sexta-feira, 27 de abril de 2012

Impulso Fatal



O que é tentação? É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados

Rm 7.18-19 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.

Impulso é aquela ação de impelir; é aquela força de levar; é aquele estimulo muitas vezes  ou quase sempre irresistível.

O Diabo é o estimulador externo da tentação - Mateus 4.1 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.

A investida do diabo contra os cristãos é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar atos contrários aos princípios de Deus). O diabo dissimuladamente tem plantado nos corações a semente da tentação da cobiça. O diabo é patrocinador do pecado.

O mundo é referencia externo da tentação - 1Jo 2.15-16 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

Os três desejos peçonhentos da raça humana: Concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida. Esses três são maus desejos que podem ser saciados pelo mundo. O mundo é o sistema governado pelas trevas, onde não há temor e tremor de Deus. Cada um desses maus desejos afeta uma área da vida humana. E o mundo tem suprido e abastecido os homens nos desejos da carne, dos olhos e da arrogância da vida.

Carne é a origem interna e gestora da tentação - Tiago 1.14-15 “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”

Objetivo de toda tentação sempre é o mal. O pecado sempre gera a morte. A maior luta do ser humano é contra ele mesmo.

O que é provação? É o exercício de disciplina e correção vinda da parte de Deus para  o aperfeiçoamento da fé:

1 Pe 4.12 “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”

Objetivo de toda provação sempre é corretivo. As provações tema finalidade do fortalecimento de áreas cristãs

A origem da provação sempre é invariavelmente Divina - Hb 12.6-10 “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.

Toda provação além de corrigir, exercer papel fundamental no crescimento da fé - Tg. 1.2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

3 – O Ciclo da Tentação (Tg 1.13-15)

Pensamento – Imaginação – Desejo – Decisão - Ação (pecado) - Morte (separação de deus)

4 – O Ciclo da Provação (Tg 1.2-4)

 Aflições - Fé em Jesus – Perseverança – Vitória - Vida

5 - Como obter vitória sobre a tentação?

Afastando-nos das fontes da mesma: 1 Co 6.18 “Fugi da impureza” - 2 Tm 2.22 “Foge, outrossim, das paixões da mocidade”.

Vigiar e orar: Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”

Levar todo pensamento á obediência de Cristo: 2 Co 10.5 “E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

6 - O que fazer, quando cedemos em tentação e cedermos ao Pecado?

Confessar e abandonar o pecado: Pv 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”

Confiar que o sangue de Jesus é suficiente para garantir o perdão e a purificação: 1 Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

7 - Conclusão

Não precisamos ficar carregando um fardo pesado dos pecados cometidos. Uma vez confessado o pecado, devemos nos apropriar do perdão oferecido por Deus através do sangue de Jesus e continuar a viver de tal maneira que Deus seja glorificado.

Pr. Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário