terça-feira, 18 de junho de 2013

...Paz no futuro e glória no passado?


Salmos 64:2 "Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade"

Vamos também sair na rua e torna-la palco de horrores em nome da justiça? Que ironia!

As manifestações são direitos de qualquer cidadão de expressar seu desejo num país democrático, 

mas antes de ser cidadão brasileiro eu sou cristão, e a pergunta que paira na mente de muitos é devo me associar a esse grupo?

Jesus no sermão do monte admoestou seus discípulos a uma série de recomendações práticas, uma delas diz respeito sobre promover a paz,

Mateus 5:9 "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus".

Tiago, apóstolo de Cristo numa época marcada por uma política imperialista romana, declarou de onde surge essa revolta que gera tumulto e contendas,

Tiago 4.1-2 "De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes".

Tem um episódio interessante registrada nos evangelhos, onde Jesus foi questionado na sua relação como cidadão debaixo da dinastia Romana que cobria Israel naquela época,

Mateus 17.24-27 “Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti”.

Poderíamos reunir inúmeros protestos ao longo da bíblia sagrada, principalmente o povo reivindicando de suas autoridades um posicionamento de acordo com seus ideais.

Temos uma situação de protesto público pedindo a morte e crucificação de Jesus, várias situações de protesto contra Paulo,

Notamos que em todos esses casos Deus como o Soberano dos reis da terra, já havia pré-determinada que tais coisas acontecessem, entretanto todas elas foram executadas por mãos de ímpios. Exemplo disso está registra no livro de Atos,

Atos 2.23 “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”.

Noutra ocasião Paulo que seria mais tarde morto pela espada de Roma, falou da importância de orar pelas nossas autoridades e de estarmos sujeitas a elas.

Romanos 12.2 “De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”.

Em fim, vejo que tais manifestações de protestos são legítimas na sua expressão de descontentamento, 

mas mesmo assim eu fico questionando os passos dados por dezenas que se dizem cristão, se pelo menos começaram essa jornada de cidadania dando o primeiro passo, antes de começar gritar na rua e ser contado como baderneiros da ordem pública.

Romanos 12.20-21 “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.


...E diga o verde-louro desta flâmula: "Paz no futuro e glória no passado".
 

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário