sexta-feira, 2 de março de 2012

Quando o Reino está segundo plano, meu Coração está em primeiro.


Leitura: Mateus 6.33 “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

O que é que realmente temos visto hoje em dia? Será que temos visto mais pessoas interessadas no reino de Deus? Será que temos testemunhos de pessoas mais sedentas pela justiça de Deus?

Como é que nós temos agido ultimamente? Será que temos buscado, realmente, o reino de Deus e a sua justiça? Ou será que temos buscado o reino dos homens e a justiça dos homens

Porque o reino tem que ter essa primazia? Porque a justiça de Deus não pode ocupar um segundo lugar? Porque as coisas tem que vir em primeiro lugar?

Muitas vezes, o que temos visto são pessoas mais preocupadas com as coisas terrenas do que as celestiais. E isso é muito triste, porque a vida do homem, não consiste apenas nos bens que ele possui. A vida de uma pessoa é muito mais do que matéria

Deus falou pelo profeta Isaias algo intrigante:

Isaías 55:6 “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Será que chegará um momento na vida de um homem, onde o Senhor está será achado? Será que chegará um momento na vida de homem onde o Senhor não estará por perto?

Segundo as palavras do profeta, agora é o momento que o Senhor pode ser achado e invocado porque ele está perto. Se deixamos essa busca para depois, EU NÃO SEI o que vai acontecer. Eu não sei você vai encontra-lo. Eu não sei se você vai querer encontra-lo. Eu não se Ele vai deixar ser encontrado

Muitas pessoas deixaram DEUS de lado e não conseguiram achar o caminho de volta.

O homem tem uma paixão pelas coisas terrenas que é algo absurdo: Temos um desejo em adquiri coisas; Comprar coisas; Guardar coisas. É um desejo desenfreado.

E com isso o homem tem se tornado cada vez mais materialista. Isso não é bom!

Porque quando acontece de forma regular e constante, automaticamente nossa vida espiritual, nosso crescimento: Para; Estaciona; Paralisa; Não mais se desenvolver e Não progride.

Porque não? Por que eu estou investindo muito tempo em coisas terrenas. E tem coisas terrenas que não necessariamente são pecados

O que é pecado, ou melhor, o que se torna pecado é quando o reino é colado ao lado, é colocado em segundo plano. Para você ter tempo, disposição e energia para cultivar essas coisas, negligenciando outras.

A vida cristã não faz de momento: Estou com tempo de sobra, estou com problemas, precisando de ajuda e estou com a corda no pescoço. Legal, buscar a Deus quando você passar por dificuldades. Mas se você só busca Deus quando as coisas estão ruim. Que tipo de pessoa é você. Ou melhor, que tipo de você está se tornando...

Como você lidaria com alguém que te procurasse só quando precisa de alguma coisa. Não é porque você ama... Não é porque você é devoto... Não é porque você gosta de estar perto... É simplesmente porque “Você precisa”...

Quais são os perigos de se colocar o reino de Deus em segundo plano?

1º Perigo de se colocar o reino em segundo plano: É foco errado
Foca no visível ao invés do invisível. O cristão vive pelo invisível.

Hebreus 11.8-10, 13, ”Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.”

Abraão nunca viu o cumprimento completo da promessa de Deus feita a ele. Seus tesouros não seriam vistos até que ele estivesse no céu. Ele viveu em uma tenda nesta terra, mas seus olhos estavam mirando em um lugar muito melhor a cidade celestial. Ele estava vivendo com “valores eternos” em vista.

Encontramos vários exemplos de pessoas que vivem apenas pelo visível: Eva viu que a árvore era boa para se comer e “agradável aos olhos”. Ló “ergueu os olhos” e escolheu Sodoma e Gomorra porque elas pareciam ser melhores para o gado do que o deserto de Israel.

Em cada caso, os resultados foram desgosto, pesar e a irreparável perda de bênçãos.

Porque Moisés escolheu sofrer como Judeu do que aproveitar os prazeres do palácio Egípcio?

Hebreus 11.25 “preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;”

Por causa da pequena frase no final do versículo “por um pouco de tempo”. Moisés sabia que as coisas desta terra logo chegariam a um fim. Então, ele vivia com “valores eternos” em vista.

2º Perigo de se colocar o reino em segundo plano: Enfraquece o caráter
A pior coisa na vida de um crente é o enfraquecimento

2 Timóteo 2.3-4. “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou”.

Um cristão deve aprender a “se envolver” resistir as dificuldades como um bom soldado. Por quê? Porque ele quer agradar seu comandante. Deus quer que sejamos sólidos, fortes e disciplinados e não moles e covardes. Eis o porquê de um soldado não deve se envolver na vida civil, ele fica mole preparado para a batalha.

A igreja de Laodicéia sofreu esse male

Apocalipse 3.14-17 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”.

A igreja de Laodicéia era uma igreja “morna”. O interesse, o empenho, a dedicação para coisas de Deus não eram mais as mesmas.

Quando um homem coloca seus olhos coisas nas coisas terrenas ele perde seu zelo pelo serviço cristão. Não preza por compromissos. Não é responsável. Não é pontual. E desatento

Quando Salomão tirou seus olhos de Deus e colocou em suas riquezas, seu coração congelou para as coisas de Deus.

Mateus 6.24, nos diz que é impossível servir a dois senhores.

Então, uma pessoa que é serva do reino dos homens e da justiça dos homens perderá seu desejo de servir e honra a Deus o colocando em primeiro lugar.

Devemos lembrar que a verdadeira conversão é aquele que onde a vontade humana é restaurada, mas também devolvida para Deus.

Pr. Mário 

Um comentário: