sexta-feira, 1 de junho de 2012

A boa impressão que amor pode deixar...




Depois de aprender essas oito facetas iniciais do amor podemos começar a tomar algumas conclusões. E uma delas é que quando somos encorajados pelo cônjuge a demonstração amor é mais fácil... Do que quando temos que demonstrar amor quando somos surpreendidos com falta de: Respeito... Afeto... Compreensão...

Às vezes o simples tratar no dia a dia faz toda a diferença. Talvez você pense que não... Mas, a maneira como um casal cumprimenta um ao outro, pode dizer muito a respeito de como anda o relacionamento deles.

Isso pode ser notado em suas expressões e feições, assim como na maneira pela qual eles falam um com o outro. Fica ainda mais óbvio pelo seu contato físico. Mas qual a importância que devemos dar a um cumprimento?

A Bíblia tem mais a dizer sobre maneiras de tratar os outros do que podemos imaginar. O apóstolo Paulo separou um tempo para encorajar seus leitores a cumprimentar calorosamente o próximo quando o encontrasse. 

Na verdade, ao final da sua carta aos Romanos, Paulo pediu aos seus companheiros cristãos para cumprimentar vinte e sete dos seus amigos e amados. Ele até gastou tempo fazendo uma lista com o nome de cada um desses amigos e amados.

Contudo, não devemos agir assim apenas com os nossos amigos. Jesus apontou no Sermão da Montanha que até os pagãos falam gentilmente com as pessoas que gostam. 

Isso é fácil para qualquer um. Mas, Ele dá um passo além e vai diz que ser temente a Deus: Inclui ser humilde e gracioso até os inimigos para com os inimigos.

Isso levanta uma questão interessante. Como cumprimentamos os nossos amigos, colegas de trabalho e os nossos vizinhos? E os nossos familiares e aqueles que encontramos em público?

Podemos até encontrar alguém de quem não necessariamente gostamos, mas mesmo assim tratá-lo com cortesia. 

Então, se somos tão agradáveis e educados com os outros, nosso cônjuge não merece o mesmo multiplicado por dez? Qual é primeira coisa que você fala para o seu cônjuge quando você acorda? Qual é a conversa que você tem quando você chega do trabalho? Como que você trata depois de passar algumas goras longe do seu cônjuge? Ao telefone como você trata o seu cônjuge? Em púbico como você se dirige a sua esposa?

Quando alguém diz que está feliz em nos ver, a nossa autoestima aumenta. Sentimo-nos mais importantes e valorizados. É porque um bom cumprimento prepara o caminho para uma interação positiva e saudável. 

Pense novamente na história que Jesus contou do filho pródigo. Este jovem rebelde exigiu em dinheiro a sua herança e depois gastou tudo com um estilo de vida imprudente. Mas logo as consequências de suas más escolhas apareceram, e ele se viu comendo restos em um chiqueiro. 

Humilhado e envergonhado, ele treinou suas desculpas e pensou na melhor maneira de voltar para casa e encarar seu pai. Porém, o cumprimento que ele estava esperando não foi exatamente o que recebeu. 

Lucas 15.20 "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou".

De tudo o que-esse jovem idealizou, a atitude do pai foi, provavelmente, a última que ele esperava. Mas como você acha que ele se sentiu ao receber o abraço e ao ouvir o tom de gratidão de seu pai? Sem dúvida, ele se sentiu mais uma vez amado e precioso. 

O que você acha que isso fez no relacionamento deles? Que tipo de cumprimento faria nosso cônjuge se sentir assim? 

Pensemos nas oportunidades que temos de cumprimentar um ao outro. Ao entrar em casa. Ao encontrar para almoçar. Ao dizer boa noite. Ao falar por telefone.

Não precisamos ser ousados e dramáticos todas às vezes. Mas acrescentar ternura e entusiasmo aos cumprimentos nos dá a chance de tocar ao coração 

Desafio da semana: Pense em uma maneira especial de cumprimentar o seu cônjuge hoje. Faça isso com um sorriso e com entusiasmo sincero.

Extraído do livro "O Desafio de amar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário