quinta-feira, 4 de julho de 2013

Campeão Invicto

A Copa das Confederações ou Taça das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos. Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial. A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992, o Brasil é o país que mais acumula títulos, nessa modalidade: Tetracampeão: 97,2005, 2009 e 2013,

Acredito que todos os brasileiros de modo geral se orgulham pela conquista de mais um título,

Trazendo essa realidade competitiva para a dimensão espiritual, Você se considerada um vencedor?

Leitura: 1 Coríntios 9:24  Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

Quando o Novo Testamento foi escrito as “Olimpíadas” gregas era muito populares. Os cristãos daqueles dias conheciam muito bem as terminologias dos jogos.

Não é de se surpreender que o Novo Testamento esteja cheio de referências ao mundo dos esportes comparando a vida cristã a uma competição olimpicas. Alguns dos termos esportivos usados na Bíblia:

Agonizomai: Atleta aparece 6x NT
Trecho: Corrida aparece 11x NT com referencia ao percurso da vida cristã
Mache: Lutas, o Apóstolo Paulo fala sobre as Lutas espirituais.
Hupopiazo: Boxe aparece em 1 Co 9.27 vamos estudar melhor daqui a apouco
Stadion: Estádio
Stefanos: Troféu
Nike: Aparece a palavra Nike, aquela mesma marca de tênis e Boné, o termo significa vitorioso ou Campeão, aparece mais de 33x no NT.

Seremos bíblicos, ao dizer que todo crente é um atleta, participando das disputas cristãs. Mas não basta ser um atleta, o alvo do atleta não é participar, mas sim, vencer as competições, também é assim com o cristão. Não é suficiente estar na equipe de Deus; Deus quer que você seja um vitorioso, um ganhador de títulos,

Qual a diferença entre um participante comum de um vencedor O que torna uma pessoa o melhor que ela pode ser?

Ccaracterísticas de um verdadeiro

1.     Obedece às regras

2 Timóteo 2.5 “A atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.”

Nesse versículo encontramos uma palavra interessante “Coroado”.

Coroado no original é “stephanos” que é o nome dada a “coroa de louro” que era entregue aos vencedores olimpicos.

A Bíblia apesar de ter sido escrito numa culto greco-romana, o texto de 2 Timóteo 2.5 está nos ensinando que na vida cristã. Se o atleta cristão quer receber do Senhor uma “Coroa” ele deve seguir as regras de Deus.

Esse versículo nos mostra que o vencedor está lutando para ser o melhor, e para ser o melhor ele precisa lutar segundo a regra, segundo as normas da competição.

Corredores podem ser desqualificados se pegarem um atalho ou se houver algum contato ilegal entre ele e outro corredor. Lutadores de boxe podem ser desqualificados se colocarem algo dentro das luvas.

Também é assim na vida cristã...

Para Servirmos a Deus é necessário conhecer as “Regras de Deus”. Se não conhece as regras de Deus não pode jogar no time principal de Deus. Se o atleta cristão quer receber uma coroa do Senhor, ele deve seguir as regras.

Qual é o livro de regras de Deus? A Bíblia. É por isso que devemos conhecer a palavra de Deus e prática, do contrário, aqueles que não conhecem “As regras do jogo”, são candidatos para serem colocados no banco de reserva.

Na vida cristã não diferente. O SERVIÇO DE DEUS requer que conheçamos Sua Palavra. No entanto. Deus não vai nos cortar do time. Ele pode nos colocar no banco de reservas enquanto outros recebem o beníficio de serem titulares

Quais são as consequências se ele não obedece as regras de Deus? DESCLASSIFICAÇAO

Isto é o que Paulo tinha em mente ao escrever. 1Co 9.27 “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”

Paulo tinha a preocupação que ele fosse desqualificado por não obedecer às regras. Isso também deve ser a nossa preocupação.

Vários atletas olimpicos perderam medalhas, reputação, dignidade depois que foram flagradam no exame antidopim. Existem coisas que não devemos fazer. Grandes atletas podem ser desclassificados

É triste, mas um fato, que muitos cristãos têm sido colocados no banco de reserva e não estão mais sendo usados por Deus porque eles não quiseram “jogar conforme as regras”. Mas isso não tem que ser assim, você pode decidir mudar e continuar conhendo a Palavra de Deus.

2.     Disciplinado

1 Coríntios 9.25 “Todo atleta em tudo se domina.”

Qual a diferença entre um atleta normal de um vencedor? A diferença é que o vencedor se domina. O vencedor exercita o domínio próprio;

Aqui vemos a palavra “atleta” esse termo é notável a palavra no original é “Agon” de onde se deriva a palavra “Agonia”.

Nosso dicionário explica essa palavra como sendo uma grande dor mental ou física

Um grande pianista não se tornou tal passeando pelo shopping. Ele gastou milhares de horas no teclado enquanto o resto estava “relaxando”.

O time de Pólo aquático dos Estados Unidos, que venceu as olimpíadas de Los Angeles em 1984 admitiram que eles provaram da “Agonia da vitória”. Devido às longas horas que eles gastaram em busca da perfeição no seu esporte;

O medalhista de ouro AGONIZA para se dominar; Um atleta deve controlar o que come, ele cuida do corpo para ficar em forma; ele exercita seu esporte por horas incontáveis.

Como cristão é o mesmo. Precisa de disciplina na sua vida espiritual; Deve saber o momento quanto deve parar e se concentrar: Na mensagem; No devocional diário; No seu tempo a sós com Deus; Na oração e No serviço cristão.

Muitas vezes é difícil se dominar nessas áreas, muitos de nós não temos essa disciplina; e o nosso maior inimigo, sabe quem é? Você mesmo

Hebreus 12:1 nos diz que devemos correr a carreira cristã, dentro desse versículo temo algumas palavras que estacam o processo para a corrida crista.

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem  testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

“A vida cristã não é uma corrida de 100 mts rasos. É uma MARATONA que dura a vida toda.”

O Escritor de hebreus nos diz que algo tem nos impedido de correr na vida cristã, ele diz assim: “O peso e do pecado que tenazmente nos assedia”.

Essa palavra TENAZENTE signigica literalmente “colar”, o peso do pecado tem colado em mim, não vai permitir eu fazer uma boa corrida.

Talvez agora estamos entendendo o nosso maior problema quanto a  disciplina de hábitos espirituais é o peso do pecado

3. Trabalha em equipe

Filipenses 1.27 “Estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica”.

Alguns atletas tem grande talento individual, mas nunca poderão atingir todo o seu potencial, pois nunca aprenderam a trabalhar em equipe. Dean Smith, técnico do time de basquete da Universidade de Carolina do Norte, é conhecido por sua insistência com o trabalho de equipe. Alguns talentos individuais como Michael Jordan, James Worthy e Sam Perkins—todos do mesmo time—foram forçados a combinar seus talentos para trabalharem juntos para o time. Se algum deles jogasse individualmente, eles iriam diretamente para o banco.

O que mata qualquer grupo de atletas. São competidores tentando ser individualista

Jovens o indivudialista expressa egoísmo, ele só pensa nele mesmo.

O grupo precisa de “espírito de equipe”.

Se você age independentemente do grupo, você está fazendo do seu você está compromentendo o rendimento do grupo.

Paulo em Filipenses 1.27, Desafia os crentes a lutares juntos, combater juntos, devemos nos sentir forçados a combinar nossos talentos para trabalharmos juntos para o time de Deus.

Alguns mostram sua individualidade e recusam ir junto.  Eles ficam atrás da linha e observam; Precisamos aprender a combinar nossos talentos.

Pr. Mário Botão
Baseado no estudo Proteens

Nenhum comentário:

Postar um comentário