quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O amor vem de Deus



Leitura: 1 João 4.7 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

O Desafio de Amar se inicia com um segredo. E apesar deste segredo ser um elemento silencioso no decorrer de cada dia, você se tornou a cada dia mais desconfiado dele. Agora que você já chegou até aqui, esse é um segredo que você está descobrindo por você mesmo, ainda que você não saiba exatamente como colocá-lo em palavras.

O segredo é este: Não podemos obter amor incondicional pelo nosso próprio coração. É impossível. Esalém das nossas capacidades. Está além de todas as nossas forças.

Você pode até ter demonstrado de alguma forma bondade e generosidade. E você deve até ter aprendido a ser mais ponderado, atencioso.

Mas, sinceramente, amar alguém de forma abnegada, incondicional é um assunto completamente diferente.

Então, como podemos fazer isso? Goste ou não, o amor ágape o é algo que você possa produzir. É algo que apenas Deus pode fazer.

Mas por causa do Seu grande amor por você e do Seu grande amor pelo seu cônjuge. Ele escolheu expressar Seu amor através de você.

Você pode ainda não acreditar nisso. Você pode estar convencido de que com muito trabalho e comprometimento, você pode criar o amor incondicional, em longo prazo e sacrificial a partir do seu próprio coração.

Você quer acreditar que este amor está em você. Mas quantas vezes o seu amor falhou em lhe afastar da mentira, da cobiça, da reação exagerada, do pensamento mau a respeito da pessoa à qual você, diante de Deus, prometeu amar para o resto da sua vida?

Por quantas vezes o seu amor provou ser incapaz de controlar a sua raiva? Quantas vezes o seu amor lhe motivou a perdoar ou promoveu um final de paz em uma discussão constante?

São estes fracassos que revelam a condição pecaminosa da humanidade. Fomos todos destituídos de Deus. Romanos3:23

Todos nós demonstramos egoísmo, ódio e orgulho. E ao menos que alguma coisa seja feita para nos purificar desses atributos pecaminosos, iremos permanecer diante de Deus culpados, condenados e distante de Deus.

É por esta razão que se não estivermos corretos diante de Deus, não podemos amar de verdade nosso njuge, porque Ele é a fonte desse amor. Não podemos dar o que não temos. Não podemos acessar reservas e fontes interiores que não podem ser exploradas. Da mesma forma que não podemos pagar um milhão de reais se não tivermos condições, não podemos demonstrar o amor que não temos.

Podemos tentar, mas iremos falhar. Então a má notícia é: o amor que é capaz de resistir a todas as pressões está fora do nosso alcance, enquanto tentarmos encontrá-lo dentro de nós mesmos.

Precisamos de alguém que nos dê esse tipo de amor. "O amor vem de Deus" 1 Jo 4:7.

E somente aqueles que permitiram que Ele entrasse em seus corações através da fé em Seu Filho Jesus. São capazes de alcançar o real poder do amor. "Porque sem mim," disse Jesus, "nada podeis fazer" (Jo 15: 5).

Ele ainda advertiu. "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15:7).

Deus prometeu por meio de Cristo habitar em nosso coração através da fé, de forma que possamos: “Conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus" Efésios 3:19.

Quando nos rendemos a Cristo, o Seu poder opera através de nós. Mesmo naquilo que não somos capazes de alcançar.

Mas Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3:20).

Desafio de hoje: Você percebeu que precisa de Deus para mudar seu coração e lhe dar capacidade para amar? Peça a Ele para mostrar onde você precisa da intervenção Dele, e peça força e graça para cumprir o seu destino eterno.

Pr Mário Botão (Extraído do livro Desafio de amar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário