quarta-feira, 7 de março de 2012

Sacrifício por escolha própria


Leitura: Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

Vamos aprender que a “Consagração bíblica” consiste em atos sacrificiais, desse modo se queremos pertencer ao Senhor partindo de um ato voluntário, vamos precisar tomar algumas decisões sacrificiais:

1ª Decisão: Colocar o corpo a disposição de Deus

A palavra “Apresentar” vem da palavra grega “Dispor”. A palavra é usada no sentido de entregar algo ou alguém para um fim proveitoso. Dessa forma, a palavra significa “Colocar a disposição” ou “Mostrar”.

Uma boa ilustração da palavra é de um expositor em uma feira de negócios que tem um estande e fica ao lado do estande para apresentar seu produto aos consumidores de potencial para que eles possam adquirir o produto

Na mente dos leitores de Paulo, eles entendem a palavra como era usada no Velho Testamento. No Velho Testamento os sacerdotes entregavam uma oferta ao Senhor, deixando à oferta a disposição de Deus para usa-la da melhor forma.

Note que devemos apresentar o nosso corpo. Paulo está admoestando os crentes em Roma a oferecerem seus corpos a Deus como oferta.

Quando uma pessoa confia em Cristo, ele entrega ao Senhor sua alma, suas emoções, sua vontade, seu coração e seus desejos.

No entanto, mesmo que a vontade e a mente desejem servir ao Senhor depois que aceitou a Cristo, o corpo às vezes se rebela.

Romanos 7.15-20 “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.”

Qual era o problema de Paulo nesta passagem? Ele se encontra querendo viver para Cristo, mas estava falhando, por causa do seu desejo de pecar através do seu corpo.
O que acontece conosco quando decidimos nos consagrar a Deus?

Em outras palavras, o coração diz, “Quero ler a Palavra”, mas os olhos dizem, “Eu preferia dormir ou assistir TV”.

O coração diz, “Eu quero dizer a outros sobre Cristo”, mas a boca diz, “Eu preferia falar sobre outra coisa”.

O coração diz, “Eu quero viver uma vida santa e separada”, mas os ouvidos, os pés e a velha natureza dizem, “Eu quero aproveitar estas coisas que satisfazem as concupiscências da carne”.

Por sermos carnais temos desejos carnais e isso está vinculado a praticar atos pecaminosos, como ter vitórias nessa área?

Paulo nos admoesta a pegar nossos corpos e oferecê-los a Deus como um expositor orgulhosamente apresentaria seu produto a uma plateia.

Nesta apresentação estamos lidando com todo o meu corpo, cada parte dele, tudo!


2ª Decisão: Ficar atento às exigências quanto a qualidade do corpo

Quando um expositor apresenta seu produto a uma plateia, ele tem um propósito—vender o produto.

No entanto, ele é muito cuidadoso ao apresentar seu produto. A embalagem é muito importante. A qualidade é muito importante.

Saber o que a plateia quer é importante. Por exemplo, você não tentaria vender tênis de corrida para velhinhas de noventa anos de idade.

No entanto, Paulo vai além. Ele nos diz que a apresentação de nossos corpos deve ser “aceitável a Deus”. Que tipo de corpo é aceitável a Deus? Paulo nos diz nestes versículos.

Santo - O corpo deve ser santo? Por quê? Por que Deus é santo! Nosso Deus é santo, sem pecado e perfeito; Ele não aceitará um corpo imperfeito e pecaminoso.
No Velho Testamento, quando um sacrifício era oferecido a Deus, ele deveria ser um cordeiro “imaculado e sem manchas”. Por quê?

Um Deus santo não pode aceitar um sacrifício que não é santo. No entanto, nossos corpos devem ser puros e limpos para serem aceitos por Deus para o serviço.

No entanto, antes de apresentá-lo, devemos nos limpar e confessar os pecados.

Vivo - O sacrifício não deve ser somente santo e rendido a Deus. Ele também deve ser um sacrifício “vivo”. Isto é, enquanto os sacrifícios do Velho Testamento eram ofertas mortas, esta é uma oferta viva.

Estamos dizendo ao Senhor que queremos que Ele tome nossas ações, atividades e condutas.

Aceitável (agradável) a Deus - O sacrifício do meu corpo ao Senhor é “aceitável” (literalmente, agradável) a Ele. Deus se agrada quando dou a Ele um corpo e uma vida santa.

Seu corpo e sua vida agradam a Deus? Ele está feliz com o que você faz com seu corpo? Suas mãos, olhos, ouvidos, boca e mente estão limpos e agradando a Deus?

3ª Decisão: Deus não espera algo irracional ou isento de compreensão

Paulo nos diz que é nosso “culto racional”. Esta é a palavra grega logikos de onde tiramos a palavra lógica.

O que é lógico (racional) em dar a Deus nossos corpos e conduta?
  • É lógico porque Deus já nos tem
  • É lógico porque nos fará mais felizes
  • É lógico porque Deus sabe o que é melhor para nós.

Não faz sentido dizermos “não” a Deus. Deus fez nossos corpos, e Ele sabe o que ele é capaz de fazer melhor. Nossos corpos são servidos melhor quando estão rendidos ao controle das mãos de Deus.

Paulo nos implora para que rendamos nossos corpos por causa das “misericórdias de Deus”. Porque devemos dar nossas vidas, nossos corpos e nossa conduta a Deus?
  • Por causa de tudo o que Ele fez por nós
  • Porque Ele nos salvou
  • Porque Ele nos mantém salvo
  • Porque Ele providencia tudo o que precisamos
  • Porque Ele nos protege da morte e perigo
  • Porque Ele nunca deixará acontecer algo em nossas vidas que não é para o nosso bem
  • Porque Ele está nos preparando um lugar glorioso para passarmos a eternidade

Uma pessoa não irá render seu corpo ao Senhor se ela não está animada para receber as misericórdias de Deus.

Quanto mais você conhece e ama ai Senhor, mais você irá se render a Ele!

Conclusão

Neste momento, você está disposto a confessar e deixar toda atividade pecaminosa de sua vida? Você está disposto a dar a Deus suas horas, minutos, olhos, mãos, língua, pés e todo o seu corpo—para Seu uso e para o resto de sua vida? Você está disposto a dizer: “Senhor, te entrego todo o meu tempo para me envolver mais nas atividades da igreja Eu te dou minha mente para decorar a Sua Palavra; te darei partes especiais do meu dia, todos os dias, para orar e fazer meu devocional”?

Pr. Mário – Baseado no Pro-Teens

Nenhum comentário:

Postar um comentário