quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ovelha não pastoreia a si mesmo.


Ser pastoreado por um bom pastor deve ser confortante e estimulador! Principalmente porque vivemos dias, onde as pessoas não se sentem seguras, as pessoas estão com medo.

Temos presenciado muitos fatos que trazem medo ao coração de qualquer homem. Estamos vivendo num mundo marcado pelo ódio, pela indiferença, pela confusão.

Nós não nos sentimos seguros nem na nossa própria casa... Muitos crimes, muitos roubos, muitos atentados contra o próximo.

E isso lança medo ao coração de qualquer homem. Não somente no coração do cristão devoto... Mas até dos ímpios, daquele que não conhece a Deus... Os ímpios também estão com medo. Você consegue imaginar onde estamos chegando?!

Temos visto muitos pais abandonarem seus filhos. E quem é filho está com medo. Medo de ser desamparado pelos pais. Medo de ser negligenciado. Medo de ser abandonado. Os filhos estão com medo de seus pais.

Você consegue imaginar aonde chegamos? O medo muitas vezes não está fora de casa, está dentro dela.

Do outro lado, temos pais com medo de seus filhos. Medo de ser agredido. Medo de ser desrespeitado

Porque hoje é assim, se o pai falar alguma coisa que contraria o filho... Recebe insulto, recebe ameaças, recebe mão na cara, hoje é assim... E desde a mais tenra idade, já vemos isso. Isso é apavorante.

E isso nos traz medo, isso lança ao coração de qualquer homem, medo! Independentemente da sua fé... Independentemente da sua crença...

Estamos vivendo num mundo marcado por tanta insegurança que até o marginal está com medo. É verdade... O mundo está indo numa direção desesperadora. De mal a pior...

Deixa a ovelha pastorear a si mesmo, e você vai ver aonde isso vai dar? Falta de Estrutura familiar, planejamento familiar, afeto familiar. respeito familiar, dignidade familiar.

Deixa a ovelha pastorear a si mesmo é isso que você terá! Ovelha precisa de limites, senão se perde. Ovelha precisa do cajado, senão não sabe o caminho de volta. Ovelha precisa do bordão, senão é dilacerada ou pelo lobo, ou pelo mercenário, que não é o pastor.

Esse quadro retrata um mundo marcado pela carência de Deus. Entretanto, Jesus aqui em João 10. Ele descreveu que a ovelha nas mãos do pastor tem muito mais a ganhar do que a perder.

Porém a maioria das pessoas tem duvidado disso, querem, porque querem pastorear a si mesmo.

Por essa razão foi registra no Evangelho de João 10.19-20, as seguintes palavras de injurias contra Jesus: Jesus foi chamado de “Louco e Encapetado” e depois foi desacreditado.

Veja o texto: “Rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?”.

Veja que aterrorizante... Quando Deus decidiu mandar o bom pastor para buscar essas ovelhas perdidas. As próprias ovelhas (Se pudéssemos chamar de ovelhas), as próprias ovelhas agrediram tanto o pastor, mas tanto que o mataram.

Deixando por hora esse quadro devastador da raça humana que insiste pastorar a si mesma. É regra para si mesma... É senhor para si mesmo... É pastor para si mesmo.

Deixando por hora essa aberração da raça humana, vamos nos deter nos traços desse bom pastor, descrito no evangelho de João. Que traz ao coração temeroso muita esperança!

Leitura: João 10.11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”,

Quais são os traços do bom pastor?

1º Traço do bom pastor é a sua dedicação total

João 10.11-13 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas”.

O apóstolo João em outra ocasião falou que o verdadeiro amor é antes de tudo uma entrega completa, singular e única.

João 15:13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

O amor que o pastor teve para com suas ovelhas o levou a se entregar e essa entrega foi completa, singular e única. Ele foi disposto a trocar sua própria vida, pela vida de suas ovelhas.

Ele se entregou de tal maneira. Foi entrega absolutamente completa, porque ele caiu nas mãos daqueles que eram indignos de tocá-lo. Ele se entrou de uma maneira tão singular, que ninguém precisou mata-lo, pelo contrário, ele entregou sua vida para morrer.

E isso é muito interessante. Porque se não fosse desse modo, uma entrega total... Ou seja, completa, singular e única... Dificilmente teríamos um salvador.

Quantos de vocês morreriam por mais alguém? Eu morreria pela Juliana! Eu morreria pelos meus pais! Eu morreria por alguns de vocês!

Mas, eu tenho pra mim, que eu não morrer por qualquer pessoa... Eu não me sentiria encorajado a morrer por alguém que não tivesse valor pra mim.

Foi exatamente isso que Paulo observou quando disse: “Pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer”. Mas e pelo mal? E pelo perverso? E pelo malandro? E pelo assassino? E pelo pai que abandou o filho? E pelo filho que deu na cara do pai?

Será que eu me animaria a morrer? É lógico que não! Eu quero mais o “Fogo do inferno” para esse infeliz

Mas Jesus, não! Ele morrer por mim. Ele morreu por você. Ele morrer por aqueles que para mim não presta, não tem valor.

Já nos versículos (12 e 13), Jesus ele faz um comparação com o Mercenário.

“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas”.

Veja como é o mercenário:

1º. Ele não é pastor, ele é um impostor, que se faz de pastor.
2º. As ovelhas não lhe pertencem, por isso abandona diante do perigo.
3º. O mercenário, além de não ser pastor, e de abandonar as ovelhas ele é um covarde, porque foge com medo do lobo.

Então, compreenda, temos muito mais a ganhar nas mãos do bom pastor, do que em minhas próprias mãos.

2º Traço do bom pastor é a sua familiarização com aqueles que são seus

João 10.14-15 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas”.

Ele conhece as ovelhas. Ele conhece as ovelhas como permite ser conhecido. Ele conhece intimamente como o pai conhece ao filho

Veja essa indignação de Deus com relação ao seu povo, que foi dita ao profeta Isaias:

Is 1.2-4 “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.”

Você facilmente percebe com texto como esses que o homem sem Deus é um errante infeliz. Porque é infeliz? Porque não o Senhor! É infeliz, porque se não conhece o Senhor, não conhece a si próprio. É infeliz, porque supõe que conhece a si mesmo e o mundo ao seu redor. E infelizmente não conhece!

Ao contrário, o bom pastor me conhece. Ele é familiarizado comigo. Não há nada que ele não saiba sobre mim. Alias, ele sabe muito mais de mim, do que eu mesmo.

E isso é muito animador. Porque se nós não conhecemos a nós mesmos como deveríamos conhecer. Logo as minhas necessidades básicas e essenciais não são supridas;

Porque eu penso que me conheço... Eu penso que seu sobre a vida... Só porque vive tanto anos, já acho que sou expect sobre a vida e sobre mim mesmo. E isso é um engano.

Porque quem me conhece como eu sou, é o Senhor. Somente Ele me conhece!

E isso é muito interessante. Porque é no meu relacionamento intimo com ele que eu vou me conhecer; Por que ele vai me mostrar o que eu preciso. Ele vai revelar o que minha verdadeiramente precisa

E é justamente essa linguagem que ele usa, por exemplo, em João 10.27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.

Jesus usou as ovelhas, para demonstrar que se elas, sendo animais, conhecem a voz do seu pastor, muito mais nós, seres humanos, racionais, não devemos ter dúvidas acerca da voz do nosso pastor Jesus, e saber distingui-la da voz do salteador.

Lázaro também conheceu a voz de Jesus. Estava morto havia quatro dias, mas quando Jesus o chamou pelo seu nome. Lázaro ergueu-se do túmulo e saiu pelo seu próprio pé e depois até foi visto comendo à mesa com Jesus.

Em João 20.16. Maria foi ao túmulo de Jesus.  Ao ver que Jesus não estava ali, foi assaltada por um sentimento de medo por pensar que tinham roubado o seu Senhor. E nem reparou que Jesus estava mesmo próximo dela, mas pensou tratar-se do jardineiro.

Jesus falou com ela, houve até uma conversa estabelecida entre os dois, mas Maria só reconheceu Jesus, quando Ele a chamou pelo nome.

Veja o texto: João 20.15-16 “Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!”

O bom pastor tem familiarização com aqueles que são seus!

Conclusão

No inicio da mensagem eu havia dito que: “Ser pastoreado por um bom pastor deve ser confortante e estimulador!

E de fato é! Porque ovelha não tem gabarito para pastorear a si mesmo. Até aquelas ovelhas que se recusam a ser pastoreadas, precisa de um pastor.

Graças a Deus que Jesus é o bom pastor. Ele deu provas concretas e Provas cabais de que é o bom pastor

Ele detém traços de alguém que sabe o que está fazendo. E ele o fez se dedicando totalmente porque deseja ser conhecido e me conhece.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário