quarta-feira, 14 de março de 2012

Não deixe seu amor por Deus

 
Leitura: Deuteronômio 6.5-6 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”.

O Discípulo que ama o seu Mestre demonstra pelo seu nível de comprometimento.

Quem ama tem compromisso com aquele que declara amar.

Mesmo sabendo que amar a Deus é o maior dos mandamentos. Temos dificuldades de evidenciar algo que com os lábios proferirmos com muita facilidade e sem rodeios, mas o negamos com os nossos atos.

Jesus usa essa mesma estrutura da Lei para descrever a extensão desse amor, e ele o faz através de quatro palavras:

Coração
Alma
Força
Entendimento

Esse ensino de Jesus nos ajudará a avaliar se o temos amado tanto quanto declaramos.

1ª Palavra: O Coração

Lucas 10.27 “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração...”.

É interessante notar que o coração indica o nosso ser interior, o centro da nossa vida.

O coração é usado para representar nossas emoções, nossos sentimentos, nossas impressões, nossos anseios e nossas dores.

Às vezes nossas as emoções falam mais alto dentro de nós e acabam controlando as nossas ações e decisões.

O que Jesus está dizendo é que o grande mandamento é submeter suas emoções a Deus.

Jamais o coração deve falar antes da vontade de Deus

Todos que decidiram escutar o coração antes da Palavra de Deus, não somente erraram como demonstraram um falta de amor a Deus.

O meu amor a Deus se consolida quando submeto meus sentimentos a Deus.
Porque alguém teria esse nível de comprometimento com Deus? A resposta é simples: porque O ama.

O meu amor a Deus me leva a ignorar muitas vezes o meu sentimento para escutar a voz de Deus.

Muitas vezes somos levados a tomar decisões baseadas nas emoções. Essas decisões são temporárias e passageiras, isso não somente deforma o meu caráter como me afasta daquele aquém jurei amar.

Você tem decidido amar a Deus em primeiro lugar, ou você tem amado seus sentimentos em primeiro lugar? O seu amor professo coincide com seu amor prático?

2ª Palavra: A Alma

Lucas 10.27 “Amarás o Senhor, teu Deus... de toda a tua alma...”.

A alma indica nosso eu, o centro dos nossos desejos e vontade.

Muitas vezes somos controlados por nossas vontades e fazemos coisas que não deveríamos fazer.

Os nossos atos devem ser nutridos não apenas por nós mesmos. Deus deve ter não somente uma participação como um ator coadjuvante, mas será o diretor da minha vida.

Assim o que Jesus está dizendo é que o grande mandamento é submeter nossa vontade a vontade de Deus.

Temos tantas vontades, às vezes chamamos de “Instintos”, às vezes associamos aos “Desejos” a vontade, ainda outras vezes está vinculamos as “decisões do arbítrio”.

A verdade é que tudo isso faz parte dessa particularidade da nossa alma.

Às vezes é melhor deixar a vida “Rolar”, como diz o famoso refrão dos Beatles “Let it By”, deixe acontecer, deixe a vida me levar, vamos ver o que vai dar.

Não é a vida que te leva, é Deus, Sua vida deve estar nas mãos de Deus, não ao acaso ou a própria sorte, ou quem sabe a curso natural da vida.

Como está sua vida hoje? Você a consagrou a Deus? Fez questão que o seu amor a Deus te levou a entregar o centro da tua vida? Você submete suas decisões a Deus? Que prevalece no final do dia é você ou é Deus?

3ª Palavra: O Entendimento

Lucas 10.27 “Amarás o Senhor, teu Deus... de todo o teu entendimento...”.

O entendimento indica nossa mente, nossas habilidades intelectuais. Muitas vezes somos controlados por aquilo que nós pensamos, por aquilo que nós achamos certo ou errado, achamos que nós temos a razão.

O que é que Jesus está querendo dizer com esse aspecto do amor?

Seus pensamentos te controlam? Você é dominado por pensamentos que desonram a Deus? Seus pensamentos trariam vergonha se fossem revelados ao publico?

Aquele que ama a Deus, também aprende a submeter seus pensamentos ao pensamento de Deus.

Talvez não haja nada mais difícil do que controlar os pensamentos, às vezes os pensamentos se achegam a nós, e por horas, por dias, por meses, por anos cultivamos aqueles pensamentos, aquelas ideias impuras.

Jesus falou que tudo começa na mente do homem, Jesus censurou os fariseus lhe dizendo:

Lucas 11.39 “O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade”.

Paulo nos alerta para não andar na “Vaidade dos pensamentos”

Efésios 4.17 “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos”.

Como você lidou com seus pensamentos no dia de hoje? Você tem evitado dar “Asas a tua imaginação”? Você tem cuidado de suas fantasias? Submete seus pensamentos a Deus, deixe que ele controle sua mente.

4ª Palavra: A Força

Lucas 10.27 “Amarás o Senhor, teu Deus... de todas as tuas forças...”.

A força aponta para nosso ser exterior, nosso corpo físico em sua totalidade.

Muitas vezes deixamos nosso corpo controlar nossas ações e decisões. O que Jesus está dizendo é que o grande mandamento é submeter a força que temos, a energia que temos a Deus.
É muito revigorante observar os muitos versículos que encontramos na Palavra de Deus a respeito de “Esforço e dedicação

Você se considera esforçado? As pessoas ao seu redor têm provas da sua dedicação?
Você deixa margem de dúvida do seu caráter quando recebe uma tarefa para realizar?

Somos tão prestativos e voluntários para realizar atividades simples, mas que reflete um grande esforço pelo seu amor a Deus?

É muito triste ver a falta de interesse e prestatividade no serviço cristão

Deus censurou duramente os judeus quando ofereciam o seu melhor aos príncipes e autoridade humanas e trazia o defeituoso para ele...

Deus até disse: Onde está a minha honra, cadê o respeito para comigo...

A igreja é o local que você tem, dado por Deus, para exercitar não somente aquilo que lhe é favorável ou apreciável...

Existem responsabilidades dentro da igreja que não é tão nobre, mas deve ser feito com tanta dedicação quanto àquelas áreas que gostamos de servir.

Têm pessoas que não querem servir, mas querem ser servidas. Nunca estão dispostas, mas querem disposição.

Você tem o hábito de reclamar, se queixar, fazer cara feita, quando lhe entregue uma tarefa, seja ela qual for?

Faço-lhe essa pergunta em vista àquilo que Deus falou aos judeus: Onde está a minha honra quando você desmerece o trabalho da minha casa? Onde está o respeito para comigo, naquilo que você faz descaso e tem uma postura de menos preso para com o meu nome e aminha igreja.

Conclusão: Com essas quatro palavras Jesus diz que todo nosso ser deve amar a Deus. Jesus faz algumas comparações para entendermos bem o que significa de fato amar a Deus acima de todas as coisas. O seu amor por Deus deve ser tão intenso que supera a tudo.

Obs.: Fonte parcial de pesquisa Pr. Sérgio (Mensagem: As Marcas deu um discípulo)

Um comentário: