quarta-feira, 22 de maio de 2013

A conversão de um publicano


Como é essa experiência de salvação que as pessoas dizem, mas não produzem evidencias?

Será que é possível fazer um julgamento concreto e dizer se alguém é ou não é salvo? Pessoas que tiveram uma experiência verdadeira de salvação evidenciam algum tipo de sinal?

Algumas igrejas pentecostais, nessa tentativa de avaliar? Estabeleceram o seguinte critério: Todo homem que foi salvo inicialmente terão uma experiência com línguas estranhas. Eles se reportam ao episódio de Atos dois, quando o Espírito Santo foi derramado e as pessoas começaram a falar em línguas.

Será que esse tipo de critério é honesto? E as pessoas que não falam em línguas, mas dizem que professam fé cristã? E os mais simples que querem se encaixar no modelo pentecostal e começam a encenar línguas estranhas? Veja é uma situação complicada.

Entretanto todos nós estabelecemos critérios de avaliação e corremos o risco de erramos nas conclusões finais.

A isto Jesus contou uma parábola, e nessa parábola ele estabelece um problema, vejamos:

Mateus 13.26-28 “E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?”.

Note que situação constrangedora. O inimigo semeou joio nomeio do trigo. O diabo introduzir incrédulos no meio de crentes. E existem semelhanças entre eles. Muitos ímpios agindo como crentes,

E Jesus sabiamente a essa precipitação dos discípulos, advogou: Não compete a vocês fazer essa seleção!

Veja o texto: Mateus 13.29-30 “Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”.

Desse modo: Será que existem evidencias de salvação? Será que é possível detectar frutos de uma pessoa que se arrependeu? Será que uma pessoa convertida sinaliza que de fato foi salva?

Acredito que ser taxativo e dizer “Esse não é salvo”, “Esse é salvo” apenas por uma questão de ótica comportamental é muito perigoso. Porque tem ímpio que age melhor que crente. E você diria que o ímpio é salvo!

Existem diferenças comportamentais até de crente para crente. Tem esposas que agem de uma maneira, tem esposas que agem de outra maneira. Tem filho que se comportam de tal maneira, tem filho que se comporta de outra maneira.

Imagine se você flagrasse pessoas que são salvas, pessoas que estão lá na galaria dos heróis da fé em Hebreus 11.

Mas você teve a infelicidade de pegar a pessoas no momento ruim? Talvez Sansão quando fornicava com as mulheres pagãs. Talvez David quando adulterava com a mulher de Urias. Talvez Salomão quando se prostitua com suas muitas mulheres.

O que você diria? Sansão é ímpio! Davi é ímpio! Salomão é ímpio! E Deus diria: Não é! Não é! E também não é!

Então como podemos estabelecer uma linha segura de avaliação? Uma maneira prudente e cautelosa com nossas asseverações com relação se tal pessoa é ou não é salva?

Vamos responder a essa pergunta olhando para vida de Zaquel

Leitura: Lucas 19.2-10 “Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

Zaquel é uma figura peculiar das Escrituras. Dentre tantas as pessoas que Jesus poderia visitar e ficar hospedado, Jesus escolhe justamente Zaquel. Zaquel chamou a atenção de Jesus ao subir numa árvore.

De acordo com a bíblia Zaquel era “Publicano”. Nenhum judeu gostava de publicano. Para um judeu o publicano era pior que um cão sarnento e esfomeado.

O império Romano instalou colônias nas cidades de Israel. Os impostos dessas colônias romanas eram administrados pelos publicanos.

Publicanos são “Coletores de impostos”. Eram judeus contratados para trabalha por Roma.

Entretanto os publicanos eram mal vistos. Porque eles insistiam em lesar o próprio povo a favor de si mesmo e de Roma. Eles cobravam altos impostos para um governo estrangeiro.

Os publicanos na sua maioria eram oportunistas e corruptos. Os judeus padeciam nas mãos dos publicanos. Eles se sentiam lesados. Eles se sentiam injustiçados. Eles se sentiam extorquidos.

Os publicanos não eram vistos somente como traidores. Mas era vistos como pessoas avarentas e cruéis.

E talvez o sentimento que mais agregava no coração do povo em relação aos publicanos era o ódio, pelo fato que enriqueciam: À custa do pobre, à custa do pai de família, à custa do idoso, à custa do órfão, à custa da viúva, à custa da pessoa simples.

Isso é revoltante. Nós não supormos quando isso acontece no nosso país. Nós dizemos que um dos grandes e graves problemas no Brasil é a corrupção.

Você já foi enganado? Como você li da quando você é extorquido? Você reclama? Você procura seus direitos? Você contrata um advogado? Você procura o juizado de pequenas causas?

Agora você consegue se imaginar vivendo nessa época do império Romano? Vivendo numa época que o próprio governo estimulava esse tipo de cobrança. Sendo enganado. Vezes após vezes pela mesma pessoa. Sem direito de reclamar. Sem recursos para reivindicar. Sem apoio. Só sendo extorquido. Só sendo lesado. Só saindo no prejuízo.

Talvez passando necessidades para pagar esse tributo para e favorecer o poderia de Roma. Não é atoa que os judeus tenham tido um ódio mortal contra os publicanos. Não é atoa que os judeus questionaram Jesus ter escolhido a casa de Zaqueu para passar a noite.

Se eu tivesse alguma simpatia com Jesus naquele momento. Ele perdeu. Ele perdeu o meu respeito. Na verdade ele é pior que Zaquel. Este era o sentimento que as pessoas tinham dos publicanos.

Mas o Zaquel demonstra evidencias de que de fato foi salvo! E próprio Jesus notou isso.

Matthew Henry se expressou dizendo: “Os que professam arrependimento precisam praticá-lo”.

Expressão verbal de arrependimento. Vem através de declarações é obvio! Mas essas declarações devem ser também alçadas por atos concretos de mudança.

O texto traz algumas informações interessantes sobre o Zaquel

1º. Zaquel era chefe dos publicanos

Zaquel não era somente um publicano. Ele era chefe, maioral dos publicanos, Zaqueu gerenciava, Zaquel não era simplesmente um cobrador de porta em porta,

O sistema romano de coleta incluía de forma geral três graduações de oficiais. Chefe dos publicanos responsável pela província inteira. Submagistrados, encarregados de um determinado território. Portitores, responsáveis de bater de porta em porta recebendo os impostos. Zaquel era chefe.

E não somente isso também era rico.

2º Zaquel era um burguês capitalista

Não temos a origem da fonte de renda de Zaquel. Não sabemos se ele nasceu numa família rica. Não sabemos se ele herdou uma herança milionária

Presumimos que sua riqueza não se originou no acumulo de trabalho honesto. Zaquel era corrupto, Zaquel era conhecido como Ladrão. Ladrão de colarinho branco. Pessoa que comete crimes contra ordem tributária. Pessoa que gerencia uma administração pública corrupta.

E não somente isso também era pequeno de tamanho

3º Zaquel era de baixa estatura

Não sabemos ao certo seu tamanho, talvez fosse um anão, quem sabe quase um anão, ou talvez apenas uma pessoa de estatura baixa.

Mas qual a relevância da estatura de Zaquel? Talvez nenhuma,  Mas era como ele era conhecido. Muitas pessoas são conhecidas pelos traços físicos.

A bíblia diz que quando Zaquel soube que Jesus estava na sua comunidade, talvez pelo alvoro das pessoas. Zaquel tentou ver a Jesus, mas não conseguir por causa da sua estatura.

E Zaquel teve uma atitude surpreendente. Subiu numa árvore conhecida como: Sicômoro. Uma figueira. Sicômoro é uma árvore típica da Ásia e da África. Produz Figos. É uma arvore grande seu tronco pode medir 06 metros diâmetro, e sua altura pode chegar a 40 metros.

Zaquel não hesitou subiu na árvore para ver quem era esse tal de Jesus. É justamente quando ele desce que sua vida começa a mudar.

Jesus pediu simplesmente para ficar hospedado em sua casa. Não sabemos que horas Jesus entrou, não sabemos que horas Jesus saiu, não temos detalhes como foi aquela pernoitada.

O que sabemos: Zaquel recebeu com alegria o fato de Jesus considerar ficar hospedado e sua casa. Zaquel decidiu mudar radicalmente seu estilo de vida.

Quais foram às áreas que Zaquel imediatamente decidiu abandonar?

Foram duas:

1ª área estava relacionada com a administração da sua riqueza.

2ª área estava relacionada com a política de cobrança de impostos.

Com relação às posses ele decidiu repartir com os pobres. Isto é uma conversão! De alguém egoísta e avarento para uma pessoa generosa

Com relação a sua politica de cobrança de impostos ele decidiu indenizar. É uma conversão! De alguém que era corrupto para uma pessoa honesta.

Devido a essa evidencia por parte de Zaquel. Veja o que Jesus falou: Lucas 19.8-9 “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão”.

Zaquel deu provas concretas de alguém que se arrependeu. Frutos dignos de arrependimento. O arrependimento verdadeiro resulta numa mudança radical de vida. As nossas atitudes refletem quem somos. Não adiante você dizer que é uma nova pessoa se vive contraditoriamente.

Deixe me dizer algo sobre “Orgulho”. Você sabia que o nosso orgulho não é tolera erros pessoais.

Quantos de vocês já firam irados consigo mesmo? Cerrando os punhos, Rilhando s dentes de raiva por que erram. Tem pessoas que batem na própria cabeça quando erram. Tem pessoas que dão murros no ar, na parece, no chão por que erram. Mas não quer dizer que estão arrependidos.

François Fenelon, disse algum muito sábio: “Nosso orgulho sente desgosto por nossas falhas, e muitas vezes confundimos esse desgosto com o verdadeiro arrependimento”.

Deixe-me repetir: “Nosso orgulho sente desgosto por nossas falhas, e muitas vezes confundimos esse desgosto com o verdadeiro arrependimento”.

Ou seja, podemos pensar que estamos arrependidos, porque erramos, e até expressam desta maneira, mas essa expressão nada mais do que o sentimento revoltoso do orgulho porque erramos.

Conclusão

Nessa altura você pode estar pensando: Então como saber se uma pessoa é salva ou não é salva?

Veja o que Jesus falou: João 15.1-2 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”.

O ensinamento de Jesus é muito claro. Todos os que estão em Jesus dão bom fruto. E o que não dá fruto o agricultor que é Deus corta, para que a videira que pé Jesus esteja limpo e possa através dos ramos produzirem bons frutos.

Então qual seria essa maneira segura? O ramo bom produz bons frutos. E se não produz? Corta! Deus corta! E aí produz bons frutos.

Você tem produzido bons frutos? Caso não, vamos orar para Deus remover suas imperfeições para que a salvação evidencie através da sua vida.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário