terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Famílias fadadas à ruína

Por favor, preencha de acordo com sua realidade,

Atividade
Tempo
Trabalho

Sono

Higiene

Lazer

Família

Amigos

Estudo

Refeições

TV ou Internet

Devoção pessoal

Parentes

Compras

Total
24 horas

Ontem à noite eu estava trabalhando no meu TCC, O tema que eu escolhi e que tenho desenvolvido é sobre “Violência contra professores nas instituições de ensino”. Eu estava assistindo um documentário sobre “Menores infratores”, e uma cena me fez ficar sensibilizado. As mães aguardando os filhos no refeitório no dia da visita, as mães ansiosas, aflitas aguardando seus filhos, aquela cena me chocou! E depois todas as mães abraçando seus filhos, acariciando seus filhos. Era nítida a satisfação daquelas mães em rever e poder tocar seus filhos, mesmo que menores infratores.

Qual foi o fato, na sua vida que lhe trouxe maior satisfação? Embora muitos de nós não saibamos ao certo qual foi esse momento, mas sabemos que esses momentos estão ligados às pessoas como: Cônjuge, filhos, netos, pais, parentes e amigos.

As maiores alegrias que temos são proporcionadas pelos nossos relacionamentos!

mas, o contrário também verdade, as maiores tristezas e decepção ocorrem através de nossos relacionamentos!

O ser humano é um ser social, e tem necessidades profundas de estar perto de alguém, por isso cultivamos amizades e nutrimos relacionamentos, precisamos ter com quem compartilhar alegrias, tristezas e problemas.

O Salmo 133, Reflete essa alegria que é resultado dessa comunhão, para o salmista a felicidade está na harmonia com o teu próximo.

Essa é a razão do nosso estudo, nas últimas reflexões temos trazido à questão sobre “Tempo de qualidade”, Tempo de qualidade com Deus, Mas hoje eu quero lhes falar a cerca de tempo de qualidade com o teu próximo.

É necessário reservar um tempo no seu calendário, na sua agenda para manter relacionamento autêntico, com seus familiares, com seus amigos, com seus irmãos em Cristo.

Leitura: Salmo 128.1-6 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel”.

Se você tivesse que programar sua semana, colocando em primeiro lugar as atividades mais importantes, Como você se organizaria? Quais seriam suas prioridades?

Obviamente que estamos inseridos dentro de um contexto de rotina X responsabilidades, Mas como você organizaria num mundo ideal, começando a pensar no seu dia de 24horas?

Seguindo as atividades sugeridas, reorganize de acordo com importância e tempo dedicado, naquilo que seria o ideal em sua opinião.

Atividade
Atividade
Tempo
Trabalho


Sono


Higiene


Lazer


Família


Amigos


Estudo


Refeições


TV ou Internet


Devoção pessoal


Parentes


Compras


Total

24 horas

Quanto tempo você deu para sua família? O tempo passado com a família é de suma importância, traz grandes benefícios para seus membros, enriquece e fortalece relações.

No acampamento “Soldados de Cristo”, talvez um dos estudos que mais mexeu nos acampamentes, foi à mensagem sobre "Davi e seus irmãos". Eles foram desafiados a prestar atenção em seus irmãos mais novos, e ser para eles uma referência, ser para eles alguém que se possa confiar, e muitos deles reconheceram que tem falhado nessa área.

Poderíamos falar sobre pais e filhos, muitos pais sentem-se distantes de seus filhos.

Poderíamos falar sobre filhos e pais, muitos filhos não conseguem aproximar de seus pais.

Deus quando instituiu a família, Deus tinha um plano para seus membros,

Veja esses versículos,

Deuteronômio 6.7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

Deuteronômio 11.19 “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”.

Esses dois textos, recomendam que na família haja tempo para o diálogo, que pais e filhos caminhem juntos, que todos estejam reunidos em momentos do dia, que todas as oportunidades sejam aproveitadas e que haja instrução bíblica.

A sociedade moderna tem passado rapidamente por transformações radicais e profundas, de uma sociedade de isolamento, que era para uma sociedade globalizada.

“Sinto falta dos piolhos”

É uma argumentação que tem sido difundida entre os propagadores da união familiar baseada no passado.

E por experiência digo na minha infância, 30 anos atrás, o pilho unia a família, 

Como era bom ter piolhos, o filho se deitava no colo da mãe, o filho sentia o cuidado da mãe, a mãe acariciava seu filho, o filho era tocado pela mãe, aqueles momentos são preciosos, não existe mais isso, Sinto falta dos piolhos na nossa geração.

A sociedade tem mudado, falei isso com Jovens e Adultos na última atividade,

Tudo está mudando, O mundo está mudando, E nós estamos acompanhando tais transformações, O problema é que o mundo está mudando para pior. Nós não estamos nos tornando melhores filhos, Nós não estamos nos tornando melhores pais, Se nós não frearmos esse impacto da sociedade a igreja e a família serão ambas profanadas.

Essas transformações perturbam o funcionamento da família, exigindo que todos seus membros saiam em busca de bons salários, em busca de diplomas, de Status na sociedade, mas a custa de suas famílias?

O mundo vivencia o melhor momento tecnológico, mas isso não melhor na nossa sociedade,

O mundo vivencia o melhor momento científico, mas isso não melhor a qualidade da família,

Estranho...

Mesmo com todo avanço da tecnologia, da comunicação e da ciência, mas a família e a igreja estão cada vez mais secularizadas e profanadas.

É comum numa família os membros não se encontrarem, cada um com seu rumo próprio, antes que um chegue o outro já saiu, são raras as situações onde a família trabalha junto, e olha que trabalhar não é sinônimo de união.

Sem duvidas, essa situação tem trazido prejuízo muito grande, para a família, célula mãe da sociedade, para a igreja, célula diferenciadora da sociedade.

A desestruturação da família e da igreja reflete a desestruturação da sociedade.

Por isso que o remanejamento de sua rotina X responsabilidade deve ser repensando, temos insistido a um retorno as prioridades, tempo de qualidade com Deus, tempo de qualidade com o próximo, discernir momentos,
Deixe-me fazer algumas perguntas, algumas dessas certamente serão embaraçosas para alguns de nós:

Você tem dedicado tempo com seu cônjuge?
O tempo que vocês passam juntos é prazeroso?
Quais desculpas você apresenta para não brincar com seu filho?
Para dialogar com seu adolescente?
Para participar da vida escolar e social de seu filho?
Quanto do seu tempo é dedicado a seus pais?
Você os tem deixado dormir embaraçados por causa de malcriações?
Será que você não sofre da síndrome “porco espinho”, sempre alfinetando seu irmão em cristo?

Quantidade ou qualidade? O ideal é qualidade,

Quanto mais tempo de qualidade gastamos com as coisas de Deus, quanto mais tempo de qualidade gastarmos com nosso próximo, menos efeito do mundo traremos para nossa família e a nossa igreja.

Você precisa fazer essa contabilidade,

Quais são os relacionamentos que são apropriados e quais não são?
Quais são os hábitos que me fazem mal embora me dê prazer?
Quais são os momentos que devo priorizar na minha semana?

Caso contrário você está enfadado a sofrer a deterioração moral e existencial da maior instituição criada por Deus nesse mundo. Que é a família e a igreja,

Quero terminar novamente fazendo a leitura do nosso texto chave,

Salmo 128.1-6 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel”.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário