quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Será que é só problemas mentais?


Exorcismo X Neuropatologia


Há muita confusão nesta área entre religião e ciência. A religião tem fracassado em tratar de pessoas com problemas mentais como se fosse possessão. E a ciência tem fracassado em tratar de pessoas possessas como se fossem problemas mentais.

O que é Neuropatologia? Neuropatologia é o ramo da neurologia que estuda as doenças do sistema nervoso, estuda anatomia patológica.

Existem pelo menos 06 alterações patológicas dos neurônios: Necrose – Retração – Atrofia - Cromatólise central – Armazenamento - Alzheimer.

Todas essas alterações devem ser tratadas de modo clinico. Muitas são as doenças que se parecem, ou melhor, foram transformadas em possessões demoníacas, e nunca tratadas, debilitando a pessoa até a sua morte.

Existem processos criminais contras padres e pastores que levaram a óbitos pessoas supostamente endemoniada. Talvez o mais conhecido seja o caso de Emyle Rose que virou filme de Hollywood

O acontecimento é verídico. 


01 de julho de 1976 aos 23 anos uma jovem alemã de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo pelos padres Ernest e Arnold, Emyle veio a óbito e isso causou muita polemica em toda Europa. Tantos os pais como os padres foram condenados por homicídio negligente porque renunciaram tratamento clinico.

É muito provável que durante a história da humanidade muitos vieram a óbito por negligencia ou religiosa ou clinica. Doenças mentais negligenciadas pode levar a morte

Fica uma pergunta? Uma pessoa demoníaca pode ser levada a morte? Alguém pode morrer sob domínio das trevas?

Acreditamos que sim! O próprio Jesus falou a respeito do caráter e a intenção de Satanás.

João 10.10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Jesus em João 8.44, chamou Satanás de Homicida.

Acreditamos que se deus não estabelecesse um limite para Satanás com relação à Jó. Ele não somente o teria ferido, mas teria com certeza lhe ceifado a Vida.

Nós encontramos nos evangelhos várias situações onde Jesus exorcizou. Encontramos pessoas sendo trazidas endiabradas para Jesus os curar. Encontramos manifestações acentuadíssimas no ministério terreno de Jesus.

Vamos observar um texto bíblico que traz luz a esse tema tão amplamente difundido nos livros da bíblia sagrada. A qual a igreja deve estar preparada para lidar. Obviamente que não estamos procurando situações de possessão. Mas também não temos ignorado o fato de que Satanás pode atrapalhar o culto cristão.

Como reagir quando uma situação aparentemente demoníaca esteja acontecendo? Vejamos como foi que Jesus lidou com essa problemática

Leitura: Marcos 5.1 “Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos. E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram”.

Oração

Esse texto está inserido no primeiro ano do ministério terreno de nosso Senhor na região de Decápolis. Decápolis significa 10 cidades que constituíam aquela região. E a cidade de Gadara era uma dessas cidades. Uma cidade a leste do Jordão. Na realidade gadara faz fronteira com a região da Galileia.

O texto bíblico revela para nós alguns fatos interessantes

1º Fato: Jesus não procurou o endemoniado, ele foi procurado.

Marcos 5.1-3 “Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo”.

O texto bíblico revela para nós alguns fatos marcantes sobre essa questão de não ficar procurando. Todas as vezes que ocorre uma manifestação, Jesus não invoca, ele não procurar. Aliás, ele não está interessado em ter intimidade com demônios. Todas as vezes que ocorre uma manifestação Jesus foi procurado. Assim como esse endemoniado procurou a Jesus. Outros casos, Jesus também foi procurado. Traziam-lhe.

Esse fato é muito importante para nós, que temos certo fascínio pelo ocultismo. Jesus não rodeava os corredores de centros de invocações. Jesus não fazia do culto uma atração demonizada.
Jesus não tornava o nome de supostos demônios o centro de sua mensagem.

A única vez que Jesus exorcizou dentro de uma sinagoga foi registrado no evangelho de Marcos

Marcos 1.21-25 “Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele.”

Jesus rapidamente agiu para minimizar a atuação do mal. Satanás que roubar a atenção da mensagem de Deus. Satanás quer atrapalhar. Satanás gosta de confusão e desordem

Uma confusão na igreja é um prato cheio para Satanás. Assim nós não precisamos ficar procurando diabo em todo lugar. Cremos que ele existe. Cremos que ele é o príncipe deste século. Cremos que ele tem seus seguidores

Mas isso não significa que precisamos dar a ele um lugar de destaque no culto ou na nossa vida. Não precisa!

Mas, se ele manifestar: Agiremos! Mas da forma certa!

2º Fato: Jesus exerceu autoridade, mas com discrição.

Marcos 5.4-8 “Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.  Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!  Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!”

O texto bíblico revela para nós alguns fatos marcantes sobre autoridade. Jesus não fez oba-oba com o fato. Ele não berrou. Ele não gritou. Ele não fez demonstração publica. Ele não expos a pessoa Ele foi discreto. Ele foi modesto. Ele foi reservado

Muito diferente daquilo que vemos e temos testemunhado com as mais diversas religiões. Onde existe uma atração em torno do exorcismo

Interessante que não são os ímpios que são possessos ou que apresentação manifestações demoníacas, mas são os crentes. É o pastor. É o padre. É o membro da igreja. São os fieis que são exorcizados

O crente não pode ser possesso!

Em Cl. 1.13-14 nos ensina que os regenerados são arrancados do domínio das trevas.
Em Rm 8.3 ensina que temos segurança prometida através de Cristo.
Em 1Co 6.19-20 ensina que o regenerado passa ser habitação do Espírito Santo
Em 1Jo 5.18 temos a promessa que o maligno na toca os filhos de Deus

Apesar de que podemos ser influenciados pelo Mal, sendo “Oprimido por ele”, Sendo atacando espiritualmente. Sendo Incentivando a um comportamento pecaminoso. Mas jamais possesso!

Se essas pessoas denominadas cristãs, está sob o domínio de um demônio este não é salvo. Ele acha que é salvo. Ele acha que é convertido.

Outro detalhe interessante é que Jesus não fez uso de nenhuma técnica supersticiosa, como acontece hoje em dia em muitas igrejas. Ele não usou nenhum tipo de amuleto. Ele não usou água benta. Ele não usou óleo ungido. Ele não usou crucifixo. Ele não usou alho. Ele não usou sal. Ele não usou nenhum objetivo revestido de suposto poder sobrenatural

Jesus usou a Palavra de Deus. Foram as Escrituras que Jesus usou. A palavra de Deus tem autoridade para libertar os cativos de Satanás.

Jesus demonstrou uma tremenda autoridade, mas com discrição. Não chamou atenção para aquela situação. Resolveu da forma mais modesta que poderia resolver

Se a noticia se espalhou, não foi pela boca de Jesus. Foi através de alguém que ficou impressionado com o acontecimento.

3º Fato: Jesus reagiu com seriedade contra seus opositores

Marcos 5.9-13 “E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos. E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram”.

O terceiro fato que demonstra para nós como Jesus lidou com uma situação claramente identificada com possessão demoníaca por agir com muita seriedade.

Jesus não brincou com o diabo. Jesus não fez uma entrevista com o diabo. Jesus não fez piadinha com o diabo. Jesus agiu com muita seriedade

Obviamente como um inimigo destruído, mas com seriedade. Tanto é fato que Jesus depois de perguntar o nome. Quem não de forma alguma um método de exorcismo

Algumas pessoas acreditam que para o exorcismo ter sucesso. O demônio tem que falar seu nome. Se ele não fala o nome não vai acontecer o exorcismo. Existe uma lista exaustiva, catalogada de nomes já identificados de demônios.

Apesar de que Jesus pergunta o nome, ele responde “Legião” por ser muitos demônios residente naquela única pessoa. O procedimento de Jesus revela nada mais do que sua seriedade de lidar com aquela situação e nada mais.

Vemos pela resposta daqueles demônios que entendiam que Jesus estava falando sério. É justamente neste ponto que nós riscamos a linha divisória entre uma pessoa perturbada porque é afligida por uma doença mental, de uma pessoa afligida por -uma força maligna.

Uma pessoa acometida por uma doença mental e está sendo afligida, suas respostas não são organizadas e coerentes. Se ela está sendo afligida por uma doença ela está confusa e suas palavras são desconexas.

E outra coisa, uma pessoa com distúrbios mentais, não será de modo adversa ao nome de Cristo e a palavra de Deus. Uma pessoa demonizada é extremamente hostil à pregação da palavra de Deus.

Esses demônios sabia muito bem o que estavam falando.

Eles sabiam quem era Jesus, tanto é fato que eles disseram isto!
Eles sabiam que Jesus tem poder se quisesse precipita-los ao inferno!
Eles sabiam de modo muito claro que Jesus poderia destina-lo para onde quisesse!

Uma pessoa com problemas e perturbações mentais não sabe essas coisas. Não falaria essas coisas A não ser se for encenada de modo teatral.

Jesus usou de seriedade, os próprios demônios, que eram muitos, reconheceram isto, e lhe obedeceram imediatamente.


Conclusão

Como um crente pode vencer as batalhas espirituais?

Buscar socorro em Cristo (Hb 7.25; Jo 17.15).
Ter a atitude correta para com Satanás (1Pe 5.8) Jesus nunca brincou com
Satanás, o ratou com muita seriedade, mas como um inimigo derrotado
Estar vigilantes contra Satanás (1Pe 5.8).
Usar a armadura espiritual (Ef 6.11-18).


Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário