quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A sublimidade da Mensagem de Cristo


O autor de hebreus demonstra a superioridade de Jesus de Nazaré com relação aos profetas.

Hebreus 1.2-3 “Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

Quais foram os títulos e atribuições aplicadas em Jesus de Nazaré, mas que jamais foi atribuída a um profeta do Senhor?


Filho

Herdeiro
Criador
Expressão Exata
Sustentador
Perdoador
Exaltado

O autor de hebreus também demonstra a superioridade de Jesus de Nazaré aos anjos.

Hebreus 1.4-13 “Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

Quais foram os títulos e atribuições aplicadas em Jesus de Nazaré, mas que jamais foi atribuída a nenhum anjo do Senhor?


Filho

Primogênito
Deus
Rei
Criador
Imutável
Exaltado

O autor de hebreus amplia as consequências para aqueles que rejeitarem a mensagem de Jesus de Nazaré. 

Se de fato Jesus de Nazaré é superior aos profetas e os anjos, logo o peso de sua mensagem também é superior.

Note a severidade da advertência no texto, onde o autor nos faz uma firme admoestação.

Hebreus 2.1 “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.

Qual foi a exortação empregada no texto?_____________________________________________.

Também podemos observar que o autor de Hebreus também destaca a importância da mensagem falada por anjos, na Antiga Aliança.

Hebreus 2.2 “Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo”.

Qual era a consequência para aqueles que negligenciavam o pronunciamento de anjos?_____________________________________.

Podemos também perceber a superioridade da consequência para aqueles que rejeitam a mensagem de Jesus de Nazaré.

Qual expressão demonstra o alerta o do autor para as palavras de Jesus de Nazaré?__________________________________________________.

Hebreus 2.3 “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”.

Esse ensino comparativo do autor de Hebreus com relação aos anjos conclui-se com algumas evidencias que credencializavam a Jesus de Nazaré, descreva essas credenciais:

Hebreus 2.$ “Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade”.


Sinas
          
Prodígios
Milagres
Distribuição do Espírito Santo

Conclusão:

Jesus de Nazaré teve atribuições superiores aos profetas e a aos anjos e devido a essa sublimidade o conteúdo e a severidade da sua mensagem também é superior, se as advertências dos profetas e anjos foram acolhidas com prestatividade muito mais a Palavra de Jesus de Nazaré.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário