quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cristo é a nossa PAZ



Vivemos num mundo marcado por confusão, brigas e muitas guerras. Entretanto muitos movimentos sociais têm surgido em prol da paz.

A ONU, Organização das Nações Unidas lançou o dia internacional da “Paz”. É um dia de “Sessar fogo”. E um dia de dizer “Não a Violência”.

Vários países têm seus movimentos pacificadores. Em Israel tem um movimento de Paz, chamado “Paz Agora”. Na Alemanha tem o “Partido Verde” que é contra terrorismo. No Reino Unido tem um movimento muito forte chamado “Amigos da paz”.

Temos historicamente muitas personalidades que foram identificadas como símbolos da paz: Pacifistas (Dalai lama - Martim Luther King Jr. - Marechal Rondon - Chico Mendes - Madre Tereza de Calcutá – Gandhi - Francisco de Assim - Chico Xavier.)

Mas, será que um movimento social ou politico tem poder para implantar a paz verdadeira? Se a resposta for “Sim”, então os movimentos sociais e políticos precisam de uma nova estratégia porque não está funcionando.

Precisamos entender que a “Paz”, está estreitamente relacionada à Natureza humana e não simplesmente as “Ações Morais humanas”.
  • Não adianta mudar as leis, porque o problema não são as leis.
  • Não adiante mudar o sistema, porque o problema não é o Sistema.
  • Não adianta mudar o comportamento, porque não uma questão meramente comportamental (Fazer ou não fazer).
  • Não adianta mudar a moralidade humana, porque não é uma questão moral (Certo e Errado).

Qual é o problema do homem? O problema é espiritual!

O homem antes de estar em guerra com o seu próximo, ele está em guerra com Deus.

Nenhum movimento idealizado pelo ímpio resolve o problema espiritual do homem. Ele pode temporariamente suprir certar carências comportamentais ou morais da sociedade.  Mas são pequenas mudanças insignificantes e passageiras

O que Deus falou sobre isso, será que os ímpios tem paz? Veja o que disse o profeta - Isaias 57.21 “Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz”.

Porque os ímpios não tem paz? Romanos 8.6 “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”.

Devido a sua inclinação para carne, ou seja, desejamos obedecer ao pecado e não a Deus.

Todos aqueles que vivem uma inimizade com Deus não tem paz. Somente uma pessoa pode promover e implantar paz no coração do homem e no mundo do qual ele vive.

Leitura: João 16.33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

João registrou as palavras de Jesus que dizia o seguinte: João 3.36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

O nosso Deus é um Deus santo e mostra a sua ira contra os que não creem no seu Filho Jesus.

É só observar as vidas que caíram na armadilha das promessas de paz proporcionada por Satanás, ou pelo mundo ou pelos desejos carnais.

Será que Adão e Eva tinham paz depois de crer nas palavras do tentador?
Se sim, por que então? Tiveram medo? Esconderam-se de Deus? Fizeram aventais para si? Justificaram o pecado? Racionalizaram o erro?

Os que não deram ouvidos à palavra de Deus por Noé estavam pulando de alegria quando veio o dilúvio e os tragou a todos?

Os que escolheram o caminho das suas próprias concupiscências em vez do arrependimento nas cidades de Sodoma e Gomorra estavam satisfeitos quando o SENHOR fez chover enxofre e fogo desde os céus sobre as suas cidades?

A razão que não há paz no pecado é porque o pecado é contra o Deus. Na verdade, os que engolem o que Satanás, pela carne pecaminosa do homem, oferece não estão vivendo na realidade uma falsa sensação de paz e prazer.

Somente em Cristo, há paz verdadeira. Por isso Cristo é a nossa paz!

Cristo nos deu o exemplo como ter paz nas tentações. Quando o tentador aproximou-se a Jesus e lançou os dardos inflamados do maligno um após o outro, a PALAVRA DE DEUS foi o Seu conforto e a Sua vitória.

A paz real que vem de Deus somente vem para aqueles que estão em Cristo.

João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Romanos 5.1 “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Efésios 2.14 “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio”.

Colossenses 1.20 “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”.

Todos esses versículos apontam para quem? Todos os versículos apontam somente para Jesus

Conclusão

O profeta Isaias falando acerta do nascimento do Messias, disse: Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Somente o Messias é o príncipe da paz. Somente Jesus de Nazaré pode operar eficazmente em nosso coração a paz verdadeira

Qualquer tentativa humana será frustrada.
  • Não é apenas mexer nas disposições morais
  • Não é apenas mexer nas disposições sociais
  • Não é apenas mexer nas disposições econômicas
  • Não é apenas mexer nas disposições politicas
  • Não é apenas mexer nas disposições religiosas

O problema do homem está na sua composição humana. Sua alma é pecaminosa! O problema do homem é exclusivamente espiritual!

E nesse caso somente um pode resolver o seu problema. João 16.33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.


Pr Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário