terça-feira, 11 de junho de 2013

Poderes extraordinários

 

Leitura: Joel 2.28-29 “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.

Dentre tantas revelações que Deus deu a seus profetas, uma delas diz respeito ao “Derramamento do Espírito Santo”. A expressão “Sobre toda carne” não significa sobre todo Israelita, mas sim, sobre todos os convertidos ao novo pacto.

Jesus anunciou o novo pacto aos apóstolos na instituição da ceia e o autor de Hebreus muito bem comentou sobre quem é firmado esse novo pacto. (Hb 12.24)

O Novo Pacto foi feito através do sangue de Cristo, todos aqueles que fé recebe a Jesus como seu único e suficiente Salvador entram nesse novo pacto. E com isso recebem a promessa do derramamento do Espírito Santo.

Esse ensinamento da promessa do Espírito Santo também foi comentado no evangelho segundo João. (João 15.26)

O derramamento do Espírito da Verdade tem múltiplos objetivos. Um desses objetivos é capacitar o homem salvo, justificado pela fé em Jesus Cristo concedendo-lhe habilidades para servir a igreja de Cristo.

Essa promessa se cumpre quando o Espírito Santo é derramado naquele grupo de discípulos no Cenáculo em Jerusalém. Foi exatamente essa a compreensão de Pedro. (Atos 2.16-18)

Desse modo os sinais e as manifestações do Espírito naquela ocasião era sinal de que a profecia de Joel estava se cumprindo.

O derramamento do Espírito Santo começou em Pentecostes inaugurando a Igreja, como corpo de Cristo. E cada membro desse corpo receberia da parte de Deus uma habilidade espiritual para que a igreja cumpra seu propósito.

O apóstolo Paulo escreveu para os crentes de Roma, Corinto e Éfeso a respeito dos dons espirituais. Como uma capacidade dada por Deus e distribuída aos santos para a edificação da igreja que é o corpo de Cristo. (1Co 14.12)

O tempo exato de quando essa distribuição acontece na vida do crente é no momento do nascimento espiritual, ou seja, no momento da salvação. Desse modo cada crente dispõe de pelo menos uma capacidade espiritual para servir a igreja e contribuir para seu crescimento. (Ef 4.12)

Uma vez que "os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" (Rm 11.29), Deus não retira um dom que tenha sido dado a uma pessoa, mesmo que ela não o esteja utilizando em conformidade com a Sua vontade revelada em Sua Palavra. É possível usar um dom dado por Deus de maneira errada, ou fazê-lo apenas para exibição e exaltação própria.

Exposição e Explicação sobre os dons e seus propósitos

Sinais
Fundação
Edificação
Credenciar mensagem
Inaugurar a igreja
Aperfeiçoamento dos santos
Curas
Milagres
Línguas
Interpretações
Discernimento
Sabedoria
Conhecimento
Apóstolos
Profetas
Ensinar
Pastorear
Servir
Evangelizar
Crer
Exortar
Contribuir
Exercer misericórdia
Presidir

Os dons sinais e dons de fundação cessaram na medida em que se cumpriu o seu propósito e durante a vida dos apóstolos no primeiro século da era cristã.

Dons sinais:

Curas: Cura sobrenatural da enfermidade sem meios naturais - Isso não significa que Deus não cura nos dias de hoje, existem curas, mas não como um dom espiritual e sim com expressão da bondade de Deus. Naquela ocasião as curas realizadas eram imediatamente e de modo completo.

Milagres: Realização de grandes feitos - Os apóstolos foram dotados de capacidades extraordinárias assim como Elias diante dos profetas de Baal e Moisés que realizaram grandes sinais diante de faraó. Nem todo milagre procede de Deus, falsos profetas farão sinais e maravilhas no futuro (Mt 24.24), mas serão sinais feitos pelo poder de Satanás.

Línguas: Falar em outro idioma sem estudar porem existentes - As línguas faladas eram idiomas conhecidos, constituído de uma estrutura gramatical existente, no livro de Atos que registra essa primeira manifestação têm 18 idiomas ali registrados. (Atos 2.8-11). Infelizmente muitas igrejas que fazem uso desse suposto dom, o fazem como uma maneira infantil de se exibir, Paulo censurou duramente essa postura da igreja de Corinto. Que por sinal uma igreja carnal e imatura. (1Co 14.20)

Interpretação: Traduzir de forma compreensiva ouro idioma existente - Atualmente as pessoas inseridas em diversas igrejas procurar falar em línguas e não temos ocorrências de quem às interpretam gerando confusão, o fato de não ter quem interprete já anula a utilização desse dom caso existisse. (1Co 14.27). Paulo orienta a igreja que as mulheres devem permanecer caladas na igreja (não exercendo autoridade de ensino doutrinário) e muitas dessas manifestações na igreja ocorrem com mulheres (1Co 14.34). Paulo também sugere que a manifestação em línguas é sinal para incrédulo e não par crente, e temos percebido atualmente esse suposto dom usado para crente (1Co 14.22)

Dons de fundação

Apóstolo: Supervisionar o desenvolvimento da igreja primitiva - A igreja está fundamentada no ensino dos apóstolos, são apenas 12 os apóstolos, Judas foi destituído, Matias substituiu temporariamente, Paulo ocupa o último cargo apostólico (Ef 2.20, 1Co 15.9, Ap 21.14)

Profetas: É expressão vocal sobrenatural em nome de Deus - Os profetas também exerciam papel fundamental para a inauguração da igreja, pois não havia as Escrituras do Novo Testamento, eram eles os responsáveis por registrar a Palavra de Deus do Novo testamento e por anunciar a vontade de Deus até que as Escrituras fossem completadas (2Pe 1.20-21).

Sabedoria: Revelação do plano e o propósito de Deus - O dom de sabedoria está vinculado a entender a vontade de Deus para resolver questões da igreja primitiva, numa época que as Escrituras ainda não estavam completas. Essa sabedoria é diferente da Sabedoria de Tiago, essa última é uma sabedoria para resolver questões do dia a dia da qual todos nós podemos ter acesso.

Conhecimento: Revelação a respeito de certos fatos - O dom de conhecimento está vinculado a entender certos fatos que aconteceram e fatos que aconteceriam, devemos lembrar novamente que as Escrituras estavam sendo compiladas e naquele momento era necessário discernir certos fatos.

Discernimento: Percepção espiritual das verdades ensinadas - O Novo Testamento não existia, ele estava sendo compilado. A necessidade de discernimento era vital para a sobrevivência da igreja e principal combater as heresias vigentes.

Dons de Edificação

Pastor: Ministra, cuida, guia o povo de Deus - O pastor além de ser um dom espiritual é um cargo dentro da igreja, o pastor é o oficial da igreja, ou seja, aquele que é responsável pela direção espiritual do povo de Deus. O pastor é mensageiro de Deus e deve ser ouvido atentamente. O pastor fiel está preocupado com o seu povo. Ele é, de certo modo, um vigia, um guarda, bem como um mestre. O dever primário do pastor é pregar a Palavra, mas há outros deveres. As igrejas nem sempre atribuem ao pastor a devida importância que lhe é dada pela divina comissão.

Mestre: Comunicador de princípios bíblicos usando a bíblia - Mestre é aquele que tem habilidade de ensinar. Podemos encontrar os mestres da igreja sendo usado de maneira eficiente nas classes dominais e discipulados. Todo pastor tem que ter o dom de ensino, mas nem todo mestre tem o dom de pastor.

Evangelista: Pregador do Evangelho - Geralmente designa pregador itinerante. O evangelista hoje é aquele que prega o evangelho, nisso consiste os missionários. O evangelista conhece completamente a narrativa do evangelho e é capaz de explicar.

Ministério: Servir, Socorrer outros - Curiosamente é a mesma palavra para diácono “diakonia”, consiste em servir das coisas mais elementares da vida. Servir é estar sempre pronto para socorrer. A pessoa que tem este dom de ministrar tem um coração pronto para servir, ela vê oportunidades para servir e as aproveita.

: Crer na intervenção divina - Esse dom concede ao santo a capacidade de discernir, com um grande grau de confiança, onde Deus quer que a Igreja esteja dentro de cinco ou dez anos.  Será capaz de estabelecer alvos e servir de incentivo a outros crentes

Exortar: Estimular outros - A palavra grega para exortar é a base para várias palavras, daí pode ter múltiplos significados, como confortar, admoestar, rogar, consolar etc. Esse dom serve para corrigir erros e também é preventiva evitando que erros aconteçam; exercer este dom atualmente é difícil, pois as pessoas já não querem muito ser corrigidas.

Contribuir: Generosidade financeira além dos Dízimos - A palavra chave aqui é “Repartir”, ou seja, dividir, dar uma parte, é necessário fazer isso devido às necessidades alheias.

Misericórdia: Bondade com pessoas - É a capacidade de ajudar aqueles que estão em necessidades, envolve, entre outras coisas “visitar os doentes e necessitados” e comunicar a eles o que eles precisam seja física ou espiritualmente.

Presidir: Governar, administrar assuntos espirituais da igreja - Presidir é dar direção dos trabalhos da igreja.

Referencias
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/robert_santos/pentecostalismo/cap15.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2010/02/linguas-e-outros-dons-de-sinais-gordon.html
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/PropositoDonsEspiritoSanto-AMenjivar.htm
Declaração doutrinária – Concilio Examinador Pr. Mário Cesar Botão e Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário