Nós vamos ler
um texto que se encontra no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 10. A
história do encontro entre Pedro, apóstolo e Cornélio, um oficial Romano,
gentio, isto é não judeu. Em um momento muito especial no livro de Atos dos
Apóstolos.
Quando vai
ficando claro na narrativa de Lucas, “O
historiador”. Que o Evangelho de Jesus Cristo não é uma propriedade de uma
etnia. Não é a experiência própria de um povo, o povo hebreu. Mas é Universal. E
aqui no capítulo 10 há essa transposição, o rompimento da barreira cultural. E
Atos, capítulo 10 conta para nós essa história. Diz assim a Palavra de Deus:
Leitura: Atos 10.1-44
Esse texto de Atos 10 é extraordinário, porque aqui,
como lhes disse: O Evangelho de Jesus Cristo, ganha de fato: “Universalidade”.
Quando nos reportamos para Atos capítulo 7. Nós
começamos a ver a “Grande ruptura”.
Que ruptura é essa? O Evangelho se desvencilha do seu
contexto nascedouro judaico pra se tornar Universal, isto é para todos os
povos. O evangelho se desvencilha da sua tradição oral, não porque a nega, não
porque a contraria, não porque a rejeita, mas porque a completa!
O Evangelho de Jesus Cristo não somente revela a
verdade sobre quem é Deus. Mas faz com
que Deus Pai seja conhecido por todos. Não somente os judeus, mas todos os
povos.
Jesus, o messias torna “Deus transbordante”. Deus transborda.
Jesus vai ensinar que: Deus é mais do que a religião
judaica. Deus é mais do que a tradição oral de Israel. Deus é mais do que todos
os limites da estrutura religiosa de Israel.
É uma grande ruptura! Jesus mostra Deus “transbordante”, isso é uma ruptura!
Transbordante em qual sentido? De uma etnia religiosa,
ou seja, de um povo específico, a saber, os “Judeus”.
Deus transborda, Jesus vai mostrar que Deus não apenas
para os judeus, mas para todos os povos, inclusive os bárbaros, inclusive os
romanos, os gregos, os medos, os persas até os samaritanos.
Isso é uma ruptura! De uma estrutura religiosa e organizada
a partir de um dia, saber, o “Sábado”.
Deus transborda, Jesus vai mostrar que Deus não apenas para um dia, mas para
todos os dias, para todos os momentos.
De uma atividade religiosa imperfeita, a saber, o “Sacrifício de animais”. Deus
transborda, Jesus vai mostrar que Deus providenciou um sacrifico perfeito para
todos os homens.
De uma mediação completamente limitada, a saber, “Os sacerdotes”. Deus transborda, Jesus
vai mostrar que Ele, somente ele pode tornar Deus acessível e acessado por
todos sem distinção de raça, sexo, condição social, condição moral.
Jesus come na mesa de pecadores e coletores de
impostos. Isso é uma ruptura.
Isso é uma grande ruptura! Deus transborda de tudo
isso!
Estevam vai até dizer para nós que: Deus não habita em
templo feito por mãos humanas. Na verdade “Deus
não habita em nada feitos por mãos humanas”.
Deus extrapola toda contingência e realidade humana é
Deus sobre tudo e sobre todos. Sobre todo o universo, sobre toda a criação,
sobre toda criatura.
Deus está agora em Jesus “Explicito”. Não é isso que significa “Emanuel”. Deus revelado! Deus explícito! Deus exposto!
E mais... Deus está disponível
Isso é um escândalo para os judeus. Isso é uma ruptura!
Não há mais a necessidade de uma mediação através do
judaísmo e da estrutura religiosa do judaísmo. Você não precisa mais buscar a
Deus dentro de “um” templo, Em “um” dia. Através de “uma” atividade. Dependendo de algumas “poucas” pessoas.
Agora todas as pessoas podem buscar a Deus diretamente
em nome de Jesus Cristo. Em qualquer lugar em nome de Jesus Cristo. Em podem
servi-lo em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer hora em nome de
Jesus Cristo. Não era assim, jamais no judaísmo.
Em Jesus Deus está completamente “Acessível e acessado”. E as pessoas então vão se relacionar com
esse Deus que está disponível e interessado em relacionar com todos.
Mas as pessoas ainda buscam esse Deus com as
categorias e com os padrões de raciocínio e com o imaginário das estruturas
religiosas. Não somente a estrutura religiosa do judaísmo. Mas toda e qualquer
estrutura religiosa.
Isso tudo está no capítulo 7
Aí no capítulo 8 e 9. Felipe, Pedro e João vão nos
explicar que a relação com Deus é a partir da “Graça” e não da “Lei”.
Eles vão ensinar: Que Deus nos abençoa não porque
somos “bons”. Não porque somos “obedientes”. Não porque somos “fieis”. Não porque obedecemos a “LEI”. Porque não é pela “Lei”
É pela graça! E o que é graça? Você não merece, mas eu
vou guardar você! Você não merece, mas eu vou livrar você! Você não merece, mas
eu vou curar você! Você não merece, mas eu vou sustentar você. Isso é graça!
Porque se fosse para o ser-humano receber por merecer.
Cada um de nós e todo mundo, mereceria sabe o que: O pior lugar do Inferno!
Você ainda tem ainda a ilusão que Deus te abençoa
porque você: É um filho bom? É um filho obediente? É um filho fiel e que
obedece a lei.
Doce ilusão! Você não é isso... Estamos longe, de
sermos o “Filho amável do pai”.
Se Deus faz o que faz por você. Não é por você! É
graça irmão! É pura GRAÇA! Você não merece! Você não fez por merecer! Eu não
faço por merecer!
Por que extrapolaria “Graça sobre graça”? Porque Deus é transbordante de Graça?
Porque Jesus cumpriu toda a lei! Jesus satisfez
completamente à vontade Deus.
Para que eu e você fôssemos livres de toda maldição da
lei que nos escravizava e condenava. Você sabe qual é a maldição da lei? É você
ser incapaz de fazer coisas simples. É você ser incapaz de realizar coisas
simples no seu cotidiano. A gente simplesmente não consegue... Isso é uma
maldição!
A gente não consegue fazer coisas simples que a lei
diz, Honra teu pai e tua mãe. A gente desrespeita, a gente grita, a gente fala
duro, a gente é mal educado. Não consegue! Não dirás falso testemunho! Pioro.
A gente mente, a gente aumenta, a gente diminui, a
gente disfarça, a gente calunia, a gente fica quieto quando deveria falar. Coisas
simples!
Você recebe o que recebe não porque você cumpre a lei.
Mas porque Jesus cumprir TODA a li por você. A isto Deus transborda graça sobre
todos nós. Você é a bençoado, não pelos seus méritos, mas pelos méritos de
Cristo.
Capítulo 8 nos fala a respeito da Graça. E isso é uma
surpreendente novidade. O Deus que extrapola para fora dos limites de Israel
também é abençoador.
Isso não faz sentido para o entendimento para a
maioria dos judeus. Alias isso não faz sentido para o entendimento da maioria
das pessoas. Inclusive de cristãos.
E no capítulo 10, temos aqui um gentio. Um gentio que
ora, um gentio que faz esmolas, um gentio que vive debaixo da lei, um camarada
extremamente religioso, mas piedoso.
E ele não sabe nada de Jesus. Talvez, superficialmente.
Talvez nem soubesse. Ele não recebeu Jesus.
Mas Deus na sua infinita bondade e sabedoria. Não
somente percebeu toda essa tentativa de Cornélio que se compadeceu. Deus teve
misericórdia. Os efeitos da cruz, estava chegando à Cornélio. Deus vai
demonstrar Graça.
Na Consciência de Cornélio, na verdade da consciência
de Cornélio estava tudo bem. Talvez até pensasse que fosse justo. Talvez até
pensasse que estava sendo aceito.
Tanto que suas orações subiram para a “Memória de
Deus”. O que isso significa?
É uma maneira de expressar que Deus: “Viu aquilo e decidiu mostrar para ele que
não era mais assim”
E Deus teve que levantar um tal de Pedro. Você conhece
o Pedro?
Pedro é interessante. Mesmo salvo pela Graça, vivia
pela Lei. Nos moldes da lei. No respaldo da lei. Ainda pensava dentro da
estrutura religiosa da lei de Israel.
Tanto que para a consciência de Pedro. Os gentios
estavam excluídos dos benefícios da cruz
E é justamente essa lição que Deus vai mostrar para
Pedro. Veja que situação interessante
Eu tenho dois camaradas: Um que já estava na “Graça”,
mas que vivia pela “Lei”. E outro que não estava “Graça”, mas também vivia pela
“Lei”.
E qual é a lição que os dois tiveram que aprender? A
forma como Deus falou com Pedro foi diferente da forma como Deus falou com
Cornélio. E Pedro entendeu! Pedro assimilou.
Tanto que ele vai compartilhar com Cornélio, aquilo
que ele acabou de aprender:
Atos 10.34-36 “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço,
por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer
nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra
que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por
meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos”.
Cornélio, seus amigos íntimos, seus parentes, seus
domésticos, (Empregados)... Todos que ele convidou para estar ali... Todos
ouviram a verdade do Evangelho pela boca de Pedro. Todos foram alcançados. Todos
foram salvos para a glória de Deus
Conclusão:
O que tudo isso que ouvimos tem a haver conosco?
1º Lugar: A mensagem que levamos é universal.
É para todos e todos sem exceção. É para o pobre. Mas
também é para o rico. Não faça acepção! É para o são. Mas também é para o
doente. Não faça acepção! É para o religioso. Mas também é para o alcoólatra. É
para o educado e cordato. Mas também é para o insolente e ingrato mau educado. E
vamos encontrar todo tipo de gente durante os próximos dias.
2º Lugar: A mensagem que levamos é graciosa
Não é baseada em méritos de quem quer que seja. Não é
pela lei. Não é pela moralidade. Não é pelo dinheiro. É tão somente pela “Graça
de Deus”. A graça de Deus é um dom gratuito. Você não precisa da lei para
recebeu um dom gratuito. Você não precisa da moralidade para recebeu um dom
gratuito. Você não precisa de dinheiro para recebeu um dom gratuito. O dom
gratuito é recebido unicamente pela fé na morte e ressurreição de Cristo. Basta
você crer na morte e ressurreição de Cristo e você será salvo
Foi essa a mensagem de Pedro para Cornélio. Se as
pessoas vão receber o dom da vida. Não será pela sua eloquência. Não será pela
sua sabedoria. Não será pela sua simpatia. Será tão somente pela fé naquilo que
Jesus Cristo fez por todos nós.
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