domingo, 22 de julho de 2012

Aplacando a ira de Deus



Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

Se os irmãos estudarem a carta de Paulo aos Romanos, os irmãos diante desta obra prima da literatura neo-testamentária. Desta carta tão rica do Novo Testamento que é um tratado de Teologia extremamente profundo escrito pelo apóstolo Paulo.

Os irmãos vão descobrir no 1º Capítulo que “todos os homens não judeus”. Ou seja, ou pagãos, os que não conhecem a Deus, os que nunca leram a Bíblia. Os que nunca tiveram informações sobre ela... Os irmãos aprenderam no 1º capítulo desta carta que todos esses homens não judeus estão debaixo da ira de Deus. Todos os homens não judeus mesmo aquelas pessoas que vivem nas tribos mais distantes sem nunca terem ouvido da lei de Moisés. Os irmãos aprenderam que estas pessoas estão debaixo da ira de Deus.

Romanos 1.13-16 “Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes;  por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.

Se os irmãos também lerem o capítulo dois da carta aos Romanos. Descobriram que os judeus que conhecem a lei de Moisés de alto a baixo. Que conhecem o Antigo Testamento de traz pra frente e de frente pra traz. Que conhecem a lei, os escritos e os profetas, que procuram a adorar a Deus do modo a observar a lei. Os irmãos observaram no capitulo dois que os judeus também estão debaixo da ira de Deus, assim como aqueles que não conhecem nada da lei de Deus ou sobre Deus.

Romanos 2.17-24 “Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,  instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;  tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”.

E quando os irmão chegamos no capítulo três, como resumo do capitulo um e dois. Os amados irmãos aprenderão que sem exceção. Que “todos” os homens que já passaram por este planeta estão debaixo da ira de Deus.

Os três primeiros capítulos de Romanos: São três capítulos terríveis, assustadores... São capítulos que mostram que a situação do homem diante de Deus é desesperadora!

Quem pode aplacar a ira de Deus? Quem pode fugir da sua ira? Quem pode fugir daquele que tudo vê? Quem pode se esconder daquele que está em toda parte? Quem pode escapar da fúria desse que controla o universo?

Os três primeiros capítulos de Romanos pintam um quadro horrível da humanidade, uma humanidade que está debaixo da ira de Deus.

Tantos os ignorantes que não conhecem a Palavra com aqueles que conhecem a palavra, “todos”, todos sem exceção, basta fazer parte da raça humana para estar debaixo da ira de Deus,

Mas existe uma palavra que lemos uma palavra que muitas pessoas não sabem o significado, que muitas pessoas não conhecem o sentido dela que se relaciona profundamente com a ira de Deus.

Vejam a palavra de Deus novamente: Romanos 3.25ª “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”.

Porque esta palavra se relaciona com a ira de Deus? O que significa propiciação?

A definição de propiciação é o seguinte: “Propiciação é a satisfação das exigências da ira de Deus”

Deus está irado com a humanidade por causa do pecado. E a sua ira contra o pecado por causa do pecado exige castigo, punição!

A propiciação é a resposta para esta ira de Deus, ou seja, é a “Satisfação destas exigências procedentes da ira de Deus contra o pecado”.

O homem pecou... A humanidade pecou... Os que não conhecem a Deus pecaram... Os que conhecem a Deus pecaram...
E a ira de Deus se ascendeu como uma labareda contra a humanidade exigindo o pagamento pelo pecado.

Aí onde entra a “Propiciação”. A propiciação é essa satisfação dessas exigências da ira de Deus contra o pecado.

Quando Deus ofereceu Jesus como sacrifício, ele o ofereceu para apaziguar sua própria ira contra o pecado. Ele castigou o seu pecado em Cristo. Não em mim ou em você. Deus castigou o pecado em Cristo, para aplacar sua ira.

No antigo testamento havia uma forma curiosa que era feito a propiciação. Havia no templo de Jerusalém ou no Tabernaculo no deserto uma arca. Chamada a “Arca da aliança”. Essa arca era uma arca de madeira, revestida de ouro. E em cima desta havia uma tampa, com dois anjos, dois querubins que cobriam a tampa com suas asas. Essa tampa que ficava em cima da arca da aliança era chamada de “Propiciatório

Porque essa tampa se chamava “Propiciatório”? Porque uma vez por ano o “sumo-sacerdote”, entrava no templo. O templo possuía dois compartimentos. O lugar santo e o lugar santíssimo. No lugar santíssimo estava a arca da aliança com o propiciatório. O sumo sacerdote entrava com sangue de animal do qual aspergia sobre o propiciatório. Porque ele fazia isso? Simbolicamente ele estava afastado a ira de Deus de sobre o povo. Esse exercício era chamado “Propiciação”.

Todos os dias os judeus ofereciam sacrifícios por meio de cordeiros, porém uma vez por ano, o sumo-sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer a propiciação. Desviando assim a ira de Deus de sobre o povo até que viesse o Messias para fazer então uma vez por todas haver a “Propiciação perfeita”.

Aprenderemos 03 verdades sobre a propiciação

1ª Verdade sobre propiciação: É a justiça de Deus

Romanos 3.25ª “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”.

Deus não pode deixar o pecado sem punição. Ele é justo e pune o pecado. Deus é justo quando pune o pecado

Se Deus fosse um Deus injusto sabe o que ele iria fazer? Deixa pra lá! Não vamos punir o pecado! O pecado não é coisa tão grave assim! Não vamos tratar com tanta severidade!

Mas Deus é justo e sendo justo, ele sempre pune o pecado! A Propiciação nos mostra isso que justiça de Deus sempre pune o pecado;

Certa vez um homem estava sendo evangelizado e disse: No final Deus vai ser bom pra todo mundo, No final Deus vai salvar todos. Você vai ver... Deus é bonzinho, ele é amoroso e ele não vai deixar ninguém sofrer no inferno.

Esse homem tinha uma noção distorcida, enfraquecida, corrompida da justiça de Deus. A justiça de Deus EXIGE satisfação pelo pecado. A justiça de Deus exige a punição pelo pecado

Deus odeia o pecado e pune o pecado, quando isto acontece chamamos “A Justiça de Deus”. Deus é um Deus irado contra o pecado

E a propiciação faz isso, satisfaz a ira de Deus, a ira de Deus é aplacada.

2ª Verdade sobre propiciação: É o sangue de Cristo

Veja novamente o texto de Romanos 3.25 “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”

Note, que Deus ofereceu o “sangue” do seu único filho Jesus como oferta pelo pecado. A bíblia diz “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação”.

Note a ênfase no sacrifício. Essa propiciação somente é feita pelo sangue de Cristo.

Muitas pessoas tentam aplacar a ira de Deus de outras formas. Muitas pessoas pensam assim: Eu posso agradar a Deus de outras maneiras e desviar dele a sua ira

Como? Eu posso dar uma boa oferta para a igreja. Se eu der uma boa oferta para a igreja eu vou desviar o desfavor de Deus de sobre mim

Eu tenho outra forma de desviar o desfavor, a ira de Deus de sobre mim. Eu posso fazer uma promessa e pagar essa promessa. Se eu fizer uma promessa e pagar essa promessa ou vou desvia a ira de Deus de sobre mim

Ah, já sei como eu posso desviar a ira de Deus. Eu posso ir para igreja, e se eu for pra igreja e levar a bíblia, e me comportar direito, eu vou desvia o desfavor de Deus de sobre mim...
Mas não têm como desviar a ira de Deus de sobre nós, por esses meios... Porque a ira de Deus só pode ser desviada de sobre nós, pelo sangue de Cristo.

A propiciação só foi é possível através do sacrifício de Cristo. Não existe outra maneira. Somente através do sangue de Cristo

Algumas pessoas gostam de criar artifícios para desviar a ira de Deus de sobre elas. Fazendo isto e aquilo e essas pessoas estão sendo enganadas, ou enganando a si mesmo.

A propiciação é pelo sangue de Cristo e ponto final.

3ª Verdade sobre propiciação: É o acesso pela fé

Romanos 3.25 “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a

Jesus morreu na cruz. Jesus morre na cruz do calvário para desviar de sobre nós a ira de Deus. Somente ele pode satisfazer plenamente as exigências de Deus contra o pecado. Jesus ao ser punido pelo pecado satisfez essas exigências...

O texto diz que o homem pecador, só pode desfrutar quando ele crê em Jesus. O texto diz “Mediante a fé

Se eu não crer no sacrifico de Cristo a ira de Deus não será desviada de mim. Se eu crer no sacrifício de Cristo a ira de Deus será desviado de mim. Veja o que Jesus disse no Evangelho de João 3.36

“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

Assim se eu crer em Cristo será desviado de mim a ira de Deus. Se eu não crer em Cristo virá sobre mim a ira de Deus.

Dizemos que este ou aquele está debaixo da ira de Deus. É chamado filho da ira. Merecedor da ira. E vai experimenta a ira vindoura porque não Creu em Cristo

Só é possível desfrutar da propiciação quando se crê em Cristo. Quando me coloco diante dele e digo: Senhor eu mereço sua ira... Sou digno de seu furor... Mereço a morte... Mereço o salário do pecado...  Eu mereço sua ira...

Mas seu único filho. Jesus morreu na cruz para desviar de mim a sua ira. E eu sei que Jesus morreu e satisfez essas exigências com relação a sua ira contra o meu pecado. E por isso eu quero que o Senhor me perdoe, desviando sua ira de sobre mim por que creio em Cristo.

Quando eu faço isso, depositando minha confiança naquilo que Jesus fez por mim. Deus desvia de sobre mim sua ira. E eu começo a desfrutar da verdadeira paz que é proveniente do perdão de Deus.

Paulo disse: Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

Conclusão

Você já desviou o desfavor de Deus de sobre você?

Se sua resposta for sim, é importante que você saiba que não nem um mérito em você quanto a propiciação. A ira de Deus foi desviada de você por causa dos méritos de Cristo somente. Você deveria ser grato a Deus por ele ter punido o seu único filho e não você. Como é que você tem demonstrado essa gratidão a Deus? Sendo infiel nas suas responsabilidades? Sendo displicente durante o culto? É assim que você é grato? Sendo insolente para com ele? Desdenhado para aquilo que você sabe que deveria fazer?

Se sua resposta for não... Pastor eu ainda não cri em Jesus como meu salvador. Eu pensava que poderia escolher meio para desviar de sobre mim a ira de Deus. Eu aprendi que Jesus é o único que pode me conceder o perdão. Eu quero ser salvo da ira de Deus.

Pr Mário (IBR Pr. Marcos)

3 comentários: