domingo, 17 de junho de 2012

O meu pecado não será ignorado



Nessa meditação, falaremos sobre “Pecados de Omissão”. Ignorar também é pecado. 


Quando alguém sabe que deve fazer o certo, mas não o faz comete pecado. Será que essa afirmação é bíblica? Será que há respaldo nas Escrituras para essa afirmação?

Leitura: Tiago 4.17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.

Intitulei a mensagem como “O meu pecado não será ignorado”. Se existe uma palavra que resuma muito bem “Omissão” é a palavra “Ignorar”.

Muitas pessoas, inclusive crentes, pensam que se: Se deixarem quieto... Se não mais tocar no assunto... Se deixar no esquecimento... Se deixar entrar por lado do ouvido e deixar sai pelo outro... O pecado desaparecerá... O pecado será expiado... O pecado será perdoado... Doce ilusão!

É um tremendo equivoco pensar que se eu “Ignorar, serei ignorado”. Porque o pecado ele tem um registro de autoria... Assim como Moisés falou: “O teu pecado há de te achar”.

Então, não pense que “Se eu ignorar o meu pecado, eu serei ignorado”. Isso não é verdade! Isso é uma mentira do Diabo.

Sabe por que irmãos? Porque Deus não é injusto e muito menos cego. Deus não faz vista grossa pra com os nossos erros. A gente faz vista grossa... Deus não deixará quieto. A gente sim, deixa quieto... Tem pessoas que tem a cara de pau de dizer assim: “Se você não contar o que eu fiz, eu também não conto o que você fez?”. Deus jamais dará de ombros a essa realidade de que pecado tem que ser tratado. A gente sim, a gente dá de ombros para o pecado.

Amada igreja; O pecado tem que ser tratado como pecado. Não ignore seus erros. Não omita seus pecados.

Veja o que o Salomão nos ensina em Provérbios 28,13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

Aprenderemos 05 omissões constantemente praticadas pelo povo de Deus.

1º Pecado de omissão constantemente praticado pelo povo de Deus é “Meu tempo a sós com Deus

João 15:4-5 “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Esse texto traz uma recomendação eficaz para permanecermos em Jesus e que constantemente é negligenciada pelo povo de Deus, que é o: “Meu tempo a sós com Deus”.

O que é “Meu tempo a sós com Deus”. É aquele tempo que você separa durante o seu dia, para ficar com o Senhor. E nesse tempo você gasta um tempo de oração, um tempo de leitura, um tempo de meditação... É um tempo precioso, mas que muitas das vezes é ignorado.

Gostaria de lembra-vos de que é impossível permanecermos em Jesus, se “Não andamos diariamente com Jesus

Viver essa comunhão está estreitamente relacionado a uma comunicação diária e íntima com Deus.

Ao negligenciarmos este tempo diário com Ele, estaremos impedindo o quebrantamento e a nossa santificação.

Tragicamente, muitos crentes modernos têm comprado a ideia, que não é bíblica de que não é necessário muito tempo para andarmos com Jesus

Essas pessoas só podem estar de brincadeira. Isso é uma mentira do Diabo, dois ou três minutos diários de devoção é insuficiente e insignificante para alguém que quer de fato ser intimo e crescer no conhecimento de quem quer que seja inclusive de Deus.

Você tem gastado um tempo significativo em oração e leitura bíblica diariamente mais do que dois e três minutinhos? Há... Agora eu intendo a sua frieza, a sua apatia, a sua falta de interesse nas coisas espirituais, a sua falta de devoção, a sua falta de poder, a sua falta de vitória.

Como que podemos experimentar intimidade genuína, através de um tempo cronometrado de dois ou três minutos diários, quando não nem penso em Deus no meu dia a dia?

Você tem estado ocupado demais para dar a Deus um tempo significativo? Lembre-se, sua força espiritual depende da força e da qualidade do seu tempo com Deus. Você deve estar disposto há gastar um tempo significativo com Deus, pelo menos 30 minutos diários.

Se você fizesse uma investigação sincera. Será que você tem permanecido em Jesus como nos é ensinado em João 15.4-5?

Esse foi o primeiro pecado de omissão que devemos confessar. Não ignore esse pecado. Confesse. E decida que vai mudar.

2º Pecado de omissão constantemente praticado pelo povo de Deus é “Testemunhar de Cristo

Atos 1:8 - Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Esse texto está afirmando que todos os discípulos tem um chamado de Deus. Esse chamado eficaz e imperativo inclui todos os salvos. Se você confessou a Jesus. Se você recebeu o Espírito Santo. Se você tem o poder dado por Deus

É um dever falarmos daquilo que Jesus Cristo fez por nós na cruz do calvário. Se falharmos em Testemunhar de Jesus, estaremos não somente pecando por omissão, como também seremos responsabilizados por aqueles que se perderem.

De acordo com as Escrituras, o sangue do perdido estará sobre minhas mãos. Ezequiel 3.18 “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”.

Então não pense que Deus vai ignorar esse pecado, porque você é cheio daquelas justificativas carimbadas. Porque é verdade, tem crente que uma “Figurinha carimbada”. É sempre a mesma conversa... Não tem tempo... Não tem jeito... Tem vergonha... Definitivamente, também não é suficiente dizer: Eu testemunho através da minha vida. A minha forma de viver fala muito mais do que as minhas palavras

Teoricamente é bonito alguém falar assim, entretanto com tais afirmações estamos na verdade dizendo que não estamos dispostos a suportar o menor desconforto que seja para falar da cruz de Cristo aos outros.

De acordo com 1 Pedro 3:15, cada crente deve ser capaz no mínimo de apresentar o evangelho de forma clara. “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.

Deixe-me fazer algumas perguntinhas. Você já fez uma lista de oração incluindo pessoas que você encontra quase que diariamente e que pretende compartilhar do Evangelho?  Você diz não...! Veja como é uma questão de prioridades e não de: Tempo. Jeito. Vergonha como a maioria nós argumentamos. Nem orar você orar...

Quero lembra-vos de que envergonhar-se de Cristo é pecado contra Deus e o ficar em silêncio é um dos nossos maiores erros. Deixe-me provar:

Marcos 8.38 “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Esse foi o segundo pecado de omissão que devemos confessar. Não ignore esse pecado. Confesse. E decida que você vai mudar

3º Pecado de omissão constantemente praticado pelo povo de Deus são “os dons espirituais”.

Efésios 4:8 “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”.

Deus deu dons espirituais a cada crente. E seus dons devem ser usados consistentemente no corpo de Cristo.

Deus chama cada crente para servir. E uma desculpa pecaminosa que muitos de nós damos é: Eu não sei qual é o meu dom espiritual

Se você perguntar seriamente a Deus, Ele com certeza vai te mostrar. Hoje há muitos materiais úteis na descoberta dos dons espirituais.

Se você está realmente desejoso para servir. Há muitas necessidades imediatas em sua igreja. Procure o seu pastor, e diga-lhe em que posso ser util...

Será que você tem buscando maneiras de servir a Deus ou está contente em ser servido? Será que você é daqueles que se recusa a servir? Será que você é daqueles que é preguiçoso com as tarefas da igreja? Será que você não é um pouco desinteressado no crescimento da tua igreja?

É triste, mas é verdade, na maioria das igrejas dizer: que 20% dos membros da igreja fazem 80% do trabalho e sustentam a obra financeiramente, não é mentira. 20% da igreja fazem 80% do trabalho e do sustento da igreja

Em qual porcentagem você se encontra? Esse foi o terceiro pecado de omissão que devemos confessar. Não ignore esse pecado. Confesse. E decida que você vai mudar

4º Pecado de omissão constantemente praticado pelo povo de Deus é “Falta de confissão de pecados”.

Romanos 6:14 “Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça”.

Deus nos prometeu vitória completa sobre os pecados e fraquezas que nos escravizam.

Porém, tragicamente, muitos crentes vivem ano após anos escravizados aos mesmos pecados e erros. Em muitos casos, estes crentes não querem realmente ser livres!

São crentes que vivem uma mentira. Eles enganam a eles mesmos

Veja o que Paulo falou dessas pessoas. 2 Timóteo 3:5  tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Um crente pode viver uma apatia profunda se tiver pecados inconfessos. Você está determinado a vencer os pecados que continuam aflorando ou você está acomodado a eles?

Será que você se desculpa de seu pecado dizendo que é uma fraqueza ou uma característica de sua personalidade?

Quero lembra-lo que Satanás o tem enganando dizendo que você não pode libertar-se?

Muito de nós falhado em resistir a Satanás. Não seja complacente e ocioso espiritualmente. Vale a pensa viver uma vida que agrada a Deus

Esse foi o quarto pecado de omissão que devemos confessar. Não ignore esse pecado. Confesse. E decida que você vai mudar

5º Pecado de omissão constantemente praticado pelo povo de Deus é “Pratica da Palavra de Deus”.

Tiago 1:23-24 - Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Uma omissão comum entre o povo de Deus é não obedecer à Palavra de Deus no momento em que Ele fala. É um tipo pecado de "Vitrine". Nós vendemos uma imagem, mas não temos com a mínima intenção de obedecer.

É aquele. Tudo bem... Você está certo... Mas no interior. Quem ele pensa que é? Cuida da sua vida que eu cuido da minha

De acordo com Lucas, essa postura a ser adotada por muitos crentes além de ser prejudicial é perigosa.

Quando você é exposto a um exame profundo através da palavra de Deus, você é duplamente responsável pelo que você descobriu. A palavra de Deus não é algo que você simplesmente considera; É algo que deve ser obedecido imediatamente.

O servo que conhece a vontade do seu senhor e não a faz, é merecedor de grande punição. Lucas 12.47 “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites”.

Será que você frequentemente sente Deus falando, mas retarda sua obediência?

Será que você não diz não para Deus, mas fica postergando sua obediência. Os crentes cometem o trágico erro de achar que "considerar" obedecer é a mesma coisa que obedecer.

Se isso acontece com você é uma indicação que você não está realmente entristecido ou arrependido desse pecado.

É vital que você confesse seus pecados de obediência parcial ou tardia. Peça a Cristo que lhe dê arrependimento verdadeiro.

Embora não possamos trabalhar para conseguir arrependimento verdadeiro, podemos nos apropriar dele através de Cristo, que habita em nós.

Se você pedir sinceramente, Deus lhe dará um coração obediente! Esse foi o quinto pecado de omissão que devemos confessar. Não ignore esse pecado. Confesse. E decida que você vai mudar

Conclusão

Hoje aprendemos sobre omissão. Quando alguém sabe que deve fazer o certo, mas não o faz comete pecado.

Tiago 4.17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”. Lembre-se: É um tremendo equivoco pensar que se eu “Ignorar, serei ignorado”. Porque o pecado ele tem um registro de autoria... Assim como Moisés falou: “O teu pecado há de te achar”

Há cinco pecados que muitas das vezes ignoramos, mas precisa ser tratado.
Meu tempo a sós com Deus
Testemunhar de Cristo
Dons espirituais
Confissão de Pecados
Pratica da palavra de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário