quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não fique preso aquilo que aconteceu ontem


Leitura: Filipenses 3.12-14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Deixe-me perguntar:

Olhando para esse ano que está se findando, existem coisas das quais vocês se lamenta por não ter feito? Será que existem coisas das quais vocês se lamenta de ter feito?

Pensar nessas coisas pode ser proveitoso, mas ficar preso a elas pode ser danoso e prejudicial.

Acredito que são muitas as pessoas que estão presas em alguns fatos do passado, sejam porque fizeram, sejam eles porque não fizeram.

A pergunta é “Como sair dessa prisão de lamentos, e arrependimento e continuar?”.

Crentes piedosos também tiveram coisas das quais precisaram deixar para trás,

Paulo nos ensina como partir de um passado, talvez de culpa, frustrações, erros, pesares e desentendimento. Mova-se para um futuro cheio de boas expectativas.

E esse texto que está diante de nós aponta para isso,

Tese: Para que você possa prosseguir e vencer áreas que você não desempenhou tão bem nesse ano é necessário ter 4 atitudes,

1ª Atitude: Não se conforme com aquilo que aconteceu

Filipenses 3.12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.

Embora Paulo fosse maduro,
Esse é o sentido da palavra usada aqui no texto para “Perfeição”. Embora Paulo fosse maduro, ele não estava satisfeito.

Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer assim: “Eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo, eu não estou satisfeito”.

Apesar de todo o crescimento, ainda havia áreas que era necessário crescer e amadurecer.

Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito que é Jesus Cristo.

Isso não me desencoraja, mas me encoraja a prosseguir do lugar onde me encontro hoje, para o lugar onde devo chegar.

Ainda tenho muito que crescer, muito que aprender, muito que corrigir.

Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue, enquanto eu viver haverá ainda áreas para crescer.

Todos nós enfrentamos dois perigos: um tem a ver com nosso passado, outro tem haver com nosso presente.

Podemos ficar presos tanto no passado como no presente, todos nós podemos descansar em nossas próprias realizações, e nos dar por satisfeitos! e podemos ficar conformados com aquilo que fizemos, isso não é bom.

Paulo poderia fazê-lo, ele foi o maior pregador que já se levantou, escreveu a maior parte das cartas do Novo Testamento, o maior missionário, o maior plantador de igrejas.

Mas ele dizia: “Prossigo”, ou seja, não estou satisfeito, não sou conformado, vou continuar...

Uma pergunta:  Você é suficientemente perfeito para descobrir que não é perfeito o suficiente?

Você é suficientemente maduro para entender que não é maduro o suficiente?

Paulo estava mais preocupado com seu caráter do que com a sua reputação, Paulo era cheio de Deus, porque era vazio de si mesmo.

Paulo não estava preocupado com o sucesso, como disse certo teólogo: Os heróis são famosos os santos são anônimos.

Portanto, a primeira atitude para prosseguir, é nunca está satisfeito com o que você é. mão se conforme, não seja conformado com aquilo que você já fez, decida que você vai fazer muito mais daquilo que você fez.

2ª Atitude: Seja liberto daquilo que aconteceu

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Se você não parar de olhar para trás, certamente você não poderá seguir enfrente.

As expressões que Paulo usa falam de uma corrida, uma corrida olímpica, uma corrija, cujo propósito está na frente e não atrás. Não é possível ganhar olhando par trás.

Às vezes não é relevante onde você esteve, o que é relevante é aonde você pode ir.

Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? Na realidade muitas coisas.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino, um blasfemador, um perseguidor da igreja.

Paulo também tinha que esquecer as dores do passado; depois que o Senhor o converteu ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado e muitas outras coisas.

Paulo teria que esquecer não somente, quando ele ainda era ímpio, mas de seus pesares depois de convertido.

Mas também as glórias passadas, no que concerne à igreja, Paulo estava no topo da lista dos mais importantes.

Ele tinha que esquecer isso também. Ele foi o maior plantador de igrejas, Dezenas e dezenas de pessoas se converteram com sua pregação, muitas pessoas foram edificas com suas mensagens, a teologia que ele aprende, não aprendeu de homem algum, O Senhor se revelou nele e para ele, Ele também tinha que esquecer as suas glórias.

Deus queria dizer: Paulo não fique preso a esses fatos do passado, sejam eles bons ou não, apenas prossiga para o alvo.

Você e eu também teremos que ter a mesma atitude, ser liberto aquilo que aconteceu.

O significado de a palavra esquecer não é varrer da memória, mas é deixar de ser influenciado ou controlado por ele.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais.”

O que isso quer dizer? Quer dizer que Deus tem uma má memória? Quer dizer que Deus fica preso a essa memória? Quer dizer que Deus fez amnésia em si mesmo?

É lógico que não! O que Deus está dizendo é que não permitirá que aquilo que fizemos no passado influencie o meu relacionamento comigo no presente. 

Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre você e eu, assim devemos agir.

Até o momento aprendemos duas atitudes para prosseguir, 1ª Atitude: Não se conforme com aquilo que aconteceu e 2ª Atitude: Ser liberto daquilo que aconteceu.

3. Retomar o propósito original

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Paulo declarou: Uma coisa faço. 

Paulo tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa”.

Veja estas duas palavras: primeira palavra: “Uma”, segunda palavra: “Coisa”, Uma coisa.

Você se lembra quando o jovem rico foi a Jesus? Depois de dizer que havia cumprido todos os mandamentos, Qual foi a resposta de Jesus? Uma coisa te falta. 

Qual seria essa única coisa que Paulo perseguia? Veja o versículo 14

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Alvo significa olhar para uma marca na qual os olhos estão fixos.

Prêmio significa recompensa por ter vencido a corrida. 

Paulo queria dizer: Eu tenho um alvo! Vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo. Um só alvo e um só objetivo. 

Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções. E muitas dessas várias direções são coisas que aconteceram no passado, e anda podemos mudar, Jesus falou sobre, ficar remoendo, você não tem o poder de mudar o passado.

Estabeleça o alvo certo.

4. Manter nesse caminho até o fim

Filipenses 3,12 e 14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

A vida de Paulo era um prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo.

Posso ser desencorajado, Mas vou prosseguir.

Posso ser derrotado, Mas vou prosseguir.

Posso sentir-me cansado, Mas vou prossegui.

Sempre prosseguindo. Você pode esquecer seu passado, Pode focalizar-se no futuro, Pode estabelecer alvos.

Entretanto, mais do que tudo isso, Não são suas idealizações, Nem muito menos seus fracassos, Seu alvo é Cristo.

Vivemos uma geração que facilmente desiste. Por causa da graça de Deus, e de sua misericórdia,

Não importa onde você esteve; Não importa o que você fez; Não importam suas culpas, 

A cada dia é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia,

Seja Devotado ao Propósito maior que é Cristo.

Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário