quinta-feira, 13 de junho de 2013

Questões Cruciais

 


Essas perguntas foram elaboradas durante o ano de 2010 e 2011, no período que eu estava estudando e me preparando para  o Concilio Examinador que ocorreu em Outubro de 2011 pela Ordem dos Pastores Batistas Regulares de São Paulo.

Foi um período de muito aprendizado e recapitulação de muito conteúdo teológico.  Entretanto os resultados foram mui significativos para meu crescimento e preparo acadêmico.

Muitos professores e pastores contribuíram para minha formação teológica, as respostas foram extraídas de livros, artigos, publicações, conclusões desse período de seminário.

Com essas perguntas também desejo de algum modo contribuir com o crescimento espiritual e teológico daqueles que considerarem fazer leitura das minhas convicções aqui expressadas.

Que Deus abençoe essa jornada.

"Julgai todas as coisas, retende o que é bom" (1 Ts 5:21).

BIBLIOLOGIA

O que é Inspiração bíblica?
Inspiração Bíblica se refere ao fato de que Deus divinamente influenciou os escritores humanos das Escrituras de modo tal que aquilo que escreveram aquilo que eles registraram é Palavra de Deus.

Qual é a sua posição de Inspiração Bíblica?
A Bíblia é a Palavra de Deus; Verbal e Plenária. A inspiração inclui uma variedade estilos literários. O modo particular se expressar a escrever, do qual inclui vocabulário, personalidade e estilo próprio do escritor.

O que é inspirado os autógrafos ou as cópias e traduções?
Inspiração se aplica aos autógrafos; As cópias contém uma “Inspiração derivada”, uma vez que são copias dos autógrafos.

Quais são as teorias de inspiração?
Teoria do Ditado Verbal: Deus ditou sua palavra de forma mecânica
Teoria do Conceito: Deus deu a ideia para o escritor e o deixou livre para expressar
Teoria parcial: A Bíblia contém a palavra de Deus
Teoria da Intuição: O escritor foi movido por intuição da natural

Quais são as Evidências da inspiração da Bíblia?
Evidências Internas: A própria Bíblia reivindica inspiração (Assim diz o Senhor 3.800x). Sua unidade: Constituída de 66 livros ao longo de 1500 anos, por 40 escritores diferentes, apresenta uma harmonia perfeita entre os livros nas questões doutrinas, sendo assim é uma composição sobrenatural.

Evidências Externas: Cumprimento de profecias (Centenas de predições foram cumpridas) Sua influência sobre o curso dos acontecimentos. Sua durabilidade, isto sua indestrutibilidade ao longo do tempo e dos ataques. O testemunho pais da igreja; O testemunho da ciência e arqueologia

Qual a diferença entre “Inspiração” e “Preservação”?
Inspiração é quando Deus toma uma folha de papel em branco e usa homens para escrever as suas palavras; Preservação é quando Deus toma estas palavras já escritas e usa homens para preservá-las até o dia de hoje.

O que garante que os autógrafos não têm erros?
Os originas não existem mais, desse modo os autógrafos não podem ser examinados.Neste caso a doutrina da Inerrância não é um fato conhecido empiricamente, mas na crença baseada no ensino da Bíblia a respeito da sua inspiração.

O que é Cânon?
Significava literal “vara de medir”, depois norma ou regra; Significado figurado: “Regra ou critérios” que comprovam, reconhecem a autenticidade e inspiração dos livros bíblicos;

O que é Canonização?
É o processo pelos qual a bíblia recebeu sua aceitação definitiva, ou seja, é o reconhecimento de um livro normativo, ou seja, “dotado de autoridade”.

Qual são os critérios para a canonicidade?
O Livro é autorizado: Afirma vir da parte de Deus?
O Livro é profético: Foi produzido por um profeta, seja por dom ou função?
O Livro é digno de confiança: As palavras são verdadeiras e coerentes?
O livro é dinâmico: Possui o poder de transformar vidas?
O livro é aceito pelo povo para o qual ele foi originalmente escrito?

Quais sãos as terminologias técnicas para atribuir aos livros canônicos e não canônicos?
Aceito por todos (Homologoumena)
Questionado por alguns (Antilegomena)
Rejeitados por todos (Pseudoepígrafos)
Aceitos por alguns (Apócrifos)

Porque a Bíblia católica possui mais livros e porque só mais tarde foram aceitos?
De acordo com o cânon da Igreja Católica o Antigo testamento é constituído por 39 livros Protocanonicos e 07 livros Deuterocanonicos; Os livros são: Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus, seis capítulos e dez versículos acrescentados no livro de Ester e dois capítulos de Daniel; No Concílio de Trento do século 15 a Igreja Romana os declarou canônicos, mas só em reação à Reforma.

O que Significa um livro Apócrifo?
Em primeiro lugar o termo significa “Oculto ou difícil de entender”; Em segundo lugar um livro “Não canônico”, “Não normativo”, tem o seu valor histórico, mas não é um livro dotado de autoridade para fé cristã.

Quando encerrou o cânon do AT e quando encerrou o cânon do NT?
Um livro canônico “dotado de autoridade divina” era primeiro aceito e depois foi catalogado, ou seja, o cânon não determina autoridade apenas reconhece. O cânon do AT encerrou com o livro de Malaquias, no quarto século A.C. O cânon do NT encerrou com o livro de Apocalipse no primeiro século era cristã. O processo da canonização tanto do AT quanto do NT foi gradual; Todos os 66 livros são considerados canônicos desde a sua primeira promulgação, ou seja, desde sua primeira divulgação. No caso do Novo testamento, devido a falta de comunicação entres os pais da igreja ocidental/igreja oriental, houve certa resistência em 07 livros do NT, são eles: 2 Pedro, 2-3 João, Hebreus, Tiago e Apocalipse. Todos os demais foram aceitos imediatamente pela comunidade cristã. Porém, até o início do quarto século, todos os 27 livros foram catalogados no cânon do Novo testamento.

Porque alguns livros do Novo testamento foram classificados como Antilegomena?
Hebreus por ser anônimo;
2 e 3 João  por ser cartas particulares;
2 Pedro devido ao estilo literário diferindo de 1 Pedro;
Tiago pelas possíveis contradições de Paulo sobre justificação;
Judas por fazer referencia de dois livros apócrifos;
Apocalipse devido ao estilo literário que difere de João

Apocalipse 22.18-19 se refere ao livro ou toda a Bíblia?
A referência se aplica ao livro de Apocalipse. Mas por inferência se aplica ao fechamento do cânon do Novo testamento.

Porque rejeitar um livro Apócrifo?
1. O cânon do Antigo testamento foi encerrado com o profeta Malaquias.
2. Os apócrifos não foram citados por Jesus, nem outro escritor.
3. Os apócrifos ensinam doutrinas falsas (salvação por obras, oração pelos mortos etc.)
4. A inclusão dos apócrifos foi acidental, De acordo com o historiador Flávio Josefo, um historiador judeu que trabalhou para os romanos: Ptolomeu Filadelfo foi grande amante das letras e solicitou ao sumo Sacerdote de Jerusalém uma embaixada de 72 tradutores para Alexandria, com um valioso manuscrito do Velho Testamento e no processo de tradução do Hebraico para Grego os apócrifos também foram traduzido e incluído no apêndice do Antigo Testamento.

Qual é a importância da aceitação dos livros pelos pais da Igreja?
Em primeiro lugar os pais da igreja são aqueles que lideravam a igreja depois dos apóstolos do 100 até 400 d.C; Em segundo lugar nem sempre a opinião quanto a aceitam de um livro foi unânime. Em terceiro lugar os pais da igreja delimitaram os limites do cânon do Novo testamento

Porque os críticos negam a autenticidade de Daniel?
Eu creio que todo o registro de Daniel é autêntico, ou seja, foi escrito por Daniel, no período do sexto século antes de Cristo;  A crítica afirma que o livro de Daniel foi escrito numa época posterior a data que lhe é atribuída, assim o livro não é profético e sim histórico; O livro de Daniel recebeu apoio de autenticidade pelo: Historiador Josefo; Descobertas dos rolos do mar morto; A confirmação mais confiável é Ezequiel, que faz menção sobre Daniel, sendo seu contemporâneo - 14.14,20 28.3

Quem é o autor de Hebreus?
A melhor conclusão pode ser a de Orígenes, no séc. III, que declarava que só “Deus sabe ao certo quem o escreveu.”. Porém tenho algumas opiniões sobre esse assunto, que faz crer que foi Paulo: O escritor é judeu - 1.2, 2.1-3; Ele também se identifica com Timóteo - 13.23; A benção apostólica típico de Paulo – 2Ts 3.17-18; O autor já foi preso - 10.34, 13.19.

Qual é garantia que as cópias são reproduz exatas dos autógrafos e que não tem erros?
Em primeiro lugar as cópias podem ter erros. Em segundo lugar “A preservação das Escrituras” é uma doutrina fundamentada na palavra de Deus.  Em terceiro lugar: Toda referência a "Escritura" na Bíblia é uma CÓPIA não é um autógrafo. As Escrituras que os bereanos, os judeus, o eunuco, Paulo e o próprio Cristo usaram, eram sem exceção cópias. Mas o Espírito Santo os chamou de "Escritura." Quando Paulo diz: "Toda a Escritura é divinamente inspirada" (2 Tm. 3:16).  Ele não se refere aos autógrafos, mas as Escrituras (cópias) que Timóteo tinha. Os autógrafos não são Escritura porque são autógrafos, mas porque são as Escrituras! A Bíblia não faz distinção entre autógrafos e cópias. Pela fé, os crentes do NT acreditavam nas Escrituras que o Senhor lhes deu (cópias) e tratou-os como a própria inerrante Palavra de Deus.

Qual é o valor dos rolos do mar morto?
Em 1947 - Encontrado nas grutas de Qumran 600 fragmentos de manuscritos do Antigo testamento; Esses rolos confirmam a fidelidade dos testos massoréticos, Poucas alterações no texto num período de 1000 anos.

As variações textuais não são provas que as cópias são falíveis?
Em primeiro lugar as variações textuais existentes pelo fato da multiplicidade de manuscritos (Quanto maior o numero de cópias, maiores são as possibilidades de erros de copistas). Em segundo lugar as variações textuais do Antigo testamento eram poucas devido às rígidas regras dos escribas, existiam poucas variantes entre os textos massoréticos, a LXX e os rolos do mar morto. Em terceiro lugar as variações textuais do novo testamento são maiores, devido à quantidade de cópias existentes, porém sua pureza é de 97%, sendo que esse 3% não compromete doutrina básica do Cristianismo.

Porque há tanta censura e resistência quanto às cópias derivadas da Septuaginta?
A Septuaginta é uma tradução do hebraico para o grego, realizado na cidade de Alexandria no Egito, na ocasião os tradutores não se limitaram a traduzir os livros conside­rados canônicos pelos judeus eles também traduziram os demais livros judaicos disponíveis, ou seja, os apócrifos.

O que é variação textual? Diferença entre textos

Quantos são os manuscritos VT e do NT?
AT: 731 manuscritos – NT Mais de 5000

Porque há poucos manuscritos Antigo testamento com relação ao Novo Testamento?
Antiguidade e destrutibilidade;  Deportação dos israelitas; Domínio estrangeiro após o retorno; As rígidas leis dos escribas (O Talmude nos ensina as seguintes regras)

Porque manuscritos AT possuem boa qualidade com relação ao NT?
Exatidão, confiabilidade e habilidade dos escribas; Devido às poucas variantes textuais;

Você escolheria uma redação majoritária ou eclética dos manuscritos do NT?
Estou estudando sobre esse assunto. Mas estou declinado a aceitar uma redação majoritária, as razões que norteiam essa declinação são as seguintes: É o mais abrangente (Cerca de 80% de todos os manuscritos do NT grego disponíveis representam o texto bizantino, que constitui o texto "majoritário") Apresenta melhor qualidade intrínseca (harmonia, gramática, estilo). Este é o texto que tem sido universalmente aceito pela Igreja.

Porque eu não aceitaria uma redação eclética?
A teoria de Westcott-Hort está baseada pelo menos em 03 propostas:
1º Pressuposição fundamental: Significa que o texto deve ser tratado como ordinário, ou seja, supor que não haja erros intencionais, mas existem muitos relatos principalmente dos pais da igreja que havia uma grande circulavam de falsificação proposital e alterações deliberadas.
2º O Método de Evidencias internas: Probabilidade intrínseca, ou seja, nos textos conflitantes se o opta para o menor variante, supondo que os escribas tende a incluir do que excluir, sendo que estudos recentes provam exatamente o contrário.
3º O Argumento da Conflação: Gira entorno que o texto sírio ou bizantino, contém variantes, ou seja, textos misturados, desse modo são textos posteriores aos textos alexandrinos usados por Westcott-Hort, porém estudos recentes provam que essas conflações são bem menores do que é argumentada e as que de fato são, é discutível..
O fato é que todos esses tem sido questionados com argumentos e evidências bastante plausíveis por eruditos de renome na área. Nesse empreendimento estou usando aquele critério de 1 Ts 5:21 “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”;

Qual é a melhor tradução em sua opinião?
Em primeiro lugar, todas as traduções apresentam falhas, por isso da necessidade de revisão. Em segundo lugar, desde que se use o método de equivalência formal, buscando traduzir palavra a palavra, o mais fiel possível o texto em questão, acredito ser essa uma boa tradução e essa eu usaria.

Quais são as dificuldades para uma tradução literal (E. Formal)?
Nem sempre é possível traduzir literalmente um texto de uma língua para outra.
Não é impossível existir plena equivalência verbal ao passar um texto de uma língua para outra. Algumas razões (Vocabulário e Gramatica). Uma palavra sempre tem, em quase todas as línguas, vários significados, muitos deles semelhantes, Então o seu real significado se entende pelo contexto imediato, optando pela melhor palavra para cada caso; Pode existir uma palavra que na língua para a qual se vai traduzir, não existe uma correspondência direta, então, terá que se arranjar maneira para se introduzir a informação total.  A gramática de língua para língua difere bastante, Palavras essas que não constam dos textos em grego e hebraico, mas para o correto entendimento da passagem, tiveram que ser introduzidas; Podemos confiantemente dizer que fazem parte da Palavra de Deus, pois são necessárias para uma correta leitura, e entendimento da passagem.

Você usaria outras versões em português?
Sim, desde que se use o método de equivalência formal, buscando traduzir o mais próximo na língua correspondente, acredito ser uma boa tradução e essa eu usaria.

Quais são os métodos de tradução?
Equivalência dinâmica tenta transmitir o pensamento, expressado em um texto fonte
Equivalência formal: O processo pelo qual se traduz palavra a palavra, o mais fiel possível o texto em questão;

O que significa parafrasear?
Nos tempos antigos, os judeus compilaram o que hoje é conhecido como Targuns Aramaicos, ou paráfrases livres das Escrituras. Os judeus amavam os Targuns, como “Paráfrase” e nunca como a “Bíblia”. O que se propõe é que todas as vezes que você tenta distinguir entre uma paráfrase e uma tradução, as pessoas que tem essa visão vão dizer: “Toda tradução é uma paráfrase”. Eu sei o que isso significa: Não é possível encontrar uma equivalência exata para cada palavra grega e hebraica, e cada construção em grego e hebraico para o português! Isso é verdade: Mas, há uma diferença entre traduzir e interpretar. Eu não acho que os tradutores deveriam fazer isso, a menos que precisassem e eles frequentemente precisam. Então há uma diferença entre paráfrase, que tem o seu valor como interpretações,

O que significa transliterar?
É a tradução de algo que não tem tradução para alguma outra língua. E nesse processo de transliterar significa traduzir a palavra sem mudar seu significado.

Qual a sua posição sobre a Trinitariana?
Em primeiro lugar, não acredito que exista apenas uma única tradução que contem a preservação dos Escritos Bíblicos. Em segundo lugar a tradução Trinitariana é tão boa quanto qualquer outra tradução que use o método de “Equivalência formal”.

Porque rejeitar uma versão moderna das escrituras?
A Bíblia foi escrita nas línguas comuns de pessoas simples como agricultores, pastores de ovelhas e pescadores. Portanto, uma boa tradução da Bíblia torna a sua mensagem acessível a não importando a sua formação. Eu não me considero uma pessoa intelectual. Assim sendo mesmo diante daquelas traduções onde o português traz uma linguagem mais arcaica. Eu tenho liberdade de dizer que as entendo e faz sentido pra mim, eu procuro estudar e gasto tempo com isso. Agora, eu não fico confortável em alterar ou interpretar o texto para facilitar a leitura para quem quer que seja. Obviamente se meu idioma permite traduzir uma palavra sem mudar seu significado, para melhorar a leitura e compreensão, acredito que essa é a labuto de quem faz esse trabalho.

TEOLOGIA

Se Jesus é Deus como ele pode orar para si mesmo?
De fato, Jesus é Deus, mas ele não estava orando para si mesmo; Jesus não é a mesma pessoa que o Pai; Jesus é Deus do mesmo modo que o Pai é Deus, mas a pessoa do Filho não é a mesma pessoa do Pai,  Jesus sendo Deus poderia perfeitamente estar orando para Deus pai, porque não se confunde as pessoas dentro da unidade da trindade.

Como você responderia o Espírito Santo, uma força ativa de Deus?
A personalidade do Espírito Santo é comprovada pelas Escrituras, desse modo ele não pode ser uma energia e sum uma pessoa dotada de intelecto, emoções e vontade.

Jesus é Jeová do Antigo testamento?
Sim, Jesus é o EU SOU do Antigo Testamento. Em Êxodo 3.13-14 Deus se apresentou a Moises como “Eu sou”, do mesmo modo nos Evangelhos, Jesus se revelou com esta mesma identidade aos judeus. (João 8.58, 24 e 28)

O nome de Deus é Jeová ou é YHWH?
Existia um comentário hebraico na sinagoga quando aparecia o tetragrama do nome de Deus “Está escrito. mas não se lê”. O tetragrama do nome de Deus era impronunciável “YHWH”; Os judeus tinham uma grande reverencia com o nome de Deus, assim quando aparecesse o tetragrama do nome de Deus “YHWH”, era lido “Adonai”.  Com o passar do tempo os judeus começaram a fazer as primeiras modificações no nome de Deus para evitar sua pronuncia. Assim o Tetragrama do nome de Deus que possuía apenas “consoantes” recebeu as primeiras vogais do nome Adonay, formando a palavra transliterada para o português “Javé”; E das vogais do nome Elohim, veio à transliteração para o português “Jeová”.

O nome YHVH pode ser adaptado para outras línguas o que fazer?
A adaptação é necessária, pois cada língua tem o seu sistema fonético, e existem alguns fonemas (sons) que existem em uma língua, mas não existem em outra língua.

O nome de Deus Adonai não é pagão se referindo a Adônis?
Não, “Adonai" significa "Senhor", Nada tem a ver com o nome do deus grego Adônis.

Há uma hierarquia na Trindade?
Sim, mas não como a doutrina do “Subordinacionismo” que existe um Deus que é o pai, e o Filho e o Espírito Santo são deuses menores.  A uma hierarquia dentro da trindade, uma hierarquia de posição e não de natureza e poder. Jesus demonstrou sujeição voluntária a Deus Pai (João 14.28)

Porque a Bíblia atribui partes humanas a Deus, sendo ele Espírito?
Deus é Espírito vivo, livre e ilimitado. – Lc. 24.39; Jo. 4.24; Quando a Bíblia atribui partes humanas à Deus sendo Ele Espírito, é uma figura de linguagem, ou seja é uma maneira de trazer o “Infinito à compressão para o finito”, esse método é chamado “Antropomorfismo”

Deus está no inferno?
Conforme a lógica pura, o fato de Deus ser onipresente necessita a afirmação de que Ele está no inferno; Entretanto o inferno é descrito como um lugar eterno castigo e eterna separação de Deus; Mas isto não significa que Deus não está presente no inferno;
Deus está presente no inferno em santidade de ira.

Deus pode se arrepender?
Não! Deus não se arrepende, Deus não muda, ele é imutável. Os versículos que declaram “Deus se arrependendo” é a expressão do “sentimento de Deus”, ou seja: seu desgosto, sua lamentação, sua tristeza com relação à perversidade e corrupção do coração do homem.

Deus pode fazer qualquer coisa?
Deus pode fazer qualquer coisa que deseje, estando em coerência e harmonia com a Sua natureza, caráter e perfeição. Ele é o Deus Todo-Poderoso. Existe uma Teologia, conhecida como “Teísmo aberto nos EUA” e aqui no Brasil “Teologia Relacional” que limita os atributos de Deus, tais como (Onipotência, Onisciência e Onipresença). Eu creio que Deus pode fazer qualquer coisa que queira, não há limites para seu poder, desde que não implique em uma contradição, como por exemplo é impossível que Deus minta (Tt 1.2); que Deus peque (Nm 23.19); que Deus negue a si mesmo (2Tm 2.13); que Deus seja tentado pelo mal (Tg 1.13); que Deus mude sua natureza (Tg 1.17)

Deus criou o mal?
Não! “Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.” Tg 1.13.
Porém, em Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal."; A palavra "mal" nesse texto significa "calamidade" ou "punição"; que Senhor traria sobre as nações por intermédio de Ciro.  O Deus verdadeiro não é um conjunto de forças opostas, como o “Dualismo”; Ele é perfeitamente bom, e não contém nada de maldade; "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1:5)

Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam com boas pessoas?
Deus tem um plano perfeito (Isaías 55:8-9) Todas as coisas que Deus permite são para louvor da sua glória (1 Coríntios 8:6). Deus sabe todas as coisas. Na onisciência de Deus, ele sabe tudo, sobre todas as coisas, sem esforço, de forma completa e igual, Ele sabe os nossos segredos, todos os nossos segredos, ele conhece todas as nossas intenções, ele conhece todas as nossas fragilidades, os nossos limites, ele conhece toda a nossa história, ele conhece tudo, absolutamente tudo, sem fazer esforço nenhum e de modo completo, total, não existe nada que ele não saiba. Deus conhece todas as coisas perfeitamente, ele não conhece uma coisa melhor que outra, mas tudo igualmente, ele nunca descobre nada, ele nunca se surpreende, nunca se assusta. Se ele vê uma catástrofe, ele não se assusta com aquilo, Se ele vê uma tragédia, aquilo não o deixa desesperado; O interessante que na Onisciência de Deus, ele não somente conhece os “Fatos”, como ele também conhece todas as “possibilidades possíveis”. Se Deus escolheu esse plano e não aquele plano, é porque ele sabe que esse plano é melhor. Se Deus permitiu tal catástrofe acontecer, é porque foi melhor acontecer do que não acontecer. Se ele permitiu é porque foi o melhor.

Deus criou o perverso para o dia da calamidade? Não!
No contexto de Provérbios 16.1-5 está ensinando sobre “Superioridade do Plano de Deus em relação ao plano do homem”; Desde o versículo um até o versículo cinco, vemos um paralelo entre o plano de Deus e o plano do homem; O plano de Deus sempre sobrepõe ao plano do homem; No caso do homem “Perverso”, versículo 04 e 05 este será punido pelo Senhor; Desse modo o sentido que “Deus criou o perverso para o dia da calamidade”, significa que Deus o julgará e o condenará o homem perverso pela sua deliberada rebelião. No versículo cinco declara: “Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune”. Esse texto está ensinando que Deus é justo e todos os impenitentes, serão punidos pelo Senhor devido a sua deliberada rebelião contra Deus.

Deus decretou o pecado?
Deus decretou permitir o pecado, como decreto permissivo.  Estou querendo dizer que existência do pecado é uma certeza absoluta que vai acontecer. Mas que não é produzir por um ato divino, o pecado aconteceu como um ato de rebelião contra Deus.

Deus decretou salvar uns e reprovar outros?
Não, Deus decretou providenciar salvação suficiente para todos. Desse modo aqueles que permaneceram na incredulidade serão condenados e responsabilizados pelos seus atos de rebelião. (João 3.18, João 16.9)

Quais são os tipos de decretos e Exemplos?
Decreto Eficaz - Deus mesmo faz aquilo que Ele resolveu fazer - Decreto Permissivo - Deus permite aquilo que Ele resolveu permitir. Exemplos: Os tempos e limites da habitação humana (At 17.26); A extensão da vida (Sl 139.16); O reino de Cristo (Sl 2.6-8) etc.

Por que orar se tudo o que vai acontecer já está decretado?
A oração não tem a finalidade de alterar os desígnios de Deus, nem de movê-lo a formular novos propósitos. Deus já decretou que certas coisas hão de suceder, mas também decretou que sucederão através dos meios que ele mesmo determinou para levá-las a efeito. Assim a oração é outro desses meios. Deus decretou os fins, mas igualmente os meios.

O que é vontade secreta de Deus?
Dt 29.29 "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei".

Você é calvinista com relação à doutrina a eleição?
Eu creio que qualquer posição extremada deve ser evitada. Por essa razão eu assumo uma posição moderada com relação a uma posição extremada da leitura dos 05 pontos e as principais diferenças são:
T (Depravação total) é extensiva (corruptora) e não intensiva (destrutiva)
U (Eleição incondicional) da parte de Deus, mas condicional da parte do homem (Fé)
L (Expiação limitada) na sua aplicação e não na sua extensão (Cristo morreu por todos)
I (Graça irresistível) não no sentido coercitivo, mas persuasivo, isto é convencendo.
P (Perseverança dos santos) jamais um santo se perderá mesmo morrendo em pecado

Como conciliar Soberania ou livre arbítrio? 
Eu creio que ambas as temáticas são verdadeiras. A soberania de Deus torna a salvação certa. Ele conhece, predestina, chama, justifica, glorifica para que o homem salvo seja conforme a imagem de seu filho essa decisão é coordena, não foi arbitraria, foi baseado nos mérito de Cristo, desse modo Deus é causa e a fonte da salvação. Livre-arbítrio é capacidade do homem em tomar decisões, recebendo ou rejeitando o dom da vida.
Desse modo Deus é autor, a causa e a fonte da salvação, Mas Deus também decidiu o modo pelos quais a salvação seria aplicada, Nesse caso a fé e o arrependimento são de responsabilidade humana, diante da apresentação da verdade bíblica, sob ação do Espírito Santo,

Você não é armeniano com essa posição sobre livre-arbítrio? Não sou armeniano
Em primeiro lugar os armenianos tem uma herança pelagiana do qual acredita que o homem tem parte na salvação eu creio que salvação provém apenas de Deus, (Ef 2.8-9)
Em segundo lugar eu não anulo a soberania de Deus quanto à salvação do homem (Ef 1.11). Em terceiro lugar a Eleição não baseado na presciência e sim de acordo com ela (1Pe 1.2), ou seja, Deus sabe o que vai fazer infalivelmente e isto é coordenado infalivelmente pelas suas decisões. Seus atributos são coerentes, coexistentes e coordenados. O que Deus sabe ele faz, e o que ele faz ele sabe.

Defina as diferenças entre Pelagiano e Agostiniano:
A principal diferença é com relação ao “Pecado original”. O pelagiano nega a existência do pecado original; O agostiniano defende que o pecado original de Adão foi herdado por toda a humanidade.

Qual a diferença entre Supralapsatiano e infralapsariano?
A distinção tem a ver com a ordem lógica dos decretos eternos de Deus. Supra – O decretou da Eleição vem antes da criação e a queda. Infra – O decretou da Eleição vem depois da criação e a queda.

Quais são as diferenças entre Monergismo e Sinergismo?
O Sinergismo: O homem tem algum grau de participação na salvação. O Monergismo: O homem não tem responsabilidade na salvação. Sou monergista no sentido de que o homem não tem responsabilidade na salvação. Mas não sou monergista no sentido de que a regeneração ocorra antes da fé, e sim no momento em que crê.

Qual foi o período de criação de Deus?
Dias solares de 24 horas (literais); A leitura que faço de Gênesis é literal, ou seja, “Um relato cronologia a respeito de quantas horas de trabalhou para criar todas as coisas”; O uso do “Número” junto com a palavra “Dia” sempre significa 24 horas no Antigo testamento; Quando a palavra yôm, “dia”, é empregada juntamente com um numeral, o que acontece 150 vezes no Velho Testamento, refere-se invariavelmente a um dia literal de 24 horas; O termo é precedido pela frase “e foi a tarde e a manhã”, uma época geológica não tem “Tarde e Manhã”, essa expressão é uma expressão “temporal” que define dia de 24 horas

Um dia divino são como mil anos para o Senhor (Sl 90.4 e 2Pe 3.8)?
O Contexto nada tem haver com a criação. O ponto fundamental de Salmo 90.4 é que Deus, computada o tempo de maneira distinta dos seres humanos, Deus não está sujeito ao tempo como os seres humanos estão.

Gênesis é uma lenda, ou uma narração verídica de fatos?
Uma narração verídica de fatos. Os profetas do Antigo testamento, os apóstolos e o próprio Cristo interpretaram a criação como fatos verídicos, fatos históricos,

O que você pensa sobre a “Teoria do Intervalo” entre Gênesis 1.1 e 1.2?
O que aconteceu entre Gênesis 1:1 e 1:2? Absolutamente nada! Gênesis 1:1 nos diz que Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:2 nos informa que logo quando Deus criou a terra, ela era sem forma, vazia e escura. A terra ainda não estava pronta para ser habitada.

O que você pensa sobre o Darwinismo e Criacionismo?
Ambas são teorias cientificas. Dois pontos vista sobre a Origem da vida (Dr. Adauto Lourenço comentando um debate que foi promovido por uma faculdade de biologia, certo professor comentou: “Você não pode dize que a Evolução não aconteceu” Ele respondeu: “Qual a diferença entre um evento sobrenatural de um ato sobrenatural”, ele respondeu cada um, acredita naquilo que quer acreditar).

O que você entende sobre a teoria do Criacionismo?
Criacionismo bíblico é a crença que Deus criou todas as coisas conforme o relato bíblico; O Criacionismo científico é conceito pela Teoria do Design Inteligente, baseando-se no conceito da complexidade irredutível a tese está na argumentação que existem estruturas bioquímicas complexas que não podem ser explicadas por mecanismos evolutivos do Neodarwinismo, Criacionismo é uma proposta cientifica de “como as coisas começaram”.

Quem são os filhos de Deus em Gênesis 6?
Descendentes de Sete, por que creio que não sejam “Anjos”. Não se casam com seres humanos, isto viola normas da natureza. Não tem corpo humano, nem genética humana, nem natureza humana, porque creio que seja “Homem”. A sequência do uso do termo homem (Gn 6.1-3). A linguagem de Gn 6.2 é normal para expressar relações entre seres humanos. Demônios - O titulo “Filho de Deus” não se refere a demônios 2Pe 2,4 e Judas 6,7 não provam que são os mesmos de Gn 6; 2Pe 2.4-6 são três ilustrações separadas. Judas 6,7 não são necessariamente o mesmo pecado de Gn 6, nem de Sodoma.

O diluvio foi local ou universal?
A linguagem de Genesis 6-9 descreve um diluvio universal e o vocábulo hebraico “Mabul” se refere a um diluvio não uma enchente local. A arca era grande demais mais ser um diluvio local A construção, o tempo, o trabalho seria desnecessário para um diluvio local. As águas cobriram todos os altos montes debaixo do céu. Em Gênesis 7.21 “Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem”. Num diluvio local, os animais fogem das águas crescentes, desse modo muitos teriam escapado. Outros escritores a tiveram como universal (Is 54.9, Hb 11.7). Cristo usou o diluvio como ilustração do seu julgamento universal (Mt 24.37-39)

Quais são as características da vida antes do diluvio
Grande avanço tecnológico – Gn 4.22
Atitudes materialistas – Lc 17.28
Devoção aos prazeres e conforto – Gn 4.21
Rejeição a Deus  e de sua palavra – 2Pe 2.5 e Jd 15, 1Pe 3.19
Desconsideração ao matrimonio – Mt 24.38
Explosão populacional – Gn 6.1,11
Violência, Imoralidade e corrupção – Gn 6

Quais são os perigos do Evolucionismo?
Nega a existência de Deus
Nega a revelação de Deus
Destrói valores morais
Promove o humanismo
Cria um ambiente de certeza cientifica.

CRISTOLOGIA

Jesus foi criado ou gerado pelo Pai?
Jesus não foi criado, a segunda pessoa da Trindade é Verbo eterno (Jo 1:1).  Ele sempre existiu, sem princípios de dias, jamais criado, mas recebeu corpo humano ao ser Gerado pelo Espírito Santo dentro de Maria.

 Porque o nascimento virginal é importante?
A credibilidade das Escrituras. (Is 7.14) “Que a virgem dará a luz”. E a impecabilidade de Cristo (Rm 5.12)

Como Jesus era na eternidade?
O Verbo de Deus pré-encarnado (Jo 1.1-3), Jesus declara esteve com o Pai na eternidade. Jo 17.5, Miqueias diz que sua origem é desde a eternidade. Mq 5.2

Maria permaneceu virgem, ou teve outros filhos?
Maria depois de dar a luz a Cristo teve outros filhos no relacionamento com José.
Em Mateus 1.25 “José não conheceu Maria [não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho”.

Jesus poderia ter filhos e constituir família?
O propósito da Encarnação era a morte de cruz (Marcos 10.45), do outro lado Jesus era 100% homem, ele poderia ter se casado, ter filhos e ainda ser o Salvador, não há nada de pecado em constituir família dentro do padrão de Deus.

Explique mais sobre Esvaziamento de Cristo?
O objetivo da “Kenozis” era identificar-se com o homem. O esvaziamento de Cristo indica as limitações dessa nova natureza, sua humanidade, sua posição de servo, sua sujeição, sua humilhação até a morte de Cruz. O esvaziamento de Cristo, não subtrai nem cancelava o uso de seus atributos. Ocorreu uma mudança na forma e não no conteúdo divino, nem o uso de seus atributos, Jesus poderia usar suas prerrogativas quando quisesse usar. Desse modo “Kenozis” significa deixar a condição que Jesus tinha pré-encarnado para assumir a nova condição encarnada, com o objetivo para que pudesse morrer.

Deus pode morrer?
Não, Deus é imortal e Eterno. Porém na segunda pessoa da trindade, o Filho se encarnou, assumindo uma natureza humana, sujeito as limitações humanas do qual verdadeiramente morreu na cruz, Jesus homem morreu, o divino é imortal e eterno.

Jesus é Jeová do Antigo testamento?
Sim, Jesus é o EU SOU do Antigo Testamento e em Êxodo 3.13-14. Deus se apresentou a Moises como “Eu sou”, do mesmo modo nos Evangelhos, Jesus se revelou com esta mesma identidade aos judeus. (João 8.58, 24 e 28)

Na morte de Cristo houve separação entre Deus pai e Deus filho?
Jesus, como Filho do homem poderia morrer como qualquer outro homem, e de fato morreu por possuir uma natureza humana, concedida a ele na encarnação; Mas Jesus também é o Filho de Deus, e como Deus, a unidade da Trindade é inseparável. Temos que entender que as duas naturezas de Cristo não alteram as propriedades essenciais uma da outra. A pessoa de Cristo experimentou a morte, mas o que foi pendurado na cruz foi sua natureza humana e não sua natureza divina. Ele poderia dizer “Morri na cruz” como de fato morreu, porque possui uma natureza humana para morrer.

Maria é mãe de Deus, conforme a igreja Católica?
Maria não é mãe de Deus, como afirmam os Católicos; É apenas a natureza humana de Cristo que se relaciona com Maria, de quem Ele nasceu e era descendente.

 O que é união hipostática?
É um termo usado para descrever duas naturezas em uma pessoa. Jesus Cristo, uma pessoa, mas 100% Deus e 100% homem, essas duas naturezas completas, inseparáveis e distintas, Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Se Jesus é onisciente porque ele disse não saber alguns eventos?
Jesus é Deus é possui todos os atributos da divindade, porém como homem, ele possui as limitações humanas. Tais expressões que limitam Jesus referem-se a sua humanidade. Jesus é Filho de Deus, possuindo a natureza divida, mas também Filho do homem possuindo uma natureza humana. Jesus não deixou de ser Deus na Encarnação, ele possui duas naturezas. Se qualquer uma das naturezas tivesse sofrido uma mudança em sua essência natural, então Cristo já não seria verdadeira e totalmente Homem, nem verdadeira e totalmente Deus. Se Jesus disse que não sabia é porque não sabia, ele estava se revelando como homem, Se Jesus disse que sabia e de fato sabia, ele estava se revelando como Deus, como de Fato ele é.

Porque Jesus foi tentado se ele não poderia pecar?
É essencial sabermos que Jesus não teve uma natureza pecaminosa e que Ele jamais cometeu pecado algum, mesmo tendo sido tentado de todas as maneiras (Hebreus 4:15); Jesus é total e perfeitamente Homem e também passou por todas as experiências humanas. Temos um Salvador que verdadeiramente pode Se identificar conosco, porque Ele é Homem e pode nos ajudar nas tentações, visto como jamais cometeu pecado algum.

O que Jesus foi fazer no inferno “Pregou aos espíritos em prisão”?
A esfera dos mortos em Hebraico é “Sheol” o correspondente em Grego é “Hades”, conforme o registro de Lucas, o Hades tem duas divisões, uma é chamada “Seio de Abraão” e o outro chamado “Lugar de Tormentos”; Jesus disse ao ladrão ao Seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”. Seu corpo estava na tumba; Sua alma foi para o “Paraíso” esfera do Hades. Com relação ao conteúdo daquilo pregou aos espíritos em prisão eu não sei, a bíblia, silencia nesta hora, eu também silencio.

Jesus ressuscitou com a mesma aparência física?
A Bíblia é clara em mostrar que Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu (Lucas 24.39) e que Ele ascendeu ao céu como Homem, em Seu corpo físico (Atos 1:9; Lucas 24.50-51). Em Filipenses 3.21 diz que "Ele transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso...". Este verso é claro sobre o fato de que Jesus continua com o Seu corpo físico. É um corpo de glória, que Paulo chama “o seu corpo glorioso”.

Jesus é Deus Pai?
A Doutrina da Trindade declara que Deus é um Ser que existe em três Pessoas distintas. Antes de tudo, isto significa que devemos distinguir cada uma das Pessoas da Trindade das outras duas.  O Pai não é o Filho nem é o Espírito Santo. O Filho não é o Espírito Santo nem é o Pai. O Espírito Santo não é o Pai nem é o Filho, Contudo, elas compartilham exatamente a mesma natureza/essência divina.

Para onde foram os mortos do Seio de Abrão?
Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso, os crentes. (Efésios 4:8-10).  Ele removeu todos os justos que estavam mortos do Paraíso e os levou consigo aos Céus.

PNEUMATOLOGIA

O Espírito Santo, uma força ativa de Deus?
A personalidade do Espírito Santo é comprovada pela Bíblia, Ele possui todos os elementos de existência pessoal. Pelos pronomes pessoais (João 15 e 16). Pelas caract. pessoais: Intelecto (Rm. 8.27) - Emoções (Ef. 4.30) - Vontade (1Co. 12.11). Pelas Atividades Pessoai: Ele vive (Rm. 8.2). - Ele fala (Ap. 2.7). - Ele ensina (Jo. 14.26) - Ele guia (Rm. 8.14) - Ele se entristece (Ef. 4.30) Uma força ou energia pressupõe apenas atividade inanimada, mas o Espírito Santo é uma pessoa.

O Espírito Santo habitava no salvo no At?
O Espírito Santo descia sobre os homens apenas temporariamente, com o objetivo de algum serviço especial, e deixava-os quando essa tarefa ficava terminada.

É possível o Espírito Santo deixar um salvo na era da igreja?
Todos os salvos são habitados permanentemente por ele.; Mesmos crentes em pecado desfrutam da habitação; Os crentes podem perder a plenitude do Espírito, mas não a Sua habitação. Jo 14.16.

Como que o crente pode ficar cheio do Espírito Santo?
Quando o crente se submete ao controle do Espírito Santo; Andando no espirito, ou seja, uma vida de dependência; Agindo corretamente a luz da Palavra.

Quem é que batiza no Corpo de Cristo, Jesus ou o Espírito Santo?
Com relação a obra do Espírito Santo, é Ele que “Batiza” o crente no corpo de Cristo. O batismo do Esp. Santo é aquele ato que tem lugar por ocasião da conversão. Mediante o qual a pessoa se torna membro do corpo de Cristo.

Como um crente pode entristecer o Espírito Santo?
Entristecer o Espírito é agir de uma forma pecaminosa, quer seja em pensamento ou ação. Podemos notar pelo menos 6 maneiras de Entristecê-lo conforme Efésios 4. Andando como os gentios (17-19) - Mentindo (25) - Iramos (26-27)  - Furtamos (28) - Usando de linguagem torpe (29)

Você foi batizado com Espírito Santo, quando?
Sim! No exato momento que o Senhor me salvou, no dia 25 de Novembro de 2000.

Qual a diferença entre dons e talentos?
A palavra grega “Carisma”, usada em Rm 12 e 1Co 12:4 denota habilidades extraordinárias. O dicionário define como “Capacidade, Habilidade, Aptidão, Talento”; Desse modo dons e talentos são intercambiáveis. Porém, o “Talento natural” é resultado de genética ou treinamento. Já o “Dom espiritual” não é resultado de genética ou treinamento, mas é resultado do poder do Espírito Santo na vida do homem salvo. Qualquer pessoa pode possuir determinado talento genético, mas apenas o homem salvo pode possuir dons espirituais. Também é interessante notar que o propósito pode diferencia-los. Os talentos naturais podem ser usados para fins seculares e lucrativos. Os dons espirituais devem ser usados para a glória de Deus e para ministrar uns aos outros.

 Qual critério você usou para separar as categorias de Dons de 1Co 12, Rm 12 e Ef 4?
O critério foi o “Propósito” - Creio que os dons com o Propósito de autenticação do evangelho (Sinais) e os dos para inauguração da igreja (fundação) cessaram durante a vida dos apóstolos durante o primeiro século da era cristã, comumente classificados como temporários, sendo eles:
Dons sinais
Curas: Cura sobrenatural da enfermidade sem meios naturais
Milagres: Realização de grandes feitos
Línguas: falar em outro idioma sem estudar porem existentes
Interpretação: Traduzir de forma compreensiva ouro idioma existente
Dons de fundação
Apóstolo: Supervisionar o desenvolvimento da igreja primitiva
Profetas: É expressão vocal sobrenatural em nome de Deus
Sabedoria: Revelação do plano e o propósito  de Deus
Conhecimento: Revelação a respeito de certos fatos
Discernimento: Percepção espiritual das verdades
Do mesmo modo que aqueles dons cujo Proposto é a edificação da igreja local, comumente conhecido como permanentes permanecem até os dias de hoje, sendo eles:
Dons de Edificação
Pastor: Ministra, cuida, guia o povo de Deus
Mestre: Comunicador de princípios bíblicos usando a bíblia
Evangelista: Pregador do Evangelho
Ministério: Servir, Socorrer outros.
Fé: Crer na intervenção divina
Exortar: Estimular outros
Contribuir: Generosidade financeira além dos Dízimos
Misericórdia: Bondade com pessoas
Se o dom de sabedoria cessou porque Tiago diz para pedirmos sabedoria?
Existe uma diferença entre a sabedoria para lidar com as questões normais da vida  e a sabedoria  que revela a plano e o propósito  de Deus. (Tiago 1.5)

O Que seria a blasfêmia contra o Espírito Santo existe nos dias de hoje?
O termo blasfêmia significa “irreverência desafiante”.
A Blasfêmia contra o Espírito Santo foi registrada em (Mc 3.22-30 e Mt 12:22-32)
Os Fariseus, tendo testemunhado provas irrefutáveis que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, Eles afirmaram que Jesus estava possuído pelo demônio “Belzebu” (Mt 12:24). Esta blasfêmia tem a ver com alguém acusando Jesus Cristo de ser possuído por demônios ao invés de estar cheio do Espírito esse episódio aconteceu no ministério terreno de nosso Senhor. Desse modo especifico a blasfêmia contra o Espírito Santo não pode acontecer hoje. Porém há um estado de existência imperdoável: o estado de incredulidade. Não há perdão para alguém que morre em incredulidade. Mas não tem haver com a “Blasfêmia contra o Espírito Santo” registrada em Marcos e Mateus devido ao fato que esse episódio se deteve num época histórica que não se repete mais

O que é o “perfeito” de 1 Corintios 13.8?
Creio que é o fechamento do cânon da Sagrada Escritura. A razão porque creio assim:
A frase “O que é perfeito” está no gênero neutro, “To Teleion” referindo-se a uma coisa e não uma pessoa. Se este termo se referisse a Cristo, certamente ele estaria no gênero “Masculino”. Também não diz respeito ao Espírito Santo, pois este já tinha vindo no dia de pentecostes, juntamente com o Amor.

Se os dons temporários não existem, com você explica as manifestações?
São obras da carne ou de Satanás, isto é são pessoas que o fazem de participar elucidação ou sob influência demoníaca.

Como você prova que dons sinais cessaram?
Os dons sinais (Curas, Milagres, Línguas e interpretação de línguas) vieram sobre a igreja com o objetivo de autenticar, comprovar, credenciar a mensagem e ou o mensageiro, uma vez que esses dons sinais cumpriram seu propósito desapareceram.
Mc 16.20 nos ensina sobre o propósito dos dons sinais sobre a mensagem. 1Co 12.12 nos ensina sobre o propósito dos dons sinais sobre o mensageiro. Deus sabia que o povo judeu pede sinal (1CO 1.22), foi por essa mesa razão que o Jesus operou sinais e maravilhas (Jo 2.11). Os apóstolos foram credenciados com esses sinais para credenciar sua mensagem e a si mesmos como verdadeiros mensageiros de Deus

Como devo aconselhar um crente a buscar seu dom?
Podemos pedir a Deus que nos mostre como somos capacitados para servir. Estudos e avaliações poderão ajudar a compreender onde pode estar nosso dom (área). A confirmação por parte de outras pessoas também pode dar uma luz

 Musica é um dom espiritual?
Creio que a habilidade musical se encaixa mais em talento natural do que em dom espiritual. Porém a musica pode ser usada para “Edificação” da igreja na forma de ensino, na forma de evangelismo, na forma de encorajamento.

Um crente pode perder seu dom espiritual?
Não, você pode não usar por ignorância, como você pode não desenvolver por carnalidade, mas o dom ele existe e pode ser desenvolvido.

Todo pastor tem o dom de ensino?
Sim, o dom de pastor com frequência é vinculado ao dom de mestre. E de acordo com as qualificações pastorais de 1 Timóteo 3.2, o ensino é uma das características do pastorais.

 Qual critério você usou para incluir o dom fé na categoria de permanente?
Creio, por ser uma necessidade para Edificação do corpo. Esta pessoa poderá discernir, com um grande grau de confiança, onde Deus quer que a Igreja esteja dentro de cinco ou dez anos. Será capaz de estabelecer alvos e servir de incentivo a outros crentes

Qual a diferença entre o Dom fé e o fruto do espírito fé?
Em primeiro lugar a palavra fruto esta no singular, provavelmente por causa das qualidades morais como se fosse uma única notável virtude implantada de uma só vez no momento em que a pessoa recebe Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
As diferenças principais são:

Fruto do Espírito (Gl 5.22)
Dons Espirituais (1Co 12.9)
Define o que o um crente é
São qualidades morais
Relaciona com Deus e o próximo
Define o que um crente faz
São aptidões para a edificação do corpo
Relaciona com tarefas

Existem dons de revelação nos dias de hoje?
A igreja primitiva não possuía a Bíblia em sua totalidade, como temos hoje em dia.
Por isto, os dons de profecia, conhecimento, sabedoria, eram necessários para os lideres que governam a igreja na sua infância. Agora que a revelação de Deus está completa na Bíblia, os dons de “revelação” não se fazem mais necessários, pelo menos não na mesma capacidade como eram no Novo Testamento. Hoje o dom de profeta significa pregar fielmente a palavra de Deus “Assim diz o Senhor”.

Existe o dom de línguas nos dias de hoje?
Em primeiro lugar houve apenas três manifestações com línguas na historia da igreja primitiva, registrada no livro dos Atos dos apóstolos. A primeira ocorrência em Atos 02 o evangelho sendo anunciado aos judeus. A segunda em Atos 10, o evangelho sendo anunciado aos gentios. A terceira em Atos 19, o evangelho sendo anunciando também aos judeus. Em segundo lugar esse falar em línguas, era falar um idioma conhecido. São listado mais de 18 idiomas em Atos 2.9-11, desse modo a palavra grega “línguas” significa literalmente “idiomas”. Em terceiro lugar, em I Coríntios 14.2 nos ensina que esse “Dom de línguas” foi dado como um “sinal” para credenciar a mensagem do evangelho na comunidade de Israel. Em quarto lugar I Coríntios 13:8 menciona que é certo que o de línguas cessariam quando este cumprisse seu objetivo, ou seja, chegaria um momento que o dom de línguas não seria mais necessário. Desse modo o dom de línguas não ocorrer no dia de hoje, e estes movimentos que sucedem em nome do dom de línguas, certamente não vem do Espírito Santo, ou vem da carne ou de Satanás.

Existe o dom de cura nos dia de hoje?
É importante reconhecer que esta não é uma questão de saber se Deus ainda faz milagres nos dias de hoje, seria tolo e não bíblico afirmar que Deus não cura as pessoas.
A questão é “Se” os dons miraculosos do Espírito, descritos principalmente em I Coríntios 12-14 ainda se encontram ativos na igreja de hoje. No livro de Atos e nas Epístolas, a vasta maioria dos milagres é feita pelos apóstolos. Os apóstolos foram “marcados” como genuínos mensageiros de Deus pelos milagres que faziam. O propósito principal dos dons miraculosos era provar que o Evangelho era verdadeiro e que os apóstolos eram verdadeiramente mensageiros de Deus. A Bíblia não diz de forma clara e direta que os dons miraculosos já cessaram, mas explica por que talvez não sejam mais necessários. E a razão é: Deus encerrou suas revelações com o livro de Apocalipse.

Qual é a língua dos anjos?
Alguns pentecostais têm afirmado que a atual glossolalia é a língua dos anjos. Porém essa comunicação é composta de 10 ou 20 vocábulos combinados de 20 ou 30 formas distintas. Na verdade não passa de uma série de sílabas desconexas, colocadas ao acaso, sem a formação de estruturas linguísticas. Devemos estar cientes de que uma comunicação falada possui estruturas com substantivos, expressões adverbiais, pronomes, adjetivos, conjunções, preposições, etc. Assim, se as pessoas que alegam falar a língua dos anjos estivessem de fato falando uma língua poderíamos reconhecê-la como sendo uma língua verdadeira e real, ainda que celestial o que definitivamente não acontece.

O que você entende sobre o movimento Pentecostal e Neopentecostal?
Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial no Batismo no Espírito Santo, desde 1901. No Brasil os pentecostais da primeira onda as principais são a Assembleia de Deus e Congregação Cristã do Brasil, ambas organizadas em 1910. A segunda onda a partir de 1950, as principais: Quadrangular e Deus é amor, enfatiza a cura divina e profecias. A terceira onda, os Neopentecostais, teve início em 1970. As principais: Igreja Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça, e enfatiza a Teologia da Prosperidade ou Confissão positiva.

O que você entende sobre o movimento Carismático e Renovado?
No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, os cristãos das igrejas tradicionais  tanto na América quanto na Europa, começaram a aceitar a ideia pentecostal que o batismo no Espírito Santo está disponível aos cristãos de hoje.

O irmão sendo evangelista como define esse dom?
Como evangelista eu entendo como a capacidade de comunicar as verdades do evangelho ao não regenerado; Agora é importante eu mencionar que os estudos, os treinamentos, a prática tem tornado essa capacidade eficiente na sua explanação, preparando o coração para que o Espírito Santo convença e salve o perdido.

ANGELOLOGIA

Quando os anjos foram criados?
Deve ter acontecido imediatamente após Deus ter criado os céus e antes de ter criado a terra (Jó 38:4-7)

O que significa anjos eleitos?
São os anjos que não se rebelaram com Satanás e devido a isso foram confirmados em santidade, e a Bíblia os chama de “Eleitos.”.

O que significa “Deus os confirmou em santidade e em iniqüidade?”
A escolha de seguir a Satanás foi uma escolha eterna. A Bíblia não apresenta nenhuma oportunidade para os anjos caídos de se arrependerem e serem perdoados. Nem a Bíblia indica que é possível que mais anjos bons pequem.
Os anjos que permanecem fiéis a Deus são descritos como os “anjos eleitos” e foram confirmados em santidade. Satanás e os anjos caídos permanecem infiéis e foram confirmados em iniquidade.

Quem são os anjos de Apocalipse 2 e 3?
O termo grego “Anggelos” é usado tanto para mensageiros humanos (I Rs.19:2; Lc.7:24 e 9:52 ), quanto divinos. No caso das igrejas da Ásia menor registrada em Apocalipse eu creio que eram homens, os lideres da igreja.

Quais são as patentes dos anjos?
Os anjos foram criados para cumprirem os propósitos de Deus: O Arcanjo, ou anjo chefe, se refere apenas a Miguel. Os querubins guardam o trono de Deus (Ez. 10:1-4). Os serafins são responsáveis pela adoração Is 6:2-7. As diferentes ordens de anjos que fazem assistência a Deus Col.1:16 e 2:10

O crente tem seu anjo de guarda?
Eu creio que Deus usa os anjos para cumprir o seu propósito, mas anjo da guarda pessoal, eu creio que não.

Como um crente pode vencer as batalhas espirituais?
Buscar socorro em Cristo (Hb 7.25; Jo 17.15). Ter a atitude correta para com Satanás (1Pe 5.8) Jesus nunca brincou com Satanás, o ratou com muita seriedade, mas como um inimigo derrotado. Estar vigilantes contra Satanás (1Pe 5.8). Usar a armadura espiritual (Ef 6.11-18).

O que é possessão Demoníaca?
Por definição “Possessão” é um ou mais demônios residindo dentro de uma pessoa, exercendo controle diretamente na mente/corpo dessa pessoa. Com base nos evangelhos e não na minha experiência o resultado da possessão, vai desde sofrimento físicos até (Mt 9.32,33), desarranjo/perturbação mental (Mt 17.15). As marcas físicas e emocionais de uma possessão, podem ser vistas em Marcos 5, como por exemplo alteração de personalidade como grande depressão ou agressividade fora do normal.

Você expulsaria demônios de uma pessoa possessa?
Sim, apensar de acreditar que a missão da igreja é anunciar o evangelho. O exorcismo foi muito pratica nos evangelhos e no livro de Atos. O propósito do Exorcismo era mostrar a autoridade de Cristo sobre os demônios e para confirmar que eles estavam atuando sob a autoridade de Cristo

Como você trataria com Psicografia exercida pelo Espiritismo?
Um falso profeta possesso por demônios.

Um crente pode ser possesso ou oprimido? Possesso não, oprimido sim!
Em Cl. 1.13-14 nos ensina que os regenerados são arrancados do domínio das trevas. Em Rm 8.3 temos a segurança prometida através de Cristo. Em 1Co 6.19-20 temos a certeza que o regenerado passa ser habitação do Espírito Santo. Em 1Jo 5.18 temos a promessa que o maligno na toca os filhos de Deus. Mas um crente pode ser “Influenciado pelo Mal”, sendo “Oprimido por ele”, atacando espiritualmente incentivando a um comportamento pecaminoso.

Os anjos de Judas são os mesmo de 2Pedro?
Anjos aprisionados – Consiste de estarem confinados em abismos de trevas e estarem presos por algemas eternas, reservados para o juízo do grande dia. 2Pd.2:4 e Jd.6.

Porque os anjos são descritos com forma animalesca?
Figura de linguagem, as projeções, as personificações de animais são qualidades morais  eram empregadas exclusivamente no serviço de Deus.

Quem é o Anjo do Senhor?
Eu creio que o Anjo do Senhor se relaciona com as Teofanias, foram manifestações pre-encarnadas da segunda pessoa da Trindade. A primeira aparição bíblica do "Anjo do Senhor" foi no episódio  de  Agar, no deserto (Gn 16:7).  Outros  acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22:11,15), Jacó (Gn  31:11-13), Moisés (Êx 3:2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14:19) e posteriormente em Boquim (Jz 2:1,4), Balaão (Nm 22:22-36), Gideão (Jz 6:11), Davi (1Cr 21:16), entre outros.
Por que eu creio que é Jesus? Josué 5.14. Quando o Anjo do Senhor apareceu a  Josué, diz que ele "...se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?". Se o Anjo do Senhor não fosse o próprio Senhor (ou  melhor, o  Senhor  Jesus como Segunda Pessoa da Trindade), o  anjo  (caso fosse simplesmente "um anjo") teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19:10 e Ap 22:8,9.

Qual será o castigo de Satanás?
Expulso da sua posição original do Céu (Ez 28.16). Profetizado sua derrota (Gn. 3.14-15). Na cruz (João 12.31). Barrado totalmente o acesso ao Céu durante [a partir de a metade de] o período da Tribulação (Apo 12.7-13). Confinado no abismo (Apo 20:2).
Lançado para dentro do Lago de Fogo (Apo 20.10).

ANTROPOLOGIA

O que é essa imagem e semelhança de Deus no homem? A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem, sua alma. Sendo está mental, moral e social. Mental, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha; Moral, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência; Social, o homem foi criado para se relacionar com outros.

O homem é um ser dicotômico ou tricotômico?
Eu creio que o homem é um constituído de uma parte material e outra imaterial, conforme o relato a criação em Gênesis 2.7. Sendo que essa parte imaterial alma e espirito são diferentes na identidade. A palavra “Espírito” é o elemento do homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento intimo com Deus. É a visão vertical do homem com Deus. A palavra “Alma” em seu sentido mais básico significa “Vida”, que define a “Personalidade de um ser” podendo ser classificada em três partes Intelecto, Emoções e Vontade. É a visão horizontal do homem com o mundo. Mesmo que a Alma como o Espírito, muitas vezes são intercambiáveis, sendo parecidos na maneira como são usados na vida espiritual do crente. Os versículos que provam essa estrutura triuna é 1Ts 5.23 e Hb 4.12, se referindo que há um separação de identidade entre “Alma e Espírito”.

Qual sua posição sobre a origem da alma?
Eu creio que alma passa existir no momento da concepção, e também creio que Deus é responsável pela criação de cada alma.

Deus está continuamente criando novas almas?
A questão é que somente Deus é doador da vida. A parte material teve origem na terra e é transmitido por geração através dos pais. A parte imaterial do homem teve origem em Deus. Desse modo Deus é o autor da vida, a alma só pode passar a existir com o seu consentimento e intervenção.

Deus está criando almas com pecados?
O pecado não é transferido à raça humana por que Deus tem participação direta na existência de cada alma. Mas porque Adão pecou, sendo este “Cabeça federal da raça humana” é uma questão judicial, “Um pecou, logo todos pecarão”. Deus imputou o pecado na raça humana com base na transgressão de Adão.

Qual sua opinião sobre cremação?
Não conheço nenhum comando bíblico explícito contra cremação. Reconheço que bíblia menciona alguns hábitos comuns do povo hebreu ao enterrar seus mortos e contém algumas regras sobre isso. Não permitir que o fosse comido por predadores (Dt 28.26; I Rs 11:15). Os mortos deveriam ser enterrados no dia da morte (Deuteronômio 21:23).  O cadáver era vestido com roupas fúnebres (Mc 15:46; Jo 11:44). O culto fúnebre com frequência causava choro intenso. Agora questão de enterro ou cremação em minha opinião faz parte da área da liberdade Cristã, cada família cristã deve consultar seu coração e decidir naquilo que tem paz para fazer.

Qual sua opinião sobre Clonagem?
Eu creio que só Deus é doador da vida, somente ele é o Criador; Também creio que a vida começa na concepção, assim um “Embrião” é uma vida. A “Clonagem” necessita do Embrião humano para ser clonado, às vezes é necessário matar vários embriões para obter o DNA necessário.

Qual sua opinião sobre “Eutanásia”?
Eu creio que A bíblia é contra a Eutanásia. Somente Deus é soberano quando e como a morte deve ocorrer. Eu creio que a eutanásia é tentativa de o homem usurpar a autoridade de Deus.

O home tem livre arbítrio?
O poder de livre-escolha é parte da humanidade criada à imagem de Deus. Mesmo após Adão a queda e com o advento do pecado, o homem tornando-se espiritualmente morto, ele não é depravado completamente a ponto de não ouvir a voz de Deus ou de dar uma resposta livre. (Gn 3.9-10). A imagem de Deus em Adão foi manchada pela queda, mas não apagada, foi desfigurada, não destruída. O livre arbítrio ainda está nos seres humanos, porque eles têm essa Imagem (Tg 3.9) Mesmo as pessoas não salvas têm livre-escolhas, tanto para receber como para rejeitar o do da salvação de Deus. Moises deu alternativa quanto à vida a Israel “Escolham a vida” (Dt 30.19). Josué disse ao povo “Escolham hoje a quem irão servir” (Js 24.15). Deus disse a Davi “Estou lhe dando três opções escolha uma delas” (2Sm 24.12). Jesus falo daqueles que rejeitavam “Vocês não quiseram” (Mt 23.37). João afirmou “Aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Pedro declara da “ignorância” dos depravados como sendo deliberada (2Pe 3.5). Paulo declarou que os ímpios tem claramente visto e compreendido a verdade, mas  “deliberadamente suprimem esta verdade” (Rm 1.18-20). Alternativas morais e espirituais são colocadas diante dos seres humanos e Deus os responsabilizando por suas escolhas

Quando começa a vida?
Na concepção, Deus trata com o “feto” com pronomes pessoais na bíblia. Em Salmo 139 nos ensina que Deus me viu “o meu corpo ainda informe”, está falando do “Embrião” onde o ser não tem forma. Deus fala acerto do profeta Jeremias, Isaias e João Batista falando dele num “Ventre”.

Qual sua opinião sobre o aborto
Quem define a vida na ciência é a Biologia. A vida começa na “concepção” é continua quer intrauterina, ou extrauterina até a morte. Isso é confirmado pela “Embriologia”, pela “Genética”, e pela “Medicina fetal”. Se a vida começa na “Concepção” como a Biologia confirma, significa que o aborto é matar uma vida. O feto é que na gestação, o agente passivo é a “Mãe” e o agente ativo é “Feto”. Se não fosse a “Placenta” o corpo da mulher, colocava o “feto” pra fora. O “Feto” não é prolongamento do corpo da mulher. É ele que regula o liquido amniótico. É ele que faz cessar os períodos da mãe. É ele que em última instância diz a hora de sair. É ele que se protege com a cápsula para não ser expulso do corpo da mulher. Pra mostrar a independência daquele ser. Não pertence à mulher, nem ao homem a autoridade daquela vida que está no útero. Aquela vida é um ser independente, isso é tão certo, que o “Ovulo” fecundado de um casal negro, implantado no útero de um casão branco, vai nascer “Negro”. O “Embrião” é humano, o ser e humanidade, não são adquiridos, são nato, nenhum ser humano é, mas humano do que outro. O que a bíblia diz sobre esse assunto: Deus trata com o “feto” com pronomes pessoais na bíblia. No AT (Ex 21.33-23) Numa briga se uma mulher gravida perdesse seu filho, era vida por vida. Em Salmo 139 nos ensina que Deus me viu “o meu corpo ainda informe”, está falando do “Embrião” onde o ser não tem forma. Deus fala acerto do profeta Jeremias, falando dele num “Ventre”. A luz da palavra de Deus o aborto é pecado, no hebraico, a mesma palavra para “feto”, “Criança” e “Menino”, Deus o considera como ser.

HAMARTIOLOGIA

O que é pecado original?
Refere-se ao pecado de Adão em comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e seus efeitos sobre o resto da raça humana. Afetando a natureza do homem e o nosso relacionamento com Deus. Todos os seres humanos herdaram uma natureza pecaminosa (Rm 5.12 e 19) e com isso a culpa de Adão. (Rm 6.23)

Qual é a extensão do efeito do pecado sobre a imagem de Deus?
A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem, sua alma, sendo está mental, moral e social. Desse modo o pecado afetou de modo extensivo não intensivo, ou seja, não significa que foi “Destruída”, mas sim “Corrompida”. A imagem de Deus no homem foi corrompida, afetando todas suas faculdades, mental, moral e social.
O pecado de Adão manchou a natureza humana, danificando assim toda a raça humana. Ainda trazemos a imagem de Deus, porém com as cicatrizes do pecado.

O que significa morte espiritual?
Não significa aniquilação ou extinção, mas sim separação entre o homem e Deus. De modo que o homem ímpio não tem intimidade, união, relacionamento com Deus. Isaias 59.2 “Mas as vossas iniquidades do fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
Do mesmo que o homem salvo tem vida espiritual, ou seja, relacionamento, intimidade, união com Cristo, morte espiritual é a ausência dessa capacidade, é a carência é a falta desse relacionamento com Deus.

O homem perdeu o livre arbítrio? O poder de livre-escolha é parte da humanidade criada à imagem de Deus. Mesmo após Adão a queda e com o advento do pecado, o homem tornando-se espiritualmente morto, ele não é depravado completamente a ponto de não ouvir a voz de Deus ou de dar uma resposta livre. (Gn 3.9-10). A imagem de Deus em Adão foi manchada pela queda, mas não apagada, foi desfigurada, não destruída. O livre arbítrio ainda está nos homem, porque eles têm essa Imagem (Tg 3.9) Mesmo as pessoas não salvas têm livre-escolhas, tanto para receber como para rejeitar o dom da salvação de Deus. Moises deu alternativa quanto à vida a Israel “Escolham a vida” (Dt 30.19). Josué disse ao povo “Escolham hoje a quem irão servir” (Js 24.15). Deus disse a Davi “Estou lhe dando três opções escolha uma delas” (2Sm 24.12). Jesus falo daqueles que rejeitavam “Vocês não quiseram” (Mt 23.37). João afirmou “Aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Pedro declara da “ignorância” dos depravados como sendo deliberada (2Pe 3.5). Paulo declarou que os ímpios tem claramente visto e compreendido a verdade, mas  “deliberadamente suprimem esta verdade” (Rm 1.18-20). Alternativas morais e espirituais são colocadas diante dos seres humanos e Deus os responsabilizando por suas escolhas

Os bebês são inocentes?
A Escritura é clara que a criança e os ainda não-nascidos possuem: O pecado original. Incluindo a propensão para pecar. Bem como culpa inerente do pecado original. Desse modo, os pequeninos, são pecadores não inocente, eles herdaram o pecado de Adão.

Os bebês vão para o inferno?
A Bíblia não oferece nenhuma resposta explicita, contudo, tenho algumas ideias com base em alguns versículos, que os infantes vão para o céu. 2Sm 12.23 embora o versículo não diga explicitamente que os bebês vão para o céu, Davi claramente espera um dia reunir-se com  a criança falecida. Davi é um crente cujo destino foi o céu, podemos dizer que o texto sugere forte evidencia que o destino das crianças que morrem na infância é o céu. Vemos em Mt 18.1-6 e 19.13-15, O interesse de Deus pelos pequeninos, demonstrando o seu amor para com eles, os versículo também não declaram que os crianças pequenas vão para o céu, mas mostra o interesse de Deus por elas. Agora eu creio que a Expiação de Cristo pagou pela culpa desses pequeninos, porque morreram numa idade muito precoce para ter uma rejeição consciente e deliberada com o Senhor.

Há possibilidade de Deus justificar alguma pessoa sem a fé?
EU creio que a salvação é pela fé no sacrifício de Cristo para aqueles que têm condições de exercer a fé.

A homossexualidade é pecado?
A Bíblia nos ensina que atividade homossexual é Pecado (Gn 19:1-13; Lv 18.22; I Co 6:9). Resultado de negar e desobedecer a Deus. (Rm 1.26-27). Decisão particular (Rm1.24-27) De acordo com a Bíblia, o perdão de Deus está disponível ao homossexual da mesma forma como está disponível a um adúltero, assassino, ladrão
Deus também promete dar força para o homem salvo conquistar vitórias (II Co 5:17).

Fumar é pecado?
A Bíblia não menciona diretamente o ato de fumar. No entanto traz alguns princípios, que se aplicam ao fumante. A Bíblia ensina sobre domínio próprio (Pv 25.28 e I Co 6.12) O fumo inegavelmente causa forte vício. A Bíblia também nos ensina o corpo do homem salvo é Santuário de Deus. Fumar é inegavelmente muito prejudicial a sua saúde. Já foi provado que fumar causa danos aos pulmões e frequentemente ao coração.

Jogos de azar é pecado? Sim!
Jogos de azar podem ser definidos como “arriscar dinheiro na tentativa de multiplicá-lo em algo que é contra as probabilidades”. A Bíblia nos alerta sobre o amor ao dinheiro (I Timóteo 6:10; Hebreus 13:5).  A Bíblia nos encoraja sobre tentativas de “enriquecimento fácil” (Pv 1.11; 23.5). A Bíblia nos ensina “Do suor do teu rosto comerás o teu pão”. Gn 3.19

SOTERIOLOGIA

Como uma criança pode ser salva?
Eu creio que a salvação é pela fé no sacrifício de Cristo para aqueles que têm condições de exercer a fé. Todas as crianças que tenham condições de exercer fé eu creio que elas são responsáveis diante de Deus. Agora os pequeninos que morreram numa idade muito precoce para ter uma rejeição consciente e deliberada com o Senhor eu creio que a Expiação de Cristo é suficiente para redimir esses pequeninos.

Há crianças no inferno?
Eu creio que existe um estado e um período de consciência que eles não podem responder ao evangelho, seja aceitando ou rejeitando o presenta da vida eterna.
Nesses casos específicos eu creio que se não há capacidade de responder não há responsabilidade pela resposta.

Uma criança é inocente?
Romanos 5.12 “Toda a raça humana é pecadora”. O pecado original. Incluindo a propensão para pecar. Bem como culpa inerente do pecado original. Desse modo, os pequeninos, são pecadores não inocente, eles herdaram o pecado de Adão.

Como uma pessoa com problemas mentais pode ser responsabilizada?
Eu creio que a salvação é pela fé no sacrifício de Cristo para aqueles que têm condições de exercer a fé. Nesses casos específicos eu creio que se não há capacidade de responder não há responsabilidade pela resposta.

 O que acontece às pessoas que nunca tiveram a chance de ouvir a respeito de Jesus?
A Bíblia nos diz que claramente que Deus se revelou ao homem de muitas maneiras, principalmente pela natureza, por meio das coisas que foram criadas. O problema é que a raça humana é pecadora; todos nós rejeitamos este conhecimento de Deus e contra Ele nos rebelamos. Desse modo todas as pessoas são responsáveis perante Deus pelo que ele já revelou. A Bíblia diz que as pessoas rejeitam este conhecimento, são indesculpáveis. Rm 1.20

Como o homem pode crer e arrepender-se se ele está morto espiritualmente?
Em primeiro lugar eu creio que morte espiritual não significa aniquilação, extinção ou destruição da imagem de Deus no homem e sim separação conforme está registrado em Isaias 59.2. Em segundo lugar nesse sentido Adão, mesmo depois do advento do pecado, mesmo depois de ter se tornado morto espiritualmente, e totalmente depravado ele ainda pode ouvir a voz de Deus e dar uma resposta livre a Deus. Todos tem a responsabilidade de crer, e quem quer que decida crer pode crer.  “Para todo o que nele crê não pereça” Jo 3.16. “Quem nele crê não é condenado” Jo 3.18. “Quem vier a mim jamais o rejeitarei” Jo 6.37. Do mesmo, Deus responsabiliza aqueles que não quiseram crer. “E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele” Jo 12.37. “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.” Jo 8.24

A fé é um dom de Deus?
Se a fé é dom de Deus, então eu creio que é oferecida a todos e todos podem livremente aceitar ou receitar a fé.

Pode um pessoa crer sem a ajuda da graça de Deus?
Todos os atos são verdadeiramente livres, mas também é verdade que nenhum ato livre pode se mover na direção de Deus sem a ajuda da graça de Deus. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo 6.44. “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Fl 2.14

A salvação é oferecida para todos os homens ou para alguns?
Eu creio que Cristo morreu por todos os homens, mas os benefícios da expiação são “aplicados” somente para aqueles que creem. Eu creio que a expiação quanto a sua extensão é “ilimitada”, Isto é Cristo morreu pelos pecados da totalidade da raça humana. A salvação É limitada no seu efeito, não na sua oferta, É limitada na sua aplicação, não na sua extensão.

Os “muitos” por quem Cristo morreu refere-se aquém?
 Eu creio que o apóstolo Paulo em Romanos 5.15 está se referindo a totalidade da raça humana. Ele está fazendo um contraste entre os muitos que morreram por causa da ofensa de um homem.

Qual é a relação das obras na salvação?
Eu creio que a salvação é baseada apenas nos méritos de Cristo. Não por obras de justiça praticas por nós. Tt 3.5 - Não de obras para que ninguém se glória. Ef 2.9

A salvação é aplicada a toda a raça humana?
Eu creio que Cristo morreu por toda a raça humana. Eu creio que a expiação de Cristo é aplicada apenas aqueles que creem. Eu “não” creio que a expiação de Cristo é aplicada a toda a raça humana, eu sou contra o “Universalismo”.

A salvação é suficiente para todos e eficaz para alguns, explique?
A incredulidade é a razão pela qual alguns não recebem os benefícios da morte de Cristo. Embora Cristo tenha sofreu pelos pecados do mundo e é oferecido pela bondade de Deus sem distinção a todos. Nem todos o receberam, nem todos desfrutam da morte de Cristo por causa da incredulidade. A salvação é suficiente porque Cristo morreu por todos. A salvação é eficaz porque todos aqueles que creem serão salvos.

Há pessoas no inferno cujos pecados foram perdoados?
O sangue de Cristo: Satisfez a justiça de Deus; O governo de Deus foi vindicado em retidão; A ira de Deus foi aplacada. Mas aqueles que não creram, porque permanecem na incredulidade, não há perdão. João 3.16 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. A expiação foi por toda a raça humana, mas a salvação ela é aplicada apenas aqueles que creem.

Como você harmoniza Soberania e Livre-arbítrio?
Eu creio que ambas as temáticas são verdadeiras. A soberania de Deus torna a salvação certa. Ele conhece, predestina, chama, justifica, glorifica para que o homem salvo seja conforme a imagem de seu filho essa decisão é coordena, não foi arbitraria, foi baseado nos mérito de Cristo, desse modo Deus é causa e a fonte da salvação. Livre-arbítrio é capacidade do homem em tomar decisões, seja recebendo ou rejeitando o dom da vida.
Desse modo: Deus é autor, a causa e a fonte da salvação. Mas Deus também decidiu o modo pelos quais a salvação seria aplicada, nesse caso a fé e o arrependimento são de responsabilidade humana, diante da apresentação da verdade bíblica, sob ação do Espírito Santo, Exemplos: A cruz foi predestinada e livremente escolhida. Atos 2.23 “sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”. De um lado a “Cruz” foi decidia por “Propósito e presciência de Deus”. De outro lado a “Cruz” foi uma decisão voluntária do próprio Cristo “Eu dou a minha vida para retomá-la, ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade”  Jo 10.17-18

Qual a relação entre Eleição, Presciência e Predestinação na salvação?
Eu não creio a Eleição é baseada na presciência como propõe os “Armenianos”, nem a despeito dela como propõe os “Hipercalvinista”, eu creio que a Eleição e segundo a presciência como propõe 1Pd 1.2 “Eleitos segundo a presciência de Deus pai”. Eu entendo que os atributos são coerentes, coexistentes e coordenados, ou seja, aquilo que Deus sabe ele faz, e o que ele faz ele sabe. Eu creio que não há nenhuma prioridade cronológica ou ordem lógica na eleição e presciência de Deus, porque são fatos “Coexistentes“, ou seja, todos os aspectos do eterno propósito de Deus são igualmente atemporais. Segundo meu pensamento esses atos de Deus, devem ser simultâneos e Eternos.

Algum homem foi predestinado para o inferno?
Todos os homens que permaneceram na incredulidade serão condenados e responsabilizados pelos seus atos de rebelião. (João 3.18, João 16.9)

Você se considera Calvinista?
Eu creio que qualquer posição extremada deve ser evitada. Por essa razão eu assumo uma posição moderada com relação a uma posição extremada da leitura dos 05 pontos e as principais diferenças são: T (Depravação total) é extensiva (corruptora) e não intensiva (destrutiva). U (Eleição incondicional) da parte de Deus, mas condicional da parte do homem (Fé) L (Expiação limitada) na sua aplicação e não na sua extensão (Cristo morreu por todos) I (Graça irresistível) não no sentido coercitivo, mas persuasivo, isto é convencendo. P (Perseverança dos santos) jamais um santo se perderá mesmo morrendo em pecado

Um salvo pode perder sua salvação?
Eu creio na Perseverança dos santos jamais um santo se perderá mesmo morrendo em pecado. Nada pode separar um Cristão do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Nada pode remover um Cristão da mão de Deus (João 10:28-29).

Um suicida pode perder salvação?
Eu creio na Perseverança dos santos jamais um santo se perderá mesmo morrendo em pecado.

O que significa “Levou cativo o cativeiro”
Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso, os crentes. (Efésios 4:8-10). Ele removeu todos os justos que estavam mortos do Paraíso e os levou consigo aos Céus.

Existe certo desacordo entre Tiago e Paulo sobre fé e Obras?
Não, Tiago está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada e de boas obras (Tiago 2:20-26). Tiago e Paulo não discordam em seus ensinamentos sobre a salvação. Eles abordam o mesmo assunto sob diferentes prismas. Paulo simplesmente enfatizou que a justificação vem somente pela fé enquanto. Tiago enfatizou o fato de que a fé em Cristo produz boas obras.

Qual será nossa aparência na glorificação?
A Bíblia é clara em mostrar que Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu (Lucas 24.39) e que Ele ascendeu ao céu como Homem, em Seu corpo físico (Atos 1:9; Lucas 24.50-51). Em Filipenses 3.21 diz que "Ele transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso...". Este verso é claro sobre o fato de que Jesus continua com o Seu corpo físico. É um corpo de glória, que Paulo chama “o seu corpo glorioso”.

Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?
Em primeiro lugar “A base da Salvação”. Desde a queda do homem, a base da salvação sempre foi a morte de Cristo. Em segundo lugar “A condição para a salvação”. A condição para a salvação sempre foi a fé. Em terceiro lugar “O conteúdo da salvação”. O que mudou através das gerações foi o conteúdo da fé do crente. A exigência de Deus sobre a fé baseia-se na quantidade de revelação, a isto chamamos revelação progressiva.

Qual era o propósito do sistema de sacrifico do Antigo testamento?
O sistema sacrificial do Velho Testamento não tirava o pecado, como claramente ensina Hebreus 9:1-10; 10:4, mas apontava para o dia em que o Filho de Deus verteria Seu sangue pela pecaminosa raça humana.

O que significa “Desenvolver a Salvação”?
É aquela santificação diária, quando o homem salvo deixa o Espírito Santo purifica-lo dia a ia o conformando a imagem de Cristo.

Por que a Bíblia nos diz para termos muito cuidado com apostasia?
Em primeiro lugar Apostasia não é perder a salvação, mas ao contrário, é uma demonstração de que salvação nunca foi realmente possuída. Um apóstata é alguém que abandona sua fé religiosa. A Bíblia deixa claro que apóstatas são pessoas que apenas fizeram uma profissão de fé, mas sem conversão. A Bíblia adverte contra apostasia, e ao mesmo tempo dizer que o Cristão verdadeiro não vai nunca apostatar. 1 João 2:19 diz especificamente que aqueles que apostatam estão demonstrando que nunca foram Cristãos verdadeiros. Hebreus 6 e 10 são advertências bíblicas contra apostasia, para aqueles que estão “na fé”, sem nunca realmente tê-la recebido.

ECLESIOLOGIA

A igreja existia antes de Pentecostes?
Não, A igreja como Organismo “Corpo de Cristo” e como Organização “Igreja Local” era novidade profetizada para os discípulos em Mt 16.18 “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Desse modo a instituição “Igreja” passou a existir no dia de Pentecostes.
Os membros desta instituição são identificados pelo “Batismo do Espírito no corpo de Cristo” que ocorreu a primeira vez no dia de Pentecostes. (1Co 12.12-13, Ef 1.22-23).

Mas por que Mateus 18, se refere a igreja sendo que ela, passou existir depois de Pentecostes?
A Palavra “Igreja” em grego ecclesia que tem como sentido “Chamados para fora ou Uma assembleia convocada”, em termos gerais significa uma “reunião”, no caso de Mateus 18.17, o termo ecclesia era usado enfatizando o “povo”, ou seja, os “cristãos” da época.

A igreja é Reino de Deus?
A igreja é uma assembleia, o reino é um domínio. A igreja como assembleia é local, o reino é universal. A igreja é edificada, o reino nunca é apresentado assim. A igreja inclui os salvos da atual dispensação e o reino os salvos de todos os tempos.

Quem faz o Batismo do/com Espírito Santo?
Com relação à obra do Espírito Santo, essa é uma de suas atribuições. É o Espírito Santo quem batiza o crente no corpo de Cristo (1Co 12.12-13). O termo Batismo “Mergulho” é usado no sentido figurado onde o cristão tem uma união intima com Cristo.

A igreja local e universal foi inaugurada no mesmo momento?
Sim, Ambas foram inauguradas no dia de Pentecostes. Como um Organismo: “A Igreja Universal” é composta de todos os crentes salvos, regenerados desde o Pentecostes até o Arrebatamento (Ef. 5.25-27). Como uma Organização: “A Igreja Local” é um grupo de crentes regenerados, salvos, batizados por imersão que congregam juntas com o objetivo de glorificar a Deus, de ter comunhão, de ensinar, de evangelizar, de observar as ordenanças (Cl. 1.18)

Existe sucessão apostólica?
Não, a doutrina da sucessão apostólica é a crença de que os 12 apóstolos passaram a sua autoridade adiante é uma argumentação gira em torno da “Autoridade” dos apóstolos de ter comissionado Matias no lugar de Judas. Jesus ordenou que os apóstolos construíssem o fundamento da igreja (Efésios 2:20). E esse fundamento são as Escrituras do Novo Testamento (O registro das obras e dos ensinamentos dos apóstolos). A igreja não necessita de sucessores apostólicos, a igreja necessita dos ensinamentos dos apóstolos precisamente registrados e preservados no Novo Testamento.

Mulher pode ser pastora ou diaconisa?
Não.  Em primeiro lugar: A palavra diáconos só aparece associada à uma mulher em Rm 16:1, porém o sentido da palavra “diáconos” atribuído a “Febe” neste caso é amplo, no qual todos os crentes são servos “diáconos” do Senhor. Em segundo lugar: O mais natural é ver em 1ª Timóteo 03 como critério para o ofício do pastorado e diaconato, e neste caso, o pastorado e o diaconato é atribuído apenas a homens. Em terceiro lugar: Em Atos 6.3 Deus mandou “escolhei, pois irmãos, de entre vós, sete homens”, o termo é em grego é “Andros” que significa “homem” do sexo masculino, não no sentido geral de “Antropos”.
Assim sendo a ênfase para o ofício pastorado ou diaconato, Deus apenas escolheu o sexo masculino.

Qual é o papel da mulher na igreja? Mulheres são para ensinar outras mulheres (Tt 1.5, 2.4-5). Mulheres devem se adornar com boas obras (1Tm 2.1-15). Mulheres devem ser ativas, por exemplo: Ministério de Educação cristã; Escolas Cristãs; Educação Cristã Superior; Evangelismo Pessoal e Discipulado; Evangelismo com Crianças; Missões; Mulheres; Publicações Cristãs.

Pode haver pastor divorciado ou recasado no ministério?
Não, Em primeiro lugar: O divórcio nunca foi nem é o plano ideal de Deus, divórcio deve ser evitado a todo custo, o pastor e a igreja deve desencorajar o mais veementemente possível. Em segundo lugar: A bíblia indica que esse pastor que se divorciar e se casou com outra mulher ele está desqualificado para o ministério. Não é exemplo dos fieis (1Tm 4.12). Não é irrepreensível (1Tm 3.2, 5.7, 6.14). Não é marido de única mulher (1Tm 3.2, 1Tm 5.9). Não tem autoridade para ensinar e nem exortar (Mt 7.5). Não pode celebrar nenhum casamento “Até que a morte o separe” (Rm 7.2-4, 1Co 7.93). Em terceiro lugar: O divórcio é uma ameaça para a família cristã. Por esse motivo "O Senhor diz que aborrece o repúdio..." (Mal 2:16). Em quarto lugar: Se alguém está nessa triste situação deve ter a humildade suficiente de abandonar o ministério para não causar mais prejuízos ao testemunho do evangelho e procurar exercer os seus dons fora da liderança da igreja

Porque o batismo deve ser administrado do modo por imersão?
Em primeiro lugar porque a palavra grega Baptismo é Mergulho, Imersão. Em segundo lugar no registro de Atos 8.38, o texto declara que ambos desceram a águas. Em terceiro lugar o batismo retrata de forma simbólica a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.

Uma criança pode ser batizada?
Eu não creio no batismo infantil ou na regeneração batismal. Eu creio que o Batismo é um mandamento do Senhor para sua igreja e um memorial que deve ser precedido por uma profissão de fé. Agora uma criança que já aceitou a Cristo, eu creio em particular que nada a impeça de ser batizada (exceto a compreensão sobre o batismo e o senso de responsabilidade da iniciação da vida cristã junto a igreja).

Com quantos anos uma criança pode ser batizada?
Com relação à idade depende do critério adotado pela igreja local. Eu sei de igreja que batiza crianças partir dos 12 anos, como outras a partir dos 08 anos. Particularmente não vejo problema de uma criança de 12 anos ser candidata ao batismo. Uma criança de 12 anos tem mais responsabilidade do que uma de 10 anos ou 08 anos, porém pode haver exceções.

Como você faria se uma pessoa foi batizada, mas foi salva depois?
O procedimento bíblico é do seguinte modo: A pessoa é regenerada e depois batizada. Neste caso citado o batismo dela não tem valor bíblico porque foi antes da regeneração.

Você aceitaria o batismo praticado pelos Adventistas, Mórmons e outros por imersão?
EU creio que o batismo bíblico inclui pelo menos 04 considerações: O administrador certo: Autorizado por uma igreja Bíblica. O candidato certo: Um salvo em Jesus Cristo; O modo certo: Imersão; O motivo certo: Não confere graça, não é sacramento é um memorial precedido passo de obediência. Se a “Denominação” preencher esses critérios, eu fico em paz para aceitar o batismo caso contrário, batizaria de novo.

Na ceia acontece uma transubstanciação?
Não, A transubstanciação é uma crença católica que no momento da celebração ocorre uma transformação literal nos elementos da ceia. O pão é pão e nada mais, o suco de uva é suco de uva e nada mais. Esses elementos tem valor representativo, ou seja, é um memorial que serve como lembrança do sacrifício vicário de Cristo.

Quais são os tipos de ceia, administrado pelas mais diversas denominações?
Transubstanciação: Praticado pelos católicos onde os elementos são o corpo de Cristo. Consubstanciação: Praticado pelos luteranos onde os elementos contém o corpo de Cristo. Presença mística: Praticado pelos presbiterianos onde os elementos tem presença mística. Memorial: Praticado pelos batistas e os outros grupos que vieram da reforma radical que aderem a ceia como Memorial.

Quem pode participar da ceia?
Eu faço uso da ceia restrita, ou seja, todos aqueles que creram em Jesus, foram batizados por imersão e fazem parte de uma igreja batista da mesma fé e ordem.

Quem pode administrar a ceia?
A ceia deve ser administrada pelo pastor da igreja ou um dos pastores convidados

O Sábado foi substituído pelo domingo?
Não, O sétimo dia foi separado como lei cerimonial para a nação de Israel. O domingo é separado para igreja por alguns razões. É o dia em que Cristo ressuscitou dentre os mortos. É o dia em que a igreja primitiva se reunia para: Celebrar a ceia, Estudar a palavra, Recolher as ofertas (At 20.7 e 1Co 16.2)

Qual forma de Governo a igreja de adotar?
Congregacional onde a autoridade é da própria igreja local tendo Jesus Cristo como o cabeça da igreja.

Você abriria o púlpito da sua igreja para propaganda eleitoral?
Não, eu creio que o púlpito é para se propagar a palavra de Deus visando a edificação dos santos e não para promover debates ou orientação politica.

Você manteria comunhão que não tivesse a mesma fé e prática que você?
Não, Eu creio que a igreja deve estar separada. Do erro, da apostasia e do mundanismo (Tg 4.4 1Ts 4.11-12). Qualquer igreja santa deve ser separada dessas coisas. Se uma igreja tem determinada pratica que causará escândalo e levará minhas ovelhas a se enfraquecer e não submeteria minha igreja a tal constrangimento. Exemplos: Eu não participaria de um encontro ecumênico, eu não participaria de uma balada cristã, eu não participaria de nada que tivesse o “Simples critério da aparência do mal”.

Você aceitaria como membro uma pessoa divorciada?
Eu creio que pecados ou erros no passado não podem limitar o serviço ou o louvor a Deus no futuro. Pessoas que são divorciadas serão bem vidas e poderão ser membros, porém não poderão exercer certos ministérios de liderança, bem como pastor ou diácono.

Você tem algum critério para permitir divórcio?
Eu não sou a favor do divórcio, nem aconselharia nem aprovaria o divórcio. Creio que o casamento é vitalício “Até que a morte o separe”. Sei que em muitos casos existe abandono, traição e toda sorte de corrupção que pessoa humana pode praticar, porém acredito que a “Reconciliação quando possível é a melhor resposta para esses problemas”.

Você é a favor de casamento misto?
Não, e creio que a bíblia é categoricamente contra. Não existe comunhão entre luz e trevas (2Co 6.14)

Você realizaria um re-casamento?
Não, creio que o casamento é uma união vitalícia entre o casal enquanto o cônjuge estiver vivo, desse modo, se não for viúvo não administrarei um novo casamento.

Você aceitaria um casal re-casado como membro da sua igreja?
Eu creio que pecados ou erros no passado não podem limitar o serviço ou o louvor a Deus no futuro. Pessoas que são divorciadas serão bem vidas e poderão ser membros, porém não poderão exercer certos ministérios de liderança, bem como pastor ou diácono.

Você usaria musica contemporânea ou gospel na sua igreja?
E primeiro lugar eu creio que música é uma linguagem moral, podendo ser espiritual ou não. A música em si, sem as palavras é uma linguagem. A música cristã por ser uma linguagem moral deve ser “diferente” do mundo (Ef 5.19) e “separada” do mundo (Rm 12.2). Sabemos que a música age no organismo como um todo e apresenta efeitos físicos e mentais. Desse modo a musica por ser uma linguagem moral, ela interfere no intelecto, nas emoções e na vontade humana. Portanto seu uso deveria estar adequado á limites apropriados a fim de não desencadear processos de indução humana, haja vista que o culto, segundo Romanos 12.1-2 deve ser Racional. Em segundo lugar O critério que eu uso para adotar musica conservadora no culto cristão, é porque acredito que esse modelo é o mais adequado para expressar esse culto racional.
Em terceiro lugar. Creio no Sacerdócio do crente, creio que cada crente é responsável pelas suas decisões e livre para tomá-las. Creio também na Soberania da igreja, ou seja, cada igreja tem autoridade para delinear suas práticas. Desse modo: Eu não usaria musica contemporânea e nem rock cristão. Por acreditar ser um estilo secularizado. Pela ênfase no sentimentalismo ou no corpo.

Você possui algum tipo de padrão de vestimenta?
Eu creio que tanto os homens quanto as mulheres cristãs nunca devem se vestir de forma que deixe duvida do seu caráter cristão nas mentes dos crentes ou dos descrentes. Também sou ciente de que há roupas sugestivas, acredito que todo cristão precisa aplicar no seu vestuário o princípio 1Tm 2.9 que descreve o vestuário com “modéstia e bom senso”.

Como você faz para ter seu tempo a sós com Deus?
Eu reservo um período do meu dia, muitas das vezes de manhã, para orar e meditar em alguns textos da palavra de Deus.

Como você faz para se manter puro contra a pornografia?
Eu creio que pornografia é pecado. Eu creio que a Revistas, televisão e principalmente a internet são canais que se divulgam ou insinuam pornografia. Eu acredito que a proteção dessa área tem muito haver com estratégia; Minha esposa é minha principal aliada. Com relação a televisão e computador está posicionado no local publico. Temos evitado alguns canais e sites sugestivos à sensualidade.

Como você reagiria se seus filhos não fossem submissos a você no ministério?
Eu creio que como pastor, devo governar minha casa, administrar valores e princípios para aqueles que estão debaixo do meu teto. No caso de meus filhos eu vou ensinar corrigir, usar de autoridade paterna para influencia-los para o Senhor. Enquanto eles estiverem debaixo do meu teto, eles deveram submeter minha autoridade, caso contrário, vou conscientizá-los que eles devem assumir a responsabilidade da sua vida em outra casa.

Como você precederia diante de uma rebelião na igreja?
Creio que qualquer membro esta sujeito a disciplina na igreja, quando seu procedimento não estiver de acordo com o ensino bíblico. Eu creio que qualquer rebelião é antes de tudo contra Deus. Depois que os passos delineados em Mt 18:16-20 forem aplicados e se for necessário eu creio que a igreja deve seguir com os passos bíblicos visando sua restauração. Caso contrário a exclusão do rol de membros é o procedimento correto, mas aqueles que não se arrependeram.

O que é Teísmo aberto?
O teísmo aberto acredita que o futuro não pode ser conhecido. Portanto, Deus sabe tudo o que pode ser sabido – mas Ele não conhece o futuro.

O que é G12?
O G-12 é um movimento de perfil neopentecostal fundado por um pastor colombiano com práticas esotéricas e parapsicológicas.
A definição do termo G-12 é um modelo de liderança que consiste em reproduzir 12 - O líder seleciona doze pessoas para reproduzir seu caráter e autoridade, e assim sucessivamente.  Existe uma mistificação em torno do numero 12 o tornando especial, mágico e sagrado. Tem práticas espíritas, como por exemplo, “Regressão espiritual”. O ambiente desse encontro é muito psicodélico (musica jogos de luzes). O louvor é algo mântrico (repetição continuar).

O que é Confissão positiva?
Refere-se literalmente a trazer à existência o que declaramos com nossa boca, uma vez que a fé é uma confissão, ou seja, há poder em nossas palavras pra tudo.

O que é Teologia da prosperidade?
Refere-se a um movimento que enfatiza que os fieis a Deus desfrutam de uma excelente situação financeira, saúde etc. Aqui no Brasil o maior propagador dessa teologia é Edir Macedo. Jesus advertiu contra a avareza em Lucas 12:15 “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”

O que é Teologia da libertação?
Refere-se a um movimento que enfatiza a liberdade da pobreza e exclusão social. Paulo falou sobre aprender a lidar com as mais diversas situações Filipenses 4:11  Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
 
Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário