quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Sublimidade de Jesus de Nazaré - Parte I



Jesus de Nazaré é SUPERIOR aos PROFETAS pelos menos por SETE razões, segundo Hebreus 1.1-3.

Jesus de Nazaré é superior aos profetas, pelo fato que DEUS o declarou:
  • Filho
  • Herdeiro
  • Criador
  • Expressão Exata
  • Sustentador
  • Perdoador de Pecados
  • Exaltado a destra
Agora vamos estudar que Jesus de Nazaré é superior aos ANJOS, Deus apresenta outras SETE razões da sua sublimidade.

Hebreus 1.5-13 “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labaredas de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

Esse texto apresente que Jesus é superior aos anjos por SETE razões
  • Filho gerado
  • Primogênito
  • Adorado
  • Deus
  • Rei
  • Imutável
  • Exaltado
Em Salmo 2:7 temos um texto messiânica onde Deus diz: “Tu és meu Filho”. São declarações específicas que se aplicaria apenas a Jesus de Nazaré, assim nunca Deus falou desta maneira acerca de qualquer anjo.

Estes versículos falam a respeito da ressurreição de Cristo e não Seu nascimento, como muitos a imaginam.

Note essa declaração de Paulo: Atos 13.33 “Como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”.

Na carta de Paulo ao Colossenses também encontramos outra expressão: “Primogênito dentre os mortos” referindo se a Jesus de Nazaré, do qual Deus falou acerta de Jesus no livro de Hebreus.

Cl 1.18 “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”.

Qual a diferença entre Unigênito e primogênito?
  • Unigênito significa “Único Filho gerado”
  • Primogênito significa “Primeiro Filho Gerado”


Quais são as implicações desses títulos. Vamos considerar em primeiro lugar “Unigênito”. Jesus de Nazaré é o único filho gerado da mesma natureza e substância do Pai, tornando-o igual ao Pai, na natureza divina. Apensar de que os anjos são chamados “Filhos de Deus”. (Jó 1.6 e 2.1). E os homens regenerados também (Jo 1.12, 1Jo 3.1). Entretanto, nem os anjos e nem muitos menos os homens, são filhos de Deus como Jesus de Nazaré o é. Jesus é o único que foi gerado pelo Pai, da mesma substância divina, se tornando um com o pai (Jo 10.30).

Em segundo lugar “Primogênito”. Jesus de Nazaré é o primogênito de Deus, ou seja, é o primeiro da ressurreição. A doutrina da ressurreição é marca distinta do cristianismo, pois as Escrituras afirmam bem como seus propagadores que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Paulo declarou o seguinte aos Coríntios. 1Co 15.20 “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.”

Assim sendo o título “unigênito” refere a sua natureza divina e o título “Primogênito” refere-se a sua Ressurreição

Continua...

Pr Mário Botão 

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