sexta-feira, 12 de abril de 2013

Igreja Atribulada, entretanto Gloriosa.

Hoje falaremos a respeito da igreja de Esmirna. A palavra Esmirna é uma palavra que corresponde a uma resina aromática produzida por uma folha, chamada pistácia. Uma árvore espinhosa. Que se encontra na Somália, Etiópia na África. No Oriente Médio, Índia e Tailândia. Em hebraico a palavra Esmirna é Mirra. A mirra foi além de ouro e incenso, um dos três presentes dados ao Menino Jesus pelos Magos, no Evangelho de Mateus.

A cidade de Esmirna é uma cidade turca, assim como Éfeso. Situada a sudoeste da Turquia. É a terceira maior cidade. Um dos maiores centros comerciais e culturais do mundo antigo.

A distância de Éfeso a Esmirna são 90 quilômetros. 90 quilometros em via terrestre chegaríamos à cidade de Izmir na Turquia

Nesta carta Jesus identifica-se como: “O primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”.

Todo o livro do Apocalipse retrata Jesus Cristo como o filho de Deus ressurreto e glorificado. Entretanto essa expressão usada para se referir a Jesus como “O primeiro o último”. Já havia sito usada no capítulo primeiro. Essa expressão revele a natureza eterna do filho de Deus

Ou seja, aquele que escreve para a igreja de Esmirna é o ETERNO FILHO DE DEUS. Quando o temor aperta o coração humano esse fato traz tranquilidade

Pois aquele que habita á eternidade também “habita” como disse o profeta Isaias. “No abatido e contrito de coração”.

Nesta carta Jesus também relembra seus leitores sobre sua ressurreição. Ou seja, Ele detém o poder sobre a morte.

Seria muito importante trazer uma palavra de conforto e direção para uma igreja que estava sofrendo ameaças e terrorismo. Quando o desespero, o pânico sobre uma iminente morte aperta o coração humano, esses fatos podem trazer esperança e segurança.

Leitura: Apocalipse 2.8-11 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.

Quais eram as razões da tribulação da igreja de Esmirna?

1ª Razão da tribulação de Esmirna eram os discípulos de Satanás.

Apocalipse 2.9 “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás”.

A igreja de Esmirna foi uma igreja sofredora. Esta carta é dedicada exclusivamente a um relato das aflições

Jesus disse: Conheço a tua tribulação

Essa tribulação está relacionada tão somente as “Perseguições”. Os inimigos da fé são cruéis e agressivos.

Vamos tentar reconstruir o cenário. Segundo século antes de Cristo

A cidade de Esmirna havia adquirido reputação por sua lealdade patriótica ao Império.

Tanto é verdade que no ano 25 da era cristã, havia uma competitividade entre as cidades, para obter o privilégio de erigir um templo ao imperador. Esmirna foi à cidade escolhida para sediar um templo ao imperador Tibério.

Evidentemente o culto ao imperador era motivo de orgulho para os moradores de Esmirna. Os cristãos recusavam-se a borrifar incenso sobre o fogo que ardia na celebração ao imperador.

Eles não estavam dispostos a chamar César o “Senhor”. Isso não somente estava criando um desconforte politico e patriótica, mas isso era tipo como uma ofensa e desonrada ao império. Não adorar a imagem do Imperador era o mesmo que traição. Os cristãos eram vistos não somente como uma ameaça a estabilidade política da nação, mas como uma praga que deveria ser contida.

E se isso não bastasse, a população judaica estava inflamando ódio contra os cristãos.  Os judeus incitava os representas do império a maltratar os cristãos devoto.

E podemos perceber essa influencia desde os dias de Jesus de Nazaré. Os judeus tinham ciúmes das multidões que se aflorava em torno de Jesus e mais tarde em torno dos apóstolos.

A hostilidade dos judeus ao Evangelho foi vista e registrada até o segundo século. Foram quase duzentos anos de oposição.

Tanto é fato que no dia 2 de fevereiro de 156 Policarpo, pastor de Esmirna. Teve de fugir as pressas da cidade durante a noite. Entretanto foi captura escondido no meio do pântano. Depois de oferecer comida e bebida para seus algozes. Pediu permissão para orar, e depois de duas horas orando. Foi obrigado a retornar e a se retratar com relação a sua recusa a adorar o imperador. Policarpo foi amarrado e arrastado para fora da cidade por carruagem. Foi levado até o anfiteatro. O governador se dirige a ele, sendo assistido por dezenas de cidadãos romanos: Considere sua idade! Jure pela grandeza de César! Jure e eu te libertarei! Policarpo disse alto em bom som: Por 86 anos tenho servido ao Senhor Jesus e ele nunca faltou comigo. Como, pois, posso negar o meu rei que me salvou? O governador insistiu: Jure pela grandeza de César; Pois tenho feras bravias. Policarpo respondeu: Pode chama-las. O governo acresceu: Como minimizaste as feras, pois te lançarei ao fogo! Policarpo depois de orar em voz alta. Foi amarrado a uma estaca. O fogo foi aceso. Entretanto o vento estava ao contrário tornando a tormenta de policarpo vagarosa e agonizante. Até que um soldado lhe atravessou com sua espada lhe poupando da dura e cruel morte.

Este chamado para sofrer está explicito na carta de Jesus aos crentes de Esmirna. Não foram poucas, mais muitas as pessoas que sofreram a semelhança de Policarpo.

Jesus ainda mencionou a pobreza dos crentes de Esmirna. Isso é surpreendente, porque a cidade de Esmirna era uma cidade prospera.

Essa pobreza dos crentes de Esmirna pode se dar de alguns motivos, entretanto o mais plausível. É que os lares das famílias dos crentes estavam sendo saqueados. Os cristãos estavam perdendo suas posses. Quando não eram por salteadores era pelos altos impostos Roma.

O fato é que Esmirna não somente sofreu a pobreza, mas ela sofreu muitas ameaças. Eles estavam sofrendo psicologicamente. Eles não sofriam fisicamente

O fato é que eles estavam dispostos a padecer a pobreza, ter uma vida simples, Sem soberba. Sem luxo. Sem ostentação.

O que é admirável é que eles estavam dispostos a padecer nessa área por causa da igreja e por causa do nome de Jesus. Seu eu tiver que sofrer hostilidade pela minha fé eu sofrerei

2ª Razão da tribulação de Esmirna era as constantes ameaças

Apocalipse 2.10 “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova”

A igreja de Esmirna foi uma igreja sofredora. Jesus falou que o “Diabo” lançaria alguns cristãos na prisão.

Não poderíamos deixar de mencionar o apostolo Paulo. Como exemplo de alguém que sofreu o cárcere por causa do nome de Jesus.

Não poderíamos deixar de mencionar o apóstolo Pedro. Como exemplo de alguém que sofreu o cárcere por causa do nome de Jesus.

Não poderíamos deixar de mencionar o apóstolo João. Como exemplo de alguém que sofreu o cárcere e terminou sua vida numa ilha de prisioneiro da pior espécie.

Algo que nos surpreende na história da igreja. É que quando está tudo bem a igreja deixa de crescer. Quanto mais a igreja sofre, mais ela desenvolve e se multiplica.

Paulo falou da prisão de Roma: “Meus irmãos eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram têm contribuído para o progresso do evangelho”.

Assim como Paulo, os crentes de Esmirna. Estavam sendo ameaçados a sofrerem prisão por viver uma vida comprometida pelo Senhor

Hoje em dia - Mesmo com toda liberdade, ainda buscamos justificativas para não honramos com nossas responsabilidades como membros da igreja de Cristo. Pessoas morreram, Deixaram rastros de sangue. Sofreram o martírio.

Por coisas que muitos de nós descaradamente negligenciamos

Por isso que a bíblia que essas pessoas arrancam de nós admiração. E o mundo não foi digno de tê-los recebido

Muito deixam para depois aquilo que devem fazer hoje. Mesmo vivendo numa sociedade onde há liberdade de culto. Muitos não fazem a mínima questão de falar e de viver um cristianismo autentico e com ZOON. Muitos nem fazem questão de se comportar como cristão. Envergonham o nome de Cristo pelo qual muitos morreram por querer honrar.

Homens e mulher foram maltratados, colocado em prisão por causa da sua fé. Nós infelizmente sofremos quase nada. E achamos que o padrão de Deus é radical

E muitos de nós pela forma como vivemos. O negamos diariamente. O negamos descaradamente. O negamos propositalmente.

Os cristãos de Esmirna foram presos, por defenderem sua fé.

3ª Razão da tribulação de Esmirna era a iminente morte

Apocalipse 2.10 “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Pela exortação de Cristo a estes crentes perseguidos. Eles deveriam ser fieis até as últimas instancias. Não deveriam desistir da fé.

A oposição contra o Evangelho era tão feroz. Que o martírio parecia uma possiblidade lógica.
De acordo com o Novo testamento o sofrimento é uma marca indispensável de todo verdadeiro cristão.

Tanto é fato que Jesus no Sermão do Monte declarou: Mateus 5.11-12 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

As palavras de consolo de Cristo promete uma recompensa. Cada carta termina com um galardão apropriado

Entretanto este galardão é próprio e particular daquele que sofre o que tem de sofrer por causa do seu testemunho e de sua fé.

Entenda: O galardão não é mérito da nossa parte é graça da parte de Deus

A coroa da vida. Foi e é uma forma de reconhecer os campeões olímpicos

Essa era a mentalidade do apóstolo Paulo, Ele usa essa mesma linguagem em seus escritos. Até mesmo quando próximo do tempo do seu martírio. Com a cabeça debaixo da espada de Roma ele disse:

2Timóteo 4.6-8 “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.

Seremos bíblicos, ao dizer que todo crente é como um atleta, participando das olimpíadas cristãs. Entretanto, não basta ser apenas um atleta. O alvo do atleta não era participar. Era vencer! Ganhar a medalha de ouro.

Também é assim com o cristão. Não é suficiente estar na equipe. Deus quer que você seja um campeão “Um medalhista de ouro”

Se o atleta cristão quer receber do Senhor uma “Coroa” ele deve seguir as orientações de Deus. Paulo tinha essa preocupação

Jesus disse: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

O consolo do Senhor repousa exatamente na maior necessidade humana. A “Vida Eterna”. E não comente isso. Mas a “Coroa da vida

Conclusão

Talvez você esteje pensando: O que tudo isso tem haver comigo?

Você está disposto a fazer o seu melhor para o Senhor? Você está disposto a começar a fazer o seu melhor para o Senhor?

Não perca mais tempo. Aproveita as oportuniade que O Senhor tem te dado para você servir fielmente.

Existe um dito muito interessante: Com relação à extração do aroma de muitas das plantas. O dito é o seguinte: “Seja como o Sândalo que perfuma o machado que o fere”

Não é atoa que Esmirna exala um cheio de vida. Por que sua vida reflete dignamente o Senhor da glória. Que sua vida. Seu tesrtemunho, Seus valores. Suas decisões. Reflita o bom perfume de Cristo. Que as pessoas que vivem com você possam perceber isso!

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário