sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Por detrás da máscara



Sim, eu concordo é horrível a máscara, entretanto enquanto não abandonarmos a farsa da minha encenação não alcançarei do Senhor misericórdia.

Certa vez um ouvi uma frase que dizia assim; "Dê tempo à máscara e ela se tornará seu próprio rosto."


Transparência é uma virtude que impede a ocultação de alguma miséria pessoal
  • Sinônimos para transparência: Clareza, limpidez, translucidez.
  • Desse modo a transparência está relacionada à sensibilidade de mostrar a Deus quem verdadeiramente somos para estabelecer um vínculo sincero de intimidade
A transparência é o caminho para a redenção da alma
  • Salmos 32:5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.
A transparência permite a alma retornar ao Senhor
  • Salmos 51:3-4 “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”.
A transparência não permite a mentira prevalecer
  • Josué 7.19 “Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes”.
A transparência impede a ruína e encaminha a vitória
  • Provérbios 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.
A transparência é ter coragem de se expor, com a garantia de que será perdoado
  • Jeremias 3.12-13 “Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado do Norte e dize: Volta, ó pérfida Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque eu sou compassivo, diz o SENHOR, e não manterei para sempre a minha ira. Tão-somente reconhece a tua iniquidade, reconhece que transgrediste contra o SENHOR, teu Deus, e te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR”.
Transparência é deixar cair às máscaras e não se esconder do Senhor
  • Jeremias 2.23-25 “Como podes dizer: Não estou maculada, não andei após os baalins? Vê o teu rasto no vale, reconhece o que fizeste, dromedária nova de ligeiros pés, que andas ziguezagueando pelo caminho; jumenta selvagem, acostumada ao deserto e que, no ardor do cio, sorve o vento. Quem a impediria de satisfazer ao seu desejo? Os que a procuram não têm de fatigar-se; no mês dela a acharão. Guarda-te de que os teus pés andem desnudos e a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não, é inútil; porque amo os estranhos e após eles irei.”
Infelizmente preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana
  • 2 Samuel 12:13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. 

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário