Leitura: Mateus 16.18 “também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
1º A igreja existia no tempo de Jesus?
A resposta é não. A igreja era uma novidade profetizada por Jesus. Jesus disse a seus discípulos: sobre essa “Pedra” edificarei a minha igreja. Isso significa que a igreja seria uma instituição futura, por causa da palavra “edificarei”.
Assim sendo a igreja seria edificada no futuro sobre o próprio Jesus. Note a declaração do apóstolo (1 Pedro 2:6-7)
Essa Pedra não é o apostolo Pedro como a igreja católica imaginou. Pois Pedro no grego é “Petros” que significa “Pequena pedra”, e a palavra usada no grego é “Petra” significa “Grande pedra” e essa metáfora só foi aplicada em Jesus Cristo.
Esse conceito também foi aceito e expresso por outros escritores bíblicos:
Atos 4:11 “este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.”
Efésios 2:20 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”
2º Quando a igreja foi vista pela primeira vez?
A igreja foi anunciada profeticamente por Cristo pela primeira em: Mateus 16.18 “também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
O mistério da igreja foi primeiramente revelado ao apóstolo Paulo em Efésios 3:1-11
Assim sendo a igreja no período do Antigo testamento e ainda no período do ministério terreno de Jesus a Igreja como Instituição era desconhecida
A Igreja só se tornou visível, a partir do pentecostes. A igreja foi inaugurada na festa de pentecostes, quando os discípulos receberam o selo do Espírito Santo pela primeira vez.
3º O que é igreja?
A igreja pode ser observada de vários sentidos, mas a principal dela é que a igreja é o “Corpo de Cristo”.
Efésios 1.20-23 “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Pomos observar duas verdades principais nesse texto:
- A Cabeça é Cristo.
- O Corpo que é a Igreja.
A Cabeça foi formada antes do Corpo, e isto evidentemente aconteceu depois da sua:
Morte – Sepultamento – Ressurreição - Ascenção - Glorificação
A primeira verdade se destaca pela formação da Cabeça. Para Jesus ser a Cabeça da Igreja era necessário ele ser colocado à direita de Deus Pai. Assim sendo primeiro foi formado: A Cabeça e depois o Corpo.
Outra observação é a formação do Corpo. O corpo é um, mas tem muitos membros. É o Batismo do Espírito Santo que nos incorpora (torna uma parte) do Corpo de Cristo.
1 Coríntios 12:13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Desse modo são duas as razões para não existir igreja até o dia de pentecostes:
- A formação da cabeça: A glorificação de Cristo nas regiões celestes.
- A formação do corpo: O batismo com o Espirito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário