida pelos próprios crentes. A Palavra de Deus está sendo menosprezada. E isso é muito triste! Isso é muito desencorajador!

Vamos nos corrigir através da Palavra de Deus. E que esse tipo de comportamento seja banido da vida coletiva da igreja.

E depois vamos voltar e vamos trabalhar com todo empenho e seriedade sobre as demais facetas do amor. Amém!

Leitura: Salmos 52:2 “A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos”.

O que é Maledicência? Maledicência é qualidade de maldizente. Ação de maldizente; detração, difamação, murmuração, ladrado.

Você sabe o que Ladrar, ladrado? É falar de tal modo a insultar alguém... É ofender verbalmente...
É maldizer...

Quais são os mitos da maledicência: Conhecer os mitos vai nos ajudar a vencer nossa tendência à maledicência e a não nos envolver em mexericos.

1º Mito: Maledicência é coisa de mulher.

Nada mais longe da verdade do que essa afirmativa.

Em nenhum lugar das Escrituras encontramos que a fofoca é algo exclusividade feminina.

Porque o que temos de homens que são: Fofoqueiros... Difamadores... Caluniadores... Maldizentes?

Maledicência não coisa somente de mulheres, mas também é de: Homens. Jovens. Crianças

Não há um grupo social especifico que se empenhe mais em “falar mal do outro”. Todos os grupos sociais são passiveis a esse mal.

Obviamente que aqueles que falam mais. Tem maior tendência de falar mal...

Entretanto, pode ser que os homens da igreja sejam mais fofoqueiros do que as nossas mulheres.

2º Mito: Se a informação é verdadeira podemos passa-la adiante

A questão não é se é “verdadeira”, mas se “edifica”.

À luz da palavra de Deus. Para aquele que amam a Palavra de Deus e a consideram:

Somos ensinados por exemplo na carta de Paulo aos Efésios
Ef. 4.29 somos ensinados de que não deve “Sair da nossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para a edificação, e assim, transmita graça aos que a ouvem”.

O critério não é se é verdade? Mas se essa verdade edifica.

Revelar esse conteúdo vai edificar ou vai destruir
Revelar esse conteúdo vai promover graça ou desgraça

Aqueles que estão cercados por você. Na roda de conversa. Na escola. No trabalho. Na igreja. As pessoas em derredor: Estão sendo edificadas ou estão sendo pervertidas?

Ef. 4.29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para a edificação, e assim, transmita graça aos que a ouvem”.

Conclusão:
De maneira Deus revelou sua vontade na sua vida no estudo de hoje?

Você tem feito alguns comentários dos quais a luz da palavra de Deus você está arrependido e deseja mudar?

Será que existe a possibilidade de você estar perdendo o controle dessa área, mas reconhece que Deus pode ajuda-lo a vencer?

Peça ao Senhor perdão pelo mau uso de seus lábios e busque honra-lo e transmitir graça ao que te ouvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário