terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dominando o Indomável -Parte II


O que é pior?
  • Contar uma fofoca?
  • Ouvir uma fofoca?
  • Ser vítima de fofoca?

Como é que Deus se posiciona com relação a esse assunto?
  •  Provérbios 8.13 “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço”.
  • Levíticos 19.16 “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”.
  • I Tim. 5.13 “Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.”
  • Salmo 101:5 “Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal. Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos. Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do SENHOR dos que praticam a iniquidade.”

De acordo com esses textos Deus fica categoricamente aborrecido! Você quer aborrecer a Deus? Saiba que suas palavras quando usadas de forma maligna aborrece a Deus. Provérbios 8.13 “A boca perversa eu os aborreço”

Qual é a orientação bíblica?

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! 

A bíblia nos ensina isso em Mateus 18.15-16

Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderíamos mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar.

Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Um desentendimento entre dois irmãos causado por um pequeno incidente pode ter consequências muito amplas e estender-se por muito tempo. A melhor coisa a fazer ir a Deus e logo em seguida aquele que nos ofendeu

Qual a diferença entre aconselhamento e o fofoca?

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual".
Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual.

Um conselheiro espiritual:
  • É um crente maduro.
  • Vai te exortar à reconciliação.
  • Vai apontar seu pecado
O conselheiro cristão é aquele tido de pessoa que está mais interessado na vontade de Deus do que agradar a você.

Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema.
  • Queremos pessoas que nos ouçam!
  • Queremos defender nosso ponto de vista!
  • Queremos aliados!
Parece coisa de “Política”. Saímos recentemente de uma eleição. Eu não fui a nenhum comício eleitoral. Entretanto aquele que aconteceu próximo da igreja foi suficiente para entender como funciona e qual é uma das estratégias

Leiamos o texto de Provérbios 6.16-19

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos."

Qual é a posição de Deus com relação ao mau uso da língua?

Você se atreveria a dizer que não é importante cuidar dessa área na sua vida social, haja vista que Deus assumiu uma posição tão radical contra esse assunto?

O meu desejo, e a minha oração é que tenhamos crentes maduros na igreja. Grandes conselheiros. Homens e mulheres verdadeiramente espirituais. Prontos a exortar o seu próximo à santidade. Graças a Deus temos visto isto. Ainda não chegamos aonde poderíamos chegar. Ainda não somos aquilo que poderíamos ser.

Mas devemos lutar bravamente pela graça de Deus contra o império do mal que se faz presente nas nossas vidas através de comportamento que não é conveniente aos santos.

Pr. Mário Botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário