sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Porque não usar drogas lícitas ou não



Leitura: Isaias 5.20-21 “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!”.


O Profeta Isaias registrou do perigo de trocar valores. Os que estão longe de Deus invertem os valores. Assim o certo se torna errado e o errado, certo.

Atualmente a diferença entre bem e mal é muito vaga. Mesmo que as pessoas troquem valores. Deus, contudo, faz uma clara distinção entre ambos e, portanto, nós também podemos fazer.

O padrão de medida jamais será a nossa consciência, inteligência, experiência ou as leis de nosso país. Como podemos avaliar questões morais? Simples: Perguntando a Deus!

Salomão pediu ao Senhor "Um coração entendido para que prudentemente discirna entre o bem e o mal" 1Rs 3.9. Ou seja, um coração que conheça e obedeça aos mandamentos de Deus.

Por essa razão vamos analisar qual a razão principal porque um crente não deve usar substância que podem intoxicar.

Qualquer substância que possa levar a intoxicação é pecado

Efésios 5.18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Nesse texto Paulo trabalha com duas temáticas principais em torno do “Vinho”. Que é a substância tóxica que existia nos dias de Cristo e que precisava ser combatida.

Esse “Vinho” descrito por Paulo certamente é alcoólico. Obviamente com teor alcoólico menor da que temos hoje em dia.

Atualmente a indústria difundiu em atividades bem organizadas para produzir todos os tipos de bebidas alcóolicas. Assim sendo esse texto se refere ao vinho fermentado, alcoólico.

Há dois termos que são trabalhados por Paulo que devem ser analisados: Embriagueis - Dissolução.

Embriagueis

A palavra no grego “Methusko” pode ser traduzida como “Ficar bêbado ou ficar intoxicado”.

Encontramos dois textos que demonstram claramente que ficar controlado por substâncias tóxicas é pecado.

1Co 5:11 “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais”.

1Co 6:10 “Nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”.

Desse modo: Precisamos discernir que qualquer produto tóxico pode levar a dependência, pois atuam nas estruturas psíquicas do ser humano.

Dissolução

O problema não é apenas o uso da substância tóxica e sim a dissolução que ela pode produzir.

No grego “Asotia” que é trazida como “Dissolução”. Corresponde a uma vida descontrolada. Principalmente pela satisfação dos desejos que desencadeia perca de controle. Essa conduta denota um curso de vida libertino.

A droga por substância tóxica seja licita ou não pode causar danos à saúde e a vida humana. O uso de substância tóxica usada de forma eventual ou não é pecado porque atenta contra a vida e a dignidade humana.

Apesar de que não existe nenhum versículo na Bíblia que diz "Não fumarás", seja tabaco ou maconha. O fato que tal prática não é lícita para um cristão

Paulo enfatizou: 1Co 6.12 "Todas as coisas são licitas mas nem todas as coisas convém".

Então, do ponto de vista bíblico, devemos examinar se é licito de acordo com o que a Bíblia ensina.

Assim é importante determinar: Aqueles que estão com propensão ou desejo de usar alguma substância que leve a intoxicação. Com certeza está dando ocasião à carne e não ao Espírito, como Paulo retratou em Gal 5.16-22.

Conclusão

Porque não usar drogas? Mesmo que enfrentemos realidades de um lado “opressoras” e do outro lado “recreativas”, devemos cuidar daquilo que aparentemente é prazer ou fuga.

A droga dá prazer e fuga e isso é um problema!

A droga cria uma armadilha... Quando se usa pela 1ª vez dá um prazer enorme e o prazer dura muito tempo... Aí você quer usar pela 2ª vez, entretanto dá um prazer e fuga, mas em proporção menor.

Por que a proporção é menor? Toda a droga que é “Psicoativa” age no “Sistema Nervoso Central” dando a sensação de prazer como é o caso da Maconha.

E isso provoca “Tolerância”, significa que a segunda vez é menor, terceira menor e assim por diante...

Essa é a armadilha da droga! Você tem um prazer grande, e com isso você procura pelo resto da vida aquele prazer e não encontra mais...

O prazer vai ficando cada vez menor e isso pode levar ao vício ou a intoxicação.

E alguém que está caminhando nessa direção, tornando o “Mal” em “Bem” como afirmou Isaias, não pode estar no controle do Espírito Santo e muito menos debaixo da orientação das Escrituras.

Paulo deixou muito claro em Efésios “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Precisamos permitir o Senhor nos encha com seu Espírito. E isso só acontece quando decidimos submeter a nossa vontade aquilo que claramente o Senhor nos tem ensinado.

Pr Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário