sábado, 22 de fevereiro de 2020

AS PERGUNTAS CERTAS


Jó 40.1-7 “Disse mais o SENHOR a Jó: Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argúi a Deus que responda. Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse: Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei. Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás”.

AS PERGUNTAS CERTAS

Precisamos aprender a fazer as perguntas certas, Porque as perguntas certas nos levarão a buscar as respostas certas, Perguntas erradas nos levarão a achar respostas erradas. Uma vez que nós estamos inseridos em contextos de questões complicadas, e das mais diversas, isso se faz mais necessário, a saber, as perguntas certas.

Por exemplo: Às vezes você tem uma consulta, e você está tratando de uma situação delicada, uma situação que gere insegurança, uma situação que gere medo, e você vai ao médico, desacompanhado, você vai sozinho, você está com medo, você se sente abandonado, você está ferido, cheio de incertezas, e você tem inúmeras questões que precisam ser respondidas pelo médico, questões do tipo: sintomas, tratamento, remédios, procedimentos, tempo, efeito colateral, complicações, custo e recuperação; E às vezes estamos tão preocupados, tão ansiosos, tão apreensivos, que quando chegamos à consulta, simplesmente travamos, não conseguimos pensar, articular perguntas, raciocinar de modo saudável, pelo contrário somos tomados por uma angustia, que nos leva a dissipar os pensamentos, e depois de encerrada a consulta, retornamos sem respostas, e sem as informações das possibilidades. Mas se você está acompanhado por alguém, que embora também sofra com a sua dificuldade, essa pessoa está com suas emoções controladas, está lúcido, está atento, não está com suas emoções comprometidas, essa pessoa que lhe acompanha, poderá fazer as perguntas certas, que vão lhe ajudar no tratamento, que vão lhe facilitar, inclusive vai lhe poupar tempo e energia, com outras visitas ao médico, justamente pra coletar informações, que você na outra ocasião não teve condições de fazer as perguntas certas.

Essa mesma verdade, encontramos em outras situações do cotidiano, seja na entrevista de um emprego; seja na relação pessoal com pessoas da sua casa; seja num contratempo no trânsito, enfim, precisamos ter sabedoria pra fazer as perguntas certas.

Esse texto no livro de Jó demonstra exatamente isso, Deus buscando restaurar o coração de Jó, o levando a fazer as perguntas certas; Por quê? Enquanto você estiver concentrando nas questões erradas, suas respostas serão erradas, e logo sua postura será errada.

Lembre-se que Jó estava profundamente machucado, ele havia perdido seus recursos, seus bens, seus empregados, seus filhos, sua esposa, sua saúde, seus amigos, ele estava numa situação complicada. E lendo a história de Jó, depois que seus amigos vieram para consola-lo, mas acabou gerando contenda entre ele, e seus amigos, e todos eles estavam buscando respostas certas, mas com perguntas erradas. E me parece que a situação, cada vez mais, piorava.



Porque quando você está no caminho errado, mesmo as decisões aparentemente corretas, não vão lhe dar resultados corretos, pelo simples, fato de que você está no caminho errado.

Eu gostaria de levantar uma questão, que eu acho relevante, pra responder algumas questões de suma importância, quando estamos enfrentando uma série de situações embaraçosas.

Precisamos fazer as perguntas certas, sem as perguntas certas, não teremos as respostas certas, logo, as decisões não poderão ser corretas.

Suponhamos que você esteja passando por uma situação delicada, minha pergunta é a seguinte: Onde você estava quando a igreja estava orando? O que você estava fazendo, quando a igreja estava levantando perante Deus os pedidos de oração? Aquilo que você estava fazendo, na hora que a igreja estava reunida, clamando a Deus, de fato responde as dificuldades que você está passando agora. Será que existe a mínima possibilidade, que se você estivesse orando, como deveria estar; Clamando como deveria estar; Intercedendo como deveria estar; Será que a sua situação seria diferente?

Eu acredito que existe a possibilidade muito efetiva de você ter as perguntas certas, se você estivesse no lugar certo, iria obter as respostas certas, e consequentemente, teria a postura correta.

Nós negligenciamos questões fundamentais da fé cristã, fazemos isso vezes após vezes, e depois não sabemos o porquê as coisas estão assim.

Meus irmãos, pra tua saúde espiritual, e das pessoas que convive com você, veja se não houve uma série de abandono, relaxo, negligencia displicência, infidelidade, autossuficiência, orgulho em questões que são cruciais da vida cristã.

Onde você estava naquele domingo que a igreja estava orando? Tá vendo! Existe a possibilidade que se você estivesse aqui orando com os demais, você teria saído daqui com as perguntas certas.

Porque foi exatamente essa experiência com Deus, que fez toda a diferença na vida de Jó.

Leia o livro e chegue as suas próprias conclusões, pelas verdades contidas no livro.

Depois que Jó perdeu tudo, ele caiu num poço de lamentos, amarguras, queixas e mais queixas, mesmo diante dos seus amigos, você percebe os lamentos, as amarguras e as queixas. Nenhum cristão está isento as dificuldades. Mesmo fiéis passam por situações complexas, delicadas, de uma natureza muito dificultosa, ninguém está isento a ter problemas financeiros, problemas com pessoas, problemas com filhos, problemas conjugais, problemas com saúde, Jó teve problemas em todas essas áreas.

Mas em um determinado ponto da sua angustia, ele deixou o Senhor, ele deixou de buscar o Senhor, ele deixou de clamar ao Senhor, e buscou em si mesmo as respostas para suas angustias, ele se perdeu, por isso que esse capítulo é importante, porque Deus foi buscar Jó, e mostrar pra ele, que ele tem as respostas certas. Jó compreendeu, arrependeu-se e voltou-se para Deus.

Jó 40.1-7 “Disse mais o SENHOR a Jó: Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argúi a Deus que responda. Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse: Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei. Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás”.

Meus irmãos, talvez você esteja passando por uma situação semelhante às dificuldades que Jó também passou talvez você tenha negligenciado questões cruciais da fé cristã como a oração, e você sabe do que eu estou falando, arrependa-se e volte, ainda há tempo! Deus tem as respostas certas, mas enquanto você estiver no caminho errado, à resposta ainda serão erradas.

Não basta saber as perguntas certas, também tem que estar no caminho certo!

Pastor Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário