quinta-feira, 8 de março de 2012

O Perdão Divino está atrelado ao Sangue de Cristo


Leitura: Isaías 1.18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. 

O texto do profeta Isaías traz uma promessa tremenda. O texto revela que Deus deseja liberar o “Perdão”. Interessante que o “Perdão” oferecido por Deus: “Transforma um devedor em uma pessoa rica”. Deixe-me explicar como Deus pode nos transformar um devedor em uma pessoa rica?


A Bíblia nos ensina que Deus em Cristo pode “Perdoar” e nos fazer “Herdeiro” juntamente com Cristo.

Imagine por um instante: Você tem um divida no banco, e não tem condições para quitá-la; E alguém se oferece e paga completamente a divida, com isso você deixou de ser devedor, mas você não ganhou nada a mais, ou seja, você apenas deixou de ser “devedor”. Imagine mais: Se esta pessoa que se ofereceu para pagar a divida também depositasse uma grande quantia em dinheiro na sua conta, ele teria transportado você de “devedor” em uma pessoa “rica”.

Foi exatamente isso que Deus fez por nós na cruz por intermédio de Jesus. Nós éramos devedores, Ele tratou com a nossa divida e fez mais ainda... Ele nos incluiu como herdeiros dele juntamente com Cristo;

Como é que Deus concede perdão ao pecador?

Hebreus 9.22 “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão”.

Lição central: Deus não perdoa pecador sem que seja julgado

Se não compreendermos isso: Teremos uma noção errada do pecado; Que para o “Pecado” foi pago um alto preço, corremos o risco de brincamos muitas vezes com o pecado; Que o pecado teve que ser julgado. Excluímos a “Cruz” de Cristo;

Na cruz “O pecado foi julgado”. Jesus pagou com sua vida o preço do pecado, desse modo é ali na “Cruz” que o pecador recebe o perdão de Deus. Excluir o julgamento do pecado é apagar o valor da cruz na salvação

Algumas conclusões erradas...

Se você pensa: Reconheço o pecado, Confesso o pecado e Deus perdoa o pecado;
Eu me esqueço de algo vital: Deus perdoa a mim porque Cristo padeceu na cruz do Calvário, morrendo em meu lugar.
Não podemos perder de vista esta verdade, alguém pagou o preço pelo pecado.
A Bíblia diz que o “Salário do pecado é a morte

Entenda: Não existe um “Perdão Direto”, ou seja, Sem passar pelo pagamento do pecado. Se isso acontecesse Deus estaria sendo injusto, ou seja, se ele nos justificasse, sem a cruz, estaria mostrando uma deformidade do seu caráter;

Por isso é importante entendermos que Deus perdoa o pecador. Para isso no Antigo Testamento, Deus estabeleceu o sistema de “Sacrifícios”, porque é ali que o pecado era “Julgado”.

Como é que funcionava?

O pecador consciente tinha que levar um animal até o tabernáculo;
Quando chegasse, o sacerdote o levaria até o pátio,
Em um lugar apropriado ele tinha que colocar a mão sobre o animal;
Ele teria que “Confessar o pecado” sobre o animal.
Desse modo transferindo a culpa
Mas o animai tinha que morrer!

Alguém tem que pagar pelo pecado, o pecado tem que ser julgado; Deus perdoa o pecador, mas o pecado tem que ser julgado. Alguém teve que morrer!

Isso tem que entrar na minha mente: Para Deus lhe oferecer o perdão dos pecados e este gratuitamente, Ele pagou um preço muito alto pelo pecado, a morte do seu filho Jesus

Deus ensina que para a “Expiação” tem que haver “Derramamento de sangue”; Estou afirmando que para Deus “Perdoa um pecador” Alguém tem que morrer, não existe um perdão direto; Sem passar pelo “Sangue”;

O princípio da bíblia é: Hb 9.22 “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”.

Quando DIZ “Sem derramamento de sangue”. Ás vezes nós ficamos presos apenas no “misticismo” do sangue, não é que Deus é sanguinário, gosta e quer ver sangue derramar. Não é essa imagem que muitas vezes temos de Deus.

Porque do “Sangue?”.  A resposta é “Simples!”. O sangue é a “Prova” que uma vida inocente foi sacrificada para poder haver a remissão de pecados; Assim - O sangue é uma “prova incontestável”.

Quando o sacerdote entrava com aquele sangue do animal, era uma prova incontestável que uma vida inocente foi sacrificada (tombada); Se ele entrasse ali com rabo, orelha ou perna, não era prova, porque a vida está no sangue, alguém pode viver sem uma perna ou um braço, mas ninguém sobrevive sem sangue;

Quando a bíblia diz “Sem derramamento de sangue não há remissão”. A bíblia está ensinando que “Sem que uma vida inocente” (substituía, morra, pague) as conseqüências do pecado, Deus não pode perdoar o pecador;

Deixe-me repetir: Sem que uma vida inocente substitua, morra, pague as conseqüências do pecado, Deus não pode perdoar o pecador;

Porque se isso acontecesse, e Deus perdoasse o pecador sem o “Julgamento”; Deus estaria sendo injusto; Deus estaria nos salvando de uma maneira ilegal e imoral, contrária a sua natureza e caráter santo.

Por isso da ênfase bíblica no “Derramamento de Sangue” para provar que uma vida inocente foi sacrificada, ou seja, “julgada”, o pecado ali foi  “julgado”;

Você já parou para pensar “Porque você não deve mais nada a Deus?”.

A resposta reflexiva deveria ser: “Se Deus não me julga pelo meu pecado, é que alguém foi julgado por mim”, Desse modo alguém pagou...

A bíblia diz assim:  2Coríntios 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

Esse texto está nos ensinando que: Jesus mesmo sem pecado foi colocado no meu lugar.

Veja mais, o Valor do sangue “Não” está no fluído físico do sangue, existe muita confusão no meio evangélico, fazendo muito “misticismo” sobre isso;
O valor está na prova incontestável que uma vida inocente foi tombada, sacrificada, morta no lugar do pecador;
Tudo isso para prefigurar Jesus Cristo, como o nosso “Cordeiro”;
Desse modo o “Sangue” era uma maneira de provar que houve um “Sacrifício”;
O valor não estava no “sangue” em si, estava na vida que estava sendo “Sacrificada”, que é um “Tipo” daquilo que iria acontecer por intermédio de “Cristo” na cruz;

Quando falamos “O Sangue de Jesus tem poder” não estamos mistificando e nem devemos destacar o “sangue” físico do corpo de Cristo, mas estamos falando que por causa do seu “Sacrifício” temos condições de desfrutar de um relacionamento intimo com Deus, que resulta em “poder”;

Com isso em mente a pergunta é: Como é que Deus restaura o pecador?  A resposta é: Aquele que realmente fez o que Deus havia mandado ele descansava plenamente
Se você encontrasse um judeu que tivesse cometido pecado. Ele iria ao tabernáculo e levaria7 o animal para o sacrifício. Ele ficaria vendo todo o processo do ritual. Ele tinha que dar o 1º golpe sobre o pescoço do animal. Teria que ficar bem claro que ele era o culpado pela morte. Ficaria observando quando o sacerdote abria o animal para o ritual segundo a lei para oferta pelo pecado. Onde separava a gordura do fígado e do rim para ser queimado no altar de bronze. (Tudo o que era queimado no altar era uma maneira simbólica de entregar para Deus). E para Deus não poderia oferecer pecado, então todo o resto que tinha encarnado o pecado pela imposição de mãos era queimado fora do arraial. Tudo isso revela a “Grande verdade do julgamento do pecado

Se você encontrasse esse mesmo judeu vindo do Tabernáculo todo alegre e você perguntasse a ele:
É eu vi, você ontem (mentiu, pecou, adulterou, matou, roubou, cobiçou...) - Ele iria responder: É verdade eu fiz isso, mas eu não devo mais a Deus. Mas como isso? Ele responderia. Eu peguei um animal, fiz como Deus mandou (dentro das características que Deus mandou), Pus a minha mão, confessei o pecado, Eu fui até o sacerdote, deu o primeiro golpe no pescoço dele, Eu vi o animal morrer, Eu vi o sacerdote oferecer, eu vi a fumaça subir. Deus aceitou o meu perdão, EU não devo mais; Ele descansava plenamente em Deus...

Tudo isso servia para apontar para Cruz, no sacrifício perfeito de Jesus; Hb 9.12 “Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”.

O texto ensina “Pelo seu próprio sangue”, ”Pela sua própria morte”. Deus reconhece que a VIDA está no sangue, dessa forma o principal elemento de um SACRIFÍCIO é o sangue; Moises registrou essas palavras.

Levíticos 17.11 “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida”.

O Sangue como Sacrifício para expiação a favor da vida; A diferença vital entre os muitos sacrifícios no Antigo Testamento com os animais e o Sacrifício de Jesus está na PERFEIÇÃO da OFERTA pelo pecado; Segunda a Bíblia os sacrifícios do Antigo testamento “Purificavam” apenas o “exterior”, ou seja, a “Carne”, o interior é o que tem mais necessidade de “Purificação” não era purificado, somente Jesus pode “limpar” perfeitamente a alma do homem; Deixe-me provar isto:

Hebreus 9.13 “O sangue de bodes e de touros e as cinzas da bezerra queimada são espalhados sobre as pessoas impuras, e elas ficam purificadas por fora”.

Ouça-me com muita atenção, Jesus por ser “Perfeito” ele pode lhe perdoar “Perfeitamente”; Deixe-me provar: Hebreus 9.14 “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”.

Do mesmo modo que um judeu descansava porque ele fez o que Deus mandou, você também pode descansar “Plenamente” naquilo que Cristo fez por você na cruz. Ele pode (Jesus) nos salvar TOTALMENTE. Hebreus 7.25 “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

Para concluirmos esse primeiro princípio: Você percebe que “o valor do sangue” está no fato que alguém teve que “morrer” e esse alguém é o “Filho de Deus”?
Você compreende que com a morte de Cristo o “pecado foi julgado”?
Você consegue ser grato a Deus, por ele ter providenciado o seu “Substituto”? Alguém que levaria a culpa do pecado que você merecia (que nós merecemos?)

A Bíblia nos ensina que para Deus perdoar alguém tem que haver derramamento de Sangue.

Talvez você esta lendo essa meditação e não tinha entendido claramente o que Jesus fez por você na cruz, mas agora você tem entende. Você pode receber a Cristo como seu Senhor e Salvador, basta você crer em Jesus, ou seja, que ele morreu no seu lugar e ressuscitou para te justificar.


Pr. Mário Botão (Adaptado Pr. Marcos IBR)

Um comentário: