terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Que é esse espírito de Natal?



Na minha infância, o Natal era uma festividade comemorada em família, recebíamos os primos, as tias e os tios, ficávamos até tarde na rua jogando bola, os adultos conversando numa roda, beliscando a carne do churrasco, e depois assistíamos os fogos de artificio.

Entretanto, a televisão foi protagonista principal na minha infância, eu e minha irmã gastávamos horas assistindo TV, algumas vezes ficávamos aborrecidos com meu pai, porque ele colocava no Jornal.

Nessa época, no mês de dezembro, as propagandas e comerciais, começavam anunciar o natal, eram estimulantes, na verdade o comércio depende muito da qualidade das propagandas, dois comerciais ficaram registradas na minha mente, umas propagandas comerciais, a primeira foi da Caravana da Coca-Cola, e a segunda foi do coral infantil, “Quero ver você não chorar”.

A verdade é que cada um de nós trazemos na nossa história de vida, momentos, fleches de lembranças, algumas alegres, outras traumáticas.

Mas o fato, é que quando chega o mês de dezembro, mesmo entre aqueles que não professam uma fé cristã, há um sentimento que se diferencia no natal, as pessoas ficam diferentes.

A expressão “Espírito do natal” é uma expressão de um estado de comportamento, e eu partilho dessa realidade, e talvez você também.

Pra você o que seria esse “Espírito de natal”? É obvio que hoje por causa do capitalismo, essa máquina que faz girar a economia do país e do bolso de muitos brasileiros e você talvez seja um deles, é fator significativo.

Mas existe! É uma constatação, as pessoas ficam diferentes, acho que mais “Sensibilizadas”.

E a igreja percebendo isso, acaba aproveitando dessa oportunidade para lançar o Evangelho de Cristo através de musicas, cantadas por um Coral, muito bem ensaiadas e por uma encenação teatral que traga uma mensagem natalina.

Eu me propus a pensar sobre essa “Sensação” que há, quase que da maioria de nós, nessa época de natal.

E me senti, no dever da dar uma resposta bíblica a essa sensação tão homogenia entre nós, nessa época onde os cartões natalinos trazem uma mensagem, nessa época boa parte dos panetones trazem uma frase, nessa época as pessoas usam um jargão tão comum,

Em sua opinião qual é essa frase? 

Penso que a frase que se destaca é “Feliz Natal”. No coração humano há uma expectativa muito grande, por detrás do Natal; Quase que um apelo desesperado para que algo preencha o vazio da alma.

Irmãos é uma constatação cruel. Por muitas pessoas, ou talvez milhares delas,

Acaba quase que entorpecendo a alma, com uma migalha, de uma possível fração de felicidade por detrás: de um presente, de um abraço, de um champanhe, de um pernil, que mesmo recebido com toda festa, tanta expectativa, mas que logo depois acaba, e você tem que se convencer que o natal, tão esperado, tão aguardando, é um momento, tão curto e tão insignificativo, que já acabo!

Mas não pode ser somente isso! É como uma criança que aguarda ansiosamente o tal do presente do bom velhinho, o tal estimado carrinho de controle remoto, e ganha o carrinho de controle remoto, alegra-se com o carrinho de controle remoto, mas depois de algumas horas, se a bateria não acabar, o “carrinho” tão esperado acaba ficando encostado, debaixo da cama, na prateleira, e que talvez, noutro momento, eu venha usa-lo de novo.

É isso mesmo o “Espírito do Natal”? Algo tão grandioso, e quando chega na hora “H”, É tão insignificante? Será que eu tenho que me convencer que é isso mesmo?

Para pra pensar, tem que haver alguma coisa há mais.

Por isso que me propus a pensar, o que há por detrás desse espírito natalino que os presentes e as festas, e os abraços, e as panetones não preenchem?

Qual é a resposta bíblica para o natal? O versículo que encheu meu coração para dar resposta sobre essa sensação que as pessoas procuram e talvez não encontre, porque procuram no lugar errado,

A resposta está no texto que registra o momento que os anhos anunciam o nascimento do messias aos pastores.

Leitura: Lucas 2.8-20 “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado”.

A frase que encheu meu coração, para dar resposta a essa sensação tão pequena que muitos de nós partilhamos no natal é essa que se encontra no versículo 14,

Os anjos cantando e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

Eu sublinharia a expressão “Paz na terra entre os homens”.

Existe um cântico, intitulado “Noite de paz”. Letra Joseph Mohr de 1848 e musica de Franz Gruber de 1863

Cuja composição, foi feita por um padre na Austrália, e foi cantado pela primeira vez na Missa do galo na paróquia São Nicolau.

Noite paz é a musica mais popular na noite de Natal. Foi declarado um patrimônio cultural imaterial pela UNESCO em março 2011. A canção foi traduzida em cerca de 140 línguas. 

A canção foi cantada simultaneamente em Francês, Inglês e Alemão pelas tropas durante a trégua de Natal, durante a primeira guerra mundial em 1914.

E essa musica expressa fielmente o que está aqui registrado no evangelho de Lucas.

Existe um relato de que esse cântico trouxe paz num campo de batalha, isso ocorreu em dezembro 1870, numa guerra entre França e Alemanha, enquanto as duas partes se confrontavam nas trincheiras, um sodado francês levantou-se e começou a cantar, os soldados alemães surpresos, não atiraram, em vez disso, um deles deu um passo a frente e começou a cantar em Alemão “Noite de paz”. Foi um pequeno intervalo, um pequeno espaço de tempo, prevaleceu à paz entre os homens, mesmo cuja tarefa era matar.

O que há por detrás do espírito de natal? A resposta bíblica que eu encontro e me sinto confortável a repartir com os irmãos é o nascimento do messias.

Deus nos deu seu único filho a fim de trazer paz entre os homens. Mas essa ideia já era conhecida dos profetas, o profeta Isaias declarou na sua profecia messiânica, o seguinte:

Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Eu destacara o título messiânico “Príncipe da paz”. Que colabora com esse cântico angelical para os pastores.

O nome hebraico para “Príncipe da paz”. É Shar Shalom, que significa aquele que remove todos os fatores que impedem a paz.

Irmãos isso se destaca quando o comparamos com os grandes lideres mundiais. Pois os lideres mundiais promovem paz através de guerra, através de conquistas sangrentas. O próprio rei Davi, um grande rei, um grande monarca, um dos mais fantásticos reis de Israel, Foi conhecido como um homem de “sangue”, Um homem que tinha sangue nas mãos, Davi foi um rei sangrento, esse foi “o motivo”, de Deus não permitir ele construísse o templo.

Mas com Jesus é diferente, aliais foi exatamente essa a critica de muito de seus discípulos, Jesus decepcionou muita gente,

As pessoas não queriam um príncipe da paz, as pessoas queriam um monarca que colocasse Roma no seu devido lugar, Israel queria um rei que aniquilasse seus inimigos, Eles queriam que todos seus opressores fossem afastados de Israel.

Jesus não ergueu sequer um dedo contra Roma, Ele não fez aliança internacional de paz,

Você sabe da razão, do porque Jesus nasceu? Paulo nos ajuda nessa questão. Veja o que Paulo falou aos Coríntios,

2 Coríntios 5.18-19 “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.

A bíblia ensina que na primeira vinda do messias ele veio estabelecer a paz entre os homens, Preste atenção, Ele veio estabelecer a paz entre os homens com Deus.

A vinda de Jesus traz esperança jubilosa para homens, pois eles podem desfrutar de paz com Deus, o príncipe da paz veio traz paz no coração dos homens,

A vinda do Messias está organizada em duas fazes, a primeira, ele nasceu para trazer paz com Deus, e a segunda, ele voltará para trazer paz entre as nações,

Desse modo aqueles que confiam no Príncipe da paz, recebem desde já a certeza de que Deus está em paz com você, e também aguarda a esperança de que um dia teremos paz uns com os outros.

Essas reinvindicações são o cerne da fé Cristã, Deus enviou seu filho ao mundo para reconciliar o mundo com Deus.

Se você pertence a Jesus Cristo, então você não é mais sensibilidade apenas com a data, e o mês de dezembro, pois estes trazem apenas no coração a impressão que, embora tenham a mesa farta na véspera de Natal, mesmo tendo ao lado da árvore enfeitada presentes, mesmo tendo um expectativa que talvez alguma coisa vai acontecer de diferente.

Os eu estão cristão vivem apenas a sensação, eles tem a convicção de Deus já opera o reino vindouro em seus corações.

Feliz Natal!

E que a paz do REI que nasceu em Belém, e que ressuscitou em Jerusalém, e quer volta nos monte das Oliveiras, possa trazer a verdadeira paz no seu coração, e que traga verdadeira paz entre as nações na ocasião do seu retorno.


Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário