sábado, 18 de agosto de 2012

Desculpas não é Perdão



Temos a NECESSIDADE e o DEVER de perdoar quem nos ofendeu e pedir perdão quando ofendemos alguém.

Considere as três referencias abaixo e responda as duas perguntas questões:

Colossenses 3.12-13 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.

Efésios 4.31-32 “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Mateus 6.14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.

Porque devemos perdoar?
Cl 3.12-13__________________________________________________
Ef 4.31-32__________________________________________________
Mt 6.14-15_________________________________________________

Cite algumas desculpas que usamos a fim de nos livrarmos da necessidade de pedir perdão:
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________

Qual precaução deve ser observada quando formos pedir perdão alguém? (Pv 10.19)     
__________________________________________________________

Provérbios 10.19 “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”.

Você tem facilidade em reconhecer sua falta e pedir perdão a alguém, quando faz algo errado?  ____________________________________________________

O que é mais difícil para você: perdoar ou pedir perdão?__________

Você pode lembrar agora de alguém a quem você tenha ofendido e precisa pedir perdão?           ____________________________________________________________

C.S. Lewis disse "Perdão e Desculpa são duas palavras tão banais no uso, que nem desconfiamos da diferença entre elas. Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. O Perdão nos diz "ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão; não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos antes". Já a Desculpa, fala "eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado". Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa. Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão".

Conclusão:

Você pode pedir ao Senhor que lhe traga à mente pessoas a quem tenham que pedir perdão ou que precisam perdoar. Suplique a Deus e peça-lhe sabedoria para poder falar e acertar definitivamente com essas pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário