sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mãe segundo o coração de Deus


É muito interessante saber a origem do “Dia das mães”.

Tudo começou com uma jovem moça que perdeu sua mãe e com isso ficou muito abalada emocionalmente, entrou em depressão profunda, e os amigos vendo a saudade e o amor que ela tinha por sua querida mãe, incentivaram cria um dia para celebrar tanto as mães que já partiram como aquelas que ainda estão vivas. E foi criado o dia “Das mães” em 1914, nos EUA.

A ideia principal do “Dia das mães” é memorial. Ou seja, é trazer a memória o histórico de vida daquela mulher que nos gerou e criou. Assim descrever seus feitos, sua dedicação, sua história de vida.

Quase todos os países do mundo, compraram essa ideai. Eles têm reservado um dia no ano para homenagem as mães. No Brasil foi oficializa em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, na segunda semana de maio. Dia das mães é então um memorial em honra as mães.

Por outro lado, existem alguns exageros, por exemplo: Há quem diga: “Todos os dias é dia das mães”.  A gente não precisa exagerar tanto para saber que a “Mae” precisa ser honrada.

Em nossa sociedade o conceito de mãe é muito amplo, na realidade “Mae” na sociedade, ganha proporções gigantescas, por exemplo: temos...

Mãe Biológica, aquela que gerou em seu útero.
Mãe de criação, aquela que criou a criança sem ter gerado.
Mãe Adotiva, aquele que decidiu criar filhos.
Madrasta, aquele que assumiu o papel de uma mãe biológica.

Existem alguns desvios sociais também com relação a esse assunto também, por exemplo: existem...

Pai que se faz de mãe.
Homem que se faz de mulher e mãe.
Mulher que não quer ser mãe.
Mãe que jamais assume a postura de mãe.

Por essa razão a bíblia me surpreende... Porque ela trata desse personagem, chamado “Mãe” de uma maneira muito respeitosa. Alias não há nenhum outro livro que trate uma “Mãe” com mais dignidade do que a Bíblia. A Bíblia fala a cerca do ser feminino que recebeu de Deus o privilégio de gerar e criar filhos

Obviamente encontramos na bíblia diversos tipos mães...

Mãe dedicada.
Mãe amorosa.
Mãe prestativa.
Mãe maldosa.
Mãe irresponsável.
Mãe cruel.

A família crista é supervalorizada da bíblia. Cada um tem o seu papel bem estruturado dentro do lar. O homem do sexo masculino é chamado PAI. A mulher do sexo feminino é chamada MÃE. E o fruto desse relacionamento é chamado FILHO

O que a bíblia fala a cerca da mãe? Qual é o seu papel? Quais são as suas responsabilidades? Quais são os traços de uma mãe segundo o coração de Deus?

Tese: Acredito que a Bíblia nos fala muito sobre esse assunto, por essa razão eu vou descrever apenas “Dois traços de uma mãe segundo o coração de Deus”.

Texto: 1 Timóteo 2:15 “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso”.

Oração

1ª Traço de uma mãe segundo o coração de Deus é a fé

Paulo descreveu quatro traços, eu vou me deter em apenas dois. O primeiro traço dentro desse versículo é a “

O que quer dizer uma mãe de fé? Uma mãe que tem fé? Uma mãe de fé é aquela que tem um relacionamento intimo com Deus

E como que descreveríamos um relacionamento intimo?
Relacionamento íntimo é assim:

Sabe falar... Mas também saber ouvir.
Atende necessidades... Mas, também compartilhar necessidades.
Sabe andar ao lado, Sabe estar presente.
Intimidade é isso: É conhecer e se dar a conhecer

Tudo isso determina relacionamento intimo. Uma mãe que tem fé em Deus. Ela desenvolve essas características no seu viver diário

É muito improvável que uma mulher que não conheça a Deus, seja intimo com ele, por mais que se esforce... Uma mãe que não conhece a Deus.

Ela não consegue reunir essas características
Ela não consegue ficar firme com Deus
Ela não consegue gastar tempo com Deus
Ela não tem prazer em estudar a Palavra de Deus
Ela não consegue ouvir a voz de Deus
Ela é distante
Ela é distraída
Ela indiferente
Ela ignora a vontade Deus
Ele não sabe a vontade de Deus

Encontramos sim, muitas mães...

Sinceras.
Experientes.
Estudadas.
Compromissadas.
Protetoras.

Entretanto a “Mae segundo o coração de Deus”. Ele detém traços que a distingue das demais mães. Porque Ela tem fé em Deus

Isso não significa apenas que ela confia numa força superior, pelo contrário, ela tem intimidade com uma pessoa chamada Jesus. O primeiro traço é a fé

Deixe-me fazer algumas perguntas pra você mãe. Em nossa sociedade temos alguns critérios que tornaria uma mulher exemplar na sua missão de ser mãe

Prover sustento
Prover moradia
Prover saúde
Prover proteção

Tudo isso está registrado no Estatuto da criança e do adolescente
E você faz tudo isso, você é uma mãe padrão, referencia, você atinge as expectativas sociais.

Por outro lado, Deus também tem critérios para avaliar se uma mulher é um exemplo na sua missão de ser mãe. O primeiro critério é fé. Fé é intimidade com Deus

Mãe você conhece a Deus? Você anda com Deus? Você buscar agradar a Deus? Talvez você ate tente fazer as coisas, mas você não tem tido muito sucesso, e você sabe disso, você sabe o que eu estou falando. Pastor eu preciso de oração nessa área... Porque apesar de atingir todas as expectativas sociais, eu tenho dificuldade nessa área espiritual.

2ª Traço de uma mãe segundo o coração de Deus é o amor

Paulo descreveu um segundo traço. O segundo traço dentro desse versículo é o “amor

Poderíamos tratar de amor de dois prismas: Amor com relação ao próximo e o amor com relação a Deus

Vamos assumir o prisma do amor com relação a Deus. Estamos vivendo um período da história humana, onde o amor a Deus tem se esfriado.

Jesus falou sobre esse assunto: Mateus 24.12 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”.

Podemos dizer que o pecado é “Um balde de água fria sobre o amor”. O pecado do homem fará com que o amor se esfrie.

Como que descreveríamos o amor? Paulo descreve o amor com muitas facetas em 1corintios 13. Entretanto eu gostaria de me deter apenas num aspecto do amor

Paulo disse “O amor jamais acaba”. Esse aspecto do amor está relacionado ao tempo

Eu amo a Deus independente do que me aconteceu ONTEM
Eu amo a Deus independente do que me acontece HOJE
Eu amo a Deus independente do que pode me acontecer AMANHÃ
Eu simplesmente amo a Deus em todo o tempo

Se o amor acaba, então não é amor. Porque o amor jamais acaba. Mas eu posso esfriar o meu amor por Deus

Como? Preferindo os prazeres da carne do que a Deus. Preferindo os pecadinhos de estimação do que a Deus. Preferindo permanecer no erro do que corrigi-los. Preferindo guardar pecados do que confessá-los

Quando você escolhe ficar com seu pecado, você está. “Jogando um balde de água fria no seu relacionamento com Deus

Mãe você ama a Deus? Você demonstra atos concretos do seu amor a ele?

Talvez você até tente demonstrar, mas o pecado é mais forte, e você acaba cedendo aos desejos da carne.

Você sabe disso! Você sabe o que eu estou falando. Pastor eu preciso de oração nessa área... Porque apesar de saber que posso amar Deus o meu pecado tem esfriado o meu amor por ele. Ore por mim...

Conclusão: Eu gostaria de trazer um exemplo prático de uma mãe que reúne esses traços que revela uma mãe segundo o coração de Deus.

No Antigo testamento temos uma mãe, sem identidade...

Não sabemos o seu nome
Não sabemos sua história
Não sabemos que é seu marido
Não sabemos o nome do seu filho

O que sabemos é suficiente para sabermos que essa mãe detém traços de uma mãe segundo o coração de Deus

No livro de Reis, no capítulo três. Duas mulheres que partilham a mesma casa vêm a Salomão com um problema. Ambas tiverem bebês. Numa noite, um bebê morre e a mãe da criança morta troca o bebê com a viva. Pela manhã, as mães discutem. Elas vão à Salomão para receber ajuda na solução do seu conflito. A sabedoria que Deus deu a Salomão o capacita a julgar corretamente e dar o bebê à mãe verdadeira.

Salomão não precisava cuidar do caso. Ele poderia ter dispensado as mulheres, dizendo que aquilo não merecia sua atenção. Uma vez que aceitara o encargo, ele não precisava ser cuidadoso em seu julgamento. Ele poderia ter julgado arbitrariamente. Entretanto Salomão queria ser justo com ambas as mulheres a quem a vida não tinha sido justa.

O caso das duas mulheres e um bebê não era algo simples, ou isso não teria sido trazido para o rei. Uma das mulheres possuía um caráter questionável.

Salomão deu um veredicto claro e certo. Ele disse: Corte a criança vida no meio, uma metade para cada uma. A mãe falsa disse: Ele não será meu e nem teu. A mãe verdadeira disse: Não mate o menino, essa mulher pode ficar com o bebe.

Salomão entendeu que mãe que quis poupar seu filho da morte, era a mãe verdadeira. A criança foi entregue a mãe verdadeira e a falsa foi presa

Perceba com vale a pena ser possuidor de certos traços espirituais. Eu quero ser uma mãe que tem fé em Deus e que ama esse Deus. Se esse é seu caso quero que você ore ao Senhor para que aumente a sua fé e faça crescer o seu amor por Ele.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário