sábado, 13 de julho de 2013

Piedade em tempo de imoralidade



Você já ouviu falar sobre Samuel?

Samuel é um personagem do Antigo testamento,
Sua mãe se chamava Ana e seu pai Elcana,
Samuel nasceu, aproximadamente mil anos antes de Cristo,
Foi deixado bebezinho aos cuidados do sacerdote do templo, chamado Eli,
Samuel não foi abandonado por Ana, mas consagrado ao Senhor,
Ainda cedo recebeu de Deus um comissionamento profético,
Na sua adolescência serviu como ajudante geral no Tabernáculo.

A juventude de Samuel não foi uma juventude fácil, assim como de nossos jovens. Na época em que Samuel servia o Senhor ajudando no Templo auxiliando nas mais diversas atividades, também haviam outros jovens envolvidos na atividade do templo.

Entretanto notaremos que a conduta de Samuel se diferenciava dos demais jovens, por exemplo, havia em Israel entre o povo, jovens imorais. Imoralidade significa atos libidinosos, jovens devassos, depravados e licenciosos.

Mas o que é que eles faziam de tão libertino?

1 Samuel 2.22-23 “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento”.

Entretanto a imoralidade não se detinha apenas nas questões prostituição, mas também em outras atitudes vergonhosas.

Os filhos de Eli são identificados como filhos de Belial. O novo testamento quando atribuiu a uma pessoa filiação com o Maligno significa que a vida desta pessoa assemelhasse a vida do próprio diabo. O que é diabo se não uma pessoa que se opõe a Deus.

2 Samuel 2.12 “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR”.

Os filhos de Eli, além de se envolverem com prostituição, e vivem em oposição a Deus, também eram aproveitadores. Como é que sabemos disso?

Samuel 3.13-16 “Pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão; e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló. Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua. Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força”.

De acordo com a lei de Moisés o sacerdote tinha direito a uma parte dos sacrifícios, mas no caso desses meninos é diferente, aqui o ato é um abuso deliberado, eles estavam extorquindo, fazendo ameaça, sendo movido por sórdida ganancia.

Podemos notar que eles viviam de modo como muitos jovens vivem hoje: De maneira promiscua e irresponsável.

Desse modo a vida no Tabernáculo era tão corrupta quanto em todo o resto da nação, nos dias de Samuel, mas este jovem aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou com Deus durante sua juventude.

A corrupção moral que ele testemunhou até na casa de Deus, jamais maculou a sua vida.  Note o que Samuel fazia enquanto os demais se divertiam com as coisas sagrada

1 Samuel 2:18 “Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho”.

1 Samuel 2:21 “Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR”.

1 Samuel 3:1 “O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes”.

Samuel viveu num tempo onde a Palavra de Deus era menosprezada, enquanto os demais jovens mergulhavam numa vida de imoralidade, Samuel por sua vez tornava um jovem piedoso.

E anos mais tarde Samuel se tornou uma grande homem e um dos maiores juízes de Israel.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário