quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Voltemos aos Fundamentos

http://dicas.gospelmais.com.br/files/2011/06/Apostasia1.jpg

Voltemos aos fundamentos - Digo isto devido às tantas insinuações que insiste em se proliferar como ervas daninha na Lavoura do Senhor.

O movimento Batista está em crise, quando eu digo movimento Batista estou me referindo a todos os que denominam “Batistas”, mas não foi sempre assim.

Como instituição denominacional os Batistas surgiram após a Reforma Protestante no século XVI, Mas a sua origem se remonta a um período bem anterior aos protestos de Lutero no Castelo de Wittenberg na Alemanha,

O movimento Batista se construiu pela herança espiritual dos Anabatistas na Holanda e pelo Separatismo inglês na Inglaterra,

Entretanto durante a história do cristianismo desde o primeiro século, nós encontramos pequenos grupos, minoritários que defendiam certas verdades bíblicas com sua própria vida. Verdades inegociáveis, verdades perenes.

Mas ao logo do tempo, essas verdades foram sendo negociadas, e chegamos a um momento critico, apesar de que a história já sinalizava para isso.

Deixe-me narrar alguns fatos da decadência do movimento, descrito no Jornal Batista aqui no Brasil,

Em 1996 No Seminário Teológico Batista foi feito "plebiscito" sobre mulheres pastoras, 218 membros. Você sabe qual foi o resultado? 05 votos foram deixados em branco, 38 pessoas responderam “Não” para mulher como pastora, Mais de 80% responderam “Sim” para mulher como pastora, foram 175 votos a favor.

Ainda em 1996, um pastor declarou a um jornal que, entre os Batistas e Católicos existem mais semelhanças do que diferenças. Você acredita nisso?

Em 1997 Num Congresso, certo pastor afirmou que o Cânon bíblico ainda está aberto. Deixando margem para novas revelações e novas profecias.

Ainda em 1997, certo pastor pregou sobre "Há necessidade de Madres Teresas no nosso meio”.
A Madre Teresa de Calcutá declarou: "Eu converto você a ser um melhor Indú, ou um melhor Mulçumano, ou um melhor Protestante.” Independente do Deus que esteja na sua mente.

Em 1998, um pastor em Recife declarou "Não acreditar que Deus esteja interessado na virgindade". O que gente faz com o tema: Fornicação na bíblica? O que gente faz com o tema: imoralidade na bíblica? O que gente faz como tema: Prostituição na Bíblia?

No ano 2000 um pastor afirmou que “A Pedra certamente era o apóstolo Pedro”. Ou seja, ele está dizendo que: (1) Existe sucessão apostólica, (2) Existe uma hierarquia de poder na igreja, (3) O papa tem poderes corredentores e mediadores,

Hoje as coisas estão bem piores, do que antes.

Uma dessas situações vexatória aconteceu no mês de Março deste ano 2013, numa Igreja Batista em Washington D.C., onde foi realizada uma “cerimônia de compromisso” entre duas mulheres, casamento gay.

Para piorar as coisas algumas igrejas Batista nos EUA, filiaram-se ao movimento ecumênico “Aliança Mundial das igrejas”, onde se tolera homossexualismo, lesbianismo e transgêneros.

Temos tantas coisas acontecendo, não somente de escala internacional. Aqui no Brasil também,

Em Maringá, por exemplo, um anjo visita uma igreja batista, e o pastor que é apóstolo, declarou em televisão que era anjo mesmo.

Você acha que estou sendo honesto ao dizer da necessidade de voltarmos aos fundamentos? Eu acredito que sim!

Fundamentalismo no sentido geral significa um conjunto de crenças que se baseia nos fundamentos. Isso por si só não representa virtude alguma

Uma vez que existem várias crenças e filosofias que são fundamentalistas, porém construídas no fundamento errado.

Que exemplos disto: Al Qaeda – Fundamentalismo islâmico, Deobandi – Fundamentalismo indiano,
É necessário ser fundamentalista, porém edificado sobre o fundamento correto. Qual é o fundamento correto?

Veja o que o Senhor Jesus Cristo, disse sobre isso em: Mateus 7.24-25 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.

Fundamentalismo Bíblico é o conjunto de crenças que está registrado na Bíblia, a Palavra de Deus. O próprio Senhor Jesus Cristo é chamado de “A Rocha”, no grego "petra".

A importância do fundamento correto pode ser verificada em vários versículos bíblicos:

1Tm 6.19 “Que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”

2Tm 2.19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.

Até aqui já sabemos que todo o crente genuíno é obrigatoriamente um fundamentalista no sentido bíblico.

Fundamentalismo passou ser marcada distinta entre os batistas principalmente no século 19 e se estruturando no início do século 20.

Muitas coisas estavam penetrando na igreja: O racionalismo alemão, o evolucionismo, as filosofias satânicas, e outras catástrofes teológicas, Teologia da Prosperidade, Confissão Positiva e G12.

A pergunta que deve ser respondida com relação a essa penetração mundana e liberal dentro da igreja: Como se manter puro? Precisamos de parâmetros, Precisamos de diretrizes, Precisamos de fundamentos,

Foi elabora historicamente fundamentos para igreja cristã - Fundamentos absolutos, Fundamentos inegociáveis,

Primeiro Fundamento está relacionado às Escrituras: Manter uma fidelidade incondicional à bíblia inerrante, infalível e verbalmente inspirada. Acreditar que o que a Bíblia diz é verdade e verdade absoluta, que é verdade sempre, em todo lugar. Julgar todas as coisas pela Bíblia e ser julgado unicamente pela Bíblia.

Segundo Fundamento está relacionado à Fé Cristã: A doutrina da trindade, A encarnação de Cristo, O nascimento virginal, O sacrifício expiatório, A ressurreição física de Cristo, A ascensão ao céu, A Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo, O Novo nascimento mediante a regeneração do Espírito Santo, A ressurreição dos santos para a vida eterna, A ressurreição dos ímpios para o juízo final e morte eterna, A comunhão dos santos, que são o corpo de Cristo.

Terceiro Fundamento está relacionado Pratica cristã: Lutar firmemente pela Fé que foi uma vez dada aos santos, Procurar anunciar o Evangelho a toda criatura.

Quarto Fundamento está relacionado à Separação: Separar do pecado, Separar de irmão em desobediência, Separar de movimentos ecumênicos.

John Ashbrook definiu Fundamentalismo é a crença militante e a proclamação das doutrinas básicas do cristianismo, que levam à separação bíblica daqueles que as rejeitam.

Há três chaves para definição:

CRENÇA MILITANTE - As doutrinas básicas são sustentadas com convicção de fé.

PROCLAMAÇÃO - Não somente crê-se nestas doutrinas, mas são ensinadas e pregadas aos perdidos.

SEPARAÇÃO - Não se pode denominar alguém um fundamentalista até que este pratique a separação onde seja necessário.

Conclusão:

Que tipo de igreja você gostaria de deixar para seus filhos e netos? Que tipo de legado você gostaria de deixar para as gerações futuras?

Essa resposta pode ser respondida hoje! A maneira como você se posiciona e vive diante dessas avalanches contra igreja, Vai determinar o seu futuro e futuro do povo de Deus,

A igreja de Cristo é identificada como: Um povo militante, Um povo proclamador, E separatista,

Qual é a sua parcela nisso tudo?

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário