segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jesus do lado de fora é causa de uma igreja morna

  
Leitura: Apocalipse 3.14-22

O livro de Apocalipse foi escrito num período onde a igreja precisava de encorajamento. A igreja estava passando por muitas dificuldades, Satanás está atacando de todos os lados, era necessário lutar conta falsos profetas e lutar para se manter pura diante da imoralidade que sorrateiramente estava entrando na igreja.

A igreja precisava ouvir as Palavras do seu Senhor, e é justamente isso que o livro em seus três primeiros capítulos apresenta. Jesus pessoalmente escreve uma carta para cada uma das sete igrejas da Ásia menor: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

E podemos perceber as características no início dessa carta demonstrando o objetivo de afirmar que aquele que “Escreve” é digno de “Credibilidade”.

Como no caso da carta a igreja de Laodicéia, todas as características apresentadas: o Amém, a Testemunha Fiel e o primogênito dentre os mortos tem esse objetivo de firmar que aquele que “Adverte” é digno de “Competência”.

O texto também revela que esta carta está sendo dirigida ao pastor da igreja de Laodicéia que por sua vez entregaria a mensagem aos membros da igreja.

Essa carta contém algumas advertências contra uma igreja morna, que serve para nós como admoestação para vivermos um relacionamento intenso com o Senhor Jesus.

1ª Advertência é sobre a qualidade das nossas obras - Ap 3.15-16

Esse texto começa afirmando que Jesus conhece sua igreja de forma completa e igual.

Nos EUA na década de 30 surgiu uma teologia chamada “Teísmo aberto”, que por sua vez tem influenciado as igrejas aqui no Brasil. Desde então muitas igreja tem renovado o seu conceito sobre os atributos de Deus. O “Teísmo aberto” acredita que Deus se limitou depois de ter criado o homem, desse modo: Deus não é o Todo Poderoso: Deus é limitado, por essa razão existe tanta maldade no mundo, e por isso “Eles acreditam” que existam tantas tragédias e sofrimentos, Deus sofre com isso, por não ter poder de mudar a história. Para o Teísmo aberto, Deus também não é Onisciente, ele não sabe o que vai acontecer no futuro, o que ele sabe é limitado, ele não sabe as decisões que vamos tomar, ele não sabe o que vai acontecer com você no ano que vem, ele não sabe o que vai acontecer com o mundo. É um Deus assustado que é completamente contrária a fé cristã.

Assim sendo esse texto que está diante de nós, nos ensina isso que Jesus sendo conhece perfeitamente a vida da sua igreja.
Jesus ao trazer essa primeira advertência, ele faz uso de uma linguagem comum para os Laodicenses os “Dutos da cidade”.

Na região que se localizava a cidade de Laodiceia, havia outras duas cidades, a cidade de Colossos na parte de baixo e Hierápolis na parte de cima. Uma característica peculiar da cidade de Colossos, que a cidade possui sua própria reserva de água fria, fonte natural. A cidade de Hierápolis possuía uma reserva natural de águas termais “água quente”. A cidade de Laodicéia não possuía nenhum reservatório de águas, neste caso, o prefeito fez um acordo com essas duas cidades e foi construído um aqueduto para a canalização das águas, até hoje em Laodicéia, existem os restos mortais dos “Dutos”. O detalhe é que quando as águas se encontravam e desembocam no reservatório artesanal construído em Laodicéia as águas chegavam mornas. O povo sofria muito com isso, os próprios mercadores que vinham das outras regiões para negociar na cidade, reclamavam da água da cidade, porque dava ânsia de vômito.

Essa linguagem utilizada por Cristo comparando o sistema de água da cidade, com as obras daqueles crentes é incrível. Interessante que Jesus poderia dizer Alguém me contou, mais ele não diz isso, Ele declara “Eu SEI” eu conheço a qualidade de suas obras.

Suas obras não são frias, essa frase traz uma idéia de crentes que estão totalmente “Sem ânimo, ou desanimados”. Que por sua vez também não estão Quentes – ou seja, fervorosos, animado, dispostos, entusiasmado, energético, vivo.

Jesus diz as obras eram “Mornos”, que significa “Misturado” o termo traz a ideia de “Indiferença”, essa aparece apenas uma vez no Novo Testamento.

Jesus diz com precisão clinica como um medido dando ao seu paciente o laudo: suas obras são parciais, sua atitude é de indiferença, sua reação é passiva e sua neutralidade me incomoda.

Devido a essa mistura, Jesus diz: estou prestes a vomitar da minha boca; O que Jesus quer dizer com isso? Ele está dizendo o que sei sobre suas obras é algo desagradável, estou com ânsia, náuseas.

Quando Jesus compartilha essa advertência, podemos notar que ele ainda “Não vomitou”, mas está prestes a fazer, ou seja, a qualquer momento, ele vai colocar pra fora o que não presta;

Deus se mostra insatisfeito, quando pelas nossas ações mostramos uma “Mistura”. Têm coisas que não se misturam, têm coisas que não se combinam.

No Antigo Testamento, com o povo de Israel era a mesma coisa, o povo era advertido para “Servir apenas a um Senhor”, e eles insistiam em “Misturar”, o santo com o profano, o certo com o errado, o legal com o ilegal. (Js 24.15)

2ª Advertência é sobre o estado espiritual dos crentes – Ap 3.17-18

Economia da cidade de Laodicéia é algo interessante de nota: Uma Cidade Autossustentável, situado em uma vale Fértil, possuía um centro Bancário, havia uma Escola de Medicina e era conhecida pela sua manufatura de Tecido e confecção de roupas.

Possivelmente eles tinham coisas nas quais poderiam se orgulhar, e qual o problema de reconhecer que temos “Dotes” de causar admiração aos outros. Uns tem “Dinheiro”, outros tem “beleza”, ainda outros tem “talentos”. E isso causa admiração nos outros. Laodicéia tinha motivos de sobra para se orgulhar

Alguns historiados, dizem que no ano 70 d.C. houve um grande terremoto, que devastou a cidade, deixando-a em ruínas, os Laodicenses não precisaram recorrer ao “Banco central” de Roma, solicitando “verbas” para reconstruir a cidade, porque a cidade com seus próprio recursos a reconstruíram, e isso era motivo de orgulho.

Devido a essa “Autonomia”, essa “autossuficiência”, essa “Independência”, trouxe sérias consequências para dentro da igreja.

Uma característica se você é um crente morno, é que todo crente morno tem dificuldade de avaliar o seu verdadeiro estado espiritual; Na ótica particular dos Laodicenses, eles estavam ricos, abastados, e não preciso de coisa alguma. No ponto de vista daquele povo sobre si mesmo era que “Tudo estava legal

Mas essa não era a conclusão que Cristo tinha do seu estado espiritual daquele povo, pelo contrário, Jesus disse exatamente o contrário, por essa razão eu havia dito: “Uma característica se você é um crente morno, é que todo crente morno tem dificuldade de avaliar o seu verdadeiro estado espiritual”.

Apocalipse 3.17 “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

Para Cristo eles eram “Infelizes”, o que isso quer dizer, Paulo usa essa mesma expressão no livro de Romanos, infeliz significa “Carregar um corpo morto”. Para Cristo eles eram “Miseráveis”, ou seja, “digno de pena”. Para Cristo eles eram “Pobres”, ou seja, “Mendicância”, talvez fazendo uma crítica a postura de autossuficiência, quando eles disseram “Sou ricos e abastados”; Para Cristo, eles eram “Cegos”, mentalmente cegos, mesmo que eles tivessem uma sede de uma famosa escola de Medicina, esta cidade provavelmente também produzia o remédio para os olhos conhecido como pó frígio. Uma das principais deidades veneradas em Laodicéia era Asclépio, um deus da Medicina; Para Cristo todo aquele avança de nada adiantaria para a cura espiritual, porque eram cegos espiritualmente. Para Cristo, eles eram “Nus”, digno de vergonha, mesmo que a lã negra e lustrosa, brilhante de Laodicéia, e as roupas fabricadas com ela, eram amplamente conhecidas em Roma; Para Cristo, eles estavam desnudos, despidos, sem roupas, digno de vergonha.

Jesus avalia com exatidão o estado das obras dos crentes, o estado espiritual dos crentes, por que ele é aquele que “Conhece” a vida daqueles que fazem parte da sua igreja. Jesus não é o deusinho impotente com medo de humanos como apresenta o deus em minúsculo do “Teísmo aberto”. Jesus é aquele que “Conhece” profundamente a história de sua vida

Em Apocalipse 3.18, Ele dá um conselho:

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.

Conceito próprio
Conceito de Cristo
Conselho de Cristo
Rico
Infeliz e Miserável
Compre de mim...
Abastecido
Pobre
Ouro refinado para enriquecer
Não preciso de nada
Cego
Vestes brancas para nudez

Nu
Colírios para ungires os olhos

Conclusão

E essas duas advertências (Obras e o Estado Espiritual) da igreja demonstra que Jesus sabe como ajudar a sua igreja a viver de uma maneira que lhe trará honra.

Jesus lança um desafio aos Laodicenses. Jesus ao declara que CONHECE e que ACONSELHA também é aquele que corrige e disciplina, e ele o faz porque AMA.

Jesus encerra a mensagem dizendo:

Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

É muito triste saber que a igreja que tem Cristo como seu cabeça, agora por causa de suas obras e de seu estado o tem colocado para fora da igreja, Jesus infelizmente não tem sido o ORIENTADOR da igreja.

Jesus convida a Igreja ao arrependimento, ele está à porta, é muito interessante que aqueles que submetem ao senhorio de Jesus terão o privilégio de reinar com ele na ocasião as da implantação do Reino Milenar.

Apocalipse 3.21 “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Pr. Mário Botão

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