sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Práticas abomináveis

Deuteronômio 18.9-11 “Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos”.

O Livro de Deuteronômio, ou segunda lei, é composto por uma série de discursos de Moisés durante a peregrinação do povo pelo deserto.

No contexto temos de lembrar que os hebreus viveram quatrocentos e trinta anos no Egito e lá era comum praticas de adivinhação, superstição, consultar os mortos, encantadores, mágicos, prognosticadores.


Moisés recebeu de Deus a orientação de advertir o povo que trazia uma herança mística pagã de abandonar tais práticas.

Sabemos que os demônios estão envolvidos em muitas práticas místicas pagãs e devemos “abster de toda e qualquer forma do mal”.

Paulo no final do livro aos Tessalonicenses enfatizou uma série de recomendações práticas, e uma dessas recomendações é Cuidar das manifestações demoníacas, o Diabo e seus demônios têm procurado destruir a santidade do povo de Deus.

Deus diz que certas práticas religiosas é “abominação”, ou seja, algo que tanto cerimonialmente é pecado como moralmente!

O texto cita algumas dessas práticas que são abomináveis,

·        Adivinhador (qacam) aqueles que fazem previsões falsas
·        Prognosticador (anan) aqueles que fazem previsões do futuro
·        Agoureiro (nachash) presságios, aqueles que observam sinais,
·        Feiticeiro (kashaph) Aqueles que fazem uso de feitiços ou bruxaria,
·        Encantador (chabar) Aqueles que fazem uso da ilusão
·        Necromante (darash) Aqueles que buscam respostas com mortos
·        Mágico (owb) Aqueles que invocam espíritos de parentes

Observe essas práticas modernas com herança ancestral:

Astrologia é uma crença na posição das estrelas, o objetivo é fazer previsões, a ferramenta principal da Astrologia é o Horoscopo e os signos dos zodíacos, semelhante ao Adivinhador, Prognosticador, Agoureiro.

Búzios é o jogo de várias conchas, ligado a cultura africana, a consulta é feita com 16 búzios, a posição define qual Orixá (são africanos divinizados) que está no controle daquela sessão, o objetivo é obter respostas, a prática dos búzios está associado ao Candomblé, semelhante ao Adivinhador, Prognosticador, Agoureiro, Necromante e Mágico.

Cartomancia é um jogo de cartas de baralho, com 52 cartas, cujo objetivo é adivinhar através dos naipes o que as cartas dizem pra você, semelhante ao Adivinhador, Prognosticador, Agoureiro e Encantador.

Leitura de mãos, ou Quiromancia, tem o objetivo de conhecer o futuro, a leitura de mão foi difundida principalmente pelos ciganos, é uma maneira de adivinhação, semelhante ao Adivinhador, Prognosticador, Agoureiro e Encantador.

Falar com mortos é uma pratica presidida por um médium, cujo objetivo é abrir uma comunicação com espíritos para obter orientação ou respostas, semelhante ao Adivinhador, Prognosticador, Agoureiro, Feiticeiro, Necromante e Mágico.

Os crentes não devem estar envolvidos com tais práticas, nós não precisamos de intervenção de mortos, sinais ou cartas, o que precisamos é da “Palavra de Deus e a atuação do Espírito Santo”.

Paulo na sua carta aos Efésios uma cidade invada de idolatria e paganismo, sugere que os crentes devem fazer uso continuo para resistir Satanás através da Fé, Salvação e a palavra de Deus.

Efésios 6.16-17 “Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

Não existe outra maneira de termos vitórias nessa batalha espiritual contra essas formas do mal, precisamos dessa vigilância e sobriedade.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário