sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ingratidão é marca distinta do ímpio



Leitura: Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”
  
Ingratidão é marca distinta de ímpio.

Também é verdade que os “Santos” também podem ser ingratos. Alias as nossas igrejas estão infestadas de pessoas ingratas. O que tem de pastor ingrato... O que tem de crianças ingratas... O que tem de avós ingratos...

Temos percebido a insatisfação inflamada no coração das pessoas. Você sabia que a ingratidão será uma das muitas atitudes amplamente manifestada nos finais dos tempos?

Tanto que quando Paulo falou sobre esse assunto ele colocou uma lista exaustiva... Ele descreve detalhadamente como a humanidade será caracterizada no final dos tempos.

Vejamos: 2 Timóteo 3:1-2 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes”...

E a lista continua... Paulo descreve mais de 18 tipos de comportamento desprezíveis que serão cultivados no tempo próximo do fim.

Entretanto nós já sentimos esses aspectos de declínio moral na vida das pessoas. Todos nós estamos inseridos num contexto de muita ingratidão. O mundo está sendo bombardeado, e a igreja está no meio desta confusão...

E se não atentarmos para esse fato seremos confundidos. Porque estamos deixando vazar do nosso contexto social e espiritual essa palavra tão significativa que é gratidão

Eu acho interessante que gratidão não é apenas uma questão de “Etiqueta”, ou de “Boas maneiras”.

Ingratidão é característica de ímpio ou não é? É verdade irmãos!

Ingratidão é característica de ímpio: De pessoas que não conhecem a Deus. De pessoas que desprezam o nome de Deus. De pessoas que não tem Deus no coração. De pessoas que não conhecer... Melhor que “Ignoram” as orientações de Deus deixadas no Livro Sagrado.

A Bíblia nos exorta a sermos “agradecidos”. É muita mais do que apenas boas maneiras... Dizer “muito obrigado” ou coisa parecida virou um hábito.  O pior é quando nem hábito é...

Mas, muitas das vezes você nem está realmente agradecido pelo que a pessoa faz, mas pela força do hábito acaba fazendo um agradecimento, mesmo que de má vontade.

Frequentemente a “Ingratidão” também é encontrada no meio do povo de Deus. E isso é uma “Vergonha”.

Porque ingratidão é marca de incrédulo. E quando nesse caminho, nos abarcamos... Corremos o risco de sermos identificados, confundidos com pessoas que não conhecem a Deus.

Existe... Um grande perigo. Uma consequência desastrosa. Um efeito perturbador. Um risco muito grande quando deixamos de lado certos princípios que revelam um coração agradecido. Quantos de nós seríamos gratos a Deus por uma situação difícil, como por exemplo, na doença...

Deus obrigado por permitir eu passar por esse momento de dor, porque eu sei que o Senhor está comigo e vai me ajudar, e eu serei um crente melhor, um crente preparado. Salmos 119:71 “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”.

Paulo teve que apreender isso. Ele teve que passar por um treinamento duríssimo para aprender a ser agradecido da forma certa.

Certa ocasião ele implorou para Deus livra-lo de um espinho na carne. Possivelmente uma doença... Muitos teólogos acreditam que Paulo tinha um problema sério de saúde. E que Satanás muita das vezes usava aquele problema para afligi-lo.

E Deus falou para ele: Paulo a minha graça te basta. Paulo a minha graça na sua vida é suficiente. Paulo para de ficar reclamando... Paulo para de ficar se queixando... Paulo o meu poder está sobre você... Eu estou trabalhando com você...

Quero compartilhar apenas uma referencias desse fato de desajuste que há no coração humano.

1º Referencia fala a respeito daqueles que apesar de conhecer a Deus, não prestam cultos a Ele.

Romanos 1.21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.

O que é ingratidão? Ingratidão é uma pessoa mal agradecida. Falta de reconhecimento. Falta de agradecimento.

Temos noticias que em muitos lares. Entre os membros da família há “Patadas”. Patada é uma expressão metafórica de alguém que é ingrato

Também existe a expressão: Coice... É uma pancada dada para trás... Quantas vezes eu ouvi pessoas se dirigindo aos outros como: “Cavalos”. Fazendo alusão a um comportamento de ingratidão.

Paulo nesse texto vai ensinar que ingratidão surge de um coração insensato e obscurecido. Obviamente que ela lidando com relação ao sagrado. O homem e Deus. E não necessariamente o homem em relação ao seu próximo

No entanto dificilmente encontraríamos alguém que é literalmente um “Cavalo”. Sendo dócil e manso com o Senhor.

A lógica é aquele que lida bem com seu próximo, no trato... A lógica é que lida bem com o sagrado.

Somente o conhecimento intelectual da existência de um poder superior. Não torna possível ou viabiliza uma atitude mais dócil da nossa parte...

Paulo está dizendo que aqueles que não prestam cultos a Deus. Ou seja... Não o reconhecem... Não o glorificam... Não lhe atribui honras.

São pessoas passiveis a um coração insensato e obscurecido. Insensatez é alguém que está fora de si. Uma pessoa ingrata ela está fora de si. Ela não está raciocinando corretamente.

Obscuridade está relacionamento a incapacidade mental. Uma pessoa mentalmente cega. Uma pessoa que tem negrura metal. Está em escuridão. Andando nas trevas. Uma pessoa ingrata só pode estar nas trevas.

Será que conhecemos Deus, entretanto falta-nos gratidão a ele?

Será que a minha relação com o sagrado não tem refletido a minha relação com o meu próximo?

Será que minha incapacidade de ver a ajuda que tem me sido doada não revela a minha incapacidade de perceber a mão de Deus?

Será que eu realmente tenho apreciado aquilo que Deus faz na minha vida usando pessoas?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando minha esposa realiza suas atividades domésticas?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando meu esposo realiza atos sacrificiais para o meu bem estar?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando meus pais expressão preocupação com as minhas decisões?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente pelos meus filhos, por estarem ao meu lado, mesmo quando não os reconheço?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente pela minha igreja que insistentemente tem me aconselhando, exortado de tantas maneiras?

Eu sou grato a Deus?

Será que eu não preciso expressar mais vezes minha gratidão a essas pessoas?

Será que eu não tenho sido um pouco duro...

Será que eu não tenho sido um pouco critico de mais...

Será que eu não exagerei na última conversa...

Será que eu não preciso melhorar minha atitude com relação a meu próximo, para que reflita honestamete o meu relacionamento com Deus?

Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário