quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A tentação e a confusão no nosso mundo interior

Dinâmica: Pedir para três pessoas que desenhe num sulfite (Casa, porta, janela, árvore, sol, passarinhos e um menino) e pedir para que refaçam o mesmo desenho, entretanto com os olhos vedados.

Com o desenho em mãos, pergunte: Por que o desenho ficou fora de ordem?

Resposta: A confiança que temos na nossa capacidade de fazer coisas ás vezes nos coloca diante de limites, que podem nos levar a perder a noção real da realidade! Tudo fica fora de ordem!

Invariavelmente quando procedemos assim, o resultado sempre será diferente daquele que planejamos.

Hoje vamos conversar um pouco sobre: A desordem que a tentação provoca no nosso mundo interior.

Quando somos tentados, nosso querer interior nos cega, e as coisas que sabemos, e contra as quais, até falamos com certa facilidade, acabam sendo impossíveis de serem controladas.

Essa dinâmica mostrou isso, coisas muito fáceis de serem feitas, mas que, às cegas, saíram completamente fora do controle, e o resultado foi muito diferente do desejado.

Leitura: Tiago 1.14 “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”.

Porque a tentação provoca desordem em meu mundo interior?

Porque a tentação satisfaz os desejos ilícitos da carne

Paulo falou que as obras da carne fazem guerra contra a alma. O que seriam essas obras da carne a qual meu coração pecaminoso se alimenta?

Gálatas 5.19-21 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.

Temos aqui uma lista descritiva de Paulo sobre as obras da carne, o coração humano se alimenta desses desejos,

A tentação vem justamente para aguçar esses desejos, a isto chamamos: “Desejos carnais”. Paulo noutra ocasião chamou de concupiscência da carne,

Porque a tentação apela para a glória ilícita, ou seja, a vaidade.

A cobiça é uma desgraça, vivemos num mundo cercado de atrações.

Exemplo: Certamente se eu tivesse condições de acessar boa parte dos celulares, eu encontraria muitas musicas mundanas. Músicas das quais deveríamos repugnar. Músicas da quais deveríamos já ter banido da nossa vida.

O mundo tem entrado na igreja, o mundo tem entrado no seu lar. O mundo tem entrado na sua mente. Através de coisas sorrateiras,

O tão famoso “Crente Raimundo”, Um pé na igreja e o outro no mundo.

No livro de João, Em sua primeira epistola está escrito que aquele que ama o mundo o amor do pai não está nele,

O amor do pai não está em que sentido? Não está no sentido de devoção, é um coração dividido, é coração que serve dois senhores, é coração que a mente deseja amar a Deus. Mas com a natureza humana serve e alimenta a vaidade.

A cobiça do mundo é atraente para vaidade, a tentação faz um apelo para a glória ilícita.

Porque a tentação deseja poder, ou seja, controle.

Não queremos obedecer, queremos mandar, eu mando na minha vida, eu faço o que quero e ninguém tem haver com isso,

Obviamente que temos que governar a nossa vida,

Entretanto o poder não é meu. O que governa a minha vida, não deve ser meus desejos. O que governa a minha vida, não deve ser minha vontade, nem tudo pode ser feito do jeito que eu quero, mas eu não quero ceder, eu não vou ceder e não vou abrir mão.

Isso é muito perigo. Alguém que se torna absoluto no querer, crianças são assim, tem que ser do jeito delas, se não, abre o berreiro.

Os pais que tem consciência e sabedoria afasta rapidamente essa postura da criança com uma carinha de marmelo. Mas quem aplica a varinha de marmelo na sua e na minha vida?

Certamente não são apena as crianças que se tronam absolutos no seu querer. Têm jovens assim, têm adultos assim e tem pastores assim,

Só do jeito que ele quer, não pode ser questionado. É tudo do jeito que ele quer. É todo poderoso. Até Deus se prostra perante a vontade do cidadão.

Conclusão:

Desse modo a tentação cria desordem no meu mundo interior, por três razões:

(1)    Satisfaz os desejos ilícitos da carne
(2)    Apela para a glória ilícita, ou seja, a vaidade.
(3)    Deseja poder, ou seja, controle.

Jesus foi tentado nessas três áreas, e ele as venceu!

O poder e as armas para combater as tentações estão na palavra de Deus, sem a palavra de Deus você está às cegas, você tentando acertar com os olhos vedados, você não vai conseguir, você vai falhar.
Somente a Palavra de Deus tem o poder necessário para capacitar você a vencer suas lutas e colocar sem mundo interior em ordem! Basta você observar. Basta você considerar. Basta você obedecer a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário