quinta-feira, 21 de junho de 2012

Se deixar cair vai quebrar



No devocional anterior estudamos sobre Pecados de Omissão”, hoje estudaremos “Pecados de Ação”.

O que é transgressão? Transgressão é aquele ato de: Quebrar a lei de Deus, Quebrar a aliança com Deus, Quebrar o nosso relacionamento com Deus

Esses pecados são conhecidos como "pecados de ação". Todo pecado que “Quebra” nossa ligação com Deus são pecados de Ação.

Você tem cometido algum pecado na forma de imoralidade, impureza ou perversão sexual durante essa semana? 

Você têm assistido programas de televisão e filmes que mostram cenas imorais?  

Você se desculpa dizendo: Mas, não há nada mais para assistir na TV... Qual o problema de fazer isso tudo mundo faz? 

Você tem se vestido de forma a incitar pensamentos impuros no sexo oposto? 

Você tem o hábito de ler coisas maliciosas ou impuras?

De acordo com as Escrituras, ninguém que faz estas coisas pode realmente estar bem diante de Deus.

Leitura: Efésios 5.5 “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.

A nossa sociedade está muito depravada. E muitos crentes têm-se condicionado a essa forma proposta pelo mundo. 
  • E estamos aceitando imundícia como entretenimento. 
  • Estamos aceitando imundícia como estilo de vida. 
  • Estamos aceitando imundícia como parte integral de nossa vida social.

Nosso Deus é infinitamente Santo. Se você conhece quem de fato ele é! Você deve rejeitar essas formas de impurezas, ou pelo menos lutar contra.

Devemos compreender que muito daquilo que permitimos ou toleramos em nosso dia a dia. Vai minguando minha resistência espiritual. Eu vou me enfraquecendo. Eu vou cedendo... Quando menos esperar eu estou com os dois pés no mundo.

Quais são os pecados de ação que devemos evitar?

1º Pecado de ação que devemos evitar é a idolatria

Êxodo 20:2-3 “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim”.

Embora muitos crentes não se considerem idólatras porque não se curvam diante de imagens, entretanto estão caindo no pecado de idolatria por outras razões...

Quando é que cometo o pecado de idolatria? Quando colocamos alguém ou alguma coisa no lugar, no tempo, na prioridade que pertence a Deus.

Será que temos transgredido o primeiro mandamento de Deus colocando outras coisas no lugar, no tempo, e da prioridade de Deus? Para muitos o trabalho é o seu ídolo... Para outros o dinheiro...

Alias foi exatamente isso que quis ensinar Jesus: Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Será que você não tem colocado sua família acima de Deus? Veja o que Jesus falou sobre isso: Mateus 10.37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”

Ou seja: A melhor maneira de você perder a família é colocá-la acima de Deus.

Pense por alguns instantes: Se todos os membros de sua igreja seguissem seu exemplo de serviço, de consagração, de devoção. Qual seria o retrato da sua igreja? Como seriam os cultos?  Haveria oração? Haveria Evangelismo? Haveria pontualidade? Haveria honestidade? Haveria pureza?

Quem ou o que tem realmente o primeiro lugar em sua vida? Apesar de que Jesus tem nos incentivado a buscar o seu reino e sua palavra em primeiro lugar temos constantemente... Buscar satisfazer a nossa vontade e quando isso ocorre estamos sendo um idólatra

Confesse e abandone estes hábitos que permitiram que outras coisas estivessem acima, no lugar, no tempo e prioridade de Deus.

2º Pecado de ação que devemos evitar é o roubar a Deus

Malaquias 3:8-10 “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”.

Há um segundo pecado de ação que é comum entre o povo de Deus. Deus mandou que todos os seus filhos dessem dízimos e ofertas.

Não entregar o dízimo é roubar a Deus, segundo o profeta Malaquias. Recusar-se a entregar o dízimo é colocar o dinheiro e as coisas materiais acima de Deus.

E nada mais é, do que um crime contra aquele que nos dá tudo. Tudo o que temos, tudo o que somos, vem de Deus

Note esse texto e note essa fala do apóstolo Paulo. Atos 17.28 “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.

Tudo o que você tem é Deus quem te dá: Saúde é Deus, Disposição é Deus, Família é Deus, Trabalho é Deus, Proteção é Deus, Moradia é Deus e a Alimentação também vem de Deus.

E Deus pede apenas 10% como expressão de gratidão. Mesmo se Deus não te cercasse de todas essas bênçãos diárias, ainda deveríamos fazer porque é um mandamento. Estabelecido antes da lei. Durante a lei. E depois da lei.

E as essas coisas boas que Deus nos dá é própria dele, veja o que Tiago falou: Tiago 1.17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

Mas, é perturbador notar como muitos crentes gastam seu dinheiro para atender a caprichos do mundo como roupas de marca e entretenimento, Mas não devolvem os dez por cento para Aquele que é o doador de toda a vida.

Se você tem caído nesse pecado de ação que é roubar a Deus. O que isto fala acerca das minhas prioridades? O que isto diz a respeito de nosso temor e reverência a Deus?

Será que temos sido honestos financeiramente com o Senhor? Será que temos sido honestos no cálculo do nosso dizimo? Será que temos devolvido a Deus só porque sobra? E se sobrar...

Jesus não pode ser o Senhor de sua vida se Ele não é o Senhor de suas finanças. Afinal de contas, o dízimo é o mínimo que Deus requer. Como podemos não dar com alegria o mínimo que Deus requer de nós?

Se Deus está mostrando a você esse pecado de ação, obedeça a Ele agora mesmo!

Provérbios 13.11 traz uma mensagem poderosíssima: “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”.

A Palavra de Deus fornece princípios claros com relação ao uso do dinheiro.

Em Provérbios, nós vemos Deus honrando o trabalho árduo e a sabedoria no emprego do dinheiro.

Os crentes devem trabalhar honestamente e fazer investimentos sábios e seguros.

Tem pessoas que além de roubar a Deus emprega seu dinheiro de modo ilegal e ilegítimo: Com jogatinas... Jogos de azar... Telesena... Loto... Raspadinhas...

É obvio que o jogo de azar é totalmente contrário à vontade de Deus! Temos que confiar em Deus e não nos arriscar.

Jogar ou ficar rico rapidamente através de "esquemas" é exatamente o oposto das leis de Deus sobre finanças.

Se o jogo fosse um bom investimento pessoal, por que os cassinos estão ficando cada vez mais ricos e os jogadores ficando cada vez mais pobres?

Se jogar é uma prática saudável, por que milhares de pessoas estão presas a esse vício?

Você já foi enganado pelo pensamento de que o jogo de azar é uma diversão inofensiva?

O seu dinheiro não é propriamente seu, mas de Deus. É ele que te dá... Porque se ele não te abençoar, você não o teria.

Se você se envolveu em qualquer tipo de jogo, confesse imediatamente e abandone esse sério mau uso do dinheiro de Deus.

Se você tem sido infiel da devolução a Deus do seu dizimo, se você não tem sido honesto com os cálculos diante de Deus, confesse esse pecado imediatamente.

Você está pecando contra Deus. Isso vai acabar mal. Você está dando uma tremenda brecha na sua vida para o Diabo trabalhar. Não faça isso, suja dessa tentação.

3º Pecado de ação que devemos evitar é feitiçaria

Levítico 19.31 “Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois, vocês serão contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês”.

A Bíblia não deixa dúvida de que Deus abomina o uso de feitiçarias, astrologia e de médiuns espirituais.

Porém, hoje em dia temos testemunhado uma explosão mundial de tal iniquidade.

Nos últimos anos houve um crescimento sem precedentes de astrólogos e médiuns e muitas de suas atividades estão sob o movimento chamado "Nova Era". Embora se denomine “Nova”, não há nada de novo sobre este movimento. Nada mais é do que velhas práticas de ocultismo.

Tragicamente, alguns crentes começaram a "brincar" com algo que consideram inofensivamente divertidos ou que os ajuda a crescer.

A Nova Era endeusa o homem e muitos livros de autoajuda, contêm elementos significativos de tal filosofia. Às vezes temos falado que livros de autoajuda são prejudiciais para vida cristã. Por quê? Porque eles livros minam a autoridade da bíblia transferindo para a autoridade de médiuns. Talvez você ache até interessante, de boa utilidade, mas é um livro que é anteDeus, pois a proposta é errada. Autoajuda é eu somente eu, vou encontrar a resposta para as minhas frustrações, lutas, desafios. Sendo que na realidade é Deus quem te ajuda, através das Escrituras.

Para o crente, tais práticas são nada mais nada menos do que adultério espiritual.

Quando consultamos a direção das estrelas ou dos videntes, nós rejeitamos a direção de Deus e nos abrimos à direta influência de Satanás.

Deus disse claramente como deveríamos proceder para receber sua direção. Devemos sim buscar sua face através do estudo bíblico pessoal e da oração.

Falando simples e diretamente, nenhum crente deve envolver-se com astrologia, cristais, médiuns ou outra forma qualquer de prática da nova era!

Como pais, vocês devem ter o cuidado de selecionar os programas a que nossos filhos assistem, pois há desenhos animados que estão recheados de conceitos da nova era, de ocultismo.

Você consulta ou já consultou horóscopos, videntes ou outra forma qualquer de ocultismo buscando direção para sua vida? Você tem permitido que a filosofia da nova era entre em sua mente através da leitura de livros que exaltam mais o ser humano do que a Cristo?

Se Deus lhe mostrou algum envolvimento com ocultismo, nova era ou humanismo, confesse e renuncie estes pecados. Tome atitudes específicas para remover estas influências de sua casa e de seu coração. Se não fizer isto, estará abrindo a porta de seu lar para ataques satânicos que atingirão a todos que lá vivem.

4º Pecado de ação que devemos evitar é frouxidão doutrinária

Apocalipse 2:14-15 -No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegaram aos ensinos dos Nicolaítas.

No contexto desta passagem, temos crentes que negociaram suas crenças. Infelizmente, muitos crentes estão cedendo às pressões.

Muitos crentes para estarem "politicamente corretos", estão adotando um estilo de vida claramente satânico segundo a Bíblia.

O Espírito de Deus não poderá trabalhar livremente em crentes e igrejas que aceitam transgredir as verdades de Deus.

Nas Escrituras, Deus mostra claramente os padrões do que é certo e do que é errado.

Comprometer a verdade de Deus significa colocar as opiniões dos homens acima da vontade de Deus.

Você está preparado para defender a verdade de Deus não importa o quanto isto custe? Ou você racionaliza e se desculpa por rejeitar padrões bíblicos?

Quando você está sob pressão você deixa de lado as Escrituras e "vai com a turma"?

Se Deus está mostrando-lhe este pecado, por favor, não se explique ou desculpe mais. Confesse o seu pecado e creia no poder sobrenatural de Deus para ficar firme e forte.

Há uma recompensa incrível para aqueles que são perseguidos por amor à justiça (Mateus 5:10-12). Lembre-se de que você nunca vai perder se defender a causa de Cristo e nunca vai ganhar se deixar-se levar pela multidão sem Deus.

Nesse texto de apocalipse, Jesus repreende a igreja por fazer negociações com o mundo. Lembremo-nos do episódio de Balaão, que por três ocasiões resistiu, entretanto a pressão do rei dos moabitas, para que ele amaldiçoasse do exército de Israel foi tão forte que ele cedeu...

Você sabe o que Balaão fez? Ele não maldiçoou, mas ele deu algumas dicas: Jesus em apocalipse disse: Ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

Balaão fez o seguinte: mande um moças bonitas, bem ajeitada para o acampamento dos soldados, e deixem elas seduzir os homens, depois eles vão procura-las e ai, vocês negociam... Você quer mais então vai adorar os nossos deuses, e os homens pensando no sexo, foram e adoram aos deuses dos moabitas

Esses homens pagaram um preço muito alto, por negociar as verdades de Deus. Será que você tem negociado as verdades de Deus? Será que você tem cedido a pressão social? Coisas que biblicamente são erradas, mas porque a maioria faz, você tem feito!? Cuidado...!

Se Deus tem apontado essas áreas no seu coração, confesse a Deus e abandone tais praticas.

Conclusão

Semana passada, no culto à noite estudamos sobre “Pecados de omissão”. 
  • Pecamos por deixar de ter o nosso tempo a sós com Deus
  • Pecamos por deixar de testemunhar de Cristo
  • Pecados por deixar de praticar a Palavra de Deus
  • Pecados por deixar de confessar pecados 

Hoje estudaremos “Pecados de ação”.  Todo pecado de ação “Quebra” nossa ligação com Deus

Efésios 5.5 “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.

Temos que abandonar esses pecados que nos afastam de Cristo. Temos que confessar e abandonar. 
  • Os pecados de idolatria
  • Os pecados de feitiçaria
  • Os pecados de roubo
  • Os pecados de frouxidão doutrinária 

Se a nossa sociedade está muito depravada. Nós não nos conformaremos com esse mundo. Pelo contrário não aceitaremos imundícia como entretenimento, nem como estilo de vida. Vamos lutar contra essas ciladas!

Pr. Mário Botão (Baseado no livro Retorno a Santidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário