domingo, 20 de maio de 2012

Lares estáveis produz uma igreja madura


Texto: Marcos 10.7-9 “Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

Hoje pela manhã, comecei um estudo sobre “Casamento”. E disse que dentro de todos os assuntos tratados no estatuto, o “Casamento” é um dos principais.

Nos cultos nos lares estamos falando a respeito do “Amor conjugal”, são 40 facetas, já estudamos 07.

O amor é paciente
O amor é bondoso
O amor não é egoísta
O amor é atencioso
O amor não maltrata
O amor não se irrita com facilidade
O amor trabalha para fazer do seu cônjuge uma pessoa melhor

Serão 40 lições, temos 33 lições pela frente...

No mês de Novembro de 2010, quando eu vim conhecer a igreja e estudar um projeto para implantar aqui na igreja, não sei se os irmãos se recordam, mas o tema foi “Casamento”.

Esse pastor acredita piamente que “Lares estáveis produz uma igreja madura”.

Se o seu lar não está legal, sua vida não está legal, seus filhos estão legais, sua igreja está com problemas. A nossa igreja começa nos lares. O problema do seu lar passa ser o problema da nossa igreja

O maior inimigo de um lar é o divorcio. Temos visto um crescente número de pessoas que estão se divorciando.

Hoje pela manhã aprendemos que:
Em 1900: Em 100 casamentos 01 terminava em divórcio.
Em 1960: Em 100 casamentos 14 terminavam em divórcio.
Em 1990: Em 100 casamentos 50 terminavam em divórcio.
Hoje temos mais divórcios do que casamentos

Se aplicarmos em nossas vidas conceito bíblicos, o nosso lar tem chances de se tornar um local seguro e prazeroso para se estar.

Tese: 03 maneiras para fazer de seu casamento um lar forte

1ª Siga as instruções bíblicas

Foi Deus quem instituiu o casamento. Casamentos falham quando pessoas tentam viver juntas por suas próprias regras em vez das regras de Deus.

Os resultados são trágicos, para aquelas que dão as costas para Deus. Lares desfeitos. Vidas desconjuntadas. Filhos divididos, feridos, rebeldes contra Deus.

Tudo porque um casal ignora a Bíblia. Quando uma família participa regularmente dos cultos da igreja a taxa de divórcio cai consideravelmente.

Quando ambos os cônjuges receberam a Cristo como Salvador e Senhor e seguem a direção de Deus para a vida e casamento, a taxa de divórcio quase desaparece.

Isso não significa: Que não há conflitos entre eles. Que não há desentendimentos entre eles. Porque não existe uma família perfeita. Não existe uma esposa perfeita. Não existe uma esposa perfeito. Não existe filhos perfeitos
Entretanto um crente dedicado tem mais chance de sucesso no casamento do que um descrente.

Porque? A resposta é muito simples. Foi Deus quem criou o casamento e ele sabe o que é o melhor para o sucesso do seu casamento

Para ter sucesso em qualquer área da vida leia e siga as instruções de Deus, na Bíblia. Isso não é diferente com o casamento. A primeira maneira de ter um lar seguro é seguir as instruções de Deus na bíblia

2. Reafirme Seu Casamento Como Um Voto Inquebrável

Você se lembra dos votos no seu casamento? Eu me lembro: Eu, Mário, recebo a ti Juliana por minha legítima esposa. “E prometo ser-te fiel, Amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Veja o que Jesus falou: Marcos 10.9 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

Uma vez que as pessoas cumprem suas promessas muito superficialmente, muitos casamentos se rompem por razões imaturas e ridículas. Os problemas não resolvidos que machucaram e entraram em conflito no primeiro casamento muitas vezes impedem um segundo casamento de ser realmente bem sucedido.

Deus quer abençoar seu casamento e usá-lo para abençoar outros...

Para dar estabilidade a seu casamento e segurança a seu cônjuge renove seus votos para com ele! É muito simples... Diga para ele... O que você falou no dia do seu casamento...

Vamos começar com os maridos e depois com as esposas. Eu te recebo a por minha legítima esposa. Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

As esposas - Eu te recebo a por meu legítimo esposo. Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Foi exatamente isso que Jesus falou em Marcos 10.7-9 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”. Desse modo a segunda maneira de ter um lar seguro é reafirmar seu casamento como um voto inquebrável

3. Casamento não é uma proposição de 50/50 é 100% de cada um

Os votos, se tomados seriamente, podem conservar um casamento firme e seguro. O slogan "casamento é uma proposição 50-50"  É ouvido frequentemente. E até soa como uma coisa lógica.

No entanto, a lógica por trás disto pode destruir muitos casamentos. A base de um casamento 50-50 é o seguinte. Se você fizer a sua parte, então eu farei a minha. Isso leva à destruição Porque em todo casamento tem falhas

Nessa proposta de 50/50você está decretando “Falência”. O casamento 50-50 não é o modo deixado por Deus.

O modo de Deus no casamento é 100%-100%. Deus espera que cada cônjuge dê seus 100%. Ainda que o outro falhe...

Hipoteticamente, mesmo se apenas um parceiro no casamento for fiel com seus 100%, o lar não poderá ser destruído, o lar não poderá ser desfeito. Deus usa as corretas ações e atitudes do cônjuge que é fiel para corrigir e restaurar o cônjuge que tem falha. Veja a maneira de ter um lar seguro é cada um dar seus 100%.

Conclusão

Nós aprendemos que o lar para ser seguro precisa de alguns atos por parte do marido e da mulher

1º - O marido precisa seguir as instruções bíblicas sobre o casamento. A esposa precisa seguir as instruções bíblicas sobre o casamento. Não somos nós a regra para o casamento, é Deus. É Ele quem vai delinear os passos que cada um tem dentro do lar

2º - O marido precisa renovar diariamente seu voto de compromisso. A esposa precisa renovar diariamente seu voto de fidelidade. Não que tenha que falar como fizemos aqui. Mas isso precisa estar na consciência de cada um. Você fez um voto diante de Deus, diante de testemunhas. Se você não tem palavra, você é infiel.

3º - O marido precisa se dedicar 100%, independente da esposa. A esposa precisa se dedicar 100%, mesmo que o marido não dê 100%. O ideal é que os dois de 100%. Cada um faça sua parte com toda dedicação. Deus prometeu abençoar o seu lar, faça sua parte que Deus sempre honrará a dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário