quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Onde foi que eu errei?


Baixar o ÁudioDOWNLOAD

Baixar em PDFDOWNLOAD

Leitura: Juízes 2.10 “E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel”.

Depois da morte de Moisés, Deus levantou um tremendo líder. Que foi responsável pelas primeiras conquistas na terra da promessa. Josué foi um homem temente, com um tremendo coração voltado para Deus. Talvez uma das falas mais conhecidas em todos os lares é frase de sua autoria que diz “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Essa publicitação de Josué, essa fala maravilhosa foi pronunciada num momento decisivo para todos os judeus. Havia uma tendência muito concreta do povo de Israel se misturar com os povos pagãos e se esquecer do Senhor. E num momento de decisões cruciais.

Josué decidiu expor publicamente que iria conduzir sua família nos caminhos do Senhor. Sua esposa... Seus filhos... Seus conhecidos... Seus familiares... Seus parentes.

Entretanto, muitos que naquele momento abraçaram esse mesmo ideal. Muitos que naquele momento disseram: “Também vamos levar nossas famílias nos caminho do Senhor...”. Muitos que naquele momento disseram: “Eu também me comprometo levar meus filhos no caminho Senhor”

Mas, ao longo do caminho fizeram exatamente o oposto. Os pais se esqueceram de suas promessas feitas. Os pais começaram a se esquecer da lei do Senhor. Os pais começaram a trilhar num caminho obscuro e tenebroso

E não demorou muito... As gerações futuras... A nova meninada...  Os Filhos que vieram após esse momento... Mal conheciam o Deus de Israel... Literalmente não conheciam sequer o seu nome... Não sabiam quem ele era, qual era a sua vontade... Não sabiam o que havia feito... Desconheciam os grandes feitos de Deus de Israel.

Esse momento histórico foi registrado no livro dos juízes. De uma geração que não conheciam o Deus de Israel, por que os pais não cumpriram suas promessas.

Esse texto está nos ensinando que os filhos que vieram daquela geração não conheciam o Deus dos seus pais.

Uma geração inteira perdida: Completamente alheia àquilo que Deus tinha feito. À curso do seu próprio coração. Ignorante com relação a Deus e a sua vontade.

E nós percebemos que as nações que abandonam o Senhor. Acabaram se enfraquecendo... Destruíram sua fibra moral... Tornaram se suscetíveis a qualquer vento de doutrina... Artimanhas de homens que induzem ao erro.

Nós percebemos isso nos dias atuais. Filhos que não conhecem a Deus. Porque seus pais não cumpriram com suas responsabilidades.

Josué havia dito “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”; Ou seja: “Eu vou andar com Deus”. Minha esposa vai andar com Deus! Meus filhos vão andar com Deus!

O que depender de mim eu vou me esforçar sobremaneira para que: Meus filhos... Meus netos... Minha esposa... Sirva o Deus de Israel!

Mesmo que no final. Eu esteja sozinho “Eu servirei ao meu Deus”. Eu vou me esforçar... Eu vou insistir... Eu vou lutar... Para que minha família sirva também ao Senhor!

Então percebemos que uma geração pode se perder... Se os pais, numa categoria... Se os lideres, noutra categoria... Seu os educadores, ainda noutra categoria.

Não entenderem que Deus deve ocupar o primeiro plano na minha vida e na vida da minha família.

Se eu não entendo isso eu estou comprometendo toda uma geração... Os meus filhos e meus netos correm o risco de não conhecer ao Senhor.

Mas talvez você esteja pensando... Mas eu faço isso e parece que não funciona... Mas eu tento fazer isso, mas ninguém me ajuda... Mas eu quero me comprometer com Deus, mas eu ando desanimado...

Não é sem razão que Moisés falou ao povo as palavras do Senhor....

Deuteronômio 6.6 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

Temos aqui uma Lição Central: O principal motivo que leva os filhos perderem os limites é quanto os pais não estabelece limites para si mesmos

Qual deve ser o papel dos pais com relação a seus filhos

Será que eu como pai sou responsável: Pela formação moral dos meus filhos? Pelo caráter dos meus filhos?

A resposta é “SIM!”. Os pais são os principais responsáveis para a construção do caráter de seus filhos.

Com certeza você já ouviu a frase que diz “Educação começa em casa”. Os pais não são apenas provedores de: Moradia. Vestuário. Saúde. Afetividade.

Os pais são provedores de construção de caráter.

Entretanto, podemos observar que existem várias propostas para ajudar os pais a melhorar seu desempenho no lar. Não digo que esses canais são errados... Mas são limitados.

Somente um pode estabelecer corretamente a maneira como os pais devem lidar com seus filhos. E essa pessoa é aquele que te conhece perfeita e profundamente

Contasse uma história muito interessante sobre: Um coral que se preparava para um evento especial numa grande igreja, e o regente esta conduzindo o coral numa musica dificílima, uma partitura de músico bem conceituado, e depois de muitas tentativas, o regente decide encerrar o ensaio, como o pianista e coristas estavam com muita dificuldade, e quase no final, um homem simples sentasse no final do auditório, e presencia aquela cena de desespero e confusão, e quando o regente passa por ele, aquele homem simples, pede a ele para dar uma olhada na partitura, mas o regente não aceita, racionaliza o problema, se justifica, até que depois de muito insistir o regente permite, e aquele tão simples dedilha seus dedos suavemente sobre o piano e toca uma musica impecável, enche o Santuário de muito belíssimo, todos atônitos, surpresos querem saber que é esse homem, que é esse musico, e eles descobriram que aquele homem não era simplesmente um musica, ele era o criador da musica, foi ele que escreveu a musica, foi que trouxe a existência aquela musica.

Assim, somos nós... Quem é que tem respostas para os nossos desajustes? Quem é que tem respostas para os nosso caos? Quem é que tem respostas para as nossos anseios?
É Deus, o nosso Criador. Somente ele tem a resposta certa! É nele que eu devo buscar direção

O salmista declarou com muito entusiasmo essas palavras: Salmo 139.1-6 “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir”.

Existe a possibilidade de seus filhos serem em proporção de igualde exatamente o que você é. Obviamente que existem suas exceções
Vídeo...

Mas Existe uma grande possibilidade de seus filhos trilharem o seu caminho.

Pai você prepara seu filho para mundo, mas não para ser igual ao mundo. Seu filho deve ver Deus na sua vida.

Mas esse objetivo falhará: Se você não reafirmar sues votos com Deus!

Tenho ouvido muitos pais pensarem dessa maneira: Faça o que eu digo, e não faça o que eu faço.

Em outras palavras: Ouça o conselho que eu mesmo não ouço! Pegue o caminho certo que eu mesmo não pego!

Quantas vezes eu ouvi os pais dizerem para seus filhos. Vocês precisam tomar jeito! Mas os pais tomam jeito... Vocês precisam de juízo! Mas os pais não tem juízo... Vocês precisam de Deus... Mas os pais desconhecem Deus. Vocês precisam me obedecer! Mas o mais não criam seus filhos no temor do Senhor

O Deus falou sobre esse assunto? Qual é o plano de Deus para as nossas vidas?

Deuteronômio 6.6 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

O que Moisés está dizendo é que os pais devem influenciar seus filhos para o Senhor. A mais sublime missão na terra: São pais tementes que ensinam seus filhos o caminho do Senhor.

Deus falou para Moises, ensinar o povo de Israel. Pais inculquem nos seus filhos a vontade de Deus. Pais coloquem na mente deles a minha palavra. Pai ajudem seus filhos a saberem o que eu quero

Faça isso! Sentado com eles... Andando com eles... Ao coloca-los para dormir... Quando eles acordarem...

Faça disso uma labuta diária. Mas infelizmente não temos tempo... O trabalho nos consome... Os afazeres domésticos nos consomem... As dividas nos consome... As diversões nos consomem... A televisão nos consome...

E aí... Você já sabe o resultado! Filhos que não conhecem ao Senhor. Porque seus pais também não o conheciam. Não tinham tempo para Deus. Tinham tempo para muitas coisas... Mas pra Deus não tinham tempo! Faça chuva ou sol estou lá honrando com meus compromissos com o homem. Mas para Deus não tem importância, ele entende!

E história se repete mais uma vez. Infelizmente a história tem se repetido inúmeras vezes. Sabe qual é a história?

Deixe-me refrescar sua memória: Juízes 2.10 “Todas as pessoas daquela geração também morreram e os seus filhos esqueceram o SENHOR e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel.”

Será que essa história não tem ido a sua história. Será que existe a possibilidade de você como pai estar falhando nesse sublime missão de encaminhar seus filhos ao Senhor?

Mas, isso pode mudar! Quando os pais, os líderes e os educares começarem a ter conscientização que: Precisam mudar suas rotinas... Precisam estabelecer novas prioridades... Precisam remanejar suas agendas.

Precisam assumir de novo um compromisso não com homens mas com Deus! E fazer disso: Uma decisão diária. Uma decisão concreta. Uma decisão duradoura

Se isso acontecer! Os limites serão restabelecidos. A ordem será restabelecida.

E aí você poderá dizer como Josué disse: “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário