sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Filtrando os pensamentos



Leitura: Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Uma das cidades mais importantes do império Romano foi “Filipos”. 

A princípio a cidade se chamava “Krênides”. Entretanto após a conquista da cidade no ano 358 a.C. pelo pai de Alexandre o Grande, a cidade passou ser chamada “Filipos” em memória do próprio rei “Felipe”. 

Filipos era um replica menor de Roma. Nela residiam muitos soldados aposentados, ou seja, antigos legionários retirados com suas famílias, assim os veteranos de guerra se instalaram em Filipos.

O apóstolo Paulo é responsável por mais de 50% dos escritos sagrados do Novo Testamento, e um desses escritos é uma carta endereçada aos Filipenses.

Paulo escreve com alguns propósitos, além de expressar sua gratidão pelo sustento missionário. Assim sendo eles deveriam:
  • Centralizar a vida em Cristo
  • Estar contentes em todas as situações.
  • Ser fortes na oração.
  • Imitar com alegria o exemplo de Jesus.
No capítulo quatro Paulo se dedica quase que exclusivamente em expressar sua gratidão ao Filipenses pelo apoio missionário.

Filipenses 4.10 “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade”.

Mas nesta sessão de agradecimento, Paulo começa com uma exortação para duas irmãs briguentas que estava precisando de ajuda.

Filipenses 4.2 “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor”.

Em seguida Paulo exorta uma maneira de viver saudável para aqueles que desejam permanecer firmes e para isso é necessário controlar seus pensamentos.

Ele descreve alguns filtros para aquilo que pensamos. Note os valores que devem ocupar nossos pensamentos:

  • Verdadeiro
  • Respeitável
  • Justo
  • Puro
  • Amável
  • Boa Fama
  • Virtude
  • Louvor

Paulo reconhece o desafio que é para um cristão pensar em coisas que agradam a Deus. Por essa razão ele descreve que a nossa atenção deve estar voltada para certas qualidades dos nossos pensamentos.

Tem uma afirmação de Martinho Lutero sobre “Pensamentos” que diz: "Você não pode impedir que os passarinhos voem por cima da sua cabeça, mas pode evitar que façam ninhos sobre ela." 

O que você entende sobre essa declaração? Eu entendo que o início de alguns pensamentos são involuntários, entretanto a meditação neles é voluntária e arbítrio.

Conclusão:

Precisamos ser criteriosos com os nossos pensamentos. 

Existe um ditado popular que diz que “Mente vazia é oficina do Diabo”.

Compreendemos que não é quantidade (Vazia ou cheia) de pensamento que é perigoso, mas a qualidade (Valores) desses pensamentos.

Nesse estudo aprendemos como é importante aprender que existe uma qualidade de vida que deve ser almejada por qualquer cristão.

E que essa qualidade de vida reflete diretamente na qualidade daquilo que colocamos na mente para pensar.

Pr Mário Botão.

Um comentário:

  1. Me ajudou muito estou mais leve vou procurar seguir seus conselhos,Deus abençoe.

    ResponderExcluir