terça-feira, 1 de maio de 2012

Últimas Palavras...

Leitura: 2 Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

O livro de II Timóteo é uma carta de despedida.

O apóstolo Paulo está encerrando seus Escritos Sagrados, pois sua morte segundo ele próprio estava prestes a ocorrer.

2 Timóteo 4:6 "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado".

De acordo com o registro histórico, arqueológico e o testemunho dos pais da Igreja, um desses exemplos é de Eusébio de Cesaria , que escreveu no século IV d.C., afirma que Paulo foi decapitado durante o reino do imperador romano Nero.

Desse modo esse é seu último livro de sua autoria e no capitulo três ele se dedicou a falar a cerca do valor das Escrituras na vida do homem salvo.

Quais são as maneira da Palavra de Deus qualificar o homem para toda boa obra?

1ª Maneira é Ensinando

A palavra de Deus nos ensina, ou seja, ela tem um poder pedagógico, ele nos ensina o que devemos e o que não devemos fazer. 

Principalmente nós que somos norteados pela Palavra de Deus, precisamos dela para nos Ensinar o caminho que devemos trilhar.

2ª Maneira é Repreendendo

A Palavra de Deus nos repreende, ou seja, ela mostra para nós quando estamos no caminho errado, ela aponta para nós as nossas falhas. 

Assim como um pai repreende seu filho quando esse é surpreendido numa falta assim a Palavra de Deus é, ou seja, ela nos repreende, nos admoesta a fazer sempre o certo.

3ª Maneira é Corrigindo

A Palavra de Deus nos corrige, ou seja, ela é disciplinar, ela traz diretrizes para a nossa restauração. 

A Palavra tem um valor restaurador, quando de nós temos áreas que precisar de correção, então a Palavra de Deus opera na vida restaurando comportamentos, atitudes e pensamentos.

4ª Maneira é Educando

A Palavra de Deus nos Educa, a diferença entre Ensinar e Educar, é que educar envolve instrução e educar envolve treinamento, o termo grego para Educar é “Paideia”. 

Esse termo é usado nos jogos olímpicos se referindo ao treinamento dos atletas. Assim sendo ela tem o poder de treinar área, visando meu aperfeiçoamento.

Conclusão:

Paulo teve a preocupação de incluir na sua última carta o valor das Escrituras na vida do homem salvo, veja como a Palavra de Deus tem o poder de nos levar a sermos pessoas melhores.

As Escrituras tem o poder de nos Ensinar, Repreender, Corrigir e Educar.

No versículo 10, essa fala do apóstolo Paulo se completa dizendo: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Você tem considerado as Escrituras como uma ferramenta útil para o seu desenvolvimento cristão?

Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário