sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fuja da aparencia do mal


No jardim do Éden havia apenas uma proibição: “Não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal”

Gênesis 2.17 “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Talvez a melhor interpretação pudesse ser não necessariamente “fruto do conhecimento”, mas, “Autoconhecimento”,

Por que foi exatamente isso que Deus não queria que homem fizesse, porque a verdade é que esse conhecimento fornecido pelo ato de desobediência.

Geraria na humanidade: Uma independência de Deus, uma autonomia do Criador. Eles não precisariam do Criador para determinar o certo e o errado.

E todos nós sabemos, que: Sem Deus não somos capazes de fazer o correto!

Achamos que podemos, e somos ainda presunçosos, acreditamos que temos o “Rei” na barriga,

Sabemos tanto o que fazer, que em um intervalo de 30 anos conseguimos a façanha de fazer duas grandes guerras mundiais, veja que avanço!? Em menos de 30, veja que progresso?! 11 milhões de pessoas mortas na 1ª guerra, 60 milhões de pessoas mortas na 2ª guerra,

Hoje em dia temos mais pessoas preocupadas com bicho do que com gente, hoje em dia temos mais ONGs que cuida de bicho do que cuida de gente, e olha que eu sou simpatizante pela preservação da vida, seja ela de quem for, mas isso é um absurdo!

Sendo que ainda em nosso país tem gente que morre de Hepatite C, e olha que tem gente que se gaba dizendo que estamos em nosso melhor momento, pós-moderno!

Será isso progresso ou retrocesso? Será que é fato que o homem está evoluindo, como muito assim asseveram? Ou será que está estamos indo de mal a pior, como disse Paulo a Timóteo?

Desse modo temos uma nuvem sombria pairando sobre nossas cabeças, por isso que temos o constante apelo bíblico para que: Vigiemos, e oremos, por que os dias são maus.

E tudo porque o homem acredita que com seu autoconhecimento do certo e do errado consegue governar o mundo. Doce ilusão!

Mas a igreja não está fora desse contexto, ela tem muitos opositores, ela tem que lidar contra os inimigos da cruz nas regiões celestes, os diabos, a igreja tem que lidar contra o mundo e esse sistema maligno, baixo governado pelo império das trevas, e a igreja tem que lidar contra o pecado, que habita no coração humano.

Desse modo não são poucas as lutas dos santos, temos enfrentado grandes desafios!

Mas tem uma coisa que tem facilitado à ascensão do império das trevas, e a gente fica marcando bobeira, a gente fica dando margem para o “coisa ruim”.

Note esse comando bíblico,

Leitura: 1 Ts 5:22  abstende-vos de toda forma de mal.

Paulo falou para abstermos de toda aparência do mal! Por quê?

Porque Deus quer que você evite a forma do mal? O que há por desse princípio tão conhecido e tão negligenciado entre os santos?

É isso exatamente que vamos estudar:

1º A aparência do mal promove duvidas sobre seu caráter

Irmãos a aparência é tudo, já dizia o poeta popular: “Uma imagem fala mais do que mil palavras”.

Muitos de nós compramos o que compramos pela embalagem. É ou não é?

Você vai numa agencia de carros, a primeira coisa que você analisa é a aparência,

Se você vai fazer uma entrevista, a primeira coisa que os agenciadores fazem é ver a aparecia,

Se você vai ao shopping, você é capaz de gastar horas e uma única loja, só por causa da aparência.

Aos 04 anos idade, meus pais fizeram um passeio ao zoológico, eu e minha irmã ficamos deslumbrados por aquilo que vimos, minha mãe conta que eu fiquei apavorado quando vi pela primeira vez um Gorila macho, que fazia muito barulho, dando socos nas grades, tivemos que sair às pressas do zoológico, porque entrei pânico, ainda bem que estava no final do passeio, tomei água, fui acalmando, na época meus pais não tinham carro, fazíamos uso do circular, entramos no bendito do circular, eu, minha irmã, papai e mamãe. Quando de repente, eu grudei no pescoço do meu pai e gritava “escapo, escapo!”, um baita de afrodescendente tinha subido ao ônibus, “Escapo mamãe, escapo mamãe”, eu dizia desesperado! Meus pais tiveram que descer do ônibus por causa da vergonha!

Mesmo que aos 04 anos eu tive uma atitude desagradável, não foi correto a gente pode se enganar.

Tudo por causa da aparência!

Quando Paulo fala sobre abster de toda forma do mal. Ele está querendo dizer que você pode ter noções erradas daquilo que você vê.

Quantas são as confusões nos lares por causa da aparência do mal, você estava num lugar, você estava fazendo, você estava conversando,

E aquilo gerou uma confusão, um dor de cabeça, seu caráter foi colocado em sub judice, questionaram sua piedade,

Você deu bobeira meu irmão! Faz isso não! Toma cuidado!

Ás vezes passamos para os outros uma imagem duvidosa a respeito de nós mesmos,

Entretanto muitos dizem assim: Eu não me importo com o que as pessoas dizem de mim,

Até existe um ditado popular que diz: Fale mal ou falem bem, mas falem de mim!

Mas isto está errado! Mas porque está errado? Você tem um testemunho para defender, você tem um nome a zelar, se você não se importa com o seu nome, o nome da sua família,

Pelo menos se importe com o nome de Jesus! Você é embaixador do grande rei! Você é filho do rei! E olha que não estou falando de Roberto Carlos e nem do Pelé,

Você é filho de Deus! Por isso que você deve cuidar da aparência do mal!

A aparência do mal promove duvidas a respeito do seu caráter.

2º A aparência do mal estimula seu coração a ficar sem vergonha

Tem pessoas que vivem de aparências, todos nós sabemos, o casamento está desmoronado, ele não fala com ela, ela não fala com ele, os filhos estão todo largado,

Mas eles se portam com uma “Finesa”, como se vivessem o casamento dos sonhos, esse casal é perfeito, essa mulher prendada, esse homem é homem com H másculo.

Mas por detrás de toda essa aparência glamorosa, existe uma crosta de sujeira endurecida.

Os problemas que pessoas que vivem assim, aprendem a gostar do jeito que vivem, aquilo vira um hábito,

De tal modo que aquilo que deveria ser motivo de quebrantamento, a pessoa acaba acostumando, acaba fazendo parte da sua vida,

Na quarta-feira eu falei sobre musica do mundo, a gente acostuma. Aquilo acaba fazendo parte da minha rotina, todo mundo faz, eu faço, minha mãe faz, meu pai faz, e você não sente mais o mal que aquilo faz na sua mente e na sua vida, uma ferida cauterizada.

Mas não é somente a musica, também é a amizade do mundo, você convive com pessoas do mundo, agora eles são seus amigos, você compartilha, você partilha, você tem intimidade, você sai com eles. você passa tempo com eles, agora a você está falando como eles, você está se vestindo como eles, Você está curtindo o que eles curtem, Você é igual a eles!

Mas não é somente a musica, não é somente amizade, agora são seus padrões.

Você baixou á guarda! Como disse outro poeta popular: “Onde passa um boi passa a boiada”.

Você foi cedendo, agora você está sem padrões, você se igualou ao mundo.

É estranho! Mas tudo começou com a aparência do mal,

A aparência do mal quando feitas repetidas às vezes me faz ficar sem vergonha.

Antes era uma questão apenas de dúvida, agora é uma questão de reincidência de decisões erradas.

3º A aparência do mal pode constrói um castelo de ilusão na sua mente

Você passa viver uma fantasia, uma fantasia do mal, você começa imaginar coisas, você começa a criar coisas na sua cabeça.

Antes era meio que acidental que você se colava em situações perigosas, depois você foi gostando dessas situações perigosas, agora você procurar essas coisas perigosas.

Esse espiral decrescente é perigosíssimo, quem está nesse estágio, começa mentir, por que aquela situação, aquele lugar, aquela coisa, aquela pessoa, não é mais acidental, é proposital!

Porque você foi naquele lugar de novo? - Eu estava passando por perto... – Mas como assim passando por perto, é do outro lado da cidade?

Você tem que mentir, antes era acidental, depois você foi gostando dessa sensação perigosa, agora você propositalmente se coloca nessas situações.

Desse modo você tem que mentir, você mente pra pessoas! você mente pra Deus! Você mente pra você mesmo!

Imagine sua esposa fazendo aquela caminhada saudável todos os dias, e certo dia você a vê ao lado de um homem que você não conhece fazendo uma inocente caminhada. Quando ela chega a casa, você aborda e pergunta: Querida quem é aquele moço? Ela diz: Não sei meu bem, ele estava apenas fazendo caminhada, puxou assunto e estávamos conversando sobre dieta, Você diz: Querida não faça mais isso, não é que não confie em você, mas deu uma má impressão, que dor no coração. Ela diz: Tá bom!

Passado algumas semanas, você a encontra de novo, fazendo a tão saudável caminhado, e o moço está novamente ao lado da sua cordeirinha, conversando e dando risada,

Diga honestamente pra mim, você fica ou não fica com pulga atrás da orelha? Não estamos afirmando que há uma traição, mas existe uma insinuação que pode chegar a uma traição. Existe uma suspeita, existe uma aparência do mal.

Se essa moça não parar, as coisas hão de piorar, por que vai haver momentos que ela vai desejar estar com aquele homem, por que vai haver momentos que ela vai ter prazer de estar com aquele homem, logo ela vai se pegar mentindo para si mesma, e para seu esposo, para que ela possa produzir encontros secretos sem que ninguém descubra.

Você consegue perceber do perigo que há por detrás de uma inocente aparência do mal? Existem situações que nós não podemos nos dar o luxo de fazer,

Deixe-me dar alguns exemplos:

Receber alguém na sala da sua casa, estando você sozinha...
Pegar carona com alguém, onde está apenas você e o motorista...
Entrar num bar e ficar conversa tomando um guaraná será que vão pensar que um copo de guaraná?
Ficar numa roda com pessoas fumando e bebendo, existe um ditado popular que diz “Diga-me com quem tu andas que eu te digo quem és”.
Ficar beijando, beijinho pra cá, beijinho pra lá, você pode estar semeando fantasia no coração de pessoas...

Veja não é uma questão de ser antissocial, pelo contrário seja sociável, mas evite situações perigosas, existem situações que você deve evitar o máximo possível,

Porque pastor? A aparência do mal promove duvidas sobre seu caráter. A aparência do mal estimula seu coração a ficar sem vergonha. A aparência do mal pode constrói um castelo de ilusão na sua mente.

Coloque essa simples recomendação em prática na sua vida. E você vai evitar muitos transtornos, alguns que por sua vez são irreparáveis.

Pr. Mário Botão

Um comentário:

  1. Esse foi um dos estudos mais complexos que ja estudei, mais foi um dos que mais me tirou duvidas a respeito do assunto esta de parabens Pr. Mário Botão amei seu estudo se tiver mais sobre amaria ler e reler

    ResponderExcluir