terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Famílias fadadas à ruína

Por favor, preencha de acordo com sua realidade,

Atividade
Tempo
Trabalho

Sono

Higiene

Lazer

Família

Amigos

Estudo

Refeições

TV ou Internet

Devoção pessoal

Parentes

Compras

Total
24 horas

Ontem à noite eu estava trabalhando no meu TCC, O tema que eu escolhi e que tenho desenvolvido é sobre “Violência contra professores nas instituições de ensino”. Eu estava assistindo um documentário sobre “Menores infratores”, e uma cena me fez ficar sensibilizado. As mães aguardando os filhos no refeitório no dia da visita, as mães ansiosas, aflitas aguardando seus filhos, aquela cena me chocou! E depois todas as mães abraçando seus filhos, acariciando seus filhos. Era nítida a satisfação daquelas mães em rever e poder tocar seus filhos, mesmo que menores infratores.

Qual foi o fato, na sua vida que lhe trouxe maior satisfação? Embora muitos de nós não saibamos ao certo qual foi esse momento, mas sabemos que esses momentos estão ligados às pessoas como: Cônjuge, filhos, netos, pais, parentes e amigos.

As maiores alegrias que temos são proporcionadas pelos nossos relacionamentos!

mas, o contrário também verdade, as maiores tristezas e decepção ocorrem através de nossos relacionamentos!

O ser humano é um ser social, e tem necessidades profundas de estar perto de alguém, por isso cultivamos amizades e nutrimos relacionamentos, precisamos ter com quem compartilhar alegrias, tristezas e problemas.

O Salmo 133, Reflete essa alegria que é resultado dessa comunhão, para o salmista a felicidade está na harmonia com o teu próximo.

Essa é a razão do nosso estudo, nas últimas reflexões temos trazido à questão sobre “Tempo de qualidade”, Tempo de qualidade com Deus, Mas hoje eu quero lhes falar a cerca de tempo de qualidade com o teu próximo.

É necessário reservar um tempo no seu calendário, na sua agenda para manter relacionamento autêntico, com seus familiares, com seus amigos, com seus irmãos em Cristo.

Leitura: Salmo 128.1-6 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel”.

Se você tivesse que programar sua semana, colocando em primeiro lugar as atividades mais importantes, Como você se organizaria? Quais seriam suas prioridades?

Obviamente que estamos inseridos dentro de um contexto de rotina X responsabilidades, Mas como você organizaria num mundo ideal, começando a pensar no seu dia de 24horas?

Seguindo as atividades sugeridas, reorganize de acordo com importância e tempo dedicado, naquilo que seria o ideal em sua opinião.

Atividade
Atividade
Tempo
Trabalho


Sono


Higiene


Lazer


Família


Amigos


Estudo


Refeições


TV ou Internet


Devoção pessoal


Parentes


Compras


Total

24 horas

Quanto tempo você deu para sua família? O tempo passado com a família é de suma importância, traz grandes benefícios para seus membros, enriquece e fortalece relações.

No acampamento “Soldados de Cristo”, talvez um dos estudos que mais mexeu nos acampamentes, foi à mensagem sobre "Davi e seus irmãos". Eles foram desafiados a prestar atenção em seus irmãos mais novos, e ser para eles uma referência, ser para eles alguém que se possa confiar, e muitos deles reconheceram que tem falhado nessa área.

Poderíamos falar sobre pais e filhos, muitos pais sentem-se distantes de seus filhos.

Poderíamos falar sobre filhos e pais, muitos filhos não conseguem aproximar de seus pais.

Deus quando instituiu a família, Deus tinha um plano para seus membros,

Veja esses versículos,

Deuteronômio 6.7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

Deuteronômio 11.19 “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”.

Esses dois textos, recomendam que na família haja tempo para o diálogo, que pais e filhos caminhem juntos, que todos estejam reunidos em momentos do dia, que todas as oportunidades sejam aproveitadas e que haja instrução bíblica.

A sociedade moderna tem passado rapidamente por transformações radicais e profundas, de uma sociedade de isolamento, que era para uma sociedade globalizada.

“Sinto falta dos piolhos”

É uma argumentação que tem sido difundida entre os propagadores da união familiar baseada no passado.

E por experiência digo na minha infância, 30 anos atrás, o pilho unia a família, 

Como era bom ter piolhos, o filho se deitava no colo da mãe, o filho sentia o cuidado da mãe, a mãe acariciava seu filho, o filho era tocado pela mãe, aqueles momentos são preciosos, não existe mais isso, Sinto falta dos piolhos na nossa geração.

A sociedade tem mudado, falei isso com Jovens e Adultos na última atividade,

Tudo está mudando, O mundo está mudando, E nós estamos acompanhando tais transformações, O problema é que o mundo está mudando para pior. Nós não estamos nos tornando melhores filhos, Nós não estamos nos tornando melhores pais, Se nós não frearmos esse impacto da sociedade a igreja e a família serão ambas profanadas.

Essas transformações perturbam o funcionamento da família, exigindo que todos seus membros saiam em busca de bons salários, em busca de diplomas, de Status na sociedade, mas a custa de suas famílias?

O mundo vivencia o melhor momento tecnológico, mas isso não melhor na nossa sociedade,

O mundo vivencia o melhor momento científico, mas isso não melhor a qualidade da família,

Estranho...

Mesmo com todo avanço da tecnologia, da comunicação e da ciência, mas a família e a igreja estão cada vez mais secularizadas e profanadas.

É comum numa família os membros não se encontrarem, cada um com seu rumo próprio, antes que um chegue o outro já saiu, são raras as situações onde a família trabalha junto, e olha que trabalhar não é sinônimo de união.

Sem duvidas, essa situação tem trazido prejuízo muito grande, para a família, célula mãe da sociedade, para a igreja, célula diferenciadora da sociedade.

A desestruturação da família e da igreja reflete a desestruturação da sociedade.

Por isso que o remanejamento de sua rotina X responsabilidade deve ser repensando, temos insistido a um retorno as prioridades, tempo de qualidade com Deus, tempo de qualidade com o próximo, discernir momentos,
Deixe-me fazer algumas perguntas, algumas dessas certamente serão embaraçosas para alguns de nós:

Você tem dedicado tempo com seu cônjuge?
O tempo que vocês passam juntos é prazeroso?
Quais desculpas você apresenta para não brincar com seu filho?
Para dialogar com seu adolescente?
Para participar da vida escolar e social de seu filho?
Quanto do seu tempo é dedicado a seus pais?
Você os tem deixado dormir embaraçados por causa de malcriações?
Será que você não sofre da síndrome “porco espinho”, sempre alfinetando seu irmão em cristo?

Quantidade ou qualidade? O ideal é qualidade,

Quanto mais tempo de qualidade gastamos com as coisas de Deus, quanto mais tempo de qualidade gastarmos com nosso próximo, menos efeito do mundo traremos para nossa família e a nossa igreja.

Você precisa fazer essa contabilidade,

Quais são os relacionamentos que são apropriados e quais não são?
Quais são os hábitos que me fazem mal embora me dê prazer?
Quais são os momentos que devo priorizar na minha semana?

Caso contrário você está enfadado a sofrer a deterioração moral e existencial da maior instituição criada por Deus nesse mundo. Que é a família e a igreja,

Quero terminar novamente fazendo a leitura do nosso texto chave,

Salmo 128.1-6 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel”.

Pr. Mário Botão

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Igreja casa de Deus

 
Um Jornal cristão nos EUA registrou que uma senhora de 81 anos, Sra. Graig nunca faltou à escola dominical por 20 anos, são 1.040 domingos!

O Jornal trouxe um artigo que levantou algumas questões: Será que Sra. Graig nunca tem companhia aos domingos, para mantê-la afastada da igreja? Será que Sra. Graig nunca ter dor de cabeça, resfriado, tensões ou cansaço? Ela nunca fez uma viagem nos fins de semana? Ela nunca dorme até tarde num domingo de manhã? Será que nunca chove ou cai neve em seu domingo de manhã? Ela nunca se sente magoada por alguém da igreja?

O jornal concluiu perguntando: O que há de errado com a Sra. Graig? O jornal traz uma sugestão de resposta: Nada!

Mas se não estamos na igreja aos Domingos quando podemos estar lá, Então algo está errado conosco! Precisamos aprender uma lição com a Sra. Graig.

Pessoas como Sra. Graig tem como lema o que diz o Salmo 122.1

Leitura: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Salmo 122.1

Ir para a igreja é um privilégio,

Nós reconhecemos que algumas pessoas não podem ir por causa de problemas físicos, também reconhecemos outras razões legítimas,

Mas os que podem estar na igreja, deveriam ir: o cantar, orar, ter comunhão, o ensino da Palavra de Deus, é justamente o que precisamos para a semana que está diante de nós.

Em nenhum lugar da Bíblia lemos que os nossos nomes devem esta escritos numa lista de membros de uma igreja, a fim de sermos salvos.

Todavia, isto não significa que reunir-se com outros cristãos numa igreja local não seja vital para o nosso crescimento espiritual.

Reunir-se regularmente para adoração e instrução encoraja: O amor pelos outros, as boas obras, e a responsabilidade mútua.

Eu li um artigo interessante algum tempo atrás que comparava um cristão sem igreja:

O artigo dizia: Um crente sem igreja é como um estudante que não quer ir a escola. Um crente sem igreja é um soldado sem exército, um crente sem igreja é um cidade sem voto, um crente sem igreja é um marinheiro sem seu  navio, um crente sem igreja é uma criança sem família, um crente sem igreja é jogador sem time.

Se você não vem à igreja, você tem negligenciado uma das provisões maiores de Deus para seu crescimento espiritual.

Já ouvi muita gente dizer:  Eu não preciso ir à igreja para ser crente.

Outros adotam a seguinte filosofia: Eu posso ser crente em casa, fazer minhas orações, ler a Bíblia. Não preciso de igreja.

Tornam-se “os crentes em casa” - Será que é possível ser um crente desenvolvido sem ir à igreja?

As estatísticas revelam que 90% dos que optam por serem crentes em casa têm problemas espirituais tais como:

Não vão à igreja porque detesta alguém que está frequentando a igreja,
Não vão à igreja porque não gostam do pastor,
Não vão à igreja porque têm preguiça,
Não vão à igreja porque detestam a liturgia do culto,
Não vão à igreja porque não conseguem perdoar,
Não vão à igreja porque guarda mágoa, rancor, ressentimentos de ofensa do passado,
Não vão à igreja porque não querem que o pastor pregue contra seus pecados.

Em casa, o crente está rodeado de tentações para roubar seu tempo de adoração: Televisão, Computador, Internet, Telefone tocando, Crianças gritando, Visitas chegando.

 A igreja, o templo, é o melhor lugar para um crente estar, a igreja não é um lugar de pessoas perfeitas, a igreja é um lugar de pessoa que quer ser transformadas,

Augustus Nicodemos tem uma citação que diz o seguinte: Deus forma. O pecado deforma. O homem conforma. Jesus transforma.

Jesus é o cabeça da igreja: Se você quer ser transformado você precisa estar na igreja. É aqui que Deus vai trabalhar com áreas do seu caráter, é aqui que Deus vai lapidar seu coração, é aqui que Deus vai te ajudar a dominar certos impulsos,

A igreja recebe todo o tipo de gente: Pessoas fofoqueiras, Pessoas maldizentes, Pessoas rebeldes, Ladronas, Fornicarias, Briguentas, a igreja tem todo tipo de pessoa.

Mas é aqui que Deus trabalha para formar Cristo na sua vida. A igreja não salva, A igreja não tem essa prerrogativa, A igreja não tem esse poder.

Mas se você é salvo! É a partir da igreja que Ele trabalha na sua vida.

A igreja não é uma instituição humana, o estado vê a igreja como mais uma instituição. A igreja é vista pelo estado como uma instituição jurídica. Uma pessoa jurídica.

Deus não vê desse modo, Deus vê a igreja como corpo de Cristo. Deus vê a igreja como uma comunidade dos santos. A igreja é santa.

A isto você diz: Pastor tem contradição aí!

O que senhor acabou de falar, que a igreja recebe todo tipo de gente e agora a igreja é santa? Tem alguma coisa errada, Tem alguma contradição.

Como que a igreja pode ter tantos tipos de crentes e ainda assim ser santa?

Vocês sabiam que as pessoas fazem até piadinha de crente? É lógico, nós damos motivos:

Já viu essas?

Crente Rexona - só vive andando coma bíblia em baixo do braço mais nunca a abre pra lê.
Crente urubu- tá doido pra ver a carniça do outro e fazer a festa em cima,
Crente alpinista sempre no monte;
Crente turista só vem passear;
Crente agiota negocia até o dízimo com Deus;
Crente noiva só chega atrasado;
Crente pitbull briga com todo mundo;
Crente hippie só na paz irmão;
Crente surfista vive tirando onda;
Crente Martinho da Vila é devagar, é devagar, é devagarinho;
Crente “Chiclete”: só mastiga a Palavra, mas não engole…
Crente Pipoca: vive dando pulo na igreja.
Crente Elevador: está sempre subindo e descendo na vida espiritual…
Crente Leão: não se meta com ele, pois ele é o Rei da Igreja…
Crente Pinguim: vive sempre numa geleira espiritual…
Crente Kiko: esse não se mistura com a “gentalha”
Crente Quiabo: vive escorregando.

Viu fazem até piadinha dos crentes. Irmãos a igreja é santa por causa de Cristo. Mas ela é constituída de pessoas que precisam ser lapidadas E Deus faz isso através da igreja.

Faltar à igreja por qualquer motivo é pecado?

Qual é a sua opinião? Faltar à igreja por motivo justificável é pecado?

Mas o que é justificável? Saúde é justificável? Trabalho é justificável? Cansaço é justiçável? Viagem é justificável? Visita é justificável?

Vou falar igual o Datena: Me ajuda aí pô!

Veja o que a bíblia ensina: Hebreus 10.25 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes admoestemo-nos uns aos outros; tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.

Costumamos encontrar bons motivos para justificar a nossa ausência nos cultos.

Muitos dizem: "Ir duas vezes cansa!"

Quais são as justificativas mais comuns:
Não pude ir porque estava cansado,
Meu filho estava com febre,
Estive trabalhando,
Recebi visitas,
Fui visitar um parente,
Tinha que terminar um trabalho escolar,
Estava indisposto,
Estava chateado com a igreja,
Não gosto do pregador que iria ocupar o púlpito,
Cultuei a Deus em casa
Sou mais crente do que vão lá,
Ninguém repara que eu existo,
Não sou valorizado.

Algumas coisas justificam uma ausência. Mas a verdade, É que a maioria delas são meras desculpas.

E, cada vez que nos ausentamos dos cultos na igreja, Sentimos maior facilidade em faltar uma próxima vez.

Diz-se que a cada domingo faltado, a igreja está um quarteirão mais longe. O primeiro é difícil de faltar.  Os outros vão se tornando mais fáceis.

Quando despertamos, já estamos fora da comunhão e somos estranhos na igreja local. Vocês certamente partilham desse sentimento. Uma falta leva a outra, tem sido assim com muitas pessoas.

Deus não quer e não deseja crentes em “Carreira solo”. A viver na dependência de si próprio, a justificar que as igrejas ultimamente não são boas ou dignas.

As pessoas que fazem parte da igreja nunca foram perfeitas. Enquanto houver seres humanos nelas, a imperfeição sempre existirá,

Fomos chamados para suportar-nos uns aos outros em amor. Não somos conhecedores de tudo.

Assim, nos edificamos uns aos outros naquilo que ouvimos e naquilo que ensinamos. Por isso é importante participar.

Jesus disse que o amor seria o distintivo de seus seguidores. Não há como realmente amar alguém sem conviver, e a igreja oferece a oportunidade de convivência uns com os outros.

Também temos os dons do Espírito Santo, e, juntos, nos completamos. Separados, somos incompletos e não temos a oportunidade de colocar os dons em ação e em prática. Precisamos servir ao Senhor e servir-nos mutuamente em amor.

Jesus nunca propôs aos apóstolos que vivessem sós, mas que fizessem discípulos.

Devemos ser exemplo aos mais novos e também aprender com os mais velhos. A igreja nos dá a oportunidade de aprender e ensinar.

Também encontramos a famílias perdidas. Deus nos faz viver em família, Dando aos órfãos pais adotivos, Aos pais filhos por consideração, Aos solitários bons amigos.

A igreja é uma bênção de Deus!

Deixar de estar ao culto uma vez ou outra, por motivo de força maior, é aceitável. Mas viver buscando esses motivos e fazendo deles justificativa para não participar da igreja, é pecado, E Deus não se agrada disso.

Não deixemos de congregar-nos.

Conclusão

Deixe-me terminar responde uma pergunta: Qual a importância tem a sua comunhão coma igreja local?

Certo pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos, depois de algumas semanas, o pastor decidiu visita-lo, quando o pastor chegou à casa do homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira, o pastor puxou uma cadeira depois de uma saudação inicial, como o homem não queria papo, ele não disse mais nada, os dois ficaram sentados em silêncio por algum tempo, enquanto o pastor olhava para as chamas da lareira, ele se levanta e cuidadosamente com uma pinça retirou uma brasa acesa e colocou de lado, retornou e sentou-se, ainda em silêncio, o pastor olhou para o relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes pegou a brasa fria e sem fogo e a colocou de volta a lareira. Imediatamente ela começou a luzir novamente com o calor ao seu redor, quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e deu um aperto de mão, e com um sorriso no rosto, disse: obrigado pelo sermão, eu vejo o senhor na igreja no domingo.

Somente a igreja pode evitar que seu coração esfrie.

Pr. Mário Botão

Extraído de vários pensamentos e meditações