domingo, 10 de junho de 2012

Recomendações para os pastores



ÁUDIORecomendações para os pastores


Leitura: 1Pedro 5.1-3 “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

O apóstolo Pedro dirigido por Deus escreve algumas recomendações para o presbítero ou o pastor da igreja, do qual ele se inclui. A palavra “presbítero” traz a ideia daquele “preside a igreja”, aquele que “Lidera uma comunidade cristã”.

Temos que entender que o próprio Pedro recebeu de Jesus essa incumbência quando na ocasião daquele encontro entre Jesus e Pedro no mar da Galileia

João 21.15-17 “E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”

Perceberemos que as verdades por ele (Pedro) destacada, também foram destacadas por Jesus nessa ocasião, onde ele (Pedro) e Jesus estavam tenho uma conversa sobre o futuro ministério do apostolo Pedro que também era pastor.

Jesus disse para Pedro: Apascenta os meus cordeiros, Pastoreia as minhas ovelhas. Jesus compartilha com alguns de seus discípulos esse ofício de pastoreio, esse ofício de apascentar.

E Pedro recebe essa responsabilidade com muito afinco e temor, afinal de contas, estamos pastoreando, estamos apascentando um rebanho que não é nossos (digo dos pastores locais), mas esse rebanho é do Senhor Jesus.

Por isso que Pedro destaca no versículo de 1Pedro 5.1 “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”

Note que Jesus não é chamado apenas “Pastor”, mas ele é chamado “Supremo Pastor”.

Então os pastores que desempenham bem, pastoreando, apascentando os cordeiros e as ovelhas de Jesus receberam a recompensa de uma coroa imarcescível, ou seja, uma coroa de perpetuidade de imortalidade.

Quais sãos as recomendações de Pedro para os pastores?

1ª Recomendação: Pastorear voluntariamente
1Pedro 5.2 “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente”

O que significa fazer uma coisa voluntariamente e fazer uma coisa constrangida? Quando não gosta de determinada coisa logo a gente percebe. É um martírio fazer coisas que trazem para gente desgosto

Entretanto, há pessoas que realizam determinadas tarefas e atribuições por causa da responsabilidade. Não quer dizer que responsabilidade seja algo ruim, mas com o passar dos dias, determinadas tarefas deixam de ser executado devido ao fato que aquilo não me traz contentamento.

Por essa razão existe a famosa expressão “Levar com a barriga”, o que quer dizer: “A gente vai empurrando”.

Alias, há muitos pastores que até realizam determinadas tarefas, mas porque eles estão devidamente motivados (Dinheiro). Mas isso falaremos daqui a pouco...

Pedro diz que Deus quer “Espontaneidade” da parte daquele que pastoreia. O presbítero, o pastor, deve pastorear o rebanho de Deus com espontaneidade...

O que espontaneidade? Espontaneidade são aqueles atos que eu faço de acordo comigo mesmo! Eu faço porque quero fazer... Eu não sou obrigado... EU não sou constrangido... Eu não faço forçado... Da minha parte é voluntária. Partiu de mim mesmo. Ninguém me pegou pelo braço e falou: faça isso! Não, eu quis... Por isso faço.

Não estou dizendo que o Pastor se faz pastor. Não é uma questão de chamado. É uma questão de espontaneidade para realidade determinadas tarefas que não são penosas

Lidar com pessoas para algumas pessoa é terrível. Para o pastor lidar com pessoas é ministério. Ele faz isso porque, não lhe é penoso. Eu não fico embaraçado se eu tiver que encorajar um, duas, três, quatro pessoas por dia. Eu não fico contrariado se eu tiver que atender uma chamada fora do horário de serviço. Eu não atendo as segundas–feiras... Eu não atendo no feriado... Eu não atendo após as 21horas... Eu não atendo antes das 8 horas da manhã... As atividades pastorais fogem da normalidade de atividades seculares.

Afinal de contas estamos lidando com pessoas. Pessoas que tem problemas. ...E como pessoas têm problemas!!! E as vezes os problemas não pede hora e nem dia... Eles apenas surgem

E o pastor que lida com pessoas. Ele precisa estar sempre disposto. Não estou que ele trabalha sozinho. Não estou dizendo que ele é Super-homem. Também não estou dizendo que ele tem aptidão para todas as áreas

Pelo contrário: Pastor é limitado. Pastor também é ovelha. Pastor também tem medo. Pastor também tem fraquezas

Quantas vezes eu vi o meu pastor chorar. Eu já o meu pastor desanimado com um jovem, com uma família. Eu já o meu pastor em crise existencial, pensando em desistir. Nós temos notícias de pastores que desistiram, pois o peso era grande demais. Nós temos notícias de pastores machucados, com feridas profundas. Nós temos notícias de pastores que precisaram deixar o ministério, para recuperar áreas que afetas durante certos ministérios.

Não é fácil ser pastor. Não é fácil pastorear. Não é fácil arrebanhar. Não é fácil disciplinar. Não é fácil tirar “Carrapato”. É verdade ovelha tem carrapato. E carrapato tem que ser removido. Carrapato machuca a ovelha

Deus quer pastores voluntários e não constrangidos
  
2ª Recomendação: Pastorear de boa vontade
1Pedro 5.2 “...nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”

Parece-me que “Boa vontade” está estreitamente ligada com “Prontidão”. O que isso significa? Significa aquela “Disposição”. Aquele “Entusiasmo

Por exemplo: Há determinadas pessoas que realizam determinadas tarefas apenas se você liberar algum tipo de recompensa. Não quer dizer que “Recompensa” seja ruim e pecaminoso

Se não eu estaria pecando ao tentar motivar os irmãos com bis no culto no lar. Ou talvez pecando com as crianças, quando entrego os dinheiros pioneiros para que elas gastem na “Lojinha”. Ou com os jovens, na entrega de livros e doces depois de cada trimestre.

Então perceba muitos de nós, nos sentimos super encorajados com determinadas recompensas. E nada de mal nisso. É até sugerido pela psicológica educacional moderna. Recompensas é altamente bem vinda e bem vista. Até os cachorrinhos aprendem a pular, andar com duas patas da frente, devidamente motivados... Nada de mal nisso

Entretanto, existe um lado sombrio nessa questão de recompensas que é a “Sórdida ganancia”. Que é o lado do mal. Que é o lado sombrio.

São aquelas pessoas que fazem o que fazem pelo dinheiro. Aquele tipo de pessoa descrita por Paulo a Timóteo. 1 Timóteo 6.3-5 “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.”

Veja que trágico. Pastores buscar na igreja fonte de lucro. Para muitas pessoas a igreja é uma fonte licita de lucro. Existe até um jargão: Igrejas pequenas empresas grande negócio.

Não estou falando que o pastor não deva receber devidamente e honrosamente o seu salário. Alias, Paulo disse assim: 1Timóteo 5.17-18 “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”

Mas, não estamos falando daquele pastor que se desgasta fazendo seu ministério com excelência, estamos falando de ladrões. De lobos vestidos de ovelhas. De mercenários. De ladrões

Paulo diz que chegaria um tempo em que as pessoas se cercaram de cobiçosos. Multidões cercando pastores. Centenas de pessoas cercando supostos pastores

Veja o que Paulo falou: 2 Timóteo 4:3  Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;

Eu não sei se esse dia chegou. Mas, se não chegou estamos bem perto, Bem perto desse momento histórico. Onde as pessoas, centenas, milhares delas cercariam esses supostos mestres.

Pedro apresenta uma segunda recomendação: pastoreis o rebanho de Deus com boa vontade e não por sórdida ganancia.

3ª Recomendação: Pastorear como modelo do rebanho
1Pedro 5.3 “nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”

Irmãos se há uma coisa difícil de fazer é deixar um bom legado. É deixar pessoas bem preparadas. É deixar bons discípulos. É deixar bons obreiros

Existem vários tipos de liderança. E cada um dos tipos tem o seu valor, tem a sua utilidade, tem a sua funcionalidade.

Entretanto temos uma recomendação que a melhor liderança é aquela os liderados podem obter provas concretas de caráter e dedicação do seu líder. Você já viu um filho respondendo ao pai, justamente porque o pai não faz aquilo que ele exige do filho? Tenho certeza que muitos de vocês já fizeram isso. Vocês cobram de seus filhos coisas que vocês mesmo não fazem. E os filhos na maior cara de pau, fogem de certas responsabilidades, pela má atitude dos pais.

Nesses casos, tantos os pais como os filhos estão profundamente errados. Os pais devem fazer, porque são eles “referencias”. Os filhos devem fazer, porque devem honra e obediência aos pais.

Do mesmo modo, o ministério de um pastor se verifica pelo modelo de liderança. Obviamente há determinadas delegações que é feita através do ensino, outra através de comissões, outros através de orientações.

Mas todos nós sabemos que se sentem mais encorajados a realizar determinadas tarefas se o pastor estiver envolvido. É ou não é? É verdade! O pastor é referencia na igreja

Uma igreja pode perder completamente a visão de: Missões se o pastor não se envolver com missões. Evangelismo se o pastor não evangeliza. Ministério de crianças se o pastor não tem interesse por crianças. Discipulados se o pastor não tiver interesse por discipulados.

Pedro disse exatamente isso: Pastoreai o rebanho de Deus não como dominador dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

O que significa “Dominadores”. Ele está se referindo ao império romano. Ele se referindo ao modelo de liderança conhecido pelas pessoas da época

O império Romano imponha sobre seus subalternos um modelo liderara “Ditatorial”. O que é um governo Ditatorial? É um governo não democrático... Onde não há participação das pessoas... Na ditatura o poder está apenas numa instância. No império romano, os poderes atribuídos ao ditador eram totais.

É justamente dentro desse contexto de “Dominadores” que Pedro vai falar acerca do pastor. Não é esse modelo que Deus quer. Não é desse jeito. Não é dessa maneira que você deve conduzir o rebanho.

A maneira que Deus quer que você seja uma referencia no rebanho. As pessoas precisam olhar para você e ver em você uma referencia. Elas vão se sentir motivadas e vão imitar você. Vão ver suas dedicação, o seu zelo, as sua prontidão, e vão querer imitar.

Perceba que a proposta de Deus para o pastor, foge completamente daquilo que o mundo espera de um líder. Deus não quer um pastor no ministério constrangido. Deus não quer um pastor no ministério movido de sórdida ganância. Deus não quer um pastor dominador, ele quer um modelo de vida pra que possa ser reproduzida na vida de suas ovelhas.

Conclusão:

Gostaria de concluir a mensagem dessa noite, cujo tema é “Pastor”, com um versículo que encontramos no livro de Hebreus...

E que esse versículo sirva de exortação para as ovelhas, pois o pastor ele não responde apenas pelos seus atos, mas ele responderá perante Deus pelos atos das ovelhas.

É muito bom termos pessoas participativas, envolvidas, mas não se esqueça de uma coisa, no juízo é o pastor que vai fazer prestação de constas da igreja

Por isso eu gostaria de deixar uma exortação para cada um de você nos que diz resposta a responsabilidade da ovelha para com seu pastor

Hebreus 13:17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário