quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Dilema de Marta com Maria


Em Israel havia uma cidade, chamada “Betânia”. Uma cidade, mas do tamanho de uma vila. Estava localizada há 03 km da cidade de Jerusalém. Também foi exatamente nessa cidade “Betânia” que João Batista desenvolveu seu ministério pregando arrependimento. Foi nessa cidade que uma mulher lavou os pés de Jesus com um perfume caríssimo e enxugou com seus cabelos Também é nessa cidadezinha que se localizava um monte muito conhecido de nós, “O Monte das Oliveiras”. Foi nesse monte onde Jesus pregou pela primeira vez. Foi nesse monte que Jesus se despediu de seus discípulos. Será nesse monte que Jesus retornará na sua segunda vinda

Então a cidade de Betânia é uma cidade referencial do Novo testamento. Nessa cidade havia uma família da qual Jesus desenvolveu uma grande amizade: A família de Lazaro. João 11:1 “Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta”.


E o texto que estudaremos trata de um episódio que ocorreu na casa de Lazaro. Mas é um ocorrido cercado de conflitos. Desentendimento entre duas irmãs. Você já teve desentendimento com alguém da sua casa? Obviamente que sim! Temos pequenos atritos no nosso dia a dia. Mas como resolver conflitos entre irmãos?


Veja o que o texto nos sugere:


Leitura: Lucas 10.38-42 “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”


Por que o dilema entre Marta e Maria? Porque aparentemente o motivo do problema entre elas não era “Responsabilidade” e sim “Prioridades


Temos muitas pessoas que possuem traços de um perfil responsável. Já outros têm mais dificuldades nessa área. Ainda outros, são totalmente irresponsáveis.


O que é responsabilidade? São obrigações de responder pelas ações próprias ou de outros. São deveres das quais eu me comprometi ou me foi delegado


O que seria então “Irresponsabilidade”? Seria o descumprimento de responder por obrigações.


Responsabilidade é uma virtude que deveria ser encontrada em todas as pessoas. Entretanto, tem pessoas que tem dificuldade de cumprir seus deveres.


Por exemplo: Motorista irresponsável bebeu enquanto dirigia e causou a morte de um bebe. Mãe irresponsável descuidou da criança enquanto trabalhava. Aluno irresponsável não entregou a tarefa e foi reprovado. Aventura irresponsável de jovens resultou em morte de três


Responsabilidade é uma virtude que deveria ser encontrada em todas as pessoas. Entretanto, tem pessoas que tem dificuldade de cumprir seus deveres. A isto chamamos “Irresponsável”. Porém o texto que está diante de nós, não está tratando de uma irmã responsável em comparação à outra irmã irresponsável.


Na realidade uma das irmãs, chamada Marta estava levando a situação para a questão de responsabilidade, porém Jesus encaminhou este caso, numa outra direção.


Vejamos como Jesus lida com esse conflito de prioridades


1º Jesus estabelece um ponto de equilíbrio: Ele escuta atentamente


É assim que ele faz... É assim que vai lidar com esse conflito de prioridades

Ele escuta atentamente


Lucas 10.38-40 “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.”


Se há uma coisa que desencoraja qualquer trabalho doméstico. É o descaso com a participação. É você ter que fazer tudo sozinho. E ninguém percebe...

Ninguém tem a sensibilidade... Ou talvez nem saiba que o outro está sobrecarregado...


Você já se sentiu “Injustiçado”, com os afazeres domésticos. Ninguém me ajuda... Tudo eu... As pessoas pensam que eu sou escrava...


Minha mãe chegava a “Chorar” na pia enquanto lava a louça se queixando do meu pai e de nós os filhos... Depois que eu me converti, eu comecei a prestar atenção nas queixas da minha mãe... Eu fiquei em casa dois anos apenas depois que me converti, porque eu fui para o Seminário. E nesses dois anos eu aprendi a observar e agir da forma correta. E todas as vezes que minha chorava na pia, eu ia até ela, e perguntava o que eu posso fazer pra te ajudar? Tem que tirar a mesa (Eu tirava a mesa e ela parava de chorar). Tem que tirar o lixo (Eu tirava o lixo e ela parava de chorar). Tem que enxugar a louça (Eu enxugava a louça e ela parava de chorar). Coisas pequenas...


Mas para ela que estava trabalhando o dia inteiro, era um sentimento de: Desprezo, abandono, descaso... Coisas pequenas...


E nessa situação de Marta, foi a mesma coisa. Ela estava agitada. Correndo... Fazendo muitas coisas ao mesmo tempo.


E justamente no “pico” das responsabilidades, chega visita em casa... Nenhuma mulher gosta de receber visita em casa, quando a casa está sendo limpa. Eu sei disso: Porque eu tenho mulher em casa. Porque eu já tive mãe em casa. Porque eu já tive irmã em casa


E o que aconteceu? Ela foi reclamar para Jesus: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me”.


Talvez o problema de Marta não fosse seu senso de “Responsabilidade”, mas uma “Implicação pessoal” contra Maria. Porque Maria deixou de fazer o que era costume e responsabilidade. Para ouvir aquilo que Jesus tinha a dizer.


Não é assim que acontece de vez em quando com a gente? Cansado. Estressado. Sobrecarregado. Com monte de coisas para resolver


E aí vem o “Espiritual”, e começa a fazer coisas que a gente deveria fazer

E isso traz desconforto. Incômodo. Por outro está fazendo o que eu deveria fazer. E isso incomoda, a gente acaba se implicando com aquele que está tentando fazer o certo...


E agente começa posar de bom moço... Cheio de Justiça... Eu faço sempre o certo. Ninguém reconhece


Aí a gente chega pra Jesus e faz o que Marta fez? O Senhor não se importa?

O Senhor não está vendo? Jesus se o senhor não está vendo o que ela está fazendo comido?! O senhor é pior que ela...! Porque eu estou dando um duro danado e ela sentadinha jogando conversa fora...


Qual foi a reação de Jesus? Como Jesus reagiu a essa critica duríssima contra a irmã? É assim que ele faz... É assim que vai lidar com esse conflito de prioridades. Ele escuta atentamente


2º Jesus estabelece um ponto de confronto: Ele repreende sem ofender


É assim que ele faz... É assim que vai lidar com esse conflito de prioridades. Ele repreende sem ofender


Será que existe uma maneira de lidarmos com conflitos. E atingir o problema e não as pessoas? A resposta é sim! E Jesus nos ensina sobre isso...


Lucas 10.41-42 “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.


Jesus nos ensina como lidar com conflitos. Você já enfrentou uma situação de briga que na sua tentativa de resolver piorou a coisa? Você já viu alguém estragar completamente o seu dia, por uma palavra mal colocada? Você já infernizou uma pessoa porque você reagiu com brutalidade?


Com certeza todos nós já caímos nessa armadinha de piorar as coisas na tentativa de solucionar. Jesus primeiramente ele escutou atentamente. Ele colocou em prática aquilo que Salomão falou em Provérbios


Provérbios 19:2 “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado”.

Precisamos aprender a ouvir antes de falar. Precisamos aprender a ouvir antes de irar. Precisamos aprender a ouvir antes de reagir


Mas, Jesus fez outra coisa... Ele não somente ouviu. Ele agiu, mas da forma certa! Mas o que foi que ele fez?


Ele confrontou Marta, mas atacando o problema e não a pessoa. Veja novamente o que ele falou:


Lucas 10.41-42 “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.


Qual foi a área na vida de Marta que Jesus tocou? Foi sua ansiedade. Foi sua pressa, Foi sua agitação. Foi sua explosão


Marta era uma mulher tão responsável que muitas vezes conviver com ela se tornava insuportável. Porque ela era tão critica. Ela era tão exigente


Que em seu comportamento ao invés de influenciar pessoas, ela afastava pessoas. Jesus falou para ela: “Você andas agitada e te preocupas com muitas coisas”.


O que é que Jesus está querendo ensinar para Marta? Na vida tudo tem seu tempo certo. Salomão foi muito feliz quando disse:


Eclesiastes 3.1-8 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.


Veja que interessante: Marta estava pecando contra seu corpo, e contra o tempo... Ela estava querendo abraçar o mundo. Como no dito popular “Chupar cana e assoviar


Jesus falou pra ela, sem ofendê-la... “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.


Jesus demonstrou para Marta que ela estava tomando decisões erradas e precipitadas. Jesus falou par Marta: Pouco é necessário


O que isso significa: Significa que Jesus esta falando “Menos”. Vai de vagar, entretanto sempre andando. Se você correr que nenhum louco, você não vai conseguir terminar a corrida como um vencedor.


Conclusão


Será que nós não muitas as vezes nos encontramos no dilema de Marta e Maria? Será que o nosso senso de responsabilidade ultrapassado o sendo de prioridades? Será que eu não estou exigindo de mais das pessoas ao meu redor, e estou perdendo o privilégio de influencia-los? Será que eu não estou me desgastando demasiadamente em troca de pouco resultado? Será que eu não preciso mudar o meu conceito de lidar com a vida? Será que eu não preciso sentar aos pés de Cristo ao invés de tentar resolver o problema do mundo inteiro?


Jesus falou de Maria, ela escolheu a melhor parte! Que parte é essa? A parte de sentar e ouvir. Para então poder agir da forma certa.


Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário