sábado, 16 de fevereiro de 2013

Felicidade de não ter o que esconder



ÁudioMensagem

O sermão desta manhã é resultado daquilo que entendo do que Deus fez na vida de vários dos jovens no Acampamento de Carnaval.

Penso que serei honesto repartir com os irmãos, a conclusão que chego depois de ver tantas decisões.

Jovens deixando por meio de lágrimas a dor que o pecado pode produzir na vida de um homem que se mantem preso e escravizado pelas mentiras de Satanás.

Foram 110 pessoas, sendo que 103 eram jovens de diversas igrejas Batistas regulares.

Quase todos não imaginavam aquilo que Deus faria através da Palavra de Deus.

Obviamente alguns poucos foram infrutíferos, por causa do fascinou e o veneno do Diabo que está ainda arraigado no coração.

Como disse o pastor Samuel: “A maior parte dos jovens experimentaram um avivamento”.

Como disse o pastor Ari: “A maior luta foi para não responder a Deus, pois ele falou de modo claro”.

Intitulei o sermão desta manhã como: Felicidade de não ter o que esconder

Obrigado por ter nos sustentado através de suas orações. Deus ouviu a suplica do seu povo. E operou maravilhas no coração de muitos jovens.

Leitura: Salmo 32.1-2 “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”.

O pecado é uma desgraça agradável para a carne. Paulo falou: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Jesus falou que a contaminação do homem vem do coração. É do coração do homem que vem a impureza, idolatria, mentiras, homicídios e toda sorte de coisa ruim. É do coração! Basta você ter um coração para jorrar impurezas, para inundar contaminações.

A palavra de Deus nos ensina um caminho feliz. A palavra de Deus aponta para nós “Filhos do Senhor”, um caminho maravilhoso.

Feliz é seu caminho se você está andando naquilo que o salmista descreveu com muitas dores e lágrimas, o salmo 32.

Não foram poucas as pessoas que tiveram coragem de abrir seu quartinho mais secreto e sombrio do coração. Jovens confessando publicamente seus pecados. Jovens revelando segredos ocultos. Compartilhando suas dores, seus medos, suas vergonhas.

Deus, através de sua palavra mergulhou nas profundezas da vida de muitos de nossos jovens. Pecados ocultos foram revelados Pecados guardados há anos.

E Deus trouxe a oportunidade para que eles mudassem de vida. E para isso era necessário sair do esconderijo. Sair por detrás das árvores do jardim. Não foi isso que Adão fez depois que pecou?

Mas com a certeza: Em Deus há verdadeira liberdade. Jesus falou com propriedade “Se o filho vos liberta verdadeiramente sereis livres”.

Os filhos do Senhor desfrutam de plena liberdade do jugo do pecado. Não há mais condenação! Não há mais acusação!

Como Disse Paulo em seu tratado teológico no livro de Romanos: Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus, é Deus quem os justifica! Quem os condenará? É Jesus quem morreu por eles!

Mas Satanás continua semeando o joio no meio da boa palavra que em nós é plantada. Suas mentiras ainda são sentidas. Suas seduções. Seus enganos. E pior sua mensagem ainda tem sido acolhida por muitos de nós.

Não se deixe enganar pelo príncipe das trevas. Ele saciará seus desejos, mas destruirá sua alma. Ele satisfará todos os desejos de teu coração, mas fermentará o mau na tua vida. Ele vai atender os desejos do teu coração, mas exigirá a adoração da tua alma.

Mas, se você não está disposto a escravizar-se debaixo das mentiras de Satanás. Sugiro a você que não se esconda do Senhor. Quando ele sair a teu encontro para te buscar.

A verdade é que nós na semelhança de Adão sabemos exatamente o que temos que fazer. Mas por causa de mais alguém que não quer fazer o que Deus mandou. Convida-nos para fazer o mau. Fazemo-nos o mau com essa outra pessoa. E temos que fugir. Temos que mentir. Temos que nos esconder. Temos que fazer de conta que não é com a gente.

E pior quando a Palavra de Deus vem ao nosso encontro. Além de falar que Deus está exagerando. Justificamos. Racionalizamos. Dizemos que a culpa não é nossa é da EVA. O mau já está enraizado dentro do teu coração. Jesus quer livrar você desse caminho infeliz

Note novamente o texto de salmo 32.1-2. Note o caminho feliz que Deus quer para você filhos do Senhor

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”.

Deus diz em sua palavra que é feliz o homem que tem seus pecados perdoados. Não existe nada. Absolutamente nada que faça um homem verdadeiramente feliz do que saber que Deus o perdoou! Ele vive essa realidade. Ele sabe dessa realidade. Ele sente essa realidade.

Não há pecados que produza essa plena satisfação no coração homem. Você pode degustar todas as delícias deste mundo e no final, você chegará à conclusão de Salomão. Tudo é vaidade!

Deus pode perdoar o seu pecado. Bem-aventura aquele cuja iniquidade é perdoada. Bem-aventura aquele cujo pecado é coberto.

Mas como funciona o perdão de Deus? O perdão de Deus é estendido a qualquer homem, basta ter a atitude certa.

Mas infelizmente temos atitudes erradas quando Deus fala conosco. Atitudes ruins. Atitudes menosprezíveis. Atitude de apatia. Atitude de indiferença.

No livro temos um registro apavorante, desse estado de coração AnteDeus. Atos 7.57 “Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele”.

Esse texto está inserido dentro de um contexto onde um servo do Senhor está lavrando o seu testemunho com sangue. Estevam está testemunho das maravilhas do Senhor, mas ao mesmo tempo está falando duramente contra o pecado. E os homens ficaram enfurecidos, enraivecidos, embraveados contra Estevam. Lançaram contra ele pedras. Apedrejaram no até morrer. Seu testemunho foi lavrado com sangue

Há muitas pessoas assim. Que escolhem ficar do lado do mau. Que escolhem ficar do lado do pecado. Satanás tem seus aliados.  E infelizmente como foi dito no acampamento. Eu enfatizei isto várias vezes. Satanás muitas vezes está na face de um suposto irmão em Cristo.

Talvez você queira viver essa realidade prometida nas Escrituras de uma vida Feliz. Eu te convido a prestação atenção naquilo que Deus deixou registrado no livro de Salmo 32.

O conteúdo do texto apresenta para nos um caminho feliz para aqueles que não querem mais pactuar com seus pecados.

Qual é esse caminho?

O caminho apresentado pelo salmista é o caminho da confissão contrita

Salmo 32.3-5 “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

O salmista encontra-se numa situação de desespero. Sua alma está angustiada. Sua alma está perturbada

O fato de que ele ainda contempla o mau. No sentido de que ele não abandonou através de uma confissão contrita.

Ele percebe que as coisas espirituais não progridem. Ele sente a mão do Senhor lhe pesando na alma. Ele está cansado. Ele está exausto. Ele está sem forças

Tanto é fato que ele presencia isso já algum tempo. O salmista disse: A tua mão pesada dia e noite sobre mim. Dias... Semanas. Talvez anos a mão do Senhor lhe pesando no coração.

Quando Deus decide pesar a mão sobre nós, as nossas forças se esvaem. De um lado o pecado está afetando seu corpo físico. Do outro lado à mão do Senhor lhe roubando as forças.

É exatamente assim que sente o homem salvo com pecados secretos inconfessos. Sabe que deve abandonar. Sabe que deve deitar fora seus ídolos. Sabe que deve buscar uma vida de comprometimento maior com o Evangelho.

Mas começa acumular sujeiras. Começa acumular bagunça.

E com o passar dos anos ele acaba acostumando com a sujeira. Acaba acostumando com a bagunça.

Não é assim que funciona com alguns homens e mulher. Fazendo uma analogia com essa dimensão espiritual? Pesquisei uma reportagem que vi alguns meses atrás.

Mulher guardava 05 toneladas de lixo em casa. A fiscalização da prefeitura municipal de Itaquaquecetuba procedeu a uma ação, no mínimo, inusitada. Após denúncia de vizinhos e formalização de um abaixo assinado. A matriarca da família é suspeita de possuir a chamada “Síndrome de Diógenes”.  Para quem não conhece, trata-se de uma a doença caracterizada pela necessidade de acumular e demonstrar apego ao lixo. O material acumulado em sua casa ao longo de vários anos incomodava pelo mau cheiro e proliferação de roedores, insetos e doenças diversas. A síndrome de Diógenes é baseada num filosofo grego do 4º século que era rico, mas vivia como mendigo.

A vida de muitos crentes assemelhasse a vida desta mulher com síndrome de Diógenes. Há um acumulo de sujeiras. Pecados acumulados há anos. Aquilo não incomoda. O mau cheiro. A proliferação de pequenos atos roedores. A proliferação de diversas atitudes doentes.

Deus está movendo uma ação contra você. Uma ação de despejo. Davi sentiu a mão do senhor lhe sacudindo a alma. O quartinho secreto de Davi foi revirado. Havia muitas coisas que ele deveria ter deitado fora. Deveria ter queimado. Deveria ter quebrado. Deveria ter lançado no lixo. Mas estava ali, guardado. Apodrecendo o seu interior. Cheirava mal.

Deus deseja para seus filhos um caminho feliz. Deus falou por duas vezes: Bem-aventurado. Feliz é o homem que é perdoado. Ou seja, o homem que permite Deus entrar em sua vida e como a prefeitura de Itaquaquecetuba remover todo o lixo acumulado.

Deus pode limpar seu quartinho mais escuro, mais sombrio. Ele pode dar a você um lugar saudável para você viver.

Mas para isso você precisa sinceramente confessar ao Senhor com um coração contrito. O que é isso? O coração que sente o pesar de Deus. O coração que sente a tristeza de Deus pelo pecado. O coração que experimenta a mente de Deus.

E quando a mente de Deus invade seu coração. Você jamais acumulará pecados na sua vida. Atitudes ruins escondidas. Atitudes perversas alojadas. Atitudes pecaminosas encobertas. Você lançará fora pela mão pesado do Senhor.

Foi isso que Davi fez. Confessei. Eu falei a verdade. Eu não escondi. Eu permiti Deus invadi meus pensamentos. Meu registro de memória. E remover tudo que não presta.

Salmo 32.3-5 “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

Feliz é o homem de que não tem o que esconder. É tão bom quando Deus nos visita e nossa casa está limpa. É tão bom quando Deus acessa nossos quartos está tudo em ordem. É tão bom quando Deus não encontra coisas apodrecidas em nossas vidas.

Deus deseja para você um caminho feliz. Você pode ir em direção deste caminho e começar fazer uma limpa na sua vida.

Confesse seus pecados ao Senhor. E se for necessário dê testemunho daquilo que Deus tem operado na sua vida.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário