sexta-feira, 14 de junho de 2013

Comprada pelo amor

 
Oseias 14.1 “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído”

Oseias foi o profeta do reino do Norte, foi contemporâneo de Amós, Isaias e Miquéias. Desenvolveu suas atividades principalmente em Samaria.

Oséias recebeu ordem de Deus para tomar uma esposa de prostituições, para servir de ilustração como Israel havia abandonado a Deus e se entregado a outros deuses.

Toda vida de Oséias tinha um significado que revela a nação de Israel
·        Primeiro filho: Jesreel – A hora do castigo chegou (1.4,5)
·        Segundo filho: Lo-Ruama – Não haverá mais misericórdia (1.6)
·        Terceiro filho: Lo-Ami – Não meu povo (1.9)

Deus escolheu seu povo sem méritos da sua parte, assim como Oseias escolheu Gômer sem méritos próprios.

Deus demostrou que toda miséria e aflição de Israel eram decorrentes ao afastamento da fidelidade com Deus.

Quais foram os pecados imorais cometidos por Gômer que ilustra o pecado de Israel?
·        Falta de moral
·        Ignorância obstinada
·        Ocultar-se do senhor
·        Idolatria

Gomes sofreu as consequências de seu afastamento de fidelidade com seu esposo. Foi abandonada e vendida como escrava.

Oseias foi ao encontro da sua esposa e a comprou de volta para si, do mesmo modo que Deus faz conosco.

Qual foi o custo pessoal dessa lição para Oseias?

Os 3:1-2 “Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas. Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada”

No antigo Israel, o homem tinha que fazer um tremendo esforço para perdoar e receber de volta a esposa infiel, além da aceitação dos filhos gerados por outro homem. Ficar com a esposa, esses filhos e, assim, sofrer a rejeição social deve ter sido uma das mais difíceis experiências da vida.

Oseias, porém, “comprou-a” de volta. Deus, em certo sentido, fez a mesma coisa pela humanidade, mas o custo foi a morte de Jesus na cruz. Somente olhando para a cruz podemos obter um quadro muito mais claro do preço que Deus pagou para nos resgatar da ruína que o pecado causou.

Era uma vez, um menino que gostava muito de brincar na praia. Certa vez, este menino viu na vitrine, um barquinho muito bonito, e todos os dias pedia ao seu papai para comprá-lo. Mas, o papai era pobre, e naquela ocasião não podia arranjar o dinheiro para comprar o barquinho, e disse ao menino: aqui tem madeira, martelo, pregos e tinta, faça um para você mesmo. O menino começou a trabalhar, e em pouco tempo terminou o seu brinquedo. Ele pintou o barquinho de azul, vermelho e branco. O barquinho ficou muito bonito. Logo levou o barquinho para a praia, onde não se cansava de brincar. Mas um dia o menino perdeu o barquinho nas águas e não conseguiu achá-lo. Passaram algumas semanas, e um dia, quando passeava pela cidade com o papai, o menino viu o seu barquinho na vitrine de uma loja, à venda. Então ele entrou na loja e pediu o seu brinquedo. Não, menino, este brinquedo é meu, disse o dono da loja. Mas, é meu, disse o menino, eu o fiz com minhas próprias mãos!  Está bem, pode ser, mas eu comprei o barco, faz poucos dias, de um senhor que ia passando. Desculpe-me, mas só vais levar o barquinho, pagando o seu justo preço.  Então o menino pagou o preço e recebeu o seu precioso barquinho. Ele o abraçou fortemente e disse: Ah, meu barquinho, eu te fiz e te perdi, eu te achei e comprei-te, agora és meu novamente.

Referencias
Síntese II – Velho Testamento, por C.A.Nickell
A bíblia em esboço – por Robert Lee
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li122013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário