sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sem Quebrantamento não há vitórias



ÁUDIOQuebrantamento
Observaremos as maneiras sutis como a velha natureza permanece não detectada, porém muito viva em áreas importantes do nosso coração. Na vida de muitos cristãos há áreas onde seu "EU" não foi crucificado, o que impede que Cristo flua neles e através deles. Esta é a razão principal de muitos não conseguirem a vitória que Deus, de forma tão clara, promete.

Os princípios que estudaremos representam o fundamento do andar em Cristo. Antes de prosseguirmos, gostaríamos de definir o uso de dois termos básicos.

A carne - Gálatas 5.17-20. Nesse texto Paulo usa o termo “carne” para denotar nossas ações e pensamentos humanos quando agimos sem o controle direto de Cristo.

Morrer para si – De acordo com à afirmação de Jesus em Mateus 16:24-25. Neste contexto, devemos escolher morrer para os nossos desejos e nos render completamente a Cristo.

À medida que Deus nos santifica, o próprio Deus fará que passemos por um processo progressivo de morte para o “EU” e de “VIDA” com Ele e para Ele.

Se você não entendeu o princípio bíblico de entrega, você pode estar confuso a respeito dos necessários tempos de quebrantamento que Deus permite. Talvez até sem saber, você esteja resistindo ao método de Deus para conduzi-lo à santidade e ao poder espiritual.

Três princípios bíblicos para obtermos vitória sobre o pecado

Texto: Mateus 16:24-25 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará”.

Oração

1º Principio bíblico: Morrer para nós mesmos

Todos nós crentes enfrentaremos situações em que deveremos escolher a “vontade de Deus” ou a “Nossa vontade”. Isaías 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”.
A nossa carne e os nossos desejos naturais podem clamar por uma maneira de agir, uma maneira de pensar, porém nós sabemos que Deus quer outra da gente.

Somente quando você escolhe “Morrer para si mesmo” e pela fé obedecer a Deus, é que você começara a conhecer o poder de Deus.

Mas muitos nesse processo se desesperam, devemos lembrar que Cristo habita em nós, então não estamos sozinhos, ele pode e nos prometeu ajudar para “morrer para si mesmo”.

Então, como você de fato "morre para si" em sua vida diária? Em termos simples - Isto significa dizer: “Não” a pensamentos, atitudes ou ações que você sabe que são da carne.

Em outras ocasiões, será dizer sim a ações ou serviços espirituais que sua carne naturalmente rejeitaria. Você ao morrer para a si mesmo Precisa confiar naquilo que Paulo muito bem esboçou - Romanos 6:3-4 “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”. Paulo está enfatizando da importância de crer na morte e ressurreição de Cristo na expectativa que ele o fará o mesmo conosco

Lembre-se Jesus já conquistou a vitória, e Ele está em você. Mas, você precisa escolher morrer para si e deixar que Ele reine em sua vida. Rm 6:12-14 “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”.

Embora Ele lhe dê a força. Só você pode fazer a escolha de andar Nele a cada momento. De maneira alguma estou dizendo que seja fácil fazer isto.

Haverá momentos em que será extremamente doloroso morrer para si mesmo, mas lembre-se a vida centrada no "eu" não pode ser melhorada, ela tem de ser crucificada com Cristo.

Não se desespere! Cristo, que habita em você, lhe dará total capacidade de morrer para si. E depois de cada morte verdadeira para o eu, haverá uma nova e gloriosa liberação da presença de Deus!

Então, vale á pena realmente negar-se a si mesmo? Sim, vale muito mais do que você imagina! Mas o que acontece se você recuar e recusar-se a tomar sua cruz completamente? O que acontece se você se recusar a negar-se a si mesmo e obedecer a Cristo?

Resumindo, você perde sua energia e zelo espiritual. Tudo o que é espiritual se torna muito pesado e fica difícil resistir à tentação. Os resultados de nossas orações e serviço cristão se tornam limitados e pequenos. Você retorna a viver "no seu próprio poder" ao invés de no poder sobrenatural de Cristo.

Esta é a razão de muitos crentes estarem cansados espiritualmente e lhes faltar o poder sobrenatural! Eles cederam à velha natureza e agora o poder de Deus não chega até eles. Eles conhecem muito pouco da vida abundante e do relacionamento pessoal com Jesus prometidos de forma tão clara nas Escrituras. Graças a Deus, há cura para isto!

A cura é simplesmente arrepender-se e ter fé em Cristo que habita em você. Pela fé você pode morrer para si e deixar Cristo viver em você e através de você.

Deus já lhe disse para fazer alguma coisa e você tentou ignorá-Lo? Deus lhe disse para fazer algo e você ainda não fez? Deus lhe disse para parar de fazer alguma coisa e você continua fazendo? Há alguma área de sua vida em que você está resistindo à voz de Deus? Você tem dificuldade de entregar sua família, seus relacionamentos ou trabalho no altar de Deus? Deus lhe disse para abandonar algo que não é realmente um pecado patente, mas que é um obstáculo?

2º Principio: Abandonar aquilo que me atrapalha

Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Além dos pecados propriamente ditos, devemos deixar de lado tudo que nos atrapalha, cada peso (Hebreus 12:1).

Não haverá vitória completa nem poder, até que você negue a si mesmo e O siga.

Por favor, seja honesto com Deus e com você mesmo. E nunca se esqueça de que bênçãos gloriosas estão reservadas para aqueles que realmente tomam sua cruz e O seguem.

Considere esses dois versículos: João 12:24 “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.”

Provérbios 17:3 “O crisol é para a prata e o forno para o ouro, mas o Senhor prova o coração”.

Estas passagens descrevem o princípio vital do quebrantamento espiritual. Quando a casca da semente é quebrada, a vida dentro dela pode produzir mais sementes. Porém, se a casca nunca for quebrada, a vida dentro dela não vai sair, não vai brotar.

Este princípio pode ser verificado na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Embora sem pecado, Ele estava pronto para ser quebrado, para que a vida eterna de Deus pudesse fluir para todos.

Mas, muitos crentes resistem firmemente ao método divino de quebrantamento da sua velha vida.

A casca na vida dos crentes é representada pelas coisas que pertencem à velha natureza e ao "eu". Ou seja, os sutis pensamentos e atitudes que procedem de nossa natureza pecaminosa e da força humana.

Embora a perfeita vida de Cristo habite em você, a velha "caixa" de pensamentos carnais vai obstruir grandemente o fluir de Deus através de sua vida.

Afinal, nós ainda estamos num corpo corrompido, vivendo num mundo corrompido. Então, como é que Deus quebra padrões velhos para liberar Sua vida em nós?

O método principal de Deus é a convicção e a revelação do Espírito Santo através das Escrituras.
Pela Palavra e pelo Espírito Santo, Deus abre nossos olhos para as maneiras sutis em que o "eu" ainda se agarra ao nosso ser. Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Embora esta convicção possa ser inicialmente dolorosa, Deus está fazendo isto para libertá-lo, não para condená-lo! Quando Deus abre seus olhos para as áreas não crucificadas de pecado e do "eu". Ele o chama a imediatamente confessar seu pecado e a confiar totalmente o seu viver a Cristo.

3º Principio: Provações

O alvo da palavra de Deus na minha vida é o quebrantamento. Se Deus não me quebrar eu não terei condições de ser concertado. Se Deus não me fizer morrer e não terrei condições de reviver. Se Deus não quebrar essa casta carnal, o meu interior não será renovado.

O quebrantamento é vital para a transformação cristã. Se você não passa por quebrantamento dificilmente você será sua mente renova e sua vida transformada

Às vezes queremos evitar o “Quebrantamento”. Queremos poupar pessoas de serem “Quebradas”... Queremos amenizar o fato de Deus estar “Pesando a mão”...

Se for Deus que está quebrantando, vamos orar para que o processo seja finalizado com sucesso. É necessário. O quebrantamento é necessário para que haja uma renovação completa. Caso contrário, teremos e seremos crentes fracos e carnais.

Deus usa as circunstâncias da vida, para nos quebranto, Deus às vezes permite provações significativas para esgotar toda sua força humana natural. 2 Coríntios 12:10  “ Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.

Você pode também ser atacado com grandes tentações que parecem muito mais fortes do que a sua capacidade humana de resistir. Quando sua força humana natural é destruída, Você é forçado a uma dependência mais profunda no Cristo vivo dentro de você. É exatamente nessa hora que se torna sua força e justiça.

Tal quebrantamento o leva a uma total dependência de Cristo e seu poder. O quebrantamento põe fim às maneiras de ser escondidas nas quais você ainda está apoiado na força da carne e na justiça própria.

Tragicamente muitos crentes resistem a este quebrantamento que pode libertá-los... Frequentemente lutamos contra os métodos de Deus.

Provérbios 17:3, nos dá um esclarecimento importante no que tange aos métodos de quebrantamento e purificação de Deus.

O refinador de metais preciosos esquenta o objeto até que comece a partir-se. Sob o fogo do refinador, as impurezas não percebidas previamente começam a aflorar na superfície. O calor faz com que as impurezas fiquem evidentes. Somente ao aflorar na superfície, elas podem ser detectadas e totalmente removidas.

Sem o calor intenso, as impurezas não teriam sido descobertas e removidas. Da mesma forma, o Senhor limpa e transforma nossos corações! Deus permite tribulações e tentações para esquentar (ou quebrantar) nossas vidas.

Áreas de pecado e onde o "EU" ainda dominava, que passavam despercebidas (mas, que estavam lá o tempo todo), De repente vêm à tona sob pressão intensa. Nós podemos então dizer que estamos mortos para aqueles pecados específicos e crer que Cristo vai substituí-los com sua própria vida e santidade

Sem quebrantamento, nós nunca poderemos ver as maneiras sutis como o "EU" ainda se agarra ao nosso ser. Deixe-me fazer algumas perguntas. Você se torna defensivo e foge da convicção e do quebrantamento de Deus?

Muitas pessoas evitam tempos de exame profundo e de purificação diante de Deus. Eles preferem "andar em ponto morto" espiritualmente. Do que e assumir que necessitam de ajuda.

Eles sentem que atingiram tal maturidade intelectual que não têm que se preocupar com uma purificação ou santidade mais profunda. O apóstolo Paulo certamente não teve esta atitude. Filipenses 3:13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Você está acomodado numa vida espiritual "em ponto morto"? Talvez você realmente não queira crescer se para isto você precisar entrar numa zona de desconforto ou tenha que buscar a Deus.

Embora Deus alivie muito de nossas tribulações em resposta a orações, há algumas que Ele permite que permaneçam. Mas descanse com esta certeza: Ele permite tribulações porque elas têm um glorioso propósito em sua vida!

O próprio Paulo orou pedindo que fosse removida uma tribulação de sua vida. 2 Coríntios 12:9 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.

Paulo entendeu que a tribulação o trouxe para mais perto de Jesus, ele regozijou-se no sofrimento e nas fraquezas ordenados por Deus. Você se alegra em seus sofrimentos e fraquezas? Você se alegra em suas provações como é ordenado em Tiago 1:2?

Imediatamente confesse qualquer tendência para reclamar e resistir ao quebrantamento que Deus permite em sua vida. Não fuja do quebrantamento de Deus, abrace-o! A vida gloriosa é resultado do quebrantamento que é recebido com fé.

Como precaução, deixe-me avisá-lo que Satanás pode enganá-lo fazendo você aceitar passivamente um ataque demoníaco como "quebrantamento" do Senhor.

Eu sei que esta afirmação vai gerar a pergunta: "Mas como eu vou saber a diferença?".

Deixe-me simplesmente dizer que se você gasta tempo em oração regularmente, Deus lhe dará o discernimento. Se você pedir, por certo receberá a sabedoria de Deus (Tiago 1:5-7).

2 Coríntios 12:9-10 “Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”.

Gálatas 2:20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”

Estes textos revelam o princípio espiritual vital da total dependência da força de Cristo ao invés da capacidade humana. De fato, Paulo regozijava-se nas coisas que acabaram com sua força, pois assim ele teria que depender totalmente de Cristo.

Conclusão:

Na vida moderna, isto pode ser visto na maneira como damos mais importância aos métodos humanos do que à oração fervorosa e à santidade.

Se falharmos em incluir a oração fervorosa e a purificação profunda entre nossas estratégias, corremos o risco de tentar fazer tarefas espirituais na força humana.

Mesmo os pregadores com um treinamento teológico não podem fazer nada sem uma profunda purificação e sem estar cheios do Espírito Santo. Você se sente culpado frequentemente por estar preparado mentalmente, mas não espiritualmente?

Mensagem elaborada a partir do conteúdo do livro “Retorno a Santidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário